É esta polícia que vocês defendem invadir as favelas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Re: É esta polícia que vocês defendem invadir as favelas

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Emmmcri,

nao tenho como entrar no merito da discussao se o Exercito seria realmente a melhor opcao estrategica para esse combate. Isso envolve uma enormidade de fatores politicos e operacionais que eu desconheco completamente.

Mas o que eu posso dizer e que o Exercito Brasileiro nao tem experiencia nem treinamento nesse tipo de operacao. Apesar de serem uma instituicao mais respeitada, e com um contingente bem treinado de soldados profissionais (embora tambem sofram com a conscricao de uma quantidade de deliquentes no recrutamento, assim como as forcas policais), eles sao treinados para lutar contra outras forcas armadas inimigas, em conflitos belicos bem determinados. Nao sao uma divisao anti-terrorista, nem tem uma experiencia de combate contra guerrilha urbana, como vemos historicamente por exemplo nas forcas armadas de Israel, e recentemente nas forcas armadas Colombianas.

A simples introducao do Exercito no lugar da policia incorreria numa serie de dificuldades operacionais e provavelmente causaria mais mortes de inocentes ainda, sem necessariamente ter melhores resultados.

Isso nao significa que esse contingente militar seja inutil nessa questao. Acho que sao possiveis acoes estrategicas conjuntas com a Policia, cuja experiencia acumulada nesse combate nao poderia ser negligenciada, sobretudo nas suas forcas especiais, podendo ser bastante eficazes num medio prazo.

Mas o sucesso desse tipo de operacao precisa necessariamente da restauracao da confianca na Policia, pois ela e a unica instituicao atualmente habilitada para lidar com esse problema.

Nao da para exigir que o exercito afaste a policia e mire canhoes nas favelas, sem com isso arcar com um numero de vitimas muito maior do que aquele registrado por operacoes policiais padroes.

A minha opiniao e a de que o Exercito (assim como a Marinha e a Forca Aerea, embora com contingentes bem menores) dispoe sim de um potencial humano enorme, e que apesar de alguns ratos da Escola Superior de Guerra, e formado em sua maioria de patriotas que dariam tudo de si para o cumprimento dessa complexa missao.

Contudo, qualquer operacao do tipo nao pode ser feita a revelia da policia. A policia e uma instituicao necessaria para a manutencao da seguranca civil interna. O Exercito e uma forca voltada para combater inimigos nacionais. As tentativas de usa-lo para conter a desobediencia civil e o crime, mesmo quando esse passa a tomar proporcoes de terrorismo e guerrilha, sao mal sucedidas pela incompreensao dessa diferenca fundamental. E preciso saber qual e o papel da Policia e qual e o do Exercito, quando eles devem agir e quando eles podem cooperar.

E o problema todo nao e de numero do efetivo, mas sim do erosao institucional da Policia. A Policia poderia dar conta desse problema, caso sua acao nao fosse limitada, tanto pelos problemas internos do seu sistema, como pela acao deliberada de organismos civis que visam dificultar o seu trabalho. O esforco maior deve ser no sentido de restaurar sua dignidade, o que nao significa fazer vista grossa para seus erros, mas oferecer meios para que ela opere e para que ela corrija seus erros e aperfeicoe-se, aplicando punicoes para os maus soldados e honrarias para os bons. O que se ve atualmente e um programa de desmoralizacao sistematica que apenas contribui para sua ineficacia e acelera o seu apodrecimento como instituicao.

"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Trancado