Botanico escreveu:Num debate que tive na Távola Redonda (brincadeirinha. É a Sociedade Terra Redonda) o meu contendor, Ronaldo Cordeiro, deu um bom exemplo da fé cética. Ele ficou surpreso quando falei das irmãs Fox, pois de acordo com o que ele sabia, isso já era caso resolvido e sacramentado, pois elas confessaram fraude através do estalo de articulações...
Bom aqui o costumeiro proselitismo Espirita!
Não nego a existência de um mundo espiritual, só que muito diferente dessa balela que só pegou aqui no Brasil. Um país sedento de adoração diabólicas, de macumbarias, feitiçaria e etc... Esse espiritos são malignos, de natureza espiritual originários do terço de anjos excluídos da presença de Deus, que afim de serem adorados, motivo pelo qual caíram, enganam assim o limitado homem. Algo assim, bem simples e entendível, sem a elocubração maligna da D.E., que engana e confunde!
Não sei o porquê desta divagação, pois estava só dando um exemplo de como funciona a fé, mas enfim. Sabe o que eu lamento? É o seu Deus não ter competência para lidar com essa terça parte de anjos... Botanico escreveu:Mas fé também, pastor, DEPENDE DE RAZÃO, pois é preciso haver UMA RAZÃO PARA SE CRER.
Aqui um jogo de palavras nada agradável e carente de inteligência. A Fé é IRRACIONAL! Agora se vc se refere a RAZÃO como a sanidade da mente? Fica melhor assim, sua frase passa a ter sentido.
Bem, exatamente por isso que o Cristianismo é irracional. O cristão crê porque aquilo que ele crê é um tremendo absurdo. Certo?Botanico escreveu:Por que eu creio que as materializações de Uberaba são autênticas?
Bom aí é uma questão de Fé ou de loucura. Como já lhe disse creio num mundo espiritual, porém muito diferente dessa coisa que vcs da D.E. promulgam. Particularmente acho isso que citou uma palhaçada, ou melhor uma fantasmada. Pessoas que enganam afim de fazerem proselitismo barato e emocioanal. Mas façamos o seguinte procure saber donde andam os médiuns ectoplasmáticos e donde que eles estão dando seção e me convide para juntos, eu e vc, podermos analisar a veracidade do fenomeno. Isso seria um desafio? Bem idependente de como encare isso, creio que na AB e na PSI poderíamos encontrar parceiros para definitivamente dar um termo a problemática. E por favor me poupe da já conhecida retórica a respeito e diga se aceita ou não aceita... Sem bla-bla-bla.
Ah! Eu já disse mais de uma vez ao pessoal cético por aqui que depois de tantos anos (mais de 80) de investigação, com médiuns de qualidade e cientistas de qualidade, fazendo estudos e endossando os fenômenos, mesmo assim venceu a incredulidade. Que é mais um experimento no bando? Os médiuns e espíritas agora perderam a vontade de provar alguma coisa a quem não quer ver prova alguma, por mais que diga que queira.
E além disso, seu pastor, faça-me o favor! Mesmo que acontecesse o que propõe e admita que o fenômeno foi real, o que vai dizer? Aposto que é: _ Vade retro Satanás!Botanico escreveu:Porque as medidas anti-fraudes tomadas não permitiriam que a médium ou qualquer outra pessoa lá dentro se disfarçasse de fantasmas. Se era fraude, o máximo que iria acontecer é NÃO ACONTECER FENÔMENO ALGUM. Por que os céticos por aqui acreditam que foi fraude? Por que tal coisa contraria os dogmas cientificistas e isso eles não podem aceitar.
Todas esses "fenomenos" apresentados na net já perderam seu registro cientifico dado a idade dos fatos e etc...Não sendo mais possível uma analise apurada e criteriosa. Creio mesmo que um crente de D.E. acredite nelas por conveniência religiosa e/ou por fé. Dái a justificatica de estudos de novos casos e a banalidade de discutir essas peças paleoliticas.
Sem querer ser chato, seu pastor, mas desde que temos um ou mais experimentos DEVIDAMENTE REGISTRADOS, feitos segundo tais e quais critérios, que podem ser avaliados como suficientes ou não; tais e quais resultados; podemos também julgar a reputação e interesses dos envolvidos, etc e tal, ENTÃO NADA SE PERDEU DE REGISTRO CIENTÍFICO. Posso julgar um trabalho científico feito semana passada, como um feito há 100 anos atrás, com base nos MESMOS CRITÉRIOS.
Tanto é assim que apesar de todo o esforço do pessoal cético, não tenho visto nada de relevante que refutasse os trabalhos antigos nesta área.
Além disso, o que faço com essa infeliz descoincidência? Quando apareceram o Peixotinho e a Otília Diogo, ou o Arigó, NENHUM CÉTICO SÁBIO, CULTO, RACIONAL E INTELIGENTE _ que portanto teria a absoluta confiança de seus colegas céticos _ apareceu para investigá-los. O Turatti posta aqui as supostas farsas do Arigó, mas quando lhe pergunto se o Quevedo foi até lá investigá-lo, ele se cala.
Os céticos, evangélicos & Cia Bela NÃO INVESTIGARAM A COISA QUANDO ACONTECIA? Então agora que fiquem aí chupando o dedo e choramingado que coisas antigas já caducaram (a Bíblia inclusive).Botanico escreveu:Ô seu pastor, veja se aprende um pouco de português. É Evangelho e não Evangélio (ou você é italiano?).
Ué, vc não é o "Dotor" Botanico que tempos desses foi gozado por Turatti, pois escreve anginho em vez de anjinho? Já vi que supriu sua deficiência gramatical ao ponto de me corrigir.
Bem, erros de DIGITAÇÃO acontecem, mas os meus são poucos. Já os seus dão a clara indicação que não se trata disso e sim de desconhecimento da língua portuguesa mesmo. Mas tudo bem, enquanto não forem graves o bastante para comprometer o entendimento, batalhar em cima deles é mais um recurso de quem não tem o que argumentar. O Turatti é um dos melhores exemplos quanto a isso.Botanico escreveu:Olha, eu sou da opinião que Kardec, de fato, fez algum uso indevido de textos bíblicos, mas não acho indevido o uso da Lei de Ricúpero por aqui.
Com que autoridade vc pode dizer um negócio desses ? Indevido porque? A doutrina que Messier Rivail compilou não foi psicografada? Logo, começo a acreditar que vc queira criar alguma variação da D.E. tal qual alguns fizeram na Igreja Evangélica.
Seria a D.E.C. Doutrina Espirita Cética ? Ou D.E.A. Doutrina Espirita Atéia ? Há de convier que as siglas tem sonoridade.
Pra começar, não é Messier, mas Monsieur (a pronúncia se aproxima de missiê). E Kardec não psicografou TODA A DE. Aliás, ele pessoalmente NÃO PSICOGRAFOU NADA, serviu-se de médiuns para isso. E ao contrário do que acontece com a fé cristã, onde se tem de ser submisso e dizer muuu! a tudo, no Espiritismo a coisa não é assim. Kardec não aceitava qualquer coisa que viesse dos espíritos. Quando algo não lhe parecia lógico, ele quebrava o pau, exigia esclarecimentos, e quando não ficava convencido, deixava o dito "em quarentena".
Como é boa a liberdade! Sou livre para discordar de Kardec, do Emannuel, do Chico Xavier e NADA DISSO ME TRARÁ QUALQUER PROBLEMA PARA A MINHA SITUAÇÃO ESPIRITUAL FUTURA. Ficaria muito chateado se um pastor me dissesse que dois mais dois são cinco, porque Deus disse que é, e se eu não acreditar, vou me queimar no inferno...Botanico escreveu:Como a Bíblia é contraditória, ilógica, irracional e incoerente, então não nos resta outra saída.
Sem querer ofender-te e já o fazendo, precisa-se de uma mente sagaz e inteligente para entender a complexa lógica e as idiosincrasias da bíblia. E uma dosa de ministração divina. Nem todos são chamados e escolhidos, existem, sim, aqueles que são chamados "filhos da perdição" os quais já foram repudiados pela oniciência divina (isso é um doutrina aceita por parte dos Evengélicos Cristãos).
É... lá no livro do pastor Esequisas S. Silva, sobre os Tjs, tinha um trecho que dizia algo assim: "O homem não está autorizado a julgar a Bíblia. A Bíblia julga o homem. Para que um homem pudesse julgar a Bíblia, seria necessário que tivesse um raciocínio perfeito, etc e tal..." Sabe que eu dei umas boas risadas quando li isso?
Pastor, imagine o seguinte: tem um cara sentado à frente de uma bomba que precisa ser desarmada. O mínino que se tem de fazer é passar instruções bem claras, na seqüência correta, pois um errinho e CABUM! Agora olha só esse seu Deus perfeito, lindo, maravilhoso: manda-nos um manual de instrução cheio de idiossincrasias, em linguagem obscura (o Lutero se queixou, quando fez sua tradução, que o texto bíblico se defendia, não queria deixar seu sagrado hebraico pelo bárbaro alemão...)... Que piada! Não é à toa que temos tantas seitas e heresias por aí!
E como é? Falou em filhos de perdição? É, parece ser a idéia calvinista, que antes mesmo de haver Universo, Deus já havia eleito os que iam para o céu e os que iam para o inferno. E ao que parece, rejeitaram essa tese de que a escolha foi na base da onisciência. O critério é apenas o capricho.
Esse é um dos motivos pelo qual eu desprezo o seu Deus. Se ele fosse bom de verdade, simplesmente não teria criado os perdidos... Botanico escreveu:Kardec fez o Evangelho Segundo o Espiritismo aproveitando as leis morais dadas por Jesus, que são válidas em qualquer religião, povo ou época.
Então Messier Rivail era um plagiador e usurpador, que oportunistamente utilizou-se de sincretismo para compilar sua obra de ficção ? Nada diferente do Macedão e da ICAR
Bem, ele não se disse autor dos textos tirados do Evangelho, portanto não cometeu crime de plágio; não usurpou nada, pois não se apresentou como Salvador no lugar de Jesus. Quanto ao sincretismo... Bem, o Chacrinha já dizia: Nada se cria, tudo se copia... O Evangelho SEGUNDO o Espiritismo, como se pode ver neste segundo aí, é apenas uma obra de COMENTÁRIOS, não um outro evangelho. Botanico escreveu:Também acho bom os textos de Eclesiastes (escrito mediunicamente pelo falecido Salomão através de um profeta _ médium _ que não se identificou),
Como já li em algum lugar aqui: "Tá de Saca, né?" Até então pesava que vc era um defensor sério, embora equivocado, da D.E.
Como vc pode falar de algo que vc não tem a minima condições de suprir de provas ou evidências? Poupe a mim e seus colegas, sim? Por favor!
Ah! Nâo poupo não! O texto de Eclesiastes é atribuído a Salomão, pela forma de como o Sábio se apresenta. Mas o lance estranho é quando ele diz: _ Eu, o Sábio, FUI REI EM ISRAEL. Como assim FUI? Salomão reinou até morrer. É por aí que se pode dizer que o livro é mediúnico. Tal texto é tão incômodo que já foi alterado. Agora é escrito: _ Eu, o Sábio, VENHO SENDO REI EM ISRAEL. Veja só como vão se mudando os textos bíblicos...Botanico escreveu:Não acho graça, pois a fé cristã trouxe muita desgraça, infelizmente.
Se vc fosse um debatedor sério o suficiente, como eu fui ao concordar com a existência de um plano espiritual, vc não relacionaria a mazela politica e social do homem com a doutrina cristã. É um despropósito e uma imbecilidade, daí alguns de meus colegas se limitar aos seus púpitos ignorando debates como esse, pois a mesma imbecilidade débil que promoveram esses fatos que vc atribuí a Doutrina Cristã é a mesma que o levou ao seu comentário sobre. Ou seja, a mais pura ignorância, no sentido mais amplo da palavra.
Mas pastor, a doutrina cristã DEVERIA FAZER DIFERENÇA... mas não fez. Então a política, mesmo sob a doutrina cristã, cometeu atrocidades, guerras, etc e tal, tal como os pagãos. NADA MELHOROU COM ELA. Lá está dito na doutrina cristã que não se pode servir a Deus e ao dinheiro... mas a ganância antiga e moderna dispensa comentários. A fé cristã tem se mostrado baluarte do conservadorismo. Tão aí os Pats Robertsons e as TFPs que não me deixam mentir.
Salvará o seu Deus essa humanidade odienta e má? Afinal é só para isso que serve sua fé cristã? Botanico escreveu:Pastores, padres e gente graúda cristã que quer exercer e manter autoridade, tratam de faturar a parte boa da fé cristã, aquela que manda execrar os pecadores, torturar e matar os que não aceitam Jesus, fazer leis para brancos e outras para os negros, etc e tal.
Que quemem no mesmo lago de enxofre reservado a Satanás.
Mas eles eram cristãos! Acreditaram-se salvos no sangue de NS Jesus Cristo! Onde foi que erraram? Eles tinham papa, Bíblia, pastores, teólogos... mas que raio de situação é essa? Só tinha cego guiando cego? Olha, pastor, o Dante Alighieri pôs um escrito no portão de entrada do inferno que entre outras coisas dizia: _ Deixem toda a esperança ó você que aqui entra.
Se fosse hoje, com a liberdade que temos, conquistada graças à exclusão da fé cristã no domínio político, talvez ele escrevesse:
_ Agradecemos a preferência.Botanico escreveu:Bem, quanto ao resto, é uma questão de opinião. Uma vez que os cristãos são conduzidos por Deus e têm seus caminhos ministrados por Deus e são tão bons ou ruins quanto os não-cristãos, então não vejo no que é que nós espíritas saímos perdendo.
É que de acordo com a Bíblia vc irá queimar no inferno como qualquer outro pecador não convertido de verdade, incluindo aí os falsos cristãos que vc citou acima.
Já que de acordo com a Bíblia a Terra é plana e o céu é sólido, posso ao menos questionar sua infabilidade. Apostarei que está errada neste quesito. Afinal, nós podemos falar com os espíritos dos mortos e eles nos contam o que se passa do lado de lá. Vocês cristãos não podem fazer a mesma coisa.Botanico escreveu:Como não julgam? Não julgaram a pecadora decaída? Não foi ela abandonada por todos (exceto um) os pastores? E que Espírito Santo é esse? Como sabe ser o Espírito Santo? Ele traz carteira de identidade ou algum modo seguro de se identificar?
Veja como vc é cheio de retórica. No texto isso dela ser abandonada não consta, pelo menos duas pessoas estavam em seu auxílio e considerando de se tratar de uma gospel-star (algo que eu despreso) seria de se esperar o cessamento de convintes à ela... Seria o mesmo que no auge de seu sucesso o Chico Xavier dissesse que era um farsante. Vc acha que iria continuar a romaria a casa dele? Então meu amigo, vc não acha tua retórica fraquinha não? Seja honesto.
Xi, meu caro, o Chico já foi tão acusado de farsante... mas para variar, ninguém nunca provou nada. Sabe que eu também nunca gostei muito dessa romaria e oba-oba em cima do Chico? Mas para nós tem coisa pior: um bando de trouxas que acham que ele é Kardec reencarnado...E isso, porque vc não soube ler nas entrelinhas e ver a mulher de fato nunca foi convertida e transformada de verdade... Isso se encontra no texto e ningém viu e observou.
É eu sei: quando um convertido pisa na bola, isso quer dizer que nunca foi convertido de verdade... Os céticos por aqui chamam isso de "ad hoc".Agora saiba que existe um diferença de vc constatar algo em loco e fazer juizo sem observação ou outros dados. Estar em pecado é estar em pecado, independente se vc ache isso correto ou não, julgamento ou não.
Pecados dependem de época, meu caro pastor. O você por acaso é cabeludo e barbudo igual a NS Jesus Cristo? Se não é, está pecando, pois Deus mandou que assim os homens ficassem. Já houve alguém que falasse na sua igreja ou outro lugar na sua presença sobre agricultura consorciada? É aquela que ensina a plantar diversas plantas num mesmo espaço para que se defendam umas às outras e se aproveite melhor o terreno. Você deveria dizer a esse cara: _ Vade retro Satanás! Está fazendo com que as pessoas pequem contra Deus! O Senhor proíbe plantar um terreno com sementes diferentes!
E veja aí no colarinho da sua camisa. Se estiver escrito algo como 50% algodão, 30% linho e 20% nylon, queime-a imediatamente, pois estará pecando. O Senhor proíbe usar roupas feitas com fios diferentes...
É... pecado exige muita vigilância.Botanico escreveu:Antes de mais nada, não sei de que constrangimento está falando.
Bem... já deu para notar sua cara de pau e falta de vergonha de professar essa loucura de D.E.
Continuo na mesma...Botanico escreveu:Mas que gracinha! Então o seu Deus não tem poder algum para impedir a ação das pombas e malignos e depois fica bravo com os que tiveram seus gostos invertidos? E a esse Deus você atribui justiça?
Até agora não citei um versículo para vc, e gostaria de não o fazer. Agora Deus tem poder para fazer qualquer coisa e muito mais, assim como tirar-lhe o seu, já tosco entendimento. Mas no caso da proteção divina, há de se observar questões para ter acesso a esse serviço delivere prestado por Deus através de seus Anjos.
Ora, cite os versículos que quiser. E que vantagem o seu Deus leva por me tirar entendimento? Terei eu sido um eleito para o Inferno? E me diga uma coisa: certo o invertido, não por sua culpa, mas por ação das pombas e malignos, vai pro inferno. E as pombas e malignos? Continuam livres para pegar o próximo e invertê-lo? Seu Deus não faz nada contra eles? Que privilégio é esse?Botanico escreveu:Seria cômico se não fosse trágico.
Trágico será queimar no fogo do inferno pela eternidade.
Se tanta coisa está errada na Bíblia, por que só isso estaria certo?