Botanico escreveu:Ô Najma, eu preciso antes alertá-la de uma coisa: sou um cara muito burro e com canais telefônicos muito estreitos, que fazem com que a ficha demore muito a cair. Daí então é bom ser clara e objetiva. Eu estou um tanto perdido com suas frases acima e não sei bem a que está se referindo.
"um centro espírita simples..." Bem, seria bom que nos restringíssemos ao caso da materialização de Uberaba, senão vamos divagar demais. Não sei a que centro espírita está se referindo, portanto.
"gente simplória..." Bom, gente simplória tem em todo lugar, é perfeitamente esperado que pessoas tenham pensamento agudo para x e obtuso para y... Mas os espíritas no momento levam ligeria vantagem. São o grupo religioso que contam com mais gente instruída proporcionalmente.
"um desejo imenso de que pelo menos alguma coisa de bom exista além da vida."... Bem, um desejo só não basta.
"A possibilidade de se comunicar com o "além" dando alento a gente sem muitas perspectivas..." Que gente é essa a quem se refere?
"uma revista lida nos quatro cantos do país e um público ávido por sensasionalismo barato..." Ah! Sim, mas quero lembrá-la de que não foram os espíritas que a procuraram e sim ela que foi atrás deles.

Uma revista tentando atingir um público ávido por sensacionalismo lança uma "campanha" difamatória contra o espiritismo, depois vai lá em um centro espírita, com gente simplória que acredita piamente que poderá fazer um grande serviço a favor de suas crenças "ajudando" a equipe jornalística a fim de fotografar os tais pretensos espíritos em ação... e, ajudando-os fazendo pose e se enchendo de paninhos, o resultado é um sonoro "OH, é TUDO de verdade!!". Pois bem... É sim... pelo menos as fotos podem ser consideradas autênticas por uma equipe de peritos, já que não houve montagem de laboratório... mas não se vê nenhum laudo pericial afirmando que as pessoas fantasiadas eram de fato espíritos materializados, certo? Ou existe algum laudo afirmando isso?

Botanico escreveu:
Ô Najma, dá pra ser mais objetiva, falar por si mesma e parar com as frases feitas?
Estou falando por mim mesma...

Botanico escreveu:
1) Antes de mais nada, NA CONCEPÇÃO DO ESPIRITISMO NÃO EXISTE O SOBRENATURAL. Portanto é óbvio que não existe nada de sobrenatural nas fotos, ou melhor, no objeto retratado nas fotos. Sacou?
Saquei... os panos não são mesmo sobrenaturais, muito menos as pessoas envolvidas por eles naquelas fotos. E sim, para o espíritismo a matéria é energia condensada, o perispírito é energia menos densa que a matéria... tudo "plasmado" pela mente do espírito.

Botanico escreveu:
2) Interesses satisfeitos e objetivos alcançados... Só os dos repórteres na ocasião. Falou você em estratégia de marketing... Olha, fosse eu o Chico, ou o Waldo ou qualquer um dos médicos eu iria querer a cabeça do marqueteiro empalhada para servir de peso de papel na minha mesa. Que pensaria você se fosse chamada de prostituta numa revista sensacionalista? E a seus amigos de canalhas, escroques e gângsters?
O mesmo que eu penso quando me chamam disso por aqui: eu não sou prostituta, não dou nada meu para obter ganhos sejam eles materiais ou favores trocados. Agora nem por isso eu aceitaria participar de uma sessão de fotos a fim de desmentir o que foi falado sobre mim enquanto se enaltece a profissão de prostituta com o único fito de fazer o RV ser mais lido...

Botanico escreveu:
3) Pessoas sem senso crítico... Sabe, Najma, quando fui convidado para participar do debate lá na Távola Redonda, eu estava feliz da vida pois agora sim iria conversar com pessoas cheias de senso crítico e que me mostrariam a falência científica do Espiritismo e dos cientistas envolvidos com eles, mas com base em argumentos sólidos e bem construídos... Viajei na maionese. Não me trouxeram um só argumento que me fizesse ver que os mais de 200 cientistas que investigaram esses fenômenos malucos ao longo de mais de 80 anos estavam errados, nem onde e nem como.
Ou você não quis "ver"... o que eu acho mais plausível de ter ocorrido. Senão veja: há pelo menos um ano eu vejo este assunto vindo à baila com você sempre se recusando a aceitar que os panos são panos e que houve forja do fenômeno...
Você tem como provar que o ectoplasma existe? Se tiver, ótimo. Eu nem nenhum outro cético tem como provar que ele não existe, só observar as evidências. Se todas as evidências disponíveis apontam para a não existência de ectoplasma, eu e meus amigos céticos podemos dizer que ele não existe e é finda a questão para nós. Agora, se você afirma que ele existe, é você quem tem que vir com as provas incontestes de que o fenômeno é real e está tudo resolvido. Não importa se 200 anos de pesquisas no assunto nos observam impassíveis e sem respostas contundentes...
Botanico escreveu:
E o pouco senso crítico beneficiaria os repórteres, pois eles diziam que tudo era fraude e sabe como é a fé do povo... Hoje as pessoas têm tanto senso crítico como naqueles tempos e nos tempos ainda mais antigos.
Nem tanto. Atualmente há mais gente com os olhos mais abertos se fazendo ouvir por mais gente. Aquelas fotos não passam como autênticas fotos de materialização a não ser para quem quer crer que são isso e não uma montagem barata e cheia de falhas... Faça o teste você mesmo. Entre em qualquer fórum, mesmo um escrachadamente "quântico" e você verá que nem todos os mais crédulos em qualquer patuscada conseguem engolir aquelas fotos como materialização autêntica...
Botanico escreveu:Najma escreveu:SE fossem fotos retratando aparições verdadeiras, teriam sido verdadeiras naquela época e agora porque a verdade não se amolda aos costumes, ela é e cabe a nós irmos em seu encalço e não simplesmente acreditarmos que fulano "jamais mentiria", ou "eles não tinham motivos para mentirem e por isso as fotos estão retratando eventos sobrenaturais que realmente ocorreram", etc...
Mas Najma, há quase 2000 anos um juiz perguntou ao suposto filho do Divino o que era a verdade e ficou sem resposta. O que é a verdade? Como vemos a verdade? Como SENTIMOS a verdade? E quem é o DONO da verdade?
Para os repórteres a verdade é que aquilo tudo foi fraude. Não que eles tivessem descoberto fraude alguma, mas TINHA QUE SER FRAUDE, pois senão seu trabalho estava perdido. David Nasser, o diretor do Cruzeiro não aceitaria publicar nada a favor do Chico ou do Espiritismo. Publicar que foi um fenômeno autêntico não traria prestígio nenhum aos repórteres pois não seria uma reportagem escandalosa e sensacionalista. Tal como tenho ouvido tanto os céticos dizerem por aqui, eles certamente teriam sido enganados de algum jeito.
Ir ao encalço da verdade? E quem quer ir? Falei ao APODman para que fosse atrás dos repórteres ainda vivos, do Jorge Rizzini, do Waldo Vieira, que coletasse as reportagens e o que se escreveu sobre o caso e, juntando tudo isso fizesse o seu parecer favorável ou contrário. Mas enfim, um parecer com base num trabalho bem feito. Ele não gostou da minha sugestão.
Falou você em fotos retratanto materializações verdadeiras e que se fosse o caso seriam verdadeiras ontem e hoje... Desculpe-me, mas não entendi nada.
Aqui eu tenho visto proclamações enfáticas de que a respeito desses assuntos, fotos, filmes, vídeos, relatos, testemunhos, experimentos, etc e tal NADA PROVAM CIENTIFICAMENTE (e nem cientificamente também). Ou seja NÃO PROVAM COISA ALGUMA. E diante disso, Najma, eu não sei onde lhe mostrar a verdade, pois se TUDO O QUE SE FIZER PARA REGISTRAR OS EVENTOS, NUNCA PROVARÃO COISA ALGUMA, ENTÃO SEI LÁ... Acabou história, morreu vitória.
TINHA QUE SER FRAUDE... mas OH, foi verdade porque as fotos são autênticas... como eu já expliquei acima, são autênticas do ponto de vista pericial porque não são montagens. São fotos de cenas forjadas e ninguém em sã consciência afirmará o contrário até hoje... Esta é, do meu ponto de vista a única verdade plausível. Com que finalidade a forja foi montada, eu já expliquei quando falei sobre o marketing... e quando fiz a analogia com a profissão de prostituta.

OPS... agora me ocorreu uma pergunta pertinente: Você prefere acreditar que as fotos com o Chico são materializações de espíritos só porque os panos não foram levados para análise junto com as fotos?
Beijos