Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Tranca
Gênero: Masculino

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Tranca »

Momento Pantanal:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Assista a seguir, caro telespectador, a continuação da discussão anterior.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Johnny

Mensagem por Johnny »

Minha esposa parecia muito com a Juma...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Crentes gostam mais de coisas bregas que misturam natureza ( flores, borboletas, rios) com lacinhos de fita, corações, crianças com olhar lacrimejante, olhares azuis focados ao infinito ( ou para baixo ou para cima , nunca em frente, altivo) e alguns bambizinhos pulantes. A breguice chega e domina. :emoticon1:

Festas de 15 anos, casamentos, batizados e comunhão, têm que ter crianças, moçoilas virgens e velhas com vestidos prá lá de mau-gosto, flores vermelhas ( de plástico é legal ), tiarinhas e coroas de princesa ( de strass bagaceiro ) e nunca ombros de fora ( tem sempre um chalezinho por cima). Coisa triste... :emoticon11:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:Minha esposa parecia muito com a Juma...

Outra esposa?
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:

Outra esposa?

Como assim, outra? :emoticon5:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fayman

Mensagem por Fayman »

Beleza. Antes que vc despeje seu blá blá blá estatístico (como é comum a físicos), questões:

Reli minha postagem para ver se havia cometido algum engano ou usado palavras inadequadas ou mesmo, agressivas, mas por tudo o que pude perceber, eu lhe questionei numa boa. Agora, se você está nervoso, se algo te incomoda ou você não sabe o que fala, não tenho culpa, então, por favor, não me venha com este tipo de resposta imbecil!! Se você não tem argumento para discutir... não discuta!

1 - Você sabe que um dos livros mais utilizados nos cursos de graduação de engenharia (aquele do Van Wylen e do Sontag) pergunta porque o universo chegou a um nível de entropia baixo? O livro está errado?

Desculpe-me, mas QUAL curso de graduação de Engenharia? Mas enfim, isso não importa, era somente curiosidade, mesmo. Quanto ao livro específico citado, eu teria de ver como esta colocação é feita. Contudo, vale uma ressalva pertinente: livros de Física 1, 2, ou seja o que for, básicos e primários, comuns aos cursos de graduação em Engenharia, Física e vários outros cursos, ao que me consta, NÃO tratam em disciplina de questões como Modelos Cosmológicos.

Mas seja como for, para que fique claro: qualquer pessoa que diga, afirme ou questione algo sequer semelhante a “porque o UNIVERSO chegou a um nível de entropia BAIXO?” (veja bem, eu disse QUALQUER pessoa, seja físico ou padre), está falando asneira e lhe explico porque: não há qualquer modelo ATUAL sobre o Universo que conjecture um baixo nível de entropia para ele em momento algum. Para uma explicação didática, veja O Tecido do Cosmo, de Brian Greene (lembre-se, eu disse que é um bom livro didático, não um tratado de Cosmologia).

Em tempo: QUALQUER pessoa que conjecture que o chamado “início” do Universo possuía um baixo nível de Entropia, está se baseando em modelos desatualizados em pelo menos 60 anos!! Há modelos cíclicos onde a Entropia maximizada de um determinado estado do Universo diminuiria, o que também não significa nível de BAIXA ENTROPIA.

Só para não incorrermos em perda de tempo, de uma maneira bem simplificada: a Entropia do Universo como um todo começou ALTA, mas isso não significa que era Entropia Máxima (se fosse, não seria possível termos qualquer processo). Contudo, não foi nenhum valor especial, baixo e finamente regulado.

Todos os processos, de lá para cá, só aumentaram a Entropia do Universo. Agora, isso NÃO IMPLICA que sistemas Locais e Abertos possam ter a Entropia diminuída, às custas do aumento da Entropia Geral do Universo! Para tanto, se também lhe interessar, pesquise sobre “Entropia de Sistemas na presença de Campos Gravitacionais”. Você irá descobrir que a Termodinâmica Básica, que se aprende em graduação de Engenharia, Física, etc, deixa de entrar em detalhes bastante pertinentes e peculiares, até mesmo por que... são cursos básicos!!

(A origem é qualquer momento anterior a agora)

Esta frase não tem o menor sentido. Não entendi o que vc quis dizer com isto.

Vc poderia refutar meu modelo matemático tosco de evolução?

1- Você tem um Modelo Matemático da... Evolução?? :emoticon38: :emoticon19:

2- Não discuto sobre Evolução porque não é minha área, e não costumo falar sobre o que desconheço.

3- Mas afinal, o que isto tem a ver com o que estamos discutindo? Pelo que me consta, falávamos sobre Termodinâmica, Entropia e Modelos Cosmológicos, uma vez que você mesmo citou-os em seu post. Eu jamais iria misturar os dois assuntos, afinal, tem-se que ser muito orelha para misturar Física com Evolução, não?

A propósito, já que você citou um livro explicitamente, você poderia, por favor, aproveitar e listar quais livros (no plural, como no original!!) de TERMODINÂMICA relaciona este INEXISTENTE baixo nível de Entropia do Universo à possível existência de um criador? Creio que todos por aqui estão curiosos a respeito.

Ah, sim, não vi onde está a estatística deste meu blá blá blá!! Você poderia apontá-la?
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:

Outra esposa?

Como assim, outra? :emoticon5:

Parecia...quando mais jovem?
Imagem

Fayman

Mensagem por Fayman »

Puta Merda, um engenheiro que não sabe o que é teoria da complexidade?

He he, imagina se por qualquer ACASO, a Mecânica Quântica entrar na discução!! :emoticon12: :emoticon12:
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Fayman escreveu:

He he, imagina se por qualquer ACASO, a Mecânica Quântica entrar na discução!! :emoticon12: :emoticon12:

Fala, Nelsão! Como é que cê tá, sumido?
Tabalhando muito?
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Tenho medo do doutorado em Engenharia que este cara fez. Ele até agora não disse em que universidade foi. E nem que Engenharia. Pelo menos, eu não vi.

Se pelo menos ele escolheu uma boa universidade e conseguir separar o joio do trigo, vá lá...
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Apo escreveu:Tenho medo do doutorado em Engenharia que este cara fez. Ele até agora não disse em que universidade foi. E nem que Engenharia. Pelo menos, eu não vi.

Se pelo menos ele escolheu uma boa universidade e conseguir separar o joio do trigo, vá lá...

Isso se ele fez faculdade mesmo, né?
Sacumé! Tem muita gente que mente aqui na net.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Lúcifer escreveu:
Apo escreveu:Tenho medo do doutorado em Engenharia que este cara fez. Ele até agora não disse em que universidade foi. E nem que Engenharia. Pelo menos, eu não vi.

Isso se ele fez faculdade mesmo, né?
Sacumé! Tem muita gente que mente aqui na net.

Olha, nem quis cogitar a mentira. Mas pode ser mesmo que nem tenha concluído o segundo grau. O cara escreve mal prá cacete!
Imagem

Fayman

Mensagem por Fayman »

Código: Selecionar todos

Fala, Nelsão! Como é que cê tá, sumido?
Tabalhando muito?

Fala, Lúcifer!

Na realidade, escrevendo muito. No próximo trimestre deve sair meu novo livro, Os Guardiões do Tempo, uma fantasia de ficção, com muita aventura, suspense e humor, envolvendo um mistério no Tempo e no Espaço. Nesse meio tempo, já concluí mais um livro e estou na metade de outro, estes dois últimos de terror, ao estilo de Relâmpagos de Sangue.

Também mantenho, revezando com dois outros autores, o Fontes da Ficção, onde já foram postadas três partes de minha minissérie O Portador da Luz

Quanto a trampo, tô mesmo é procurando recolocação, mas não está fácil. Estou quase apelando para criatividade e abrindo um carrinho de hot dog, e brindando os clientes com Considerações Filosóficas da Mecânica Quântica, afinal, dizem que Cultura e Comida dão dinheiro!

Mas ando sumido, sim. Hoje acabei dando uma passada e vim parar neste tópico.

Abraços!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

famado

Mensagem por famado »

Feyman

Vc escreveu muito. Vamos objetivamente. Vou postar o que está escrito no livro Fundamentals of Classical Thermodynamics, J. Van Wylen e Richard E. Sonntag, Cap 7, item 7.16 " ... Se a segunda lei é válida para o universo (não sabemos, é claro, se o universo pode ser considerado como um sistema isolado) como é que ele chegou ao estado de entropia baixa? Na outra extremidade da escala, se todos os processos conhecidos por nós estão associados a um aumento de entropia, qual é o futuro do mundo natural como o conhecemos?
...Os autores enxergam a segunda lei da termodinâmica como a descrição pelo homem do trabalho anterior e contínuo de um CRIADOR, que tb possui a resposta para o destino futuro do homem e do universo"

Bem isso aí está escrito em um livro que é utilizado pelos estudantes brasileiros desde os anos 70 até hoje. Inclusive, na PUC do Rio, na UFRJ e no IME, em cursos de graduação ao doutoramento. Os autores são do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Michigan, EUA.
favor comentar.

Bem, quanto ao meu modelo, imagino que possa entendê-lo perfeitamente, poderia comentar? Não precisa entender de evolução, só de matemática.

Ah, e para que saiba, antes de vossa mercê chagar por aqui, estávamos discutindo evolução.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Fayman

Mensagem por Fayman »

He he, “vossa mercê “ foi ótimo. Noto que você está de bom humor.

desde os anos 70 até hoje. Inclusive, na PUC do Rio, na UFRJ e no IME, em cursos de graduação ao doutoramento.

Ok, você apresentou 3 universidades, embora acho muito difícil ter um livro que trate apenas de Termodinâmica Clássica e que abranja da graduação ao doutoramento, até porque este último é bastante específico, enquanto que na graduação é mais generalista, inclusive com matérias específicas, afinal, não se estuda Termodinâmica em todos os anos da graduação e doutorado em Termodinâmica Clássica deve andar meio que fora de currículo para qualquer um (não confundir com doutoramento em Caldeiras, Refrigeração, etc, mas ok, digamos que seja um dos livros recomendados). Afora, é claro, nem vou comentar a afirmação de que ele é utilizado desde os anos 70!! Só aqui haveria dezenas de restrições, mas tudo bem, digamos que estes sejam detalhes que podemos deixar de lado. Não quero invalidar a referência por estas questões.

Se a segunda lei é válida para o universo (não sabemos, é claro, se o universo pode ser considerado como um sistema isolado) como é que ele chegou ao estado de entropia baixa?

Aí é que está, Famado. É impossível entender exatamente o que os autores querem dizer com esta afirmação. É difícil crer que eles “confundem” ordem e desordem no sentido macro com o sentido termodinâmico.

Sei que no Club Cético, estas questões foram amplamente debatidas (alguém colocou o link por aí) e não vou me estender mais, sendo repetitivo. Mas há algumas considerações que lá não chegaram a serem feitas. Perceba que como o título diz, o livro se refere a Termodinâmica Clássica. Contudo, quando se fala sobre Entropia do Universo, existem considerações Cosmológicas que devem ser levadas em conta. Em outras palavras, embora o exemplo do refrigerador que, enquanto gela a água, na parte de traz, um trocador de calor (sim, aqueles tubos que vão e vem é um trocador de calor) aquece o ar do ambiente, é bastante didático para explicar Entropia de uma maneira básica, não serve como exemplo para discutir a Entropia do Universo. É necessário se levar em conta a Expansão do Universo, entre outras coisas.

Quando postei a referência do livro do Brian Greene, não fiz apenas por se tratar de ser um livro voltado a leigos, mas sim, porque ele faz uma análise muito mais profunda. De fato, escrevi (e escrevo) bastante porque procuro não deixar margens a dúvidas, ou ao menos, tentar explicar o melhor possível. Contudo, estamos em um fórum de Internet, assim como no C.Cético, e de uma maneira geral, há a tendência a ser mais simplista nas respostas.

Seja como for, enquanto alguns modelos tomam o início do Universo como um estado de baixa Entropia (talvez seja a isso que os autores se referem, não dá para saber somente pelo trecho exposto), e o mesmo se deu com aqueles que lhe responderam, e até aí, não há discordância. Em tais modelos, o Universo possuía baixa Entropia e de lá para cá, só aumentou. Vale ressaltar que já no C.Cético haviam lhe chamado a atenção que há uma diferença entre o que é Entropia Global do Universo (considerado como um sistema fechado) e Entropia Local de sistemas abertos (um planeta, uma estrela, um sistema solar, uma galáxia, etc), coisa que também fiz aqui. Imagino que isto esteja claro. Se não estiver, nem adianta continuar.

Mas o que quero chamar a atenção é que existem outros modelos, onde a Entropia no início do Universo é tão alta quanto será no final do Universo. É fácil de entender? Não, não é. O mérito de O Tecido do Cosmos é abordar estes modelos em uma linguagem compreensível.

Colocar aqui todas as considerações de Greene sobre esses modelos seria impraticável, daí a referência para vc ou qualquer um dar uma olhada. Em tendo tempo, vou reler os diversos capítulos e postarei um apanhado aqui, se for possível resumir.

Apenas quero deixar claro que, considerações sobre a Entropia do Universo não se presta à aplicação da Segunda Lei e fim (tal qual o refrigerador). Deve-se levar em conta fatores Cosmológicos, além da Expansão do Universo, o Modelo de Espaço-Tempo decorrente das equações da Relatividade Geral, a distinção entre Passado e Futuro (se existir), bem como a chamada Flecha do Tempo.

Só para você ter uma pequena idéia, no final da Nota 1, de um total de 20 notas em 7 páginas (estou falando somente das notas de um único capítulo, o seis!), temos:

“A assimetria temporal das coisas (em última instância, a Entropia) depende de condições especiais no início da História do Universo, o que liga a Seta do Tempo a aspectos da Cosmologia”

...Os autores enxergam a segunda lei da termodinâmica como a descrição pelo homem do trabalho anterior e contínuo de um CRIADOR, que tb possui a resposta para o destino futuro do homem e do universo"

Esta é a OPINIÃO dos autores, não FATO decorrente das equações. Para mim, é um absurdo o fato de os autores não saberem uma resposta (em alguns modelos, um ponto crucial) e escreverem em um livro de Física que eles acham que é por causa de uma crença. Não consegui abrir o site do IME, que imagino ser o Instituto Militar de Engenharia. Por acaso ele também é no Rio de Janeiro, onde um ANALFABETO, que sequer sabia a fórmula da água, quis obrigar as escolas públicas a ensinar criacionismo? Também não me admira uma universidade católica adotar um livro que traga este tipo de adendo.

Esta observação em um livro de Física é tão idiota quanto alguém publicar uma bíblia com o destaque de que o modelo cosmológico ali apresentado não bate com as observações!!

Quanto ao seu modelo, não sei se me encorajo. Já vi cada coisa por aqui. Um dos mais pitorescos foi que, de acordo coma Mecânica Quântica, havia uma probabilidade diferente de zero do Universo ter começado a partir de um Mustang cor de rosa!! Mas sei lá, posta aí; se tiver oportunidade e tempo (e entender alguma coisa) posso comentar.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

Ah, e para que saiba, antes de vossa mercê chagar por aqui, estávamos discutindo evolução.

Perfeito. Eu apenas respondi às citações sobre Entropia e Termodinâmica. Como comentei, difícil crer que alguém misturaria as duas coisas!

Ah, sim, he he, você ainda deve o(S) livro(S) (atente para o plural!!) de Termodinâmica que relacionam “o baixo nível entrópico do universo à possível existência de um criador”!! :emoticon26:

Adendo: ENTROPIA, ORDEM E DESORDEM

De maneira simplificada e corriqueira, costuma-se designar Entropia como a medida da Desordem. Desse modo, é comum associar-se Baixa Entropia a Ordem e Alta Entropia à Desordem.

Contudo, a esmagadora maioria esquece de um detalhe que não tem nada de pequeno: medida da Desordem... TERMODINÂMICA!!

Para aqueles não vêem diferença nas duas afirmações, vejamos aquele nosso velho problema, valendo meio ponto na... Média, como das vezes anteriores!! :emoticon45:

Sistema 1: Temos um escritório impecavelmente limpo, sem um único grão de poeira, mas com algumas folhas de papel espalhadas por sobre a mesa, junto com uma caneta e lápis, e uma gaveta esquecida aberta.

Sistema 2: Temos uma Taba Indígena, com todos os objetos exatamente nos devidos lugares. Contudo, a chão é de terra batida, e portanto, todos os locais apresentam poeira.

Pergunta 1: Qual o valor da Entropia em cada sistema?

Pergunta 2: Em qual sistema a Entropia é maior?

Para aqueles que ainda têm dúvidas, basta resolver o problema!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

famado escreveu:Bem, quanto ao meu modelo, imagino que possa entendê-lo perfeitamente, poderia comentar? Não precisa entender de evolução, só de matemática.

Nós estávamos discutindo evolução??
Que piada.
Mas diga aí. Como sua formula matematica explica a diferença de formato dos narizes das pessoas de pigmentação "branca", negra e "amarela", já que ela não serve pra exclarecer a diferença de pigmentação de pele das pessoas.
Como você já havia afirmado que não existe evolução, continuo esperando a sua resposta para as minhas perguntas.
Já que existe tantas diferenças entre eles, prove que não houve evolução na espécie humana, se for capaz!
Pergunta de numero 8!!
Imagem

famado

Mensagem por famado »

Fayman escreveu: Para aqueles não vêem diferença nas duas afirmações, vejamos aquele nosso velho problema, valendo meio ponto na... Média, como das vezes anteriores!! :emoticon45:

Sistema 1: Temos um escritório impecavelmente limpo, sem um único grão de poeira, mas com algumas folhas de papel espalhadas por sobre a mesa, junto com uma caneta e lápis, e uma gaveta esquecida aberta.

Sistema 2: Temos uma Taba Indígena, com todos os objetos exatamente nos devidos lugares. Contudo, a chão é de terra batida, e portanto, todos os locais apresentam poeira.

Pergunta 1: Qual o valor da Entropia em cada sistema?

Pergunta 2: Em qual sistema a Entropia é maior?

Para aqueles que ainda têm dúvidas, basta resolver o problema![/color]

O que posso dizer é que para lhe dar a resposta, preciso de um referencial inicial. Passado algum tempo, a entropia terá aumentado e poderemos media a diferença S2-S1 de cada local. Para que ela abaixe, alguém tem que ir lá a arrumar as coisas.

Quanto ao seu comentário do livro, vc se delongou muito. Afinal, o livro está errado, a tradução está errada, ou vc não sabe?
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Fayman

Mensagem por Fayman »

Quanto ao seu comentário do livro, vc se delongou muito. Afinal, o livro está errado, a tradução está errada, ou vc não sabe?

Eu me alonguei porque o assunto não pode ser tratado com leviandade, mas pelo visto, você não se deu o trabalho de ler minha resposta.

Fui bem claro na resposta: em relação à frase “como é que ele chegou ao estado de entropia baixa?” não dá para saber a que os autores se referem. Há modelos onde o Universo apresenta uma baixa Entropia em seu início; outros mais atuais, onde apresenta uma Entropia enorme. Portanto, não tem sentido dizer que o Universo “chegou” a um estado de baixa Entropia.

Caso não seja em relação a isto que eles se referem, e sim, que para eles, o fato de terem surgido aglomerações tais como planetas, estrelas, galáxias, etc, e com isso, eles entendem que o Universo “se ordenou” e portanto, diminuiu sua Entropia, eles estão falando uma
ASNEIRA SEM TAMANHO, motivos de risos de qualquer estudante de pré-primário de Física!

Satisfeito com esta resposta? Ela está clara?

preciso de um referencial inicial

Pra quê?

Passado algum tempo, a entropia terá aumentado

Por que? Quem disse? Você sabia que existem processos chamados de Isentrópicos, onde a Entropia é CONSTANTE, ou seja, ela NÃO aumenta?

poderemos media a diferença S2-S1 de cada local

Não foi pedida a diferença e sim o valor da Entropia em cada sistema. Se apesar de tudo o que escrevi em minha postagem, você (e aparentemente os autores desse livro) entendem Entropia baixa = Coisas Ordenadas, você não terá dificuldade de aplicar a fórmula do livro e calcular a Entropia!

Para que ela abaixe, alguém tem que ir lá a arrumar as coisas

Mas é aqui que você se engana e é isso que estou querendo lhe mostrar.

De modo simplista, Entropia pode ser definida como a “capacidade de realizar trabalho”. Em outras palavras, sempre que realizamos trabalho, aumentamos a Entropia do meio. De fato, tomarmos um quarto bagunçado de um adolescente. Certamente, alguém tem de entrar lá e arrumar as coisas. Quando concluir, note que tudo estará ORDENADO conforme uma determinada convenção, mas para tanto, foi necessário REALIZAR TRABALHO! A pessoa despendeu energia, suou, agitou as moléculas do ar, etc.

O que obtemos? Um quarto arrumado, com uma Entropia maior do que antes, pois
Entropia está associada a Ordem Termodinâmica e não a “ordenação de coisas”!

Perceba que, se eu despender a mesma quantidade de energia de antes, só que agora, em vez de arrumar, vou desarrumar ainda mais, o trabalho realizado é o mesmo! O que temos no final desta situação? Um quarto muito mais desarrumado, com as coisas muito mais bagunçadas, mas com o mesmo valor final de Entropia do quarto arrumado, uma vez que o Trabalho Realizado, ou Energia Despendida no ambiente foi exatamente a mesma!! Em ambos os casos, a Entropia final é MAIOR que a inicial, pouco importando se no resultado final, as coisas estão nos seus devidos lugares ou completamente bagunçadas.

Entendeu?

Por mim, você pode ficar com sua fé, se lhe faz bem. Agora, se precisa justificá-la através da Física, então utilize a Física corretamente, e não faça uso de equívocos, enganos e engodos!

Só não compreendo uma coisa: você cita curso de Engenharia (já disseram que você é engenheiro, não sei) e um livro adotado em universidades. Contudo, isto que estou expondo é básico, é Física de colégio!! Como você não sabe isto?
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Nelson, você matou o cara. Putz.
A propósito, não repare se ele perguntar a sua idade.
Ele já fez isso comigo e com outros daqui.
Sei lá, vai ver que é feitiche dele.
Ou ele pensa que idade é sabedoria.
Abraços.
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Fayman escreveu:3- Mas afinal, o que isto tem a ver com o que estamos discutindo? Pelo que me consta, falávamos sobre Termodinâmica, Entropia e Modelos Cosmológicos, uma vez que você mesmo citou-os em seu post. Eu jamais iria misturar os dois assuntos, afinal, tem-se que ser muito orelha para misturar Física com Evolução, não?

Já não é mais :emoticon13:

Existe um modelo em Biologia Evolutiva que utiliza as mesmas regras da expansão dos gases, ele foi bem aceito pq é mais realista que uma análise de Monte Carlo e você ainda pode inferir inércia (no caso, seria uma pressão seletiva, mas a força funciona da mesma forma).

Pelos os físicos da minha família adoram gostam desse modelo :emoticon36:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Fayman escreveu:

Nem brinca, seria o pesadelo :emoticon36:

A propósito, espero que o livro esteja tão bom quanto o primeiro :emoticon45:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Fayman

Mensagem por Fayman »

Existe um modelo em Biologia Evolutiva que utiliza as mesmas regras da expansão dos gases, ele foi bem aceito pq é mais realista que uma análise de Monte Carlo e você ainda pode inferir inércia (no caso, seria uma pressão seletiva, mas a força funciona da mesma forma).

Oi, Suyndara!

Eu já ouvi alguma coisa a respeito, mas não cheguei a ler nada mais profundo. Já não consigo nem me manter atualizado em algumas áreas da Física, imagina se partir para outras Ciências, mas é sempre bom ser lembrado desses fatos.

He he, mas no caso, o comentário foi dirigido para aqueles que “abusam” da Segunda Lei como medida de “ordenação de objetos” para justificar a necessidade de ter dado na veneta do todo poderoso estalar os dedos e... “aqui estamos nós”!! Sabe como é!

A propósito, espero que o livro esteja tão bom quanto o primeiro

Ôpa, você leu ANJO A Face do Mal, então? Fico contente que tenha gostado. Na comunidade do orkut, ANJO A Face do Mal há um tópico onde um professor da UNICASTELO faz uma análise impressionante do livro, que por sinal, virou projeto de Pesquisa Acadêmica, podendo se tornar tese de mestrado. Para quem for olhar, cuidado que há spoilers.

E Relâmpagos de Sangue, chegou a ler?

Já o novo livro, Os Guardiões do Tempo, é uma fantasia de ficção, com muita aventura, suspense e humor, onde se deve desvendar um mistério através do Tempo e do Espaço. Quem fez leitura prévia amou os personagens, algo assim como Harry Poter. Vamos ver no que irá dar.

E nesse meio tempo, já concluí mais um e estou na metade de outro, estes dois voltados ao terror. Ah, ANJO A Face do Mal esgotou na editora. Devo negociar para o ano que vem uma nova edição.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

A propósito, mantenho o blog Fontes da Ficção com dois outros escritores, onde nos revezamos nas postagens. Já foram publicadas três partes de mina minissérie O Portador da Luz. Quem tiver um tempo, dê uma passada e deixe um comentário. He he, você precisam conhecer o religioso que há na história. :emoticon13:

E aproveito para convidar a todos para o II Fontes da Ficção, dia 29 de novembro, sábado, das 14:30 às 16:30h, na Livraria Martins Fontes, Avenida Paulista, 509 (em frente ao Metrô Brigadeiro). Estacionamento conveniado: R. Manoel da Nóbrega, 95, com a primeira hora gratuita.

Neste segundo encontro, o tema será As Origens da Literatura Fantástica.

Todos serão muito bem vindos.

Abraços!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

Nelson, você matou o cara. Putz.

Bom... escrevo quase um livro e a única resposta que recebo é que me estendi demais! E ainda tenho de repetir o que já havia escrito?

Mas será que fui claro desta vez? Acho que agora não dá para continuar tendo dúvidas.

A propósito, não repare se ele perguntar a sua idade.

E eu falo o quê? Que tenho 12 anos? É... acho que 12 anos tá de bom tamanho para o nível desta discussão, não? :emoticon12: :emoticon12:
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Trancado