Qual a proposta do ateísmo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:E Paulo também disse "a sabedoria deste mundo é loucura".
Isto significa que quem usa a lógica e a razão está errado e que temos que acreditar sem entender.
Paulo também disse que a verdade era a doutrina dele e que, se os anjos dissessem outra coisa, deveriam ser ignorados.
O único evangelho que Paulo pregou foi o amor. Leia todas as suas cartas e vai se convencer disto.

"Amor" é uma palavra sem sentido. Já me foi dita tantas vezes que virou ruído de fundo.
"Amor" significa o que cada um quer que signifique.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu: A religião tem uma proposta de tirar o homem da velha natureza e mostrar um caminho de paz, amor e solidariedade ao passo que o ateísmo afasta o homem de Deus.

O ateísmo não afasta o homem de Deus. Não é possível afastar alguém de algo que não existe.
A religião tem a proposta que cada um acha que ela tem.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Acauan escreveu:Como ateísmo em si, não.
Não há substância no ateísmo em si para influenciar comportamentos morais.
Ideologias nas quais o ateísmo é um dos componentes podem gerar tal influência, mas aí estaremos falando em adeptos destas ideologias e não em ateus.
Vamos a definição de ideologia:
[color=#FF0000]Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo
No mais, religiosos em geral são muito flexíveis quanto à moral pregada por suas religiões, para se dizer o mínimo.
Os cristãos não viram o menor problema em ter escravos durante séculos, mesmo com sua religião pregando o amor ao próximo,
Os escravos dos homens de Deus eram tratados com humanismo e todo respeito e não como fazia os egípcios e outros povos...
assim como mesmo a esmagadora maioria população sendo religiosa, ainda temos índices de violência e corrupção altíssimos, sendo irreal atribuir isto ao ateísmo.
Como expliquei que a religião não vai acabar com a violência, mas vai dimunuir consideravelmente.
Como disse, o que certos religiosos não admitem é que pessoas decentes podem ser religiosos decentes ou ateus decentes.
Ateus e religiosos, por si só, podem ser qualquer coisa.
Observo claramente que voce quer defender alguns ateus bons e inclusive estaria citando sua pessoa. É claro e evidente que algumas pessoas não são religiosas e vivem a sua vida alí trabalhando, dedicando a sua família e tentando sobreviver da maneira mais boa possível. Quanto a isto não discuto e lhe dou plena razão.
Como mostrei acima um conjunto de idéias(ideológica), parte de uma raiz ateísta que afasta o homem de Deus. Sem a religião e temor a Deus a violência tende a aumentar.
Se voce não concorda me explique porque?
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

O ENCOSTO escreveu:Jesus manda para o inferno qualquer um que não acredite nos seus ensinamentos.
O que Jesus pediu qualquer um pode fazer. Amar a Deus e ao seu semelhante.
Existe alguma coisa neste mandamento que não podemos fazer? Seja sincero!
Praticar a bem e a solidariedade não é uma obrigação ou um dever de todo cidadão humano?
Se praticar o bem faz bem, porque não termos um amigo como Jesus?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Se voces não acham que o ateísmo não aumenta a violência eu gostaria de ter uma explicação.

Dois textos:
viewtopic.php?f=1&t=17973&p=358638

e

http://ateusdobrasil.com.br/artigos/com ... -religiao/

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Jesus manda para o inferno qualquer um que não acredite nos seus ensinamentos.
Praticar a bem e a solidariedade não é uma obrigação ou um dever de todo cidadão humano?

Errado. Ele proibiu um monte de coisas, até mesmo olhar para uma mulher com desejo.

Eu serei punido se fizer mal aos outros, mas não sou obrigado a amar a ninguém nem a ser solidário.
A escolha é minha e tenho este direito diante da lei dos homens.

E também não posso me forçar a amar a ninguém. Amor é uma coisa que a gente sente ou não. Não depende de nós.

Sua visão do cristianismo é muito simplista.

E Jesus não era nenhum santinho, como mostrou ao destruir uma figueira num ataque de raiva, só porque não tinha frutos (fora de estação) ou quando chamou uma mulher e sua filha de cachorrinhas.

E ainda nos ameaçou com o sofrimento eterno se não obedecêssemos.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Suyndara escreveu:90%???
Sim estes 90% elimina comportamentos bárbaros.
Onde estão? O que mais vejo entre os religiosos é hipocrisia, inveja e maledicência...E também já vi muitos crimes hediondos praticados por religiosos tementes e praticantes :emoticon4:
Isto sempre existirá entre os cristãos pois ninguém é perfeito.
Paulo explica isto numa de suas cartas aos romanos.
Ele disse: Eu não entendo o meu próprio modo de viver, pois aquilo que eu não quero fazer eu faço. Desventurado homem que sou, quem me livrará da morte este corpo?
Repito: a maldade faz parte do ser humano, independente da crença ou não em um deus, independente do medo ou não do inferno.
Este é o instinto do ser humano. Sempre caminharemos para aquilo que pe perfeito, mas alguns pecados nunca se tornaram tão violentos como antes.
A inveja, o orgulho sempre existirá no instinto humano.
O que faz com que as pessoas se comportem bem em sociedade é a educação :emoticon45: (e me refiro à cultura, não à títulos...)
Concordo contigo que a educação ajuda bastante, mas a maioria esmagadora recebe educação e vão as escolas. O que está mudando em relação a violência?
Existia até uma proposta de se dar aula de religião dentro das escolas. Não ajudaria?
Voce não me respondeu porque acha que o ateísmo não aumenta a violência.
Beijos no coração.
Erivelton

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Os escravos dos homens de Deus eram tratados com humanismo e todo respeito e não como fazia os egípcios e outros povos...

Prove o que diz. A própria Bíblia diz que quem matar seu escravo não será punido.
Erivelton escreveu:Como mostrei acima um conjunto de idéias(ideológica), parte de uma raiz ateísta que afasta o homem de Deus. Sem a religião e temor a Deus a violência tende a aumentar.

Prove o que diz. Onde estão suas estatísticas?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Voce não me respondeu porque acha que o ateísmo não aumenta a violência.

A resposta está aqui:
Agora apresente suas estatísticas.
A porcentagem de ateus nas prisões é a mesma que a de ateus na sociedade?

fausto el dikaios

Mensagem por fausto el dikaios »

O ENCOSTO escreveu:
Erivelton escreveu: Veja bem: Eu expliquei que os falsos profetas sempre existirão, mas voce e muitos sabem muito bem que nada disto justifica que todos os cristãos são safados. O verdadeiro cristianismo nos ensina a praticar o bem.

Os falsos ateus sempre existirão. As pessoas sem carater não são ateias e sim religiosos das mais diversas seitas do cristianismo, que se declaram ateias só para nos prejudicar. :emoticon12:

O tema principal do tópico é saber qual a proposta do ateísmo em relação a violência.

Botar na cadeia os violentos.

Infelizmente alguns ateus mudam o sentido do debate para atacar a igreja por causa de uma minoria de corruptos.
A religião tem uma proposta de tirar o homem da velha natureza e mostrar um caminho de paz, amor e solidariedade ao passo que o ateísmo afasta o homem de Deus.

Deus, inclusive, dá um monte de mulher gostosa para o bom religioso. Se não me engano, isso esta na palavra de Deus chamada Alcorão.

Se voces não acham que o ateísmo não aumenta a violência eu gostaria de ter uma explicação.
No aguardo.

Basicamente é o seguinte:

Não há qualquer pesquisa evidenciando que ateus são mais violentos que crentes.

Se você conhece alguma, apresente ela aqui ou pare de escrever besteira.

Os ateus são crentes, servem a um deus chamado "nada", quanto a violência depende de cada ser humano. Mas os cristão de verdade, aqueles que espelham Cristo estão mortos para tal coisa pratica ...

Fique na Paz
Provérbios 21:30 Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR.

fausto el dikaios

Fernando Silva escreveu:
Erivelton escreveu:Voce não me respondeu porque acha que o ateísmo não aumenta a violência.

A resposta está aqui:
Agora apresente suas estatísticas.
A porcentagem de ateus nas prisões é a mesma que a de ateus na sociedade?

Alguma vez já leste eu a transmitir uma resposta pelo um link ? Técnica muito fraca ... quando refutarem dirás não fui eu quem disse

Posta a SUA resposta aqui no ReV e mais nada
Provérbios 21:30 Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR.

fausto el dikaios

Fernando Silva escreveu:
Erivelton escreveu:

Errado. Ele proibiu um monte de coisas, até mesmo olhar para uma mulher com desejo.

Eu serei punido se fizer mal aos outros, mas não sou obrigado a amar a ninguém nem a ser solidário.

E também não posso me forçar a amar a ninguém. Amor é uma coisa que a gente sente ou não. Não depende de nós.

E Jesus não era nenhum santinho, como mostrou ao destruir uma figueira num ataque de raiva, só porque não tinha frutos (fora de estação) ou quando chamou uma mulher e sua filha de cachorrinhas.

Oh, Beira mar , TUDO QUE é CERTO SE RESUME, EM AMAR DEUS E O SEU PRÓXIMO, é certo que envolve não desejar a mulher do próximo. Pelo o amor que tens pelo próximo.

NENHUM HOMEM TEVE MENTE BRILHANTE COMO JESUS, e isso te fere saber que alguém falou o que mais ninguém tem capacidade de falar, pensar o que ninguém mais tem capacidade de pensar. TUDO QUE NOS FALAMOS DE BOM é SOMBRA DO QUE ELE já DISSE .

Seu nome é Yeshua, a encarnação do AMOR e da PAZ, quem discorda de UM PALAVRA de Jesus é invejoso e nada sabe ....

Shalom Hachem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

André escreveu:A lei que diz que devemos acreditar em Jesus é autoritária e absurda. Ela objetiva, claro que não consegue, nos roubar da nossa liberdade de pensamento. Mas leis como essa são úteis para religião fazer lavagem cerebral, especialmente em pessoas simples, e com crianças.
André, bom dia!
Levando-se em consideração que Deus existe, que criou um plano de fé, sabia também que os corruptos se infiltrariam dentro da religião. Em virtude disto uma pequena minoria iria seduzir a massa fazendo lavagem cerebral.
Qualquer cristão sabe que a igreja iria virar comércio pois o apóstolo Paulo advertiu aos cristãos para este advento.
O problema desta quetão é saber porque Deus permitiu tudo isto?
Deus criou um caminho para o bem e o homem transformou a imagem de Deus na imagem dos homens.
É nisto que voce diz: A religião tem culpa também
Voce estaria querendo dizer que Deus seria culpado por tudo isto que está acontecendo?
Quem julgará a Deus?
Se voce analisar a questão mais um pouquinho verá que até Deus foi julgado pelos homens quando lhe mataram na cruz. Deus foi julgado por uma violência humana pelos seu próprio povo escolhido.
Os judeus, islamicos e espíritas não aceitam Jesus como filho de Deus e mesmo assim muitos serão salvos.
A bíblia diz que não vem buscar uma igreja especifíca, mas que toda a humanidade seria colocada em sua presença e levaria os bons entre todos.
Quem não gostaria de ter um amigo que ensina a nos amar uns aos outros?
Quando falamos de religião as pessoas correm, fecham as portas e atravessam até a rua para não ouvir falar de um Deus que nos criou.
Infelizmente foi o que Paulo disse: Por vossa causa(os judeus) o mundo blasfema o nosso Deus.
O ateísmo produz uma separação de Deus e isto é inegável, com isto a maioria esmagadora dos que praticam o mau com crimes chocantes não possuem uma religião, não vão a igreja e nem querem saber se Deus está gostando ou não.
Como disse: Educação ajuda, mas não resolve a questão violência. A igreja em sí também não resolveria mais diminuiria ao passo que o ateísmo afastaria o homem totalmente de Deus.
Emprego seria a primeira solução para todos, mas mesmo assim ainda não resolveria, pois os ladrões de ternos e gravatas estão espalhados por aí. Onde está a educação? Enfim com certeza a religião na minha opinião seria a melhor opção, pois se ganha pouco mais procuramos levar uma vida honesta.
Ninguém mais quer ser fazer de otário para os outros e com isto a vida vai passando e maldade vai gerando maldade.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Acauan escreveu:Gostaria muito de saber qual a base estatística destes números.
Seria preciso?
Será que não podemos tirar nas evidências do dia a dia?
Um mundo sem Deus implica somente maldade e destruição.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Usuário deletado escreveu:Falso.
O dilúvio bíblico nos trás evidencias de que um mundo sem Deus a maldade aumenta. É isto que ateus querem para seus filhos?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Apo escreveu:Não tenho necessidade de deus algum. E nunca matei, nunca roubei, nunca bati etc.
E você, conseguiria sem manter íntegro sem o seu deus?
Voce só pensa em voce?
E o ateísmo vai fazer seus filhos ou os filhos dos outros tomarem o mesmo sentido?
Se voce quer discutir sôbre a violência dentro das escrituras abrirei um tópico para falar do velho testamento. As suas interpretações estão sendo muito precipitadas.
A lei diz: Não matar
Nunca existiu morte na bíblia a não ser quando era para fazer justiça.
Algumas leis americanas levam o culpado para a pena de morte.
Deus é o dono da vida e da morte e tem as suas leis para manter a ordem.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

ser ateu não faz com que as pessoas pensem apenas nelas mesmas.

Há ateus que se preocupam até com bichinhos, pra você ver como são as coisas.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

O ENCOSTO escreveu:Basicamente é o seguinte:
Não há qualquer pesquisa evidenciando que ateus são mais violentos que crentes.
Se você conhece alguma, apresente ela aqui ou pare de escrever besteira.
Eu não falei ateus num sentido restrito a cada pessoa individualemte e sim o ateísmo em sua proposta inicial que de mostrar que Deus não existe por não terem evidências.
Com isto o ateísmo provoca um congestionamento negativo na sociedade de que ninguém precisa de igreja ou de algum Deus.
Sem falar o que Jesus disse: Este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim.
É dentro desta questão que perguntei: Um mundo sem Deus diminuiria a violência?
Agora independente de religião existem muitas outras propostas para acabar com a violência, mas até hoje...

Suyndara
Gênero: Feminino

Mensagem por Suyndara »

Melchior Valentine escreveu:Em vez de vilipendiar e criticar as religiões e seus praticantes, os ateus deveriam se organizar em defesa do Estado laico, além de buscar reduzir o preconceito impregnado na palavra que os designa.

Concordo.

Sei que já tentaram isso, mas não funcionou.
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:"Amor" é uma palavra sem sentido. Já me foi dita tantas vezes que virou ruído de fundo.
"Amor" significa o que cada um quer que signifique.
Isto é uma filosofia de vida criada por alguns ateus para favorecer apenas o seu ateísmo. Nada do que não pode provar faz sentido para alguém a não ser para voce. No mais tudo mundo sabe o que amar seu semelhante.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:O ateísmo não afasta o homem de Deus. Não é possível afastar alguém de algo que não existe.
A religião tem a proposta que cada um acha que ela tem.
Independente se Deus existe ou não a sua resposta não tem nenhum sentido. Mesmo assim o ateísmo afasta o homem de uma divindade. Correto?

Suyndara
Gênero: Feminino

Mensagem por Suyndara »

Erivelton escreveu:
Acauan escreveu:Gostaria muito de saber qual a base estatística destes números.
Seria preciso?
Será que não podemos tirar nas evidências do dia a dia?
Um mundo sem Deus implica somente maldade e destruição.

Eu sou atéia, você acha que sou capaz de cometer atrocidades somente por conta disso? :emoticon5:

O ateísmo é a apenas uma opção: a da não crença em algum deus e ele implica também em uma grande responsabilidade: não haverá ninguém pra te salvar ou te dar alento e vc só terá uma vida para viver...

Na verdade acho que o ateísmo aumenta o senso de responsabilidade.

Não sei de onde vc tirou que a não-crença em algum deus aumenta a violência. Nunca li tamanho absurdo na vida
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

DIG

Mensagem por DIG »

TUDO QUE é CERTO SE RESUME, EM AMAR DEUS E O SEU PRÓXIMO, é certo que envolve não desejar a mulher do próximo. Pelo o amor que tens pelo próximo.

E cadê esse amor nas suas postagens aqui, heim:
Oh, Lulu, esta com medo de debater seu ateu do LIXO.

, já vi ateus frouxo mas como aqui no ReV é de MAIS. hahahahaha

Oh, Beira mar

Isso lá conduta de quem ama e respeita o próximo? Lamentável...

Seu nome é Yeshua, a encarnação do AMOR e da PAZ

Se é assim, porque os seus seguidores são a encarnação da hipocrisia e da arrogância, em sua quase totalidade?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Errado. Ele proibiu um monte de coisas, até mesmo olhar para uma mulher com desejo.
Qualquer homem pode olhar para uma mulher e achá-la bonita.
A questão aqui é olhar com maldade naquilo que possui seus pensamentos.
O direito é todo seu, mas saiba que existem direitos e deveres.
Amar é uma obrigação e até dentro da lei somos obrigados a ter este comportamento. Ninguém pode fazer justiça por conta própria.
Mesmo que voce tenha alguma raiva de seu inimigo, mas a lei vai impedir que voce não ultrapasse naquilo que não lhe permite. Amar a lei já está dentro dos planos morais.
Suas interpretações só tem sentido para reforçar seu ateísmo.
Deus é amor e voce nunca entenderá seus propósitos.
Se está inconformado com Deus qual seria sua intenção:
Fazer um protesto contra Deus ou acabar com a religião?
Afinal de contas ateísmo aumenta a violência ou não?
Sofrimento eterno te servirá caso voce queira morar eternamente lá. Será que todos os seus pecados não caberiam dentro de um sofrimento eterno?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Prove o que diz. A própria Bíblia diz que quem matar seu escravo não será punido.
Me mostre os está os tramentos dos escravos hebreus?
Prove o que diz. Onde estão suas estatísticas?
O mundo violento é a maior prova disto. Quantos religiosos praticantes existem e quantos não se dedicam com uma pontualidade?
Eu não disse que todos os ateus são bases para a maldade e sim a proposta do ateísmo de afastar o homem de Deus. Será que não entende a minha linguagem?

Trancado