Apo escreveu:Não. O medo é real. Para que fugir para outra realidade em vez de elaborar o medo?
E mais: por que a religião ou o misticismo são a única saída?
E quem disse que a religião é fuga da realidade?
Tenham certeza de que foge da realidade quem pensa isso...
Depende do que entendo por religião e misticismo, existem coisas como a Yoga, algo não propriamente religioso que ensina o mesmo e é tido como um tipo de filosofia espiritualista.
A questão é existir um meio que ensine as mesmas praticas, como jejuns, meditação, etc...
De fato, parte da pratica, uma vida ascética, é recomendada e elogiada por alguns filósofos e artistas, fica faltando então uma forma de meditação, algo que pode ser conseguido em algumas artes, como a dança, por exemplo.
Ou seja, a necessidade real consiste apenas em um meio de informação para que se possa dar inicio a pratica, e, esse meio de informação, atualmente só encontrei na religião ou na yoga... mas não é preciso nenhuma igreja se é isso que pergunta.
Apo escreveu:Por que podem e devem ser controladas através de religião? Por que não através de outras coisas mais saudáveis?
O controle se da através de praticas ensinadas nas religiões, não através "da religião".
E são ensinamentos bastante saldáveis.
Se conhece outro meio que proporcione os mesmos resultados... me avise... do contrario, por enquanto só teremos mesmo essas fontes de conhecimento ensinando isso.
Apo escreveu:Por quê? Fé no quê? Tente curar uma doença mental com fé e veja no que dá.
A fé não precisa curar uma doença mental, para permitir o controle dos medos e desejos em uma pessoa normal.
Seria como eu dizer que a aspirina curador de cabeça e você me mandar tomar uma para curar doenças mentais... eu disse que ela serve para uma coisa, não para a outra.
Apo escreveu:De novo, dando uma expert no assunto. Tá de sacanagem né? Só pode...
Sim, feijão com arroz.
E você continua não entendendo e negando o feijão com arroz...
Apo escreveu:Controlando a razão e mantendo a mente quieta, elimina-se esse mecanismo todo, inclusive a ansiedade e desejo.
Mentira. Algumas pessoas elaboram de um jeito, outras de outro. Algumas ficando quietas e outras procurando aumentar a adrenalina, descarregando, fazendo algo bem agitado, usando a mente de forma produtiva.
Se você precisa ficar como um monge sentado no chão, ótimo. Mas não imagine que com todo mundo é igual. Porque não é.
Você apontou formas de "lidar" com isso, não de controlar essas coisas.
Reagir a isso tudo, você pode fazer de varias formas, controlar a mente, necessita inevitavelmente de fé.
Apo escreveu:HAHAHAHAHA...eles nao cansam sempre dos mesmos clichês. Como pode???
Quem lhe disse que já não experimentei tudo isto? Que coisa mais boba, NadaSei! Para com isto, meu filho. É mico.
Se conhece-se isso, não estaria agindo dessa forma e tentando negar o fato.
Apo escreveu:Realmente. Fé é não pensar, não questionar, não querer saber, esquecer, renegar. Nada mais que isto. Pelo aqui concordamos.
Realmente é óbvio que não da forma como você coloca.
Alias, muito pelo contrario, as pessoas dizem erroneamente que quando alguém faz uma besteira, ou não tem muita racionalidade, então não pensa... isso é um engano, as pessoas pensam o tempo todo, mas pensam em coisas sem importância, ou caem em erros de raciocínio, negam o que desconhecem, tiram conclusões de coisas que não temos como "concluir"... mas todas pensam.
Só que pra "pensar" direito, é preciso controle mental, controle da razão, algo que sem a fé não se pode controlar ao máximo.