RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Como Você se define?

1) Ateu
18
40%
2) Agnóstico
11
24%
3) Católico
2
4%
4) Espírita
6
13%
5) Evangélico
5
11%
6) Budista
0
Não há votos registrados
7) Islâmico
0
Não há votos registrados
8) Sem Religião, porém Teísta.
3
7%
 
Total de votos: 45

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Darkside »

Benetton escreveu:E depois disso, não mais respondi aos seus insultos e comuniquei à Moderação.


Olha aqui a sua resposta, que eu não retruquei, antes da resposta da moderação.

Benetton escreveu:
Darkside escreveu:
Benetton escreveu:Se admitem que segmentos do ateísmo são capazes de canalhisses como essas, não se pode duvidar de mais nada.

Não existem "segmentos do ateísmo". Ateísmo é apenas a condição de não crer em deus, não uma religião. Mesmo que algum ateu admitisse isso, essa falácia não se tornaria válida.

Mas tem gente que CUSTA a entender.

O que quis dizer é que alguns elementos do ateísmo se prestam a esse papel. Entendeu? Ou vou ter que desenhar?

Mas como vocês insistem em dizer que ateísmo não é uma religião, não? Nem toquei nesse assunto e já vem dizendo coisas que nem tem nada a ver com o assunto. Mais uma : Parece que gostas mesmo do termo "falácia" ... seria o hábito de usá-la?

Primeiro você torce o assunto dizendo que ateísmo não é religião ( Eu nem toquei nesse assunto ), depois diz que o assunto criado e enxertado nesse debate aqui por você mesmo é uma falácia. É... deve ser mesmo.




Darkside escreveu:Ah, e não sei se você percebeu, se eu fui mais longe no seu raciocínio mentiroso e depois chamei de falácia eu estava sendo irônico. Tá aí, desenhado pra você.

Raciocínio mentiroso?????

Bom, talvez você seja mais um que julga os outros baseado nas suas próprias falácias ( já que você gosta tanto desse termo ). Acha mesmo que está conseguindo ser irônico com essas premissas infantis? É, é possível, pois meu sobrinho de 7 anos faria algo parecido com isso.




Darkside escreveu:
Benetton escreveu:Ateus pusilânimes e seus sofismas estúpidos.

Quem acaba de apresentar um sofisma é você.

Acha mesmo?




Darkside escreveu:Vá ler a IstoÉ e continue tentando se convencer que a sua bosta de religião retardada é ciência, não vou perder meu tempo discutindo com um crente desonesto e falacioso.

Primeiro que já estou reportando sua mensagem à Moderação, pelo insulto gratuito. Esperava mais dos ateus, mas facilmente se percebe que alguns não fazem jus ao bom nível da maioria deles, aqui no Fórum.



Como eu disse:

Darkside escreveu:Se você voltar a distorcer a verdade eu volto a postar aqui, mas realmente pretendo deixar este tópico cair agora.


O resto é apenas a sua opinião e a sua lógica, a moderação que julgue.


Passar bem.


Muito bem, estava achando que seria uma tarde tediosa. Mas terei que sair daqui a pouco, se vai me xingar de novo seja breve, já que você costuma editar os posts não sei quantas vezes logo depois de postar, eu não quero perder. :emoticon26:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por clara campos »

Darkside escreveu:Concordo com a clara campos.

É absurdo que espiritismo esteja em qualquer enquete que não seja "Qual a religião mais retardada/insignificante/sem fundamento?" ou similar.

Ps: Votei em católico, para representar melhor o povo brasileiro.

Ps2: Certa opção saiu com 4 votos desde o início do tópico que eu vi, perfis fake também tem religião. :emoticon26:


Eu não emiti nenhum juízo de valor ou opinião para concordares ou não. E tão pouco disse que a enquete não devia contemplar o espiritismo. Aliás, faz bem em contemplar já que é óbvio que a percentagem de espirítas no forum é significativa e até bastante activa.
Limitei-me a poderar que num fórum português essa percentagem fosse tão pequena que ninguém sequer se lembraria de a considerar.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por clara campos »

Benetton escreveu:
clara campos escreveu:Duvido que existissem espiritas ou envagélicos.

Depende da vontade dos mesmos em querer participar de um Fórum cético.

No meu site, por vezes, recebo mensagens de Portugueses que dizem fazer parte de Comunidades Espíritas em Portugal, como na Cidade de Vale de Cambra, Porto, Águeda, Sines, Olhão, etc

Sim claro que em Portugal existem diversas comunidades de várias religiões, espiritas muçulmanos, baptistas, etc. Mas em percentagem do global são bastante pequenas.
Participei vários anos num fórum ateísta português e nunca vi por lá nenhuma espiríta. A amostra de foristas variava aliás muito pouco, contando ateus, agnósticos, católicos e os tais cristãos-teístas.
Pessoalmente prefiro populações mais variadas, mas confesso que quando comecei a frequentar o ReV essa diferença cultural me abanou um pouco. Agora já estou bastante mais familiarizada e à-vontade com isso.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Benetton »



É ... diz que não vai mais responder, mas depois muda de opinião rapidinho, rapinho. Bela palavra que V.Sa. tem.




Darkside escreveu:
Benetton escreveu:E depois disso, não mais respondi aos seus insultos e comuniquei à Moderação.

Olha aqui a sua resposta, que eu não retruquei, antes da resposta da moderação.

A minha resposta foi genérica, E NÃO PESSOAL COMO VOCÊ FEZ. Vai continuar a distorcer a verdade dos fatos?




Benetton escreveu:
Darkside escreveu:
Benetton escreveu:Se admitem que segmentos do ateísmo são capazes de canalhisses como essas, não se pode duvidar de mais nada.

Não existem "segmentos do ateísmo". Ateísmo é apenas a condição de não crer em deus, não uma religião. Mesmo que algum ateu admitisse isso, essa falácia não se tornaria válida.

Mas tem gente que CUSTA a entender.

O que quis dizer é que alguns elementos do ateísmo se prestam a esse papel. Entendeu? Ou vou ter que desenhar?

Mas como vocês insistem em dizer que ateísmo não é uma religião, não? Nem toquei nesse assunto e já vem dizendo coisas que nem tem nada a ver com o assunto. Mais uma : Parece que gostas mesmo do termo "falácia" ... seria o hábito de usá-la?

Primeiro você torce o assunto dizendo que ateísmo não é religião ( Eu nem toquei nesse assunto ), depois diz que o assunto criado e enxertado nesse debate aqui por você mesmo é uma falácia. É... deve ser mesmo.

Mas é incrível como tentas equilibrar afirmações genéricas COM OFENSAS PESSOAIS.




Benetton escreveu:
Darkside escreveu:Ah, e não sei se você percebeu, se eu fui mais longe no seu raciocínio mentiroso e depois chamei de falácia eu estava sendo irônico. Tá aí, desenhado pra você.

Raciocínio mentiroso?????

Bom, talvez você seja mais um que julga os outros baseado nas suas próprias falácias ( já que você gosta tanto desse termo ). Acha mesmo que está conseguindo ser irônico com essas premissas infantis? É, é possível, pois meu sobrinho de 7 anos faria algo parecido com isso.

Provado que são repliques aos seus insultos, pois o termo "falácias" foi várias vezes usado por você, tentando me atingir, direta ou indiretamente.






Benetton escreveu:
Darkside escreveu:
Benetton escreveu:Ateus pusilânimes e seus sofismas estúpidos.

Quem acaba de apresentar um sofisma é você.

Acha mesmo?

Tentanto pinçar uma frase oriunda de uma ofensa iniciada por você? É só ver o que escreveste antes, ou seja : "Crentes e suas falácias retardadas".

Repare que você sempre começa com as agressões. O que faço é replicá-las. Isso está mais do que provado.




Darkside escreveu: Como eu disse:
Darkside escreveu:Se você voltar a distorcer a verdade eu volto a postar aqui, mas realmente pretendo deixar este tópico cair agora.

O resto é apenas a sua opinião e a sua lógica, a moderação que julgue.

Fala isso como se suas mensagens também não fosse meras opiniões baseadas na sua lógica. Sem dúvida que a Moderação poderá julgar tudo isso com total imparcialidade.




Darkside escreveu:
Passar bem.

Muito bem, estava achando que seria uma tarde tediosa. Mas terei que sair daqui a pouco, se vai me xingar de novo seja breve, já que você costuma editar os posts não sei quantas vezes logo depois de postar, eu não quero perder.

Não costumo xingar ninguém, como você fez DECLARADAMENTE.

Apenas replico aquilo que me dirigem.

Se quiser parar por aqui, estou disposto a não mais escrever, DESDE QUE não haja distorções dos contextos dos outros posts.





Editado pela última vez por Benetton em 06 Mar 2009, 10:43, em um total de 3 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Flavio Checker
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mai 2007, 14:59

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Flavio Checker »

.

clara campos escreveu:
Darkside escreveu:Concordo com a clara campos ...


Eu não emiti nenhum juízo de valor ou opinião para concordares ou não ...



Ah ah ah ah ah... Esse tal de darkside é uma figura mesmo. Tentou angariar adeptos ao seu modo inconveniente de se comportar aqui no Fórum, mas acabou levando um chega-pra-lá da Clara, a qual mostrou-se imparcial e bem sincera na sua opinião.

Isso deixa evidente a respeito de quem está realmente tumultuando o fórum aqui.

Acho que a Moderação deveria prestar mais atenção nesse tal de darkside, pois como ficou provado neste tópico e em outros , ELE  É SEMPRE O INDIVÍDUO QUE COMEÇA COM AS AGRESSÕES,  depois toma o troco, é claro, pois ninguém é de ferro e em seguida ele vai chorar com a Moderação feito criancinha que apanhou na bunda ... coitadinha ... tsc tsc tsc ...

Já sei : vai dizer pra moderação que, o que eu disse agora, é uma ofensa e que eu devo ser suspenso. É típico dele mesmo.


.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por salgueiro »

Votei

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Acauan »

Não acredito que um tópico sem potencial para polêmica como este virou um campo de batalha virtual.

Este é o último aviso da moderação para as partes em litígio que sabem quais são.
Ou se comportam ou tranco este tópico, o que seria uma pena, pois o tema é interessante.

A Moderação
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Flavio Checker
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mai 2007, 14:59

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Flavio Checker »

.

clara campos escreveu:
Benetton escreveu:
clara campos escreveu:Duvido que existissem espiritas ou envagélicos.

Depende da vontade dos mesmos em querer participar de um Fórum cético.

No meu site, por vezes, recebo mensagens de Portugueses que dizem fazer parte de Comunidades Espíritas em Portugal, como na Cidade de Vale de Cambra, Porto, Águeda, Sines, Olhão, etc

Sim claro que em Portugal existem diversas comunidades de várias religiões, espiritas muçulmanos, baptistas, etc. Mas em percentagem do global são bastante pequenas.
Participei vários anos num fórum ateísta português e nunca vi por lá nenhuma espiríta. A amostra de foristas variava aliás muito pouco, contando ateus, agnósticos, católicos e os tais cristãos-teístas.
Pessoalmente prefiro populações mais variadas, mas confesso que quando comecei a frequentar o ReV essa diferença cultural me abanou um pouco. Agora já estou bastante mais familiarizada e à-vontade com isso.

No Brasil, existem, segundo o IBGE, 2,0% de Espíritas, o que dá uns 3,8 milhões de Espíritas praticantes.

Mas segundo a Revista "Veja", mais de 40 milhões de brasileiros são simpatizantes dos princípios Espíritas, daí, o número de Espíritas aqui é bem mais significativo do que em qualquer outro país.

Talvez em Portugal não exista nem 0,5% de Espíritas, mas para ter certeza, só pesquisando (não conheço nenhuma estatística Oficial específica sobre as religiões portuguesas). Mas talvez isso explique a pouca participação dessa classe em fóruns ou em qualquer meio de divulgação e debates nas Terras Lusitanas.


.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

O espiritismo é uma das religiões que mais tem crescido no Brasil. Em 2000, o Brasil concentrava 2,3 milhões de espíritas. Em 2005, estimava-se a existência de 10 milhões de espíritas no mundo inteiro (Encyclopaedia Britannica). Desse total, aproximadamente 3 milhões vivem no Brasil, fazendo dessa a maior nação espírita do planeta. Estima-se, porém, que o número de simpatizantes do espiritismo no Brasil gire em torno de 20 milhões.

...

Com a vinda dos escravos para o Brasil, seus costumes deram origem a diversas religiões, tais como o candomblé, que tem milhões de seguidores, principalmente entre a população negra, descendente de africanos. Estão concentradas em maior número nos grandes centros urbanos do Norte, como Pará e Maranhão, no Nordeste, Salvador, Recife, Piauí e Alagoas, no sudeste, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, e no Rio Grande do Sul. Diferente do candomblé, que é a religião sobrevivente da África ocidental, há também a Umbanda, que representa o sincretismo religioso entre o catolicismo, espiritismo e os orixás africanos.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3% ... spiritismo

Distribuição da população segundo a religião ou crença, no Brasil em 2000 :

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica ... so2000.pdf
Imagem

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Benetton »



Em Portugal, segundo o site da adherents, existe de 4 a 9% de ateus. O que é bem mais expressivo do que no Brasil. A influência católica lá parece que está perdendo terreno a cada ano.

No Brasil, não existem pesquisas oficiais. No entanto, segundo a revista Veja, baseada em pesquisa encomendada à Vox Populi, havia no Brasil, em 2001, um por cento (1%) de ateus.

No mundo, o mesmo site adherents, em outra página, também fornece números entre 0 e 1% de ateus :

"Different type of data collection methodologies using different types of questions showed a consistent pattern: In most countries only a tiny number of people (zero to a fraction of 1 percent) will answer "atheism" or "atheist" when asked an open-ended question about what their religious preference."



Por que alguém se torna ateu?

Essa pergunta só faz sentido para muitas pessoas pois atualmente o ateísmo é minoritário no mundo, embora haja importantes percentuais da população dessa classe em vários países. Todo mundo nasce ateu, ou seja, sem crenças em qualquer Deus ou Deuses, e a maior parte das pessoas adquire essa crença devido à doutrinação em casa e na escola. Portanto, ao contrário do que acontece com a religião, alguns ateus sempre foram ateus, e outros se tornaram ateus. Parece que essa última se aplica muito aqui no RV.

A questão da existência de deuses já perdura há séculos na humanidade. Se são verdades ou não, cabe a cada um chegar a uma conclusão, ou permanecerem como agnósticos, ou seja, pessoas que nem acreditam e nem desacreditam na existência de Deus.

Enquanto a sociedade decide suas opções religiosas, esperemos que ateus e religiosos de diferentes filosofias e etnias consigam manter um diálogo amigável e que as definições e os preconceitos contra ateus se desfaçam com o tempo e que as pessoas não sejam julgadas por sua religião ou a falta dela.




" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apáte »

Faltou judeu.

RACISMO!
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

Atualmente? Alguma vez o ateísmo foi maioria no mundo? Só quando deus ainda não tinha sido inventado.
Depois que inventaram, deu no que deu.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

Mito dizer que foi doutrinação em casa ou na escola.

Tive doutrinação para ser católica ao natural. Ninguém fez a minha cabeça.

Depois que se acorda do mito, não se entra mais nele. É simples.
Imagem

Flavio Checker
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mai 2007, 14:59

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Flavio Checker »

.

Apo escreveu:Atualmente? Alguma vez o ateísmo foi maioria no mundo? Só quando deus ainda não tinha sido inventado.
Depois que inventaram, deu no que deu.

Bom, acho q foi apenas uma força de expressão.


.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

Flavio Checker escreveu:.

Apo escreveu:Atualmente? Alguma vez o ateísmo foi maioria no mundo? Só quando deus ainda não tinha sido inventado.
Depois que inventaram, deu no que deu.

Bom, acho q foi apenas uma força de expressão.


.


Também achei, mas não podia perder a piada...muito embora muitos religiosos costumem manipular este tipo de argumento, como a dizer: "Viram? Ser ateu é coisa que só gente "ultrapassada" ainda insiste em ser. O mundo todo está se filiando a algum tipo de fé ou grupo. Obviamente que esta tendência é uma evolução do simplesmente não crer em coisa alguma..."

Um discurso que não convence.

Por isto, citei a criação de deus(es)...
Imagem

Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Lordakner »

[quote="Apo"
Depois que se acorda do mito, não se entra mais nele. É simples.[/quote]
Concordo. Perde totalmente a graça.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

Lordakner escreveu:
Apo escreveu:Depois que se acorda do mito, não se entra mais nele. É simples.

Concordo. Perde totalmente a graça.


Sempre que a ficha cái, o pano fecha, a máscara mostra o que está por trás, perde a graça. É como a perda da inocência. Ou o fim de uma interpretação.
Considero que a fé é um busca pela manutenção da ingenuidade.
Imagem

Avatar do usuário
lepiso74
Mensagens: 144
Registrado em: 19 Jul 2007, 00:02
Gênero: Masculino
Localização: Belém - PA

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por lepiso74 »

Votei.

Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Lordakner »

Apo escreveu:
Lordakner escreveu:
Apo escreveu:Depois que se acorda do mito, não se entra mais nele. É simples.

Concordo. Perde totalmente a graça.


Sempre que a ficha cái, o pano fecha, a máscara mostra o que está por trás, perde a graça. É como a perda da inocência. Ou o fim de uma interpretação.
Considero que a fé é um busca pela manutenção da ingenuidade.


O ateísmo é o "Mister M" da religião. :emoticon12:

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Darkside »

No mundo, o mesmo site adherents, em outra página, também fornece números entre 0 e 1% de ateus :

"Different type of data collection methodologies using different types of questions showed a consistent pattern: In most countries only a tiny number of people (zero to a fraction of 1 percent) will answer "atheism" or "atheist" when asked an open-ended question about what their religious preference."


O país mais populoso do mundo é oficialmente ateu, dizer que existe menos de 1% de ateus no mundo é ridículo.

Sem falar que muitos ateus respondem "sem religião" nessas pesquisas, me incluindo nessa, já que ateísmo não é uma religião.

Não sei por que os crentes se sentem melhor ao pensar que há poucos ateus no mundo (Apelo aos números? Apelo ao popular? :emoticon26: ), mas somos mais do que eles pensam.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Benetton »



No mundo, o mesmo site adherents, em outra página, também fornece números entre 0 e 1% de ateus :

"Different type of data collection methodologies using different types of questions showed a consistent pattern: In most countries only a tiny number of people (zero to a fraction of 1 percent) will answer "atheism" or "atheist" when asked an open-ended question about what their religious preference."


O país mais populoso do mundo é oficialmente ateu, dizer que existe menos de 1% de ateus no mundo é ridículo.

Sem falar que muitos ateus respondem "sem religião" nessas pesquisas, me incluindo nessa, já que ateísmo não é uma religião.

Não sei por que os crentes se sentem melhor ao pensar que há poucos ateus no mundo (Apelo aos números? Apelo ao popular? :emoticon26: ), mas somos mais do que eles pensam.


O site adherents coleta dados sobre mais de 4.200 grupos religiosos, seitas, religiões, movimentos e reconhecido por sua isenção e seriedade acerca das fontes pesquisadas.

O país mais populoso do mundo possui quase a metade de seus cidadãos dividida em várias crenças, reunidas como cultos ancestrais, ética confucionista, xamanismo e elementos taoístas e budistas. Em 1949, os comunistas chineses eliminaram a religião organizada ao tomarem o poder e a maior parte dos templos e das igrejas foram reorganizadas para usos seculares. A Constituição de 78 restaurou algumas liberdades religiosas e, atualmente, existem grupos budistas e cristãos ativos na China, embora fortemente supervisionados pelo Estado chinês.

Se hoje a China é oficialmente sem religião, NÃO FOI POR OPÇÃO DO POVO E SIM POR UMA IMPOSIÇÃO POLÍTICA, À BASE DE UMA DITADURA COMUNISTA.

Assim é fácil formar um país ateísta. É só colocar os tanques nas ruas, e todo o mundo se torna ateu, rapidinho, rapidinho ...


Por outro lado, se o que site adherents publica, é ridículo ( tudo o que foi escrito aqui foi retirado do mesmo ), escreva para eles e quem sabe eles acolhem a sua crítica "tão bem fundamentada" ... : http://www.adherents.com

Esse site nada tem a ver com crentes. O site é isento. E as conclusões são deles. Leia antes. Faz bem e não custa nada.




Editado pela última vez por Benetton em 10 Mar 2009, 11:06, em um total de 2 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Darkside »

O site adherents coleta dados sobre mais de 4.200 grupos religiosos, seitas, religiões, movimentos e reconhecido por sua isenção e seriedade acerca das fontes pesquisadas.


E deixou de fora a população atéia de um país com mais de um bilhão e trezentos milhões de habitantes onde o ateísmo é oficialmente instituído e compõe a enorme maioria da população?

O país mais populoso do mundo possui quase a metade de seus cidadãos dividida em várias crenças, reunidas como cultos ancestrais, ética confucionista, xamanismo e elementos taoístas e budistas.


Fonte? Lembrando que algumas dessas filosofias podem ser atéias.

Em 1949, os comunistas chineses eliminaram a religião organizada ao tomarem o poder e a maior parte dos templos e das igrejas foram reorganizadas para usos seculares. A Constituição de 78 restaurou algumas liberdades religiosas e, atualmente, existem grupos budistas e cristãos ativos na China, embora fortemente supervisionados pelo Estado chinês.


Embora minúsculos também, assim como as outras religiões que já citou.

Se duvida, pergunte à CIA.

https://www.cia.gov/library/publication ... os/ch.html

Religions: Daoist (Taoist), Buddhist, Christian 3%-4%, Muslim 1%-2%
note: officially atheist (2002 est.)


Se hoje a China é oficialmente sem religião, NÃO FOI POR OPÇÃO DO POVO E SIM POR UMA IMPOSIÇÃO POLÍTICA, À BASE DE UMA DITADURA COMUNISTA.


E daí? O que isso tem a ver com a porcentagem de ateus no mundo?


Por outro lado, se o que site adherents publica, é ridículo ( tudo o que foi escrito aqui foi retirado do mesmo ), escreva para eles e quem sabe eles acolhem a sua crítica "tão bem fundamentada" ... : http://www.adherents.com


Não, já basta eu ter que escrever ao site Montfort, porque eles criticam a minha religião retardada. Pena que minhas críticas são tão sem fundamento que eles nem publicam. :emoticon12:

Esse site nada tem a ver com crentes. O site é isento. E as conclusões são deles. Leia antes. Faz bem e não custa nada.


Onde eu disse que o site era crente?
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Benetton »



O site adherents coleta dados sobre mais de 4.200 grupos religiosos, seitas, religiões, movimentos e reconhecido por sua isenção e seriedade acerca das fontes pesquisadas.

E deixou de fora a população atéia de um país com mais de um bilhão e trezentos milhões de habitantes onde o ateísmo é oficialmente instituído e compõe a enorme maioria da população?

O ateísmo lá é oficialmente instituído À BASE DE UMA DITADURA COMUNISTA E COM TANQUES DE GUERRA NAS RUAS. Quantas vezes terei que repetir esse fato? Algum ateu se orgulharia disso?

Tal imposição NÃO REFLETE A VERDADEIRA OPÇÃO RELIGIOSA DE UM POVO.

Quase metade dessa mesma população hoje é ligada a algum tipo de religião, como foi dito antes, como o confucionismo, xamanismo e elementos taoístas e budistas.





O país mais populoso do mundo possui quase a metade de seus cidadãos dividida em várias crenças, reunidas como cultos ancestrais, ética confucionista, xamanismo e elementos taoístas e budistas.

Fonte? Lembrando que algumas dessas filosofias podem ser atéias.

Ah, pode? Se assim for pode não ser também. O site seguinte foi elaborado em comemoração à sede das últimas olimpíadas. Aproveitaram para tecer alguns comentários sobre os costumes daquele povo :

ESTADO ATEU, MAS UM POVO DE FÉ
http://olimpiadas.uol.com.br/2008/guia/religiao.jhtm




Em 1949, os comunistas chineses eliminaram a religião organizada ao tomarem o poder e a maior parte dos templos e das igrejas foram reorganizadas para usos seculares. A Constituição de 78 restaurou algumas liberdades religiosas e, atualmente, existem grupos budistas e cristãos ativos na China, embora fortemente supervisionados pelo Estado chinês.

Embora minúsculos também, assim como as outras religiões que já citou.

Pela imposição, à base de tanques, pode-se formar uma ideologia com os percentuais que bem entender, na população.





Se duvida, pergunte à CIA.
https://www.cia.gov/library/publication ... os/ch.html
Religions: Daoist (Taoist), Buddhist, Christian 3%-4%, Muslim 1%-2%
note: officially atheist (2002 est.)

O interessante é que o mesmo site não cita os confucionistas, o que dá margem de dúvidas acerca da diferença dessas percentagens, a qual não resultaria no total de ateístas.

Crer ou não crer

O Estado chinês permite cinco religiões no país: budismo, taoísmo, islamismo, protestantismo e catolicismo. Apesar da anunciada liberdade, o partido comunista no poder exige de seus filiados que não tenham crença além do marxismo. Os EUA pressionam por mais abertura, para que os neopentecostais entrem junto com o capitalismo no país.
http://olimpiadas.uol.com.br/2008/guia/religiao.jhtm

Quanto ao números, a controvérsia se mantém, face a não divulgação de dados oficiais. A CIA é tão confiável nesse quesito quanto o Komitet Gosudarstvenno Bezopasnosti = KGB :emoticon26:





Se hoje a China é oficialmente sem religião, NÃO FOI POR OPÇÃO DO POVO E SIM POR UMA IMPOSIÇÃO POLÍTICA, À BASE DE UMA DITADURA COMUNISTA.

E daí? O que isso tem a ver com a porcentagem de ateus no mundo?

Já disse. A opção religiosa voluntária é a que define realmente a característica social própria da população. Reitero : À base de tanques nas ruas, qualquer país se torna ateu em poucos dias.

Será que os ateus do mundo se orgulham de saber que a China é oficialmente atéia, em FUNÇÃO DE UMA IMPOSIÇÃO POLÍTICA À BASE DE TANQUES DE GUERRAS AMEDRONTANDO A POPULAÇÃO?

É ... Parece que tem gente aqui que se orgulha disso.




Por outro lado, se o que site adherents publica, é ridículo ( tudo o que foi escrito aqui foi retirado do mesmo ), escreva para eles e quem sabe eles acolhem a sua crítica "tão bem fundamentada" ... : http://www.adherents.com

Não, já basta eu ter que escrever ao site Montfort, porque eles criticam a minha religião retardada. Pena que minhas críticas são tão sem fundamento que eles nem publicam. :emoticon12:

Ah, sim o site Montfort ... tão reverenciado e confiável, "pois só publica a verdade", não é mesmo?

E se Eu escrevesse pra lá dizendo acerca da minha estúpida e retardada opção não-religiosa, com os conhecidos argumentos rasteiros e torpes, eles até publicariam, mas seria bem pior do que se não publicassem. :emoticon12:

E esse site Fedeliano é muito bem lembrado quando se quer retirar de lá alguma crítica a quaisquer religiões que não seja a católica. Aliás, o catolicismo ultimamente tem se saído muito bem com a excomunhão dos médicos que trataram da menina de 9 anos ... etc, etc. É só ver :

Pergunta à Igreja Catolica.
viewtopic.php?f=1&t=18651


Ah, isso sem contar com a Máquina de Lavar Roupa : :emoticon12:

Vaticano - Eles não cansam de se superar
viewtopic.php?f=1&t=18676




Esse site nada tem a ver com crentes. O site é isento. E as conclusões são deles. Leia antes. Faz bem e não custa nada.

Onde eu disse que o site era crente?

E onde eu disse que você disse que o site era crente? :emoticon12: Eu estava apenas me assegurando de tal fato em função de ..."Não sei por que os crentes se sentem melhor ao pensar que há poucos ateus no mundo (Apelo aos números?...)"



Mais informações ? Acesse :

Aumenta a persiguição contra as Igrejas na China
http://www.pime.org.br/mundoemissao/igr ... contra.htm





Editado pela última vez por Benetton em 10 Mar 2009, 16:00, em um total de 2 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

Lordakner escreveu:
Apo escreveu:
Lordakner escreveu:
Apo escreveu:Depois que se acorda do mito, não se entra mais nele. É simples.

Concordo. Perde totalmente a graça.


Sempre que a ficha cái, o pano fecha, a máscara mostra o que está por trás, perde a graça. É como a perda da inocência. Ou o fim de uma interpretação.
Considero que a fé é um busca pela manutenção da ingenuidade.


O ateísmo é o "Mister M" da religião. :emoticon12:


Seria como uma nova religião, uma classe.. quando, na verdade é um processo pessoal, com tempos individuais e pocessos mais ou menos conflitantes. Por isto não é fé, não tem líder, nem ente imaginário ou coisa que se pareça. Siginifica apenas não estar ligado a deus algum, com poder algum ou verdade que o valide para todos os efeitos.
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por marta »

O agnóstico é o ateu que não saiu do armário.
Ainda existe muito tabu e preconceito em torno do ateismo. Eu faço esse teste. Quando perguntam minha religião, eu digo, na lata: Eu sou atéia. Fico observando a reação das pessoas. Algumas se chocam e se calam. Outras perguntam, mas você não acredita nem em deus?. E, para a minha surpresa, muitos, mas muitos mesmo, respondem, eu acho que também sou, mas não tenho coragem pra admitir.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Trancado