kurumin: Mais um projeto Linux que vai para o Lixo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
King In Crimson

Re: kurumin: Mais um projeto Linux que vai para o Lixo

Mensagem por King In Crimson »

O ENCOSTO escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:
O ENCOSTO escreveu:E a hipotese do Wins ser melhor mesmo não pode ser considerada?

Isso parece papinho de crente, quando defende que vc malha a biblia porque nunca a leu.

A questão nem é ser melhor ou não PARA MIM. A questão é que existem novas tecnologias de software, novas tendências e eu gosto de me manter atualizado. Mas quando me deparo com um monte de restrições acabo ficando desestimulado. Uma vez um cara de TI me disse o seguinte: Se você fizer uma cagada no Windows, ele vai continuar rodando, não porque seja melhor, mas porque ele não é tão amarrado. Se der um pau você consegue até rodar em modo de segurança. Se fizzer uma cagada no Unix em modo admin, nem bootar ele boota, não roda e pronto.

Se eu instalar um Linux hoje na minha máquina Encosto, ele praticamente reconhece todos os drivers nativos da placa mãe, inclusive o softmodem, coisa que era impensável uns anos atrás, já o Windows precisa dos crivers que vieram com o CD da mesma. Quando eu acho que estou perto da felicidade, encontro um maldito hardware (pra variar, um modem...mini, mas modem...) que por ser novo não é identificado. Por experiência, sei que vou tentar umas coisas mas não vou ter sucesso.

Já que não fico instalando drivers e mais dreivers todos os dias no meu computador, não tenho esse problema.

Seu computador provavelmente veio com o sistema operacional instalado de fábrica, não?

Insane_Boy
Gênero: Masculino

Mensagem por Insane_Boy »

King In Crimson escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
O ENCOSTO escreveu:E a hipotese do Wins ser melhor mesmo não pode ser considerada?

Isso parece papinho de crente, quando defende que vc malha a biblia porque nunca a leu.

A questão nem é ser melhor ou não PARA MIM. A questão é que existem novas tecnologias de software, novas tendências e eu gosto de me manter atualizado. Mas quando me deparo com um monte de restrições acabo ficando desestimulado. Uma vez um cara de TI me disse o seguinte: Se você fizer uma cagada no Windows, ele vai continuar rodando, não porque seja melhor, mas porque ele não é tão amarrado. Se der um pau você consegue até rodar em modo de segurança. Se fizzer uma cagada no Unix em modo admin, nem bootar ele boota, não roda e pronto.

Se eu instalar um Linux hoje na minha máquina Encosto, ele praticamente reconhece todos os drivers nativos da placa mãe, inclusive o softmodem, coisa que era impensável uns anos atrás, já o Windows precisa dos crivers que vieram com o CD da mesma. Quando eu acho que estou perto da felicidade, encontro um maldito hardware (pra variar, um modem...mini, mas modem...) que por ser novo não é identificado. Por experiência, sei que vou tentar umas coisas mas não vou ter sucesso.

Já que não fico instalando drivers e mais dreivers todos os dias no meu computador, não tenho esse problema.

Seu computador provavelmente veio com o sistema operacional instalado de fábrica, não?

Independente de ter vindo com o Linux ou o Windows, a questão é que no segundo é mais simples a instalação de drivers, porque não tem uns xiitas que são contra o uso drivers proprietários. E olhe que antigamente já foi pior... hoje já tem distribuição que os baixa e instala... Antigamente nem isto...
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Insane_Boy escreveu:Se o linux é para o usuário final, porque distribuições homoafetivas como o ubuntu não pegam?

Só pra constar: Neste momento, eu estou postando do Ubuntu Hardy Heron, com Compiz Fusion habilitado (efeitos gráficos legais).

Basicamente pela falta de jogos e programas populares (ou programas específicos), além de alguns drivers.
Existe também a questão das tendências e do comodismo.

Muitos já sabem ler e-mais no Win e instalar programas, no linux isso é um pouquinho diferente, então o pessoal reclama pela falta de costume: "Tenho que aprender tudo novamente?" (O que é uma bobagem, até da diferença do firefox e do openoffice muitos reclamam)
O pessoal também não usa o googletalk ou icq, ao invés disso usam msn... se for usar linux, vai ter que usar outros programas. O Itunes hoje é outro problema, bem como certos programas para baixar musicas.
Como já foi dito, o win vem junto com o PC.

O win pirata se mantém popular em relação ao linux, por essas e outras, sendo que para o usuário domestico padrão, o maior problema não é a falta de programas específicos como o chessbase (especifico para enxadristas que não possui equivalente linux), mas jogos e programas como itunes e msn, que, apesar de possuírem equivalentes em linux, são "diferentes" dos programas que os amigos tanto falam.
O problema então não é autocad nem drivers complicados, mas o costume e a comodidade de usar algo popular que todos já sabem mexer.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Linux X Windows.

Vantagens do Windows:
1 - Popular, todos sabem mexer, o que facilita chamar o vizinho para fazer a manutenção. (vantagem não inerente ao programa em si, mas sim ao momento e devido a ser fabricado pela empresa que possui o monopólio do mercado.)
2 - É mais fácil de aprender e, no geral, mais fácil de usar, a instalação de qualquer programa desejado é feita com facilidade.
3 - Os drivers são mais abundantes. (Vantagem não inerente ao programa em si)
4 - Maior número de jogos e programas disponíveis, é o padrão do mercado, então os programas e jogos são desenvolvidos para ele, isso inclui os programas mais populares. (Vantagem não inerente ao programa em si)

Citei somente as vantagens e como vemos, apenas uma delas é inerente ao windows em si, o resto é fruto de problemas inerentes ao mercado. (vamos lembrar que muitos desses problemas de mercado estão intimamente relacionados ao monopólio microsoft).

Desvantagens do Linux:
1 - Não é popular, o que dificulta chamar alguém para fazer manutenção grátis. (problema de mercado)
2 - O aprendizado é mais difícil, bem como o uso, seja na configuração ou na instalação de programas não disponíveis no repositório. (problema inerente ao programa e em parte ao mercado, que quase não cria programas de instalação linux)
3 - Falta de drivers. (problema de mercado)
4 - Menor número de jogos e programas. (problema de mercado)

O mesmo ocorre aqui, mas de forma inversa.

Alguns dos casos citados esbarram em questões como:
Linux exige muito menos manutenção, uma vez pronto pra rodar, dificilmente falha, já o windows falha de tempos em tempos.
Se a pessoa não tiver os drivers originais, os problemas tendem a ser maiores no windows que no linux, visto que o segundo possui um número maior de drivers incorporados nele. Inclusive ele ganha no quesito facilidade de instalação quando possui os drivers, visto que esses não precisam ser instalados em separado.
A instalação de programas via repositório também é uma facilidade a ser mencionada sobre o linux.
Outro ponto é a evolução do linux na questão da facilidade de uso e configuração, ele tem feito avanços mais que significativos.

Acho que é isso, citei só o X da questão do porque o windows se mantém mais apropriado ao usuário padrão, sem entrar no que todos já sabem sobre vírus e sobre o linux ser superior em estabilidade, etc...
O linux é o futuro, o windows o presente (falando em termos de usuário domestico padrão tipo minha tia). Essa é minha opinião, apenas sejamos racionais, "melhor" em termos de qualidade é o linux, já o windows é o mais acessível e utilizável em termos de "momento", pois suas "vantagens" se apóiam basicamente nesse "momento de mercado"... e viva a pirataria que contribui para isso.

Se a pirataria tem um grande problema... é esse ai. :emoticon44:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Insane_Boy

Não adianta nada vossas masturbações mentais, tentando criar uma ilusão de que este sistema será massificado algum dia, existe um fato irrefutável:
Eu e qualquer pessoa que esteja na área de informática, espera a pelo menos 10 anos que o linux seja o sistema operacional do futuro. Sempre se é citado as mesmas questões e os mesmos problemas para a aceitabilidade e migração para o linux. O Linux é igual ao Brasil, que é o eterno país do futuro. Ambos tem que fazer reformas mas não admitem. Enquanto isto, o Windows vai ficando cada vez mais seguro, e futuramente muito mais estável. (Vide Windows Server 2008. E futuramente Windows 7).
Até hoje está tem sido a regra:
Ano de adoção massiva do Linux: anoatual + 1;
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.

Insane_Boy

E só pra constar:

Eu concordo plenamente que o Linux seja melhor, tanto que EU USO LINUX. Porém, sou extremamente cético quanto a sua adesão massiva. Tem que ser muito alienado pelo culto a FSF para acreditar nisto.
Outra coisa, já tivemos um milhão de exemplos, de tecnologias superiores que "não pegaram", e todos tem um única razão em comum: SIMPLICIDADE. Dizer que o usuário utiliza um sistema porque ele já vem instalado é a maior desculpa do mundo, o LINUX também vem instalado!!! Adaptação? Outra desculpa, tem gente que reclama por usar o Office 2007, mas em pouco tempo se adapta. Uma tecnologia se mantém pela sua simplicidade de uso aos meros mortais.

Exemplos:
Google
Windows
Iphone
Wii

O que todos tem em comum? Facilidade de uso. Instalar programas é fácil, concordo. E configurar? Um exemplo:
Qualquer mortal consegue configurar um emulador de PS no Windows, mas no Linux?! Viiiiiiixe... é uma vida. Ver um filme com legenda amarela? Ooooooooh é muito fácil, é só editar um arquivo obscuro do mplayer. Ou então baixar uma gui que faça isto, que está obscuramente no synaptic.

LINUX é ISTO... pra resolver coisas simples tem que se gastar o dobro de tempo, a menos que você seja um "Heavy User".

Insane_Boy

Olha, eu vou postar um problema real que está havendo no meu Ubuntu Hardy Heron, só pra exemplificar como é complexa a resolução de um simples problema no linux:
Toda vez que eu executo o Exaile ou o Amarok, eles dão pau no áudio do flash player (plugin non-free). Alguém sabe como proceder?

Eu uso o Hardy Heron. Ubuntu 8.04
Linux samael 2.6.24-19-generic #1 SMP Wed Jun 18 14:43:41 UTC 2008 i686 GNU/Linux

Alguém? Alguém?

Johnny

Mensagem por Johnny »

Bom, estava com o Ubuntu. Como não achei nada para fazer o TIM WEB funcionar, nem perdi tempo. Baixei o biglinux indicado pelo Fernando. De cara eu já não gostei que ele nem coloca a partição Windows no boot. Pura falta de respeito! Mas vamos lá. Ao dar boot, surpresa! Tela preta. Mas a solução foi muito simples. fdisk /mbr e voilá. Windows XP funcionando lindo, belo e com internet.

Simples assim.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Que o Windows está cada vez melhor é um fato.
Apesar da baixa capacidade de personalização ainda me incomodar bastante.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Luiz Carlos Querido escreveu:Bom, estava com o Ubuntu. Como não achei nada para fazer o TIM WEB funcionar, nem perdi tempo. Baixei o biglinux indicado pelo Fernando. De cara eu já não gostei que ele nem coloca a partição Windows no boot. Pura falta de respeito! Mas vamos lá. Ao dar boot, surpresa! Tela preta. Mas a solução foi muito simples. fdisk /mbr e voilá. Windows XP funcionando lindo, belo e com internet.

Simples assim.

Sei que estou me repetindo mas vamos lá de novo:
comigo funcionou...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Insane_Boy escreveu:Enquanto isto, o Windows vai ficando cada vez mais seguro, e futuramente muito mais estável. (Vide Windows Server 2008. E futuramente Windows 7).

Já viu o preço do Windows Server? E só vem com poucas licenças de acesso.
Uma firma grande tem que comprar um monte de licenças extras, a um preço absurdo. Cada usuário novo, mais uma licença.
No Linux? Instala e esquece.

Insane_Boy

Fernando Silva escreveu:
Insane_Boy escreveu:Enquanto isto, o Windows vai ficando cada vez mais seguro, e futuramente muito mais estável. (Vide Windows Server 2008. E futuramente Windows 7).

Já viu o preço do Windows Server? E só vem com poucas licenças de acesso.
Uma firma grande tem que comprar um monte de licenças extras, a um preço absurdo. Cada usuário novo, mais uma licença.
No Linux? Instala e esquece.

Concordo plenamente, citei o Windows Server apenas para ilustrar os avanços técnicos da Microsoft, que pelo menos na área de Desktops garantirá a sua permanencia por um loonnnnnnnnnngo tempo.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Em meu ultimo post, fui bastante neutro na analise e apontei justamente o único ponto relativo a software, onde o windows supera o linux, a facilidade de uso.

No entanto, vocês citaram melhorias no windows.
Não conheço o novo Windows Server 2008, mas conheci os antigos NTs, que eram mais seguros que os windows para desktop.
O fato aqui é que, mesmo assim, os NTs nunca prestaram e o linux sempre esteve anos luz a sua frente.
O Windows Server 2008, pode ser que seja melhor que os NTs, mas é melhor o suficiente?

Se compararmos o que foi feito nos últimos 10 anos, em relação ao tamanho dos avanços dados pelo windows em segurança e estabilidade, aos avanços do linux em relação a facilidade de uso, vemos que o linux tem feito avanços muito mais significativos, mesmo indo contra a corrente do mercado.

Um windows seguro e estável é tão difícil de imaginar, quanto é difícil acreditar em papai noel, um linux cada vez mais fácil de usar é uma tendência visível e que corre a passos largos.

Não acho que o linux ganhe popularidade em menos de 15 anos e, nem sei o quanto popular ele um dia pode ser. Vejo o firefox hoje como popular, ainda assim, o IE é o navegador mais usado. (E vamos concordar que o IE correu a traz das inovações feitas pelo mozilla, a MS até que trabalhou).
Talvez o linux fique em segundo lugar como o firofox, ou nem seja muito usado como o openoffice, mas certamente é visível que vai se tornar cada vez mais fácil, e, com coisas como o synaptc, não duvido que se torne mais fácil que o windows.

Que perspectiva temos de um windows tão seguro e estável quanto o linux? Nenhuma.
Se as pessoas vão usar ou não, simplesmente não importa. Eu mesmo hoje em dia, recomendo o windows a esses usuários, devido aos problemas com instalação e configuração (já citados), mas isso no linux esta mudando rápido, enquanto no windows os passos são muito lentos e o problema parece ser muito mais difícil... eu diria até que é insolúvel.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:Um windows seguro e estável é tão difícil de imaginar, quanto é difícil acreditar em papai noel, um linux cada vez mais fácil de usar é uma tendência visível e que corre a passos largos.

Em outras palavras: a situação não é estática. Em 10 anos, as coisas podem estar completamente diferentes.
Não dá para dizer "o Windows é isso, o Linux é aquilo" e acabou para todo o sempre.

De qualquer modo, enquanto o Windows predominar no desktop, os criadores de vírus vão me deixar em paz.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:Um windows seguro e estável é tão difícil de imaginar, quanto é difícil acreditar em papai noel, um linux cada vez mais fácil de usar é uma tendência visível e que corre a passos largos.

Em outras palavras: a situação não é estática. Em 10 anos, as coisas podem estar completamente diferentes.
Não dá para dizer "o Windows é isso, o Linux é aquilo" e acabou para todo o sempre.

De qualquer modo, enquanto o Windows predominar no desktop, os criadores de vírus vão me deixar em paz.

Fernando, que eu saiba, mesmo que você pegue um virus "fudidaço" para Linux, este só iria "fuder" no seu home ou seja, bastaria entrar como root e fazer a faxina. Se você fizer um crontab para "backupear" (oudeio portunglês mas fazer o que...) arquivos de dados, não se perde nada. Acho até que no XP dá para se fazer algo parecido, mas não to a fins de aprender pois, depois que aprendi a "ghostar", meu Xp e PC estão tinindo. Nunca na história deste país eu tive um PC tão redondo. Estou satisfeito pacas.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Luiz Carlos Querido escreveu:Acho até que no XP dá para se fazer algo parecido, mas não to a fins de aprender

Nem você, que tem algum conhecimento, nem a maioria dos usuários, que mal sabem ligar o computador e continuam clicando nos vírus como se com eles nunca fosse acontecer nada de errado.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Acho até que no XP dá para se fazer algo parecido, mas não to a fins de aprender

Nem você, que tem algum conhecimento, nem a maioria dos usuários, que mal sabem ligar o computador e continuam clicando nos vírus como se com eles nunca fosse acontecer nada de errado.

Mas você tem saco para isso Fernando?

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Fernando Silva escreveu:

Mas você tem saco para isso Fernando?

Eu gosto de futucar, mas reconheço que a maior parte dos usuários quer apenas ligar e sair usando.
Lembro-me de que não gostei quando saiu o Windows 95 e eu não tinha mais tantas opções de configuração como no Windows 3.11, cheio de arquivos .INI.
Eu também gostava de futucar o meu Fusca e meu Gol batedeira, agora tenho um carro todo eletrônico e não dá mais.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Eu também gostava de futucar o meu Fusca e meu Gol batedeira...

:emoticon45:
me too

Fernando Silva escreveu:...agora tenho um carro todo eletrônico e não dá mais.

Da até dá, mas tem que pegar umas teorias e acompanhar uns foruns de uns malucos aí...

Imagem

Trancado