A superioridade moral do mercado

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
André
Mensagens: 3288
Registrado em: 13 Nov 2006, 11:25

Mensagem por André »

zencem escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
André escreveu:O Orbe ta sendo até light com o mercado. Se a troca e busca por lucros incentiva alguma coisa, além de produção, que é fundamental para nossa sobrevivência ( e por isso tb não me coloco na defesa do fim do mercado mas sim sua submissão a vontade democrática), estimula sentimentos individualistas, competitivos.


E depois ele fica chorando pelos cantos quando alguém resolve xinga-lo.


André!

Tu sabes que eu sou uma pessoa acuada pelos traumas que a vida proporciona. :emoticon16:

E uma das coisas que me deixam extremamente em estado de tensão, é pensar no dia em que o livre mercado tenha que ficar submisso à vontade democrática de burocratas ideológicos. :emoticon6:

Que eles aprendam com o Lula, enquanto ele for vivo:

"Não tentem inventar a roda quadrada".

Botem o menino na escola!

Cuidem da saúde do menino!

E agradeçam o livre mercado e a iniciativa privada, que traz progresso, gera emprego, e ainda proporciona os impostos para realizar o sonho de um país com menos desigualdades.

O livre mercado é uma concepção humana que não contradiz a própria natureza humana de auto-preservação individual, (instinto egoista), com sua opção gregária, buscando tirar vantagem do exercício de uma sadia relação de trocas.

Esta relação será tanto mais produtora de vantagens, quanto mais espontaneamente livre for seu exercício e o que vai diferenciar para fazê-la mais ética e altruista, é, também, o desenvolvimento racional "de cada indivíduo" de modo crítico, livre e consciente.

Mudar isso, será como optar por projetos artificiais, que não contempla a inteligência da natureza biológica e nos joga num mundo das incertezas, que a experiência já nos tem propiciado a oportunidade de não considerá-las já tão incertas assim.

Assim, o altruismo não se obtem de um estado de repressão, e sim de um aprendizado sobre o próprio egoísmo, no sentido de optimizá-lo, para tirar maiores e melhores vantagens dele.

Quando queremos produzir o altruismo artificialmente, é a mesma coisa que renunciarmos a oportunidade de que ele surja da sua origem natural, sábia, como a vida está sempre nos demonstrando.

Aí é uma questão de escolha entre o kisuco artificial e aquele extraido do suco natural da fruta, pra fazer uma comparação grosseira.

Sem dúvida que os atributos do kisuco conterá sempre a fórmula da hipocrisia e da enganação, enquanto a natureza sempre se baseará na verdade de suas leis.

Um governo, em situações emergentes e pontuais, depois de uma avaliação das consequências à curto, médio e longo prazo, e devidamente justificadas, poderia até optar por correr o risco de uma medida acidental, desde que isso não represente um rompimento com o estado de liberdade.

Mas nada, além disso, pra não ter que se expor às respostas duras que, cedo ou tarde, a natureza nos reserva.

Repita comigo este mantra:

Bota o menino na escola...
Cuida da saúde do menino...

Isso dá certo.

Abraços!



Se vc acha que eu quero que o Mercado seja submetido a uma elite política vc não entende NADA do que defendo. Ele deve ser submetido aos cidadãos, e ai estou incluindo vc. A democracia foi a invenção política mais brilhante que já houve. Seu problema atual, são seus limites e se dobrar a interesses privados. Como as dúzias de exemplos provam, como o lobby de empresas que sistematicamente compram congressos.

O que estou falando é visivel, a qualquer um que não seja cego. Os políticos são um bando corrupto, em sua maioria, e os interesses privados estão governando a democracia representativa.

Como dizia Jefferson

When the people fear their government, there is tyranny; when the government fears the people, there is liberty.

É exatamente isso. O governo deve não somente temer, mas deve ser regido, submetido, ao seu povo. Não deve ser uma elite política a deter o poder, e ao sugerir isso, vc apenas provou, que por enquanto, é incapaz de ver a minha argumentação pelo que ela é, colocou nela algo oposto. A minha defesa pela democratização, tem como conseqüência, querer que esse bando de políticos, quando descobertas falcatruas, sejam encaminhados para cadeias, e percam para sempre direito de se candidatar a cargos públicos.

O Mercado não é bonzinho, nem empresários, há bons e ruins, mas o objetivo do lucro, se puder vai submeter o trabalhador a mais dura exploração. E conheço exemplos concretos, no inicio do sec. XX muita gente comprou essa idéia de liberdade total do contrato, o resultado? Gente trabalhando 14h, ganhando apenas comida, dormindo nos estabelecimentos, ou seja semi-escravidão. (Leia Republica do Povo) Ah mas isso não acontece mais, sabe pq? Pq os trabalhadores se organizaram e lutaram contra(já começavam a lutar naquela época), durante muito tempo, por cada conquista, se dependesse dos burgueses teríamos versões de semi-escravidão até hoje, e os que querem liberdade total do contrato provavelmente tem saudade desses tempos.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

André escreveu:
O Mercado não é bonzinho, nem empresários, há bons e ruins, mas o objetivo do lucro, se puder vai submeter o trabalhador a mais dura exploração. E conheço exemplos concretos, no inicio do sec. XX muita gente comprou essa idéia de liberdade total do contrato, o resultado? Gente trabalhando 14h, ganhando apenas comida, dormindo nos estabelecimentos, ou seja semi-escravidão. (Leia Republica do Povo) Ah mas isso não acontece mais, sabe pq? Pq os trabalhadores se organizaram e lutaram contra(já começavam a lutar naquela época), durante muito tempo, por cada conquista, se dependesse dos burgueses teríamos versões de semi-escravidão até hoje, e os que querem liberdade total do contrato provavelmente tem saudade desses tempos.


Então, André!

O livre mercado, inicialmente, propiciou esta exploração desumana que você falou, e eu sei que foi assim.

Aí você quer sugerir que os sindicatos, criados para combater essas injustiças, instituiram as greves e acabaram com a folga dos exploradores.

Mas eu discordo de você, se pensa assim, porque, a meu ver, ainda foi o livre mercado que propiciou isso.

O trabalhador que no princípio aceitou tudo, seguindo seu instinto de sobrevivência, passou a se conscientizar, individualmente, de seu problema, e decidiu se organizar, através dos sindicatos, para lutar contra esses abusos que o egoismo burro dos empresários não os fazia conscientes.

Greve é prejuizo e empresário detesta prejuizo, logo na busca da manutenção dos lucros, resolve olhar para seus empregados, não como escravos, mas como parte do livre mercado, atuando tanto na produção de riquezas, como participando como consumidor dos próprios produtos.

O não compreender todo esse processo de autoregulação, levou alguns a pensar que tudo era uma medição de força, criaram-se então as ideologias para estabelecer a primazia do trabalhador, e veio o comunismo, ou seja, um regime em que se acabava com a iniciativa privada, colocando em seu lugar um monstrengo artificial que representou o sonho de liberdade do trabalhador.

Como a natureza tem as suas próprias leis de preservação, o comunismo desmoronou e a suposta liberdade se resumiu a um monte de escombros, enquanto os paises que se guiaram pelo livre mercado pareciam que tinham sido conduzidos por um novo Moises, para uma terra de desenvolvimento, riquezas e progresso.

Aí, os iludidos tiveram que correr atráz do tempo perdido, para recuperar a dignidade perdida.

Mas o homem, mesmo assim não aprendeu... Continua a lutar contra o instinto egoísta como se fosse uma coisa má, e apesar da oportunidade que teve para compreender que a única forma de revolução possível não está mais na genialidade de uma ideologia, mas no reconhecimento definitivo de que ele tem que quebrar todas as cercas e grilhões que o aprisionam e partir para descobrir uma forma de vida que contemple a emancipação dos princípios da individualidade, da razão e consequente liberdade.

Enfim, temos uma série de órgãos cumprindo, cada um, a sua função biológica. como o figado, rins, pulmão, coração, etc...
Cada um cumpre a sua função, automáticamente, embora nos caiba preservar o bon funcionamento.

O nosso cérebro é um desses órgãos, apesar dele vir sendo depredado de uma forma cruel e constante, desde a infância.

Precisamos varolizá-lo mais... Saber mais de sua importância, não substituíndo-o por idéias prontas.

Cada um de nós tem que fazer a sua parte... Só a sua parte..., assim como um coração, um figado, ou um rim não podem servir a dois indivíduos simultaneamente.

Não adianta exaltar o poder do povo; precisa-se exaltar é o poder de cada um de nós, como indivíduos, como importância que pode frutificar para que, fazendo parte desse povo, ele não tenha só poder, mas sabedoria também.

Um abraço!
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
André
Mensagens: 3288
Registrado em: 13 Nov 2006, 11:25

Mensagem por André »

zencem escreveu:
André escreveu:
O Mercado não é bonzinho, nem empresários, há bons e ruins, mas o objetivo do lucro, se puder vai submeter o trabalhador a mais dura exploração. E conheço exemplos concretos, no inicio do sec. XX muita gente comprou essa idéia de liberdade total do contrato, o resultado? Gente trabalhando 14h, ganhando apenas comida, dormindo nos estabelecimentos, ou seja semi-escravidão. (Leia Republica do Povo) Ah mas isso não acontece mais, sabe pq? Pq os trabalhadores se organizaram e lutaram contra(já começavam a lutar naquela época), durante muito tempo, por cada conquista, se dependesse dos burgueses teríamos versões de semi-escravidão até hoje, e os que querem liberdade total do contrato provavelmente tem saudade desses tempos.


Então, André!

O livre mercado, inicialmente, propiciou esta exploração desumana que você falou, e eu sei que foi assim.

Aí você quer sugerir que os sindicatos, criados para combater essas injustiças, instituiram as greves e acabaram com a folga dos exploradores.

Mas eu discordo de você, se pensa assim, porque, a meu ver, ainda foi o livre mercado que propiciou isso.

O trabalhador que no princípio aceitou tudo, seguindo seu instinto de sobrevivência, passou a se conscientizar, individualmente, de seu problema, e decidiu se organizar, através dos sindicatos, para lutar contra esses abusos que o egoismo burro dos empresários não os fazia conscientes.

Greve é prejuizo e empresário detesta prejuizo, logo na busca da manutenção dos lucros, resolve olhar para seus empregados, não como escravos, mas como parte do livre mercado, atuando tanto na produção de riquezas, como participando como consumidor dos próprios produtos.

O não compreender todo esse processo de autoregulação, levou alguns a pensar que tudo era uma medição de força, criaram-se então as ideologias para estabelecer a primazia do trabalhador, e veio o comunismo, ou seja, um regime em que se acabava com a iniciativa privada, colocando em seu lugar um monstrengo artificial que representou o sonho de liberdade do trabalhador.

Como a natureza tem as suas próprias leis de preservação, o comunismo desmoronou e a suposta liberdade se resumiu a um monte de escombros, enquanto os paises que se guiaram pelo livre mercado pareciam que tinham sido conduzidos por um novo Moises, para uma terra de desenvolvimento, riquezas e progresso.

Aí, os iludidos tiveram que correr atráz do tempo perdido, para recuperar a dignidade perdida.

Mas o homem, mesmo assim não aprendeu... Continua a lutar contra o instinto egoísta como se fosse uma coisa má, e apesar da oportunidade que teve para compreender que a única forma de revolução possível não está mais na genialidade de uma ideologia, mas no reconhecimento definitivo de que ele tem que quebrar todas as cercas e grilhões que o aprisionam e partir para descobrir uma forma de vida que contemple a emancipação dos princípios da individualidade, da razão e consequente liberdade.

Enfim, temos uma série de órgãos cumprindo, cada um, a sua função biológica. como o figado, rins, pulmão, coração, etc...
Cada um cumpre a sua função, automáticamente, embora nos caiba preservar o bon funcionamento.

O nosso cérebro é um desses órgãos, apesar dele vir sendo depredado de uma forma cruel e constante, desde a infância.

Precisamos varolizá-lo mais... Saber mais de sua importância, não substituíndo-o por idéias prontas.

Cada um de nós tem que fazer a sua parte... Só a sua parte..., assim como um coração, um figado, ou um rim não podem servir a dois indivíduos simultaneamente.

Um abraço!


Ainda bem abandonou de dizer que quero colocar nas mãos de uma elite política o poder de submeter o mercado. Pois a submissão do mercado e do Estado esse poder deve pertencer ao povo e é isso que defendo.

Tb não sou comunista, não quero primazia dos trabalhadores. Nem quero acabar com iniciativa privada.

Agora se vc está insinuando que foram os empresários que levaram a direitos trabalhistas vc está errado. Foram os trabalhadores que conquistaram isso, e os donos se viram sem alternativa a não ser ceder, e a tensão entre as partes se mantém.

Queria muito saber qual ideologia pronta vc acha que eu defendo. Pq o que penso cheguei as minhas conclusões raciocinando e definindo o que acho melhor, e passei assim a defender. O que li e estudei vem ao longo dos anos apenas reforçando, e sofisticando, postura que já vinha adotando.

Os melhores lugares de desenvolvimento humano do mundo, como Suécia, Inglaterra, França, Canadá, absorveram diversas idéias da socialização as quais compartilho. Socialização com liberdade e democracia. Falta ainda uma democratização mais ampla em alguns países, em outros a garantia dos direitos sociais é que é parca.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

André escreveu:
zencem escreveu:
André escreveu:
O Mercado não é bonzinho, nem empresários, há bons e ruins, mas o objetivo do lucro, se puder vai submeter o trabalhador a mais dura exploração. E conheço exemplos concretos, no inicio do sec. XX muita gente comprou essa idéia de liberdade total do contrato, o resultado? Gente trabalhando 14h, ganhando apenas comida, dormindo nos estabelecimentos, ou seja semi-escravidão. (Leia Republica do Povo) Ah mas isso não acontece mais, sabe pq? Pq os trabalhadores se organizaram e lutaram contra(já começavam a lutar naquela época), durante muito tempo, por cada conquista, se dependesse dos burgueses teríamos versões de semi-escravidão até hoje, e os que querem liberdade total do contrato provavelmente tem saudade desses tempos.


Então, André!

O livre mercado, inicialmente, propiciou esta exploração desumana que você falou, e eu sei que foi assim.

Aí você quer sugerir que os sindicatos, criados para combater essas injustiças, instituiram as greves e acabaram com a folga dos exploradores.

Mas eu discordo de você, se pensa assim, porque, a meu ver, ainda foi o livre mercado que propiciou isso.

O trabalhador que no princípio aceitou tudo, seguindo seu instinto de sobrevivência, passou a se conscientizar, individualmente, de seu problema, e decidiu se organizar, através dos sindicatos, para lutar contra esses abusos que o egoismo burro dos empresários não os fazia conscientes.

Greve é prejuizo e empresário detesta prejuizo, logo na busca da manutenção dos lucros, resolve olhar para seus empregados, não como escravos, mas como parte do livre mercado, atuando tanto na produção de riquezas, como participando como consumidor dos próprios produtos.

O não compreender todo esse processo de autoregulação, levou alguns a pensar que tudo era uma medição de força, criaram-se então as ideologias para estabelecer a primazia do trabalhador, e veio o comunismo, ou seja, um regime em que se acabava com a iniciativa privada, colocando em seu lugar um monstrengo artificial que representou o sonho de liberdade do trabalhador.

Como a natureza tem as suas próprias leis de preservação, o comunismo desmoronou e a suposta liberdade se resumiu a um monte de escombros, enquanto os paises que se guiaram pelo livre mercado pareciam que tinham sido conduzidos por um novo Moises, para uma terra de desenvolvimento, riquezas e progresso.

Aí, os iludidos tiveram que correr atráz do tempo perdido, para recuperar a dignidade perdida.

Mas o homem, mesmo assim não aprendeu... Continua a lutar contra o instinto egoísta como se fosse uma coisa má, e apesar da oportunidade que teve para compreender que a única forma de revolução possível não está mais na genialidade de uma ideologia, mas no reconhecimento definitivo de que ele tem que quebrar todas as cercas e grilhões que o aprisionam e partir para descobrir uma forma de vida que contemple a emancipação dos princípios da individualidade, da razão e consequente liberdade.

Enfim, temos uma série de órgãos cumprindo, cada um, a sua função biológica. como o figado, rins, pulmão, coração, etc...
Cada um cumpre a sua função, automáticamente, embora nos caiba preservar o bon funcionamento.

O nosso cérebro é um desses órgãos, apesar dele vir sendo depredado de uma forma cruel e constante, desde a infância.

Precisamos varolizá-lo mais... Saber mais de sua importância, não substituíndo-o por idéias prontas.

Cada um de nós tem que fazer a sua parte... Só a sua parte..., assim como um coração, um figado, ou um rim não podem servir a dois indivíduos simultaneamente.

Um abraço!


Ainda bem abandonou de dizer que quero colocar nas mãos de uma elite política o poder de submeter o mercado. Pois a submissão do mercado e do Estado esse poder deve pertencer ao povo e é isso que defendo.

Tb não sou comunista, não quero primazia dos trabalhadores. Nem quero acabar com iniciativa privada.

Agora se vc está insinuando que foram os empresários que levaram a direitos trabalhistas vc está errado. Foram os trabalhadores que conquistaram isso, e os donos se viram sem alternativa a não ser ceder, e a tensão entre as partes se mantém.

Queria muito saber qual ideologia pronta vc acha que eu defendo. Pq o que penso cheguei as minhas conclusões raciocinando e definindo o que acho melhor, e passei assim a defender. O que li e estudei vem ao longo dos anos apenas reforçando, e sofisticando, postura que já vinha adotando.

Os melhores lugares de desenvolvimento humano do mundo, como Suécia, Inglaterra, França, Canadá, absorveram diversas idéias da socialização as quais compartilho. Socialização com liberdade e democracia. Falta ainda uma democratização mais ampla em alguns países, em outros a garantia dos direitos sociais é que é parca.

Ná verdade, entre nós não existem tantas difirenças.

Eu gosto de debater contigo, porque, justamente, me identifico mais com as tuas idéias...

Eu não sou resistente a elas e, compreendê-las, pra mim é muito importante pra ajudar a construir mais clareza no meu pensamento.

O que, basicamente, nos diferencia, é uma questão de prioridade e, talvez, o modo de ver alguns detalhes.
Pra mim, a revolução básica está no indivíduo e na coragem dele assumir a condução da sua mente.

Ja você, eu entendo assim, prioriza a luta contra as desigualdades, embora reconheça e defenda a importância das liberdades democráticas.

Acho que eu estou mais certo, por que democracia, a real democracia, casa com um indivíduo livre, consciente e dono do seu nariz.

E um indivíduo assim, tem tudo para corrigir espontaneamente as distorções das desigualdades.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
André
Mensagens: 3288
Registrado em: 13 Nov 2006, 11:25

Mensagem por André »

zencem escreveu:
André escreveu:
zencem escreveu:
André escreveu:
O Mercado não é bonzinho, nem empresários, há bons e ruins, mas o objetivo do lucro, se puder vai submeter o trabalhador a mais dura exploração. E conheço exemplos concretos, no inicio do sec. XX muita gente comprou essa idéia de liberdade total do contrato, o resultado? Gente trabalhando 14h, ganhando apenas comida, dormindo nos estabelecimentos, ou seja semi-escravidão. (Leia Republica do Povo) Ah mas isso não acontece mais, sabe pq? Pq os trabalhadores se organizaram e lutaram contra(já começavam a lutar naquela época), durante muito tempo, por cada conquista, se dependesse dos burgueses teríamos versões de semi-escravidão até hoje, e os que querem liberdade total do contrato provavelmente tem saudade desses tempos.


Então, André!

O livre mercado, inicialmente, propiciou esta exploração desumana que você falou, e eu sei que foi assim.

Aí você quer sugerir que os sindicatos, criados para combater essas injustiças, instituiram as greves e acabaram com a folga dos exploradores.

Mas eu discordo de você, se pensa assim, porque, a meu ver, ainda foi o livre mercado que propiciou isso.

O trabalhador que no princípio aceitou tudo, seguindo seu instinto de sobrevivência, passou a se conscientizar, individualmente, de seu problema, e decidiu se organizar, através dos sindicatos, para lutar contra esses abusos que o egoismo burro dos empresários não os fazia conscientes.

Greve é prejuizo e empresário detesta prejuizo, logo na busca da manutenção dos lucros, resolve olhar para seus empregados, não como escravos, mas como parte do livre mercado, atuando tanto na produção de riquezas, como participando como consumidor dos próprios produtos.

O não compreender todo esse processo de autoregulação, levou alguns a pensar que tudo era uma medição de força, criaram-se então as ideologias para estabelecer a primazia do trabalhador, e veio o comunismo, ou seja, um regime em que se acabava com a iniciativa privada, colocando em seu lugar um monstrengo artificial que representou o sonho de liberdade do trabalhador.

Como a natureza tem as suas próprias leis de preservação, o comunismo desmoronou e a suposta liberdade se resumiu a um monte de escombros, enquanto os paises que se guiaram pelo livre mercado pareciam que tinham sido conduzidos por um novo Moises, para uma terra de desenvolvimento, riquezas e progresso.

Aí, os iludidos tiveram que correr atráz do tempo perdido, para recuperar a dignidade perdida.

Mas o homem, mesmo assim não aprendeu... Continua a lutar contra o instinto egoísta como se fosse uma coisa má, e apesar da oportunidade que teve para compreender que a única forma de revolução possível não está mais na genialidade de uma ideologia, mas no reconhecimento definitivo de que ele tem que quebrar todas as cercas e grilhões que o aprisionam e partir para descobrir uma forma de vida que contemple a emancipação dos princípios da individualidade, da razão e consequente liberdade.

Enfim, temos uma série de órgãos cumprindo, cada um, a sua função biológica. como o figado, rins, pulmão, coração, etc...
Cada um cumpre a sua função, automáticamente, embora nos caiba preservar o bon funcionamento.

O nosso cérebro é um desses órgãos, apesar dele vir sendo depredado de uma forma cruel e constante, desde a infância.

Precisamos varolizá-lo mais... Saber mais de sua importância, não substituíndo-o por idéias prontas.

Cada um de nós tem que fazer a sua parte... Só a sua parte..., assim como um coração, um figado, ou um rim não podem servir a dois indivíduos simultaneamente.

Um abraço!


Ainda bem abandonou de dizer que quero colocar nas mãos de uma elite política o poder de submeter o mercado. Pois a submissão do mercado e do Estado esse poder deve pertencer ao povo e é isso que defendo.

Tb não sou comunista, não quero primazia dos trabalhadores. Nem quero acabar com iniciativa privada.

Agora se vc está insinuando que foram os empresários que levaram a direitos trabalhistas vc está errado. Foram os trabalhadores que conquistaram isso, e os donos se viram sem alternativa a não ser ceder, e a tensão entre as partes se mantém.

Queria muito saber qual ideologia pronta vc acha que eu defendo. Pq o que penso cheguei as minhas conclusões raciocinando e definindo o que acho melhor, e passei assim a defender. O que li e estudei vem ao longo dos anos apenas reforçando, e sofisticando, postura que já vinha adotando.

Os melhores lugares de desenvolvimento humano do mundo, como Suécia, Inglaterra, França, Canadá, absorveram diversas idéias da socialização as quais compartilho. Socialização com liberdade e democracia. Falta ainda uma democratização mais ampla em alguns países, em outros a garantia dos direitos sociais é que é parca.

Ná verdade, entre nós não existem tantas difirenças.

Eu gosto de debater contigo, porque, justamente, me identifico mais com as tuas idéias...

Eu não sou resistente a elas e, compreendê-las, pra mim é muito importante pra ajudar a construir mais clareza no meu pensamento.

O que, basicamente, nos diferencia, é uma questão de prioridade e, talvez, o modo de ver alguns detalhes.
Pra mim, a revolução básica está no indivíduo e na coragem dele assumir a condução da sua mente.

Ja você, eu entendo assim, prioriza a luta contra as desigualdades, embora reconheça e defenda a importância das liberdades democráticas.

Acho que eu estou mais certo, por que democracia, a real democracia, casa com um indivíduo livre, consciente e dono do seu nariz.

E um indivíduo assim, tem tudo para corrigir espontaneamente as distorções das desigualdades.


Eu priorizo mesmo a ampliação da democracia. Essa para mim, em termos de política, é a primeira grande questão. Pois a ela está ligada o aumento da responsabilidade dos cidadãos sobre seu próprio destino, assim podendo delegar menos responsabilidade a outros.

Sobre encaminhamentos sócio econômicos, tenho posições, considero fundamental a garantia dos direitos sociais, pois um povo saudável e com educação e melhores oportunidades, tem condições de construir uma democracia melhor. As duas coisas estão interligadas.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por NadaSei »

zencem escreveu:Eis aí, o indefectível NadaSei, com sua mania de retalhar uma mensagem, tirando frases do seu contexto, sempre com o intúito de ocultar o que não lhe interessa que os outros vejam.

Primeiro ele defende a idéia de que o homem busque a razão em instituições que estão interessadas em disseminar o obscurantismo, depois ele mesmo admite que elas devem ser rejeitadas, como ele mesmo o fez.

Onde está a coerência?

Você vai a elas pra que elas te ensinem o óbvio de não matar e não roubar, mas elas roubam e matam, ludibriam, entorpecem e praticam uma infinidade de ignomínias mais, jogando o homem na obscuridade.

Você é o tipo do Juiz que condena a vítima.

É como culpar a vítima do boa noite cinderela, porque ela dormiu e permitiu que o criminoso praticasse o seu crime.

Porque você trocou de nome, NadaSei?

Estás fugindo de que?

Que viajem... sua "interpretação" do que eu digo é realmente ridícula, eu sou o primeiro a criticar as instituições religiosas.

Aprenda:
O que eu defendo é que existe uma diferença OBVIA e muito, muito, muito GRANDE, entre instituição religiosa (Igrejas e seitas organizadas) e os textos religiosos, os ensinamentos de pessoas como Cristo, Buda, Krishna, Lao Tsé e outros.
Eu defendo que eles sejam lidos e questionados como faríamos com o pensamento de Platão ou Descartes.

Isso é básico, só não vê quem não quer...
Uma boa forma de se auto iludir é se condicionar a entender no post dos outros, aquilo que interessa a manutenção da própria crença... e ainda vem me falar em "liberdade"... a liberdade começa com a liberdade de pensamento, mas essa tem que ser conquistada com muito suor.

PS. Não... eu não sou o Orbe...
Mais um pra lista, Guest, Wallace, Orbe, Tally, Vega! Leosolto.
O engraçado é que são todos completamente diferentes de mim.

Acho que aqui eu só poderia ser confundido com o Bonobo Fedidovisk.
Mais paciência, cada um enxerga aquilo que quer...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Ilovefoxes »

zencem escreveu:boa noite cinderela
Pelo que eu saiba isso era falso.
Aliás, tanto que saiu pela primeira vez em forma de corrente-notícia.

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Aranha »

Alguns até acumulam riqueza para aumentar sua capacidade de ajudar os demais. George Soros e Bill Gates são exemplos de pessoas que ganham enormes quantidades de dinheiro, ao menos parcialmente, para aumentar sua capacidade de ajudar os outros através de muitas ações de caridade.


Caro Zencem,

- Agora você me decepcionou, levar a sério um texto que contém algo como isso aí acima!!?!?!?

- Entendo o RicardoVitor, é um garoto idealista inflamado com os hormônios da pluberdade.

- Você é macaco velho que nem eu, deveria sentir cheiro de porcaria a Kilômetros.

- O mercado é o mercado e ponto final, tecnicamente ele se mostrou a a forma mais eficiente de relacionamento humano com a finalidade administrar escassez e excesso de recursos, e só, querer atribuir qualquer propriedade divina, moral ou transcendente a ele é coisa de ideologista procurando ovelhinhas doidas para resolver seus vazios existenciais com qualquer malandro de plantão.

- Sugiro que ao invés de cultuarem o Deus-Mercado, procurem o Sando Daime, um cara muito esperto inventou que a Ayahuasca, além de dar barato servia prá se comunicar com Deus, e fatura horrores com esta estratégia mercadológica eficiente, creio que no futuro ele usará essa grana acumulada para caridade. :emoticon12:

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Ilovefoxes »

Abmael escreveu:- Entendo o RicardoVitor, é um garoto idealista inflamado com os hormônios da pluberdade.
Antes adolescente idealista que velho metido a rebelde revolucionário *cof* esquerdista *cof*
Abmael escreveu:- Você é macaco velho que nem eu, deveria sentir cheiro de porcaria a Kilômetros.
Tese furada.
A maioria, aqui no Brasil, que leva adesivos de estrelinha vermelha nos carros é macaco velho.
Abmael escreveu:- Sugiro que ao invés de cultuarem o Deus-Mercado
Vindo do Abmael, não diria que é por falta de significado no mercado, diria que é ódio pelo mercado. :emoticon12:

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Aranha »

Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:- Entendo o RicardoVitor, é um garoto idealista inflamado com os hormônios da pluberdade.
Antes adolescente idealista que velho metido a rebelde revolucionário *cof* esquerdista *cof*


- Não falei "com você" nem "de você", impressionante como a carapuça coube direitinho...

Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:- Você é macaco velho que nem eu, deveria sentir cheiro de porcaria a Kilômetros.
Tese furada.
A maioria, aqui no Brasil, que leva adesivos de estrelinha vermelha nos carros é macaco velho.



- Impressionante como você é capaz de colocar tanta merda em tão poucas palavras, é um grande dom que você deve desenvolver.

Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:- Sugiro que ao invés de cultuarem o Deus-Mercado

Vindo do Abmael, não diria que é por falta de significado no mercado, diria que é ódio pelo mercado. :emoticon12:


- Você é engraçado!! - Acha que ficar me estereotipando vai te fazer ter razão nenê!?!?! - Que bunitinhu!!

- Tenta outra, diz que sou barbado, que uso boina vermelha, que no meu carro cheio de estrelinhas vermelhas tem um adesivo do Che.

- Agora que o bebezão já brincou, deixa os adultos continuarem a discussão séria tá?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Orbe »

Liga não.

Ele faz isso com todo mundo. Se descordar dele automaticamente você se torna o maligno esquerdista, anti-capitalista, que quer matar todos os comerciantes do planeta.

Ele perde mais tempo rotulando e distorcendo o que os usuários dizem, que argumentando sobre as idéias.

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Ilovefoxes »

Abmael escreveu:
Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:- Entendo o RicardoVitor, é um garoto idealista inflamado com os hormônios da pluberdade.
Antes adolescente idealista que velho metido a rebelde revolucionário *cof* esquerdista *cof*


- Não falei "com você" nem "de você", impressionante como a carapuça coube direitinho...

Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:- Você é macaco velho que nem eu, deveria sentir cheiro de porcaria a Kilômetros.
Tese furada.
A maioria, aqui no Brasil, que leva adesivos de estrelinha vermelha nos carros é macaco velho.



- Impressionante como você é capaz de colocar tanta merda em tão poucas palavras, é um grande dom que você deve desenvolver.
Eu não sou idealista, estava fazendo piada com esquerdistas porque vivo fazendo piada com esquerdistas, não por ter me sentido ofendido.

Nessa parte eu não estava falando de você.
Você sabe que eu não perco a chance de fazer piada com esquerdismo e o Lula alheiamente.

Olha, eu só não digo que você "serviu o chapéu" porque nos últimos tempos eu tenho te chamado de comunista mesmo! :emoticon12:
Abmael escreveu:
Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:- Sugiro que ao invés de cultuarem o Deus-Mercado

Vindo do Abmael, não diria que é por falta de significado no mercado, diria que é ódio pelo mercado. :emoticon12:


- Você é engraçado!! - Acha que ficar me estereotipando vai te fazer ter razão nenê!?!?! - Que bunitinhu!!
Abmael escreveu:- Agora que o bebezão já brincou, deixa os adultos continuarem a discussão séria tá?

Abraços,
Nenê?
Olha, não me afetou, achei meio aleatório os termos usados, para eu conseguir captar a idéia.

Tudo isso porque uma vez eu te disse "quer que eu chore"? :emoticon5:
Eu heim, você perde tanto tempo assim se irritando na Internet? Tá planejando faz quantos dias me devolver a calúnia?
Abmael, arranja algo mais o que fazer na vida filho.
Abmael escreveu:- Tenta outra, diz que sou barbado, que uso boina vermelha, que no meu carro cheio de estrelinhas vermelhas tem um adesivo do Che.
Eu não diria isso, eu diria que você leva uns adesivos "tenho fé que o Brasil produz mais que os EUA" ou "abaixa as empresas privadas!"
Editado pela última vez por Ilovefoxes em 13 Jan 2008, 14:20, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Ilovefoxes »

Orbe escreveu:Liga não.

Ele faz isso com todo mundo. Se descordar dele automaticamente você se torna o maligno
Era para eu me sentir culpado?
Orbe escreveu:esquerdista, anti-capitalista, que quer matar todos os comerciantes do planeta.
Você está sendo sarcástico, só que se você tivesse prestado atenção e visto que se trata do Abmael, veria que esse sarcasmo não foi feliz.
Orbe escreveu:Ele perde mais tempo rotulando e distorcendo o que os usuários dizem, que argumentando sobre as idéias.
Então você devia de cuidar com o que diz. Quem fala o que quer ouve o que não quer.

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Orbe »

Ilovefoxes escreveu:
Orbe escreveu:Liga não.

Ele faz isso com todo mundo. Se descordar dele automaticamente você se torna o maligno
Era para eu me sentir culpado?


Por que eu me importaria em fazer você "se sentir culpado"? Nem lhe conheço. E não estou aqui para despertar qualquer sentimento em você ou outro usuário. E nada sinto por você ou por qualquer outro usuário.

Aliás, por que você tem essa paranóia de que as pessoas com as quais você discute querem te fazer sentir algo? Você sempre pergunta coisas do tipo: "Quer que eu chore?" ou "Era para eu me sentir culpado?". Quanto sentimentalismo...

Ilovefoxes escreveu:
Orbe escreveu:esquerdista, anti-capitalista, que quer matar todos os comerciantes do planeta.
Você está sendo sarcástico, só que se você tivesse prestado atenção e visto que se trata do Abmael, veria que esse sarcasmo não foi feliz.


Sei muito bem das idéias que ele manifesta aqui e o sarcasmo continua se aplicando à situação.

Ilovefoxes escreveu:
Orbe escreveu:Ele perde mais tempo rotulando e distorcendo o que os usuários dizem, que argumentando sobre as idéias.
Então você devia de cuidar com o que diz. Quem fala o que quer ouve o que não quer.


É um risco que todos que exercem a liberdade de expressão correm. Inclusive você.

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por zencem »

Abmael escreveu:
Alguns até acumulam riqueza para aumentar sua capacidade de ajudar os demais. George Soros e Bill Gates são exemplos de pessoas que ganham enormes quantidades de dinheiro, ao menos parcialmente, para aumentar sua capacidade de ajudar os outros através de muitas ações de caridade.


Caro Zencem,

- Agora você me decepcionou, levar a sério um texto que contém algo como isso aí acima!!?!?!?

- Entendo o RicardoVitor, é um garoto idealista inflamado com os hormônios da pluberdade.

- Você é macaco velho que nem eu, deveria sentir cheiro de porcaria a Kilômetros.

- O mercado é o mercado e ponto final, tecnicamente ele se mostrou a a forma mais eficiente de relacionamento humano com a finalidade administrar escassez e excesso de recursos, e só, querer atribuir qualquer propriedade divina, moral ou transcendente a ele é coisa de ideologista procurando ovelhinhas doidas para resolver seus vazios existenciais com qualquer malandro de plantão.

- Sugiro que ao invés de cultuarem o Deus-Mercado, procurem o Sando Daime, um cara muito esperto inventou que a Ayahuasca, além de dar barato servia prá se comunicar com Deus, e fatura horrores com esta estratégia mercadológica eficiente, creio que no futuro ele usará essa grana acumulada para caridade. :emoticon12:

Abraços,

Em primeiro lugar, você está desclassificando um texto, por causa de um trecho que você não concorda e que, na verdade está alí, mais como um enfeite, sem interferir na sua importância.

A minha parte dentro deste debate é mostrar a riqueza de oportunidades que o mercado nos oferece, que poderiam servir de laboratório, para o homem desenvolver novos sentimentos altruísticos, gerados de uma forma sábia, a partir da compreensão de um instinto natural de preservação, o egoismo.

O egoísmo, portanto, tem que ser visto sem preconceitos, como uma coisa natural, boa e necessária, que só se torna mau, quando a burrice o limita a um exclusivismo e imediatismo, inviabilizando uma relação capaz de gerar mais vantagens para sí próprio, se desenvolvido com racionalidade e inteligência.

Este é o modo de vida que nós vivemos, conscientes ou não, por escolha própria, ou não: o gregarismo, onde o mercado é um conjunto de regras que proporciona o funcionamento do jogo das relações de trocas.

Ora, o homem em geral não está consciente disso, porque?

Porque o seu pensamento está paralizado por doutrinas, que já lhe fornecem tudo como prato feito, em vez de estimulá-lo a responsabilidade de usar a sua capacidade inteligente, como ferramenta para dinamizar seus instintos, além dos limites de sua condição meramente animal.

Então, em vez de ele se submeter, "como uma ovelha", ao mandamento absurdo de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, como a si mesmo, ele deveria ser estimulado a investigar e descobrir o que é o próximo e o que ele representa, como contribuição e parceria, numa vida mais vantajosa e segura para ambos.

Isso, em sí, já é uma base para ele descobrir a sua vocação filosófica, capaz de orientá-lo em suas relações na sociedade e na própria natureza.

Voltando à tua crítica, os casos citados demonstram apenas exemplos do verdadeiro socialismo, sem hipocrisias e sem comprometimento das liberdades democráticas, por um eventual populismo demagógico, feito por pessoas físicas que deveriam servir de guias para os que desejam realmente corrigir as injustiças, sem comprometer a liberdade das pessoas.

Bota o minino na escola...
Cuida da saúde do minino... :emoticon16:

Que é pra no futuro nos livrar de governos que insistem em nos convencer do quanto será maravilhosa, a adoção da roda quadrada.
:emoticon22:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Aranha »

Ilovefoxes escreveu:Eu não diria isso, eu diria que você leva uns adesivos "tenho fé que o Brasil produz mais que os EUA" ou "abaixa as empresas privadas!"


- Que patético....


Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Aranha »

zencem escreveu:
Abmael escreveu:
Alguns até acumulam riqueza para aumentar sua capacidade de ajudar os demais. George Soros e Bill Gates são exemplos de pessoas que ganham enormes quantidades de dinheiro, ao menos parcialmente, para aumentar sua capacidade de ajudar os outros através de muitas ações de caridade.


Caro Zencem,

- Agora você me decepcionou, levar a sério um texto que contém algo como isso aí acima!!?!?!?

- Entendo o RicardoVitor, é um garoto idealista inflamado com os hormônios da pluberdade.

- Você é macaco velho que nem eu, deveria sentir cheiro de porcaria a Kilômetros.

- O mercado é o mercado e ponto final, tecnicamente ele se mostrou a a forma mais eficiente de relacionamento humano com a finalidade administrar escassez e excesso de recursos, e só, querer atribuir qualquer propriedade divina, moral ou transcendente a ele é coisa de ideologista procurando ovelhinhas doidas para resolver seus vazios existenciais com qualquer malandro de plantão.

- Sugiro que ao invés de cultuarem o Deus-Mercado, procurem o Sando Daime, um cara muito esperto inventou que a Ayahuasca, além de dar barato servia prá se comunicar com Deus, e fatura horrores com esta estratégia mercadológica eficiente, creio que no futuro ele usará essa grana acumulada para caridade. :emoticon12:

Abraços,

Em primeiro lugar, você está desclassificando um texto, por causa de um trecho que você não concorda e que, na verdade está alí, mais como um enfeite, sem interferir na sua importância.




- Responda sinceramente, você leva esse trecho "que eu não concordo" a sério? - Acredita que ele tenha alguma base? - Qualquer que seja? - Se é uma mentira deslavada ou uma inferência sem base alguma, já basta para desclassificar o autor, e realmente ele só chafurdou mais no lixo.

- O trecho denota cabalmente a imbecilidade completa de quem escreveu, nem é necessário ler o resto...

- Você age como um órfão ideológico Zencem, trocou o Deus cristão pelo mercado e o culto ao egoísmo.


Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Orbe »

Abmael escreveu:- Você age como um órfão ideológico Zencem, trocou o Deus cristão pelo mercado(...)


Nessa parte eu concordo. Como eu já disse antes, parece um pastor, cheio de si na posição de revelador da verdade, pregando para pobres ovelhinhas ignorantes. Crente que alguem ainda cai nesse papo furado de que o mercado possa trazer raciocínio, preocupação com o outro, compreenção...

A tendência da maioria é sempre fazer o pior para os outros. Isso aparece em todas as relações. No mercado não é, e duvido que um dia será diferente.

Ele até adota a mesma tática dos pastores evangélicos quando é questionado: muda de assunto ou diz coisas do tipo "espere e verá"... Provas ou indícios, que é o que qualquer cético espera de outro cético, não aparecem nas teorias fantásticas dele.

Abmael escreveu:(...)e o culto ao egoísmo.


Aqui eu discordo. Ele não cultua o egoísmo. Apenas considera algo normal, natural e aceitável. Também não vejo nada demais em ser egoísta. Isso tem garantido meu bem-estar até agora.

O problema não é ser egoísta. O problema está em ser cegado pelo egoísmo para o que realmente pode ser mais vantajoso nas suas relações.

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Aranha »

Orbe escreveu:
Abmael escreveu:(...)e o culto ao egoísmo.


Aqui eu discordo. Ele não cultua o egoísmo. Apenas considera algo normal, natural e aceitável. Também não vejo nada demais em ser egoísta. Isso tem garantido meu bem-estar até agora.

O problema não é ser egoísta. O problema está em ser cegado pelo egoísmo para o que realmente pode ser mais vantajoso nas suas relações.


Caro Orbe,

- O Zencem (e, talvez, você) se baseia no "gene egoísta", onde Dawnkins faz uma bela teorização de como o egoísmo, a nível genético e subconsciente, está por trás da evolução das espécies.

- No entanto, é teorizar além do limite trazer este egoísmo genético e subconsciente para o nível das relações sociais, o egoísmo, enquanto sentimento de colocar suas necessidades acima da dos outros e da coletividade, continua sendo uma atitude condenável.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Aranha »

Orbe escreveu:
Abmael escreveu:(...)e o culto ao egoísmo.


Aqui eu discordo. Ele não cultua o egoísmo. Apenas considera algo normal, natural e aceitável. Também não vejo nada demais em ser egoísta. Isso tem garantido meu bem-estar até agora.

O problema não é ser egoísta. O problema está em ser cegado pelo egoísmo para o que realmente pode ser mais vantajoso nas suas relações.


Caro Orbe,

- O Zencem (e, talvez, você) se baseia no "gene egoísta", onde Dawnkins faz uma bela teorização de como o egoísmo, a nível genético e subconsciente, está por trás da evolução das espécies.

- No entanto, é teorizar além do limite trazer este egoísmo genético e subconsciente para o nível das relações sociais, o egoísmo, enquanto sentimento de colocar suas necessidades acima da dos outros e da coletividade, continua sendo uma atitude condenável.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Mensagem por Ilovefoxes »

Por que eu me importaria em fazer você "se sentir culpado"? Nem lhe conheço. E não estou aqui para despertar qualquer sentimento em você ou outro usuário. E nada sinto por você ou por qualquer outro usuário.

Aliás, por que você tem essa paranóia de que as pessoas com as quais você discute querem te fazer sentir algo? Você sempre pergunta coisas do tipo: "Quer que eu chore?" ou "Era para eu me sentir culpado?". Quanto sentimentalismo...
Não, é por falta de sentimentalismo, é por isso que eu pergunto.
Se no tópico do McDonalds você disser as crianças vão engordar por culpa dos pais - o que mais você quer espera além de um "tú quer que eu chore"?

Se neste tópico, você começa a falar que eu te maltratei no outro tópico - o que mais você espera além de um "era para eu me sentir culpado"?,

Ah, mas são respostar eficazes, principalmente contra Videomakerismo ou esquerdismo ("e se fosse seu filho" e chantagens sentimentais do gênero)...
Sei muito bem das idéias que ele manifesta aqui e o sarcasmo continua se aplicando à situação.
Daqui a pouco, você vai se intrometer em uma discussão minha com o Videomaker, e dizer que eu só sei acusar os outros de charlatismo sentimental??
Abmael escreveu:colocar suas necessidades acima da dos outros e da coletividade, continua sendo uma atitude condenável.
Viu só Orbe? Viu só Orbe?

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Mensagem por Orbe »

Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:colocar suas necessidades acima da dos outros e da coletividade, continua sendo uma atitude condenável.
Viu só Orbe? Viu só Orbe?


hahahahahaha vi sim.

E não concordei.

Necessidades individuais vem sempre em primeiro lugar. Desde que não prejudiquem outras pessoas, é claro.

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por zencem »

Orbe escreveu:
Abmael escreveu:- Você age como um órfão ideológico Zencem, trocou o Deus cristão pelo mercado(...)


Nessa parte eu concordo. Como eu já disse antes, parece um pastor, cheio de si na posição de revelador da verdade, pregando para pobres ovelhinhas ignorantes. Crente que alguem ainda cai nesse papo furado de que o mercado possa trazer raciocínio, preocupação com o outro, compreenção...

A tendência da maioria é sempre fazer o pior para os outros. Isso aparece em todas as relações. No mercado não é, e duvido que um dia será diferente.

Ele até adota a mesma tática dos pastores evangélicos quando é questionado: muda de assunto ou diz coisas do tipo "espere e verá"... Provas ou indícios, que é o que qualquer cético espera de outro cético, não aparecem nas teorias fantásticas dele.

Abmael escreveu:(...)e o culto ao egoísmo.


Aqui eu discordo. Ele não cultua o egoísmo. Apenas considera algo normal, natural e aceitável. Também não vejo nada demais em ser egoísta. Isso tem garantido meu bem-estar até agora.

O problema não é ser egoísta. O problema está em ser cegado pelo egoísmo para o que realmente pode ser mais vantajoso nas suas relações.


Cacete! Ele pensa! :emoticon6:

Eu perco tempo pra construir uma retórica que seja a mais didática possível, mesmo sabendo que o fundamental só pode ser realizado por mérito do entendimento do interlocutor.

Ele perde tempo em me desclassificar, como se eu estivesse interessado em me sobressair, quando estou cagando em andando pela minha importância.

Eu não serei nem mais nem menos se alguém me entender, porque só cresce, verdadeiramente, aquele que entende e compreende e isso sím é prazeroso e construtivo.

Quando alguem entende, ele se capacita a ser melhor pra mim, para os outros, e para o mundo, e isto é que é fundamental.

Eu não sou gurí pequeno que ainda preciso da vaidade pra me afirmar.
Eu não tenho mais nada pra me afirmar.
Eu estou ladeira abaixo, não tenho mais ilusões, nem ambições, na vida.

Não preciso de incenso; pelo contrário, quando isso acontece eu me sinto mal, pois é sinal que eu fracassei.

.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Apo »

Egoísmo natural não é uma doença. É natural. Não sejam hipócritas.
Egoísmo doente é que é doença.
Desconfio bastante de quem idolatra a generosidade e o despojamento do que seria seu por direito, mérito e ânsia por sobreviver e viver o melhor que puder. Geralmente, este perfil de tripulação é a primeira a abandonar o barco.
Eu disse GERALMENTE.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: A superioridade moral do mercado

Mensagem por Apo »

zencem,

Dá prá parar com este negócio de encerrar a carreira e estar ladeira abaixo????

Isto me deprime e me dá vontade de te bater na cara!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Trancado