Deus existe?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por Fernando Silva »

chagas escreveu:Viver em um mundo onde coisas apenas acontecem sem razão nenhuma, onde nada que você faça, pode mudar a casual e implacavel ação do acaso, não é viver com esperança.

Tudo o que faço muda a ação do acaso.
E eu faço as coisas segundo as minhas razões, não as razões impostas por um deus incompreensível, que eu tenho que aceitar sem discutir.
A única esperança que eu não tenho é numa vida após a morte.

Ahura-Mazda

Mensagem por Ahura-Mazda »

chagas escreveu:Viver em um mundo onde coisas apenas acontecem sem razão nenhuma, onde nada que você faça, pode mudar a casual e implacavel ação do acaso, não é viver com esperança.

De novo esse espantalho...
Nós NÃO acreditamos nisso.
Nós podemos controlar nosso destino e determinar nosso futuro, através das nossas ações regidas por nossa razão. Claro que estaremos sujeitos a imprevistos e acidentes. Mas, me diga uma coisa, viver em um mundo em que TUDO o que acontece já foi previamente determinado por um ser onisciente não é muito menos esperançoso do que um mundo onde nós é que fazemos nosso futuro, a despeito das causalidades e imprevistos? Ao menos sabemos que se algo der errado, não será pela determinação tirana de um deus mesquinho, e que aprendendo com esses erros, podemos melhorar e seguir adiante.
"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância." - Cristopher Marlowe

chagas

Mensagem por chagas »

Fernando Silva escreveu:

Tudo o que faço muda a ação do acaso.
E eu faço as coisas segundo as minhas razões, não as razões impostas por um deus incompreensível, que eu tenho que aceitar sem discutir.

Não! nada que você faça vai mudar.E se no futuro você morrer por um raio na cabeça?, nada que você tenha feito poderia lhe livrar disso,o acaso é implacavel, não perdoa.
E seguir a razão garante o que? "se merdas acontecem"? e de qualquer jeito. O acaso não avalia o mérito.
Não se pode assim falar em esperança.

chagas

Mensagem por chagas »

Tally escreveu:
Chagas escreveu:Viver em um mundo onde coisas apenas acontecem sem razão nenhuma, onde nada que você faça, pode mudar a casual e implacavel ação do acaso, não é viver com esperança.

Viver ou não com esperança, não é essencial.Viver com objetivo, sim.Você pode dizer que acaso não existe, mas não pode provar,pode dizer que não se vive sem esperança, mas existem pessoas que vivem, e muito bem. Tem a esperança em si mesmo e no que pretendem para o seus,CONTANDO COM O ACASO.
Assim como há pessoas que vivem sem esperança, porque acreditam que "tudo está escrito" e nada do que elas façam ou possam fazer vai modificar o futuro.

Como ter objetivos, sem ter esperança de conquista-los?
A esperança é a amiga maior dos objetivos!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

chagas escreveu:
Apo escreveu:
chagas escreveu:[
Inventivo? Quando a explição não agrada, ela é inventiva.

Peraí. Não captei seu raciocínio ou ele é mais irracional do que parece.

Explicações sem lógica são fruto da necessidade de inventar uma historinha para se manter dentro da redoma absoluta da fé. É como acreditar no Papai Noel e pronto. Ou seja, só valem enquanto no plano da fantasia, e não significam que a coisa, ente, força, forma ou função existam. Até aí, tudo bem, cada um que viva daquilo que suas necessidades e fraquezas demandam. Mas afirmar que aquilo é a verdade absoluta, única e irrefutável já é maluquice. Tentar impingir esta verdade para o resto das outras mentes através de dogmas e regras, com historinhas, personagens e fenômenos que querem fazer provar por A+B já é o supra sumo da loucura. Viva sua loucura dentro da sua cabeça, e não tente provar que Papai Noel existe quando outras pessoas já perceberam que é mais provável que ele não exista. Pois assim como a estória do Papai Noel e outras dezenas de milhares pela mundo afora em todos os tempos, não é possível não admitir que coisas com tantos perfis e livros e discordâncias e nomes diferentes possam ser uma coisa só. Se fosse, o mundo estaria em conformidade com a verdade.
Até que haja unanimidade pelo menos, e que os crentes não se matem porque seu Deus e suas verdades são tão diferentes, por que eu deveria escolher um deles?

"De onde saiu que ele é tudo isto de bom e nada de ruim?"

Esta então é o supra sumo do ateismo! como alguem pode conceber um deus diferente do bondoso? não consegueria esta pessoa diferenciar o que é justo do injusto, bom do ruim!
Não entendo tanta dificuldade.

Supra sumo do ateísmo? Como alguém pode conceber um deus bom que faz merda o tempo todo e bota toda a culpa nos filhos criados à sua imagem e semelhança? Ele é um cara maluco e sádico. Justiça divina é uma noção teocentrista criada para culpar e castigar os fenônemos criados por Deus? Fenômenos naturais que fazem sofrer milhares de inocentes são justos? Nascer aleijado é justo? Matar a mãe de um bebê no parto é justo?

...mas ficai sabendo que há coisas acima da inteligência do homem mais inteligente, e para as quais a vossa linguagem, limitada às vossas idéias e às vossas sensações, não dispõe de expressões.

"Por mim, dá para parar por aqui...isto é muito tosco e raso."

Tosco não! dolorido.

Ué. Se dói, conviva coma outra verdade, anterior à criação de entes imaginários: não sabemos de nada, não somos ninguém para criar deuses, nem para definir porque estamos aqui ou porque sofremos. Não sabemos que merda é esta. Isto é mais dolorido do que se consolar em deuses incoerentes. Ateus convivem com esta dor. Crentes sofrem porque mesmo com seu deus bonzinho, vivem se ferrando e mesmo assim, se enroscam em explicações porque senão enlouqueceriam.

"E a gente tá aqui há milhões de anos servindo de fantochinho dele ..."

Somos assim mesmo, o governo nos faz de fantoches, nossos pais nos fazem de fantoches, e tudo pra que possamos ser gente mais feliz, se vire com sua insatisfação.

EIN? Você tá tirando com a nossa cara? Você aceita ser enganado e ser feito de fantoche para fingir que é mais feliz, vivendo uma fantasia de alienação? Algum pai que faz seu filho de bobo, está querendo mesmo que ele seja feliz????
Lamento se seus pais fizeram você de fantoche. E que você tenha aceitado isto. Imagino que seus filhos mereçam o mesmo tratamento, pela sua forma de pensar...Minha filha e criança nenhuma no mundo merece ser enganada. Só por pais malucos ou por deuses lisérgicos e sádicos.

Eu ein, cada louco que aparece...
Você está admitindo que aceita que é tudo mentira. Que tudo é um teatro de fantoches. Ótimo. Este é mesmo o único caminho do que não suporta a realidade de sentir que a dor faz parte da vida, e que inventar panoramas pós morte, castigos e salvações ( não sei de quê e nem para quê) é a unica forma de se manter ereto nesta vida.

Continue sendo fantoche. É menos trabalhoso, porque alguém é responsável pelas suas cordinhas.

O que tem de inventivo nisto :

"A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da humanidade, o homem o confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui; mas, à medida que o seu senso moral se desenvolve, seu pensamento penetra melhor o fundo das coisas, e ele faz então, a seu respeito, uma idéia mais justa e mais conforme com a boa razão, embora sempre incompleta."

Nada! é apenas uma reflexão de quanto o homem durante sua vida, por mais se esforçe, para comprender deus, vai ficar faltando algo.
Mas isso é inadmissivel pra você, como eu não posso enteder deus? diria o ateu do alto da sua soberba e fragil postura.
Não olha para traz e não enxerga que durante toda a sua vida, foi sim dependente de alguem, que lhe limpasse os "fundilhos", lhe ensinasse a contar, ate ser um grande cetico e dizer " Deus coisa nenhuma", não aceito que não lhe conheça na intimidade! isso é uma invecionice dos teistas. Apenas não ademite, mas e e dai?
Quando disse que era dolorida, era pra você, pro seu mundo.
Era disso que eu falava.
Então você acha que esta livre? que é dona do teu nariz? Doce ilusão.
Quanto ao meu filho, ele tem esperança, ele confia em um mundo melhor, não vive em um mundo de consequencias e fatalidades sem explicação. Ele vive em um mundo que se valoriza o mérito e não em um mundo onde nada se explica, a não ser, que nem tudo precisa ter explicação.
Na minha vida mando eu.

O Fernando já respondeu e eu também. Você tá de sacanagem.
Perdeu a graça.

Abraços!
Imagem

chagas

Mensagem por chagas »

Ahura-Mazda escreveu:

De novo esse espantalho...
Nós NÃO acreditamos nisso.
Nós podemos controlar nosso destino e determinar nosso futuro, através das nossas ações regidas por nossa razão. Claro que estaremos sujeitos a imprevistos e acidentes. Mas, me diga uma coisa, viver em um mundo em que TUDO o que acontece já foi previamente determinado por um ser onisciente não é muito menos esperançoso do que um mundo onde nós é que fazemos nosso futuro, a despeito das causalidades e imprevistos? Ao menos sabemos que se algo der errado, não será pela determinação tirana de um deus mesquinho, e que aprendendo com esses erros, podemos melhorar e seguir adiante.

"Nós podemos controlar nosso destino e determinar nosso futuro, através das nossas ações regidas por nossa razão."

Não! se coisas ruins nos acontecem independente de nossos esforços, você não tem controle algum sobre seu destino. Sua vida é uma loteria, com eventos aléatorios, que te castiga, sem razão nem porque. Não tem jeito, você não controla nada.

"...viver em um mundo em que TUDO o que acontece já foi previamente determinado por um ser onisciente não é muito menos esperançoso ..."

E quem vive neste mundo? Eu não vivo.

"Ao menos sabemos que se algo der errado, não será pela determinação tirana de um deus mesquinho, e que aprendendo com esses erros, podemos melhorar e seguir adiante."

Mas a ignorancia esta em culpar deus! e que você não leva em consideração, que a culpa esta em você mesmo.
Deus "se existir" deveria ser só amor.

Orbe

Mensagem por Orbe »

chagas escreveu:
"Ao menos sabemos que se algo der errado, não será pela determinação tirana de um deus mesquinho, e que aprendendo com esses erros, podemos melhorar e seguir adiante."

Mas a ignorancia esta em culpar deus! e que você não leva em consideração, que a culpa esta em você mesmo.

Típico... Se deu certo é obra de deus. Se deu errado é culpa minha. Essa desvalorização do sucesso do indíviduo me enoja.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

chagas escreveu:Como ter objetivos, sem ter esperança de conquista-los?

Eu tinha o objetivo de me formar, conseguir emprego, comprar uma casa etc.
Consegui todos e foi graças a meu esforço.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

chagas escreveu:
Fernando Silva escreveu:Tudo o que faço muda a ação do acaso.

Não! nada que você faça vai mudar.E se no futuro você morrer por um raio na cabeça?, nada que você tenha feito poderia lhe livrar disso,o acaso é implacavel, não perdoa.
E seguir a razão garante o que? "se merdas acontecem"? e de qualquer jeito. O acaso não avalia o mérito.
Não se pode assim falar em esperança.

De um jeito ou de outro eu vou morrer um dia e não estou nem tentando escapar disto.
Meus planos são todos para o tempo em que eu estiver vivo, mais nada.
Quando eu morrer, acabou.

E sim, se der merda, deu merda. Eu nunca achei que fosse ter uma vida perfeita.
Nem eu nem os crentes.
A única diferença é a crença na vida eterna.

Ahura-Mazda

Chagas, deus é onisciente e onipotente? Sim ou não?
"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância." - Cristopher Marlowe

chagas

Mensagem por chagas »

Orbe escreveu:
chagas escreveu:

Típico... Se deu certo é obra de deus. Se deu errado é culpa minha. Essa desvalorização do sucesso do indíviduo me enoja.

Como é que é? aonde esta escrito isto?
O que eu disse foi que, é ignorancia culpar deus!
Não disse que todo mérito era dele, quando você tem algum sucesso! É evidente que o teu sucesso é proviniente do teu esforço, do teu trabalho. Isto se chama mérito, coisa que o acaso desconhece.

chagas

Mensagem por chagas »

Fernando Silva escreveu:

Mas é claro que é! viu como o mérito é importante na vida do individuo.
Só lembrando que se por um "acaso" algo de ruim lhe tivesse acontecido, e assim não tivesse chegado ao seu objetivo, de que te adiantaria todo o esforço?
Seria ai então que você perceberia que não tinha controle algum sobre nada na sua vida. Isto considerando a ação do acaso.

chagas

Mensagem por chagas »

Ahura-Mazda escreveu:Chagas, deus é onisciente e onipotente? Sim ou não?

Sim, seriam dois atributos que "se" ele existir deveria ter.
Onisciente, ele sabe que nossas imperfeições são momentanias, que é parte da caminhada, já nos vê em um mundo perfeito, já somos felizes.
Onipotente, o é por ser unico, sendo assim não há outro igual.

Vou poupar seu tempo.
Não tenho certeza que deus existe, apenas descofio que sim, sendo assim, resolvi especular esta possibilidade, cheguei a conclusão de que o deus das religiões ortodoxas, estão mais para ser humano do que pra deus. Por este motivo achei dento de algumas outras religiões, uma noção melhor de um possivel deus. Ou como este tal deus deveria ser, se ele existir é claro.

Ahura-Mazda

chagas escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Só lembrando que se por um "acaso" algo de ruim lhe tivesse acontecido, e assim não tivesse chegado ao seu objetivo, de que te adiantaria todo o esforço?
Seria ai então que você perceberia que não tinha controle algum sobre nada na sua vida. Isto considerando a ação do acaso.

Deus existindo ou não, algo de ruim poderia acontecer. Mas caso deus exista, seria culpa dele... (considerando que fosse algo externo, já que o papel do ""acaso"" (com 4 aspas para citar a forma como vc usa a palavra) estaria descartado. Então, parodiando-o: "Seria ai então que você perceberia que não tinha controle algum sobre nada na sua vida. Isto considerando a ação de deus."

Ahura-Mazda

chagas escreveu:Vou poupar seu tempo.

Não poupou nada. Não era aí que eu queria chegar. O que eu quero dizer é que, se Deus criou tudo, ele é onipotente e onisciente, então todas as coisas, boas e ruins, que acontecem, são responsabilidade direta dele, pois ele já sabia que iria acontecer, e podia ter feito diferente.

chagas

Mensagem por chagas »

Ahura-Mazda escreveu:
chagas escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Deus existindo ou não, algo de ruim poderia acontecer. Mas caso deus exista, seria culpa dele... (considerando que fosse algo externo, já que o papel do ""acaso"" (com 4 aspas para citar a forma como vc usa a palavra) estaria descartado. Então, parodiando-o: "Seria ai então que você perceberia que não tinha controle algum sobre nada na sua vida. Isto considerando a ação de deus."

Desculpe-me, mas culpa dele por que?
Não já disse que a culpa é exclusivamente do homem! não é o homem que nos afunda neste planeta? que desmata, que é violento, que abusa dos vicios, e deus é que o culpado?
Mas você poderia dizer: mas deus não sabia que o homem iria fazer tudo isso? sabia, mais sabe tambem que isso é trasitorio, que o homem vai se erguer, mudar, ser feliz.
Tudo que te acontece é por mérito seu. Tire deus desta estoria.

Ahura-Mazda

chagas escreveu:Desculpe-me, mas culpa dele por que?
Não já disse que a culpa é exclusivamente do homem! não é o homem que nos afunda neste planeta? que desmata, que é violento, que abusa dos vicios, e deus é que o culpado?
Mas você poderia dizer: mas deus não sabia que o homem iria fazer tudo isso? sabia, mais sabe tambem que isso é trasitorio, que o homem vai se erguer, mudar, ser feliz.

Claro, claro... mesma ladainha há milhares de ano... Como é que você pode ter certeza disso?
chagas escreveu:Tudo que te acontece é por mérito seu. Tire deus desta estoria.

Eu já tirei. Tanto é, que pra mim ele nem existe.

chagas

Mensagem por chagas »

Ahura-Mazda escreveu:

Não poupou nada. Não era aí que eu queria chegar. O que eu quero dizer é que, se Deus criou tudo, ele é onipotente e onisciente, então todas as coisas, boas e ruins, que acontecem, são responsabilidade direta dele, pois ele já sabia que iria acontecer, e podia ter feito diferente.

Você tem filhos? Se tivesse "certeza" de que colocando um filho no mundo, ele iria sofrer, por culpa propia, iria superar tudo, e no fim das contas, iria ser um sujeito feliz, colocaria um filho no mundo? veja bem você sabe que apesar do todos os problemas e maldades e armadilhas da vida, ele conquistaria a felicidade!
Então?
Coisas boas e ruins são reflexos de como vivemos.

chagas

Mensagem por chagas »

Ahura-Mazda escreveu:
chagas escreveu:Desculpe-me, mas culpa dele por que?

Claro, claro... mesma ladainha há milhares de ano... Como é que você pode ter certeza disso?
chagas escreveu:Tudo que te acontece é por mérito seu. Tire deus desta estoria.

Eu já tirei. Tanto é, que pra mim ele nem existe.

Eu não posso ter certeza de nada! já disse, apenas desconfio.
Eu estou tentando colocar.

Ahura-Mazda

chagas escreveu:
Ahura-Mazda escreveu:

Você tem filhos? Se tivesse "certeza" de que colocando um filho no mundo, ele iria sofrer, por culpa propia, iria superar tudo, e no fim das contas, iria ser um sujeito feliz, colocaria um filho no mundo? veja bem você sabe que apesar do todos os problemas e maldades e armadilhas da vida, ele conquistaria a felicidade!
Então?

A analogia não procede porque eu não criei o universo em que meus filhos supostamente iriam viver. E não tenho o poder de altera-lo, como deus supostamente teria.
Além disso, há pessoas que sofrem a vida toda. Vivem sofrendo, morrem infelizes. Não é algo passageiro, que depois melhora. E deus, supostamente, sabia tudo isso de antemão. E teria o poder de ter feito de outra maneira.

Outro problema da sua argumentação: Se contamos apenas com nós mesmos, na prática não faz diferença se deus existe ou não. A ação do ""acaso"" e a ação de deus tem o mesmo efeito. Então, não é verdadeiramente sem esperança um mundo onde não há deus. Ou o é tanto quanto um mundo onde ele exista.

mi9

Mensagem por mi9 »

Ahura-Mazda escreveu:

Arrá... mas sendo Onipotente ele tem o poder de passar a responsabilidade para outro...

Apo

Mensagem por Apo »

O que faz dele um sádico ou um preguiçoso. Fez a porcaria em meia dúzia de dias, deu-se conta da esculhambação, olhou o primeiro trouxa que servia de bode expiatório e disse: Vai e assume a bomba! Se der certo, é crédito meu, se der errado, você me deve explicações e a conta será cobrada em dobro no dia em que EU decidir que encerra o exercício. Foda-se! Saia daqui e me deixe em paz. E seu clone e servo passou a agir igualzinho a ele.

HUSAHUAHSUHASUHAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUAH
Imagem

chagas

Mensagem por chagas »

Apo escreveu:O que faz dele um sádico ou um preguiçoso. Fez a porcaria em meia dúzia de dias, deu-se conta da esculhambação, olhou o primeiro trouxa que servia de bode expiatório e disse: Vai e assume a bomba! Se der certo, é crédito meu, se der errado, você me deve explicações e a conta será cobrada em dobro no dia em que EU decidir que encerra o exercício. Foda-se! Saia daqui e me deixe em paz. E seu clone e servo passou a agir igualzinho a ele.

Quem é esse cara?
Ninguem me apresentou a ele.

chagas

Mensagem por chagas »

Ahura-Mazda escreveu:
chagas escreveu:
Ahura-Mazda escreveu:

Então?

A analogia não procede porque eu não criei o universo em que meus filhos supostamente iriam viver. E não tenho o poder de altera-lo, como deus supostamente teria.
Além disso, há pessoas que sofrem a vida toda. Vivem sofrendo, morrem infelizes. Não é algo passageiro, que depois melhora. E deus, supostamente, sabia tudo isso de antemão. E teria o poder de ter feito de outra maneira.

Outro problema da sua argumentação: Se contamos apenas com nós mesmos, na prática não faz diferença se deus existe ou não. A ação do ""acaso"" e a ação de deus tem o mesmo efeito. Então, não é verdadeiramente sem esperança um mundo onde não há deus. Ou o é tanto quanto um mundo onde ele exista.

A analogia é perfeita.
Você é deus, que conhece o mundo sabe como ele é, sabendo disso passa a ser criador deste mundo, pois permite que seu filho venha viver nele. Na verdade as adversidades que passamos sempre é causada por nós mesmos, tenho que insistir neste ponto.
Não podemos botar a culpa no Santos Domont, pelo bombardeio de hiroshima. Assim sendo não podemos botar a culpa em deus se sucumbimos ao erro, ao vicio, que nos leva ao sofrimento.
Se existem pessoas que sofrem a vida toda, e morrem sem ao menos ter a chance de ser feliz, teriamos que inveredar por outras possibilidades, e esse papo iria ficar muito extenso.
O acaso nos pune indiscriminadamente, certo? não importa o quanto de gente boa você é, ou o quanto você procurou por aquilo, quando acontece é implacavel. Pois bem, as regras ditadas por um "possivel" deus, seriam claras, e baseadas em mérito, logo não se assemelham em nada.
Por isso ainda haveria esperança.

Apo

Mensagem por Apo »

chagas escreveu:
Apo escreveu:O que faz dele um sádico ou um preguiçoso. Fez a porcaria em meia dúzia de dias, deu-se conta da esculhambação, olhou o primeiro trouxa que servia de bode expiatório e disse: Vai e assume a bomba! Se der certo, é crédito meu, se der errado, você me deve explicações e a conta será cobrada em dobro no dia em que EU decidir que encerra o exercício. Foda-se! Saia daqui e me deixe em paz. E seu clone e servo passou a agir igualzinho a ele.

Quem é esse cara?
Ninguem me apresentou a ele.

Seu pai e senhor.
Imagem

Trancado