Apo escreveu:Que mérito? O argumento do primeiro colocado cotista é sempre muito menor do que o do último colocado pelo sistema universal de ingresso. Se o mérito é a classificação, ela é uma fraude.
O mérito é que entre os cotistas só passaram os melhores. Podemos dizer que é menos meritocrático que a concorrência dos não-cotistas.
Não entendi isto:
O argumento do primeiro colocado cotista é sempre muito menor do que o do último colocado pelo sistema universal de ingresso.Argumento?
Apo escreveu:Que estatísticas são estas suas? As minhas mostram outros números.
As principais constatações foram: a mudança no perfil de seus estudantes e o desempenho acadêmico dos cotistas durante o ano, que, em 56% dos cursos de graduação, foi igual ou melhor ao dos não-cotistas. "Nós torcíamos por um bom resultado, claro, mas a avaliação nos surpreendeu favoravelmente por ser o primeiro ano deles, que é difícil pra qualquer estudante, e por ter sido um desempenho acima de nossas expectativas"http://www.unicamp.br/unicamp/canal_abe ... IGIDA.htmlUFPR:
Conclusão das disciplinas obrigatórias no primeiro ano de curso:Não-cotistas = 77%
Cotistas sociais = 78%
Cotistas raciais = 70%
Notas médias nas disciplinas obrigatórias no primeiro ano do curso:Não-cotistas = 61%
Cotistas sociais = 63%
Cotistas raciais = 56%
IRA – Índice de Rendimento Acadêmico (cumulativo dos anos de 2005 e 2006)Não-cotistas = 62%
Cotistas sociais = 63%
Cotistas raciais = 53%
Periodização (conclusão dos períodos do curso dentro do prazo), ao final do 1º ano do cursoNão-cotistas = 49%
Cotistas sociais = 52%
Cotistas raciais = 39%
Evasão após dois anos de cursoNão-cotistas = 11,6%
Cotistas sociais = 6%
Cotistas raciais = 4%
http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/node/1866Nesta mostra o desempenho insatisfatório quanto ao vestibular (UERJ):
http://www.universia.com.br/html/notici ... bdfjj.htmlAqui já mostra, depois de 5 anos, que nos cursos eles são tão capazes quanto os não-cotistas (UERJ):
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticia ... 76956/view__________________________
Quais são as suas estatísticas?
Apo escreveu:Não necessariamente. tem aluno pobre que nem cogita em fazer cursinho. Tem aluno rico que nem precisa fazer cursinho. Não é por aí. Estou falando de quem passa, com cursinho ou não. Tem cursinho bom e cursinho lixo. Temos de tudo.
Sim, no caso do pobre, geralmente, entra numa universidade particular meia-boca, alguns conseguem bolsas em boas universidades particulares, outros entram em universidade pública com curso concorrido (sendo que ele não fez cursinho - isso é raro).
Geralmente os ricos cursam em escolas particulares a vida toda e acabam ficando bem preparados. Uns entram em universidades públicas (boa parte), outros em particulares meia-boca (poucos), e outros em universidades particulares boas (praticamente o mesmo número dos que entram em universidades públicas).
Tudo é chute meu, as baseio-me na minha realidade.
Apo escreveu:Quanto à universidades particulares, não se pode colocar tudo num balaio de gatos. A federal aqui já tá mais prá lá do que prá cá, por falta de investimento do Estado. Alguns poucos cursos ainda são dignos de serem procurados pelos melhores alunos. A PUC por exemplo, não para de investir em estrutura, pesquisa, professores gabaritados etc.
Faculdade de esquina é que aprova qualquer um. Há que se distinguir as coisas.
Sim, conheço casos de universidades públicas porcaria. E também das boas particulares. Eu não coloquei tudo no mesmo saco (as particulares).
Só um comentário pertinente: o problema na questão das cotas é a autodeclaração. Isso enfia um monte de gente que não deveria fazer parte do processo de cotas. Pode estar, entre os cotistas, brancos, que vieram de escolas particulares. Isso pode acabar maquiando os dados. Mas como não há um demonstração disso, ficamos sem saber o que realmente acontece.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
Soldados do BOPE sobre BOPE