Ranking da corrupção no Brasil

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Ranking da corrupção no Brasil

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Apo escreveu:Tem mais: e daí que são 30 segundos? Se eu fosse política, poderia bem mentir, fingir e prometer durante dias de palanque! Alguém pode me acusar de estar mentindo? E depois que me elegerem, vão saber o que estou aprontando? Sempre chove parceria na hora da sacanagem. Inclusive dos eleitores, que acabam por se amaziar com o poder. Logo...

Apo, a política deveria funcionar dentro do Código de Defesa do Consumidor.
Se um vendedor te prom eter alguma coisa, a empresa dele vai ter de cumprir ou vc não paga o produto. OK?
Política deveria ser assim. Os partidos teriam de ter uma ideologia e segui-la à risca, fosse ela qual fosse. Esquerda? Direita? Centro? O Escanbau? Quem votasse naquele partido, é porque deseja que as coisas funcionassem daquele jeito.
Os políticos deveriam ser obrigados a cumprir suas promessas. Não cumpriu? fora.
Aí sim, vc votaria numa idéia, num projeto de país e não numa única pessoa.
Se a lei ten de ser cumprida, o governo deveria ser obrigado a cumprir a parte dele. Teríamos de ter saude de primeira, segurança e educação e se não cumprisse, ou teria de indenizar o cidadão, ou fora.
Outro dia, entrevistei um empresário daqui e ele me disse que estava se filiando ao PC do B para presidir o partido e se candidatar nas próximas eleições.
Eu perguntei a ele se ele acompanhava a ideologia do PC do B. Ele me respondeu que não. Que ele não era comuna de jeito nenhum, mas por ser o PC do B, um partido pequeno, ele teria mais chances de ganhar. Essa é a mentalidade do brasileiro. Então o que o cara fala na TV não tem valor algum.
Vc assistiu às últimas propagandas do PMDB?? Dava nojo. Eles não são nada daquilo. E ninguém fala e o povo vota.

Não se pode esperar do Estado o que se espera e cobra da iniciativa privada, porque a lei é feita pelo Estado e para o Estado. O mercado se regula porque as relações que ocorrem dentro dele são de responsabilidade de interesse das partes. Além do mais, o Estado por si só, já é um monopólio. Quando monopólios existem no mercado, a promiscuidade também se instala. E ainda falam em democracia... :emoticon9:

O problema é que se cria um povo burro e crente para eternizar esta vertente de lucro fácil. Como se a legitimização do poder corrompido e corruptor fosse justificada pelo "direito" de escolha, logo...ninguém pode reclamar. E se reclama, é porque está querendo ser melhor que os demais ( que estão felizes com o estado de caos banalizado e endossado na falta de caráter, na indolência e na complacência ativa).
Vejo muito este raciocínio aqui no RV, imagina no resto no terriório...
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
marta escreveu:
Apo escreveu:Tem mais: e daí que são 30 segundos? Se eu fosse política, poderia bem mentir, fingir e prometer durante dias de palanque! Alguém pode me acusar de estar mentindo? E depois que me elegerem, vão saber o que estou aprontando? Sempre chove parceria na hora da sacanagem. Inclusive dos eleitores, que acabam por se amaziar com o poder. Logo...

Apo, a política deveria funcionar dentro do Código de Defesa do Consumidor.
Se um vendedor te prom eter alguma coisa, a empresa dele vai ter de cumprir ou vc não paga o produto. OK?
Política deveria ser assim. Os partidos teriam de ter uma ideologia e segui-la à risca, fosse ela qual fosse. Esquerda? Direita? Centro? O Escanbau? Quem votasse naquele partido, é porque deseja que as coisas funcionassem daquele jeito.
Os políticos deveriam ser obrigados a cumprir suas promessas. Não cumpriu? fora.
Aí sim, vc votaria numa idéia, num projeto de país e não numa única pessoa.
Se a lei ten de ser cumprida, o governo deveria ser obrigado a cumprir a parte dele. Teríamos de ter saude de primeira, segurança e educação e se não cumprisse, ou teria de indenizar o cidadão, ou fora.
Outro dia, entrevistei um empresário daqui e ele me disse que estava se filiando ao PC do B para presidir o partido e se candidatar nas próximas eleições.
Eu perguntei a ele se ele acompanhava a ideologia do PC do B. Ele me respondeu que não. Que ele não era comuna de jeito nenhum, mas por ser o PC do B, um partido pequeno, ele teria mais chances de ganhar. Essa é a mentalidade do brasileiro. Então o que o cara fala na TV não tem valor algum.
Vc assistiu às últimas propagandas do PMDB?? Dava nojo. Eles não são nada daquilo. E ninguém fala e o povo vota.

Não se pode esperar do Estado o que se espera e cobra da iniciativa privada, porque a lei é feita pelo Estado e para o Estado. O mercado se regula porque as relações que ocorrem dentro dele são de responsabilidade de interesse das partes. Além do mais, o Estado por si só, já é um monopólio. Quando monopólios existem no mercado, a promiscuidade também se instala. E ainda falam em democracia... :emoticon9:

O problema é que se cria um povo burro e crente para eternizar esta vertente de lucro fácil. Como se a legitimização do poder corrompido e corruptor fosse justificada pelo "direito" de escolha, logo...ninguém pode reclamar. E se reclama, é porque está querendo ser melhor que os demais ( que estão felizes com o estado de caos banalizado e endossado na falta de caráter, na indolência e na complacência ativa).
Vejo muito este raciocínio aqui no RV, imagina no resto no terriório...

Apo, PCCongresso está estudando a "grande reforma política", ou seja, financiamento público de campanha e voto em lista fechada.
Nesse sistema, se aprovado, os eleitroxas terão de votar nos partidos, e esses, por sua vez, vão elaborar a lista dos candidatos em ordem decrescente. Nesse caso, os partidos terão de ter uma proposta clara, pois é nesse proposta que os eleitroxas vão votar. Aí os caras ganham, fazem tudo ao contrário e fica tudo por isso mesmo?? Então tá.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Matrix: The infinite continuum...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Disse um imbecil no jornal de hoje, defendendo a continuação da roubalheira e das mordomias:
"A mídia vive batendo na gente, mas não adianta. O povo sempre nos reelege".

marta

Mensagem por marta »

Luiz Carlos Querido escreveu:Matrix: The infinite continuum...

Se aprovarem voto em lista, nunca mais irei às urnas. Pegarei meu título, jogarei na privada e darei descarga, sem olhar para trás
marta

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

marta escreveu:
Apáte escreveu:Quantos políticos do antigo ARENA foram cassados?

Que diferença isso faz, Apate? A ARENA foi assassinada e reencarnada em diversos partidos. Isso não faz diferença alguma. O problema do Brasil não são os partidos e sim as pessoas que os compõem. Pode ser do Partido Ético Límpido e Puro do Brasil que seus membros serão um bostas como em todos os demais. Nosso problema é o sistema político. É a impunidade. É bandido se candidatar só para fugir da justiça e se abrigar na impunidade. O problema são as pessoas.

Artigo de curiosidade.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Johnny

Mensagem por Johnny »

marta escreveu:

Se aprovarem voto em lista, nunca mais irei às urnas. Pegarei meu título, jogarei na privada e darei descarga, sem olhar para trás

Como não sou aposentado, mudei de estado só para justificar em qualquer escolinha vazia...simples e rápido...

Como você quer ser enrabado? Pelo pica grossa e curta ou pelo pica longa e fina?
Qual o menos pior?
Depende!
Do que?
Da largura ou do afunilamento do seu *
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

marta

Mensagem por marta »

Luiz Carlos Querido escreveu:
marta escreveu:

Como não sou aposentado, mudei de estado só para justificar em qualquer escolinha vazia...simples e rápido...

Como você quer ser enrabado? Pelo pica grossa e curta ou pelo pica longa e fina?
Qual o menos pior?
Depende!
Do que?
Da largura ou do afunilamento do seu *

:emoticon12: :emoticon12:
marta

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Nós já votamos por lista fechada:

Do Blog da Lúcia Hipólito (em 08/05/09)
Não custa lembrar: nas eleições de 2006, apenas 39 deputados federais, em todo o Brasil, atingiram o quociente eleitoral de seus estados.

Em outras palavras: apenas 39 deputados federais se elegeram com os próprios votos. Os restantes 474 se elegeram com votos da coligação e das sobras eleitorais.

Texto completo

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/luc ... 184083.asp

A “esperteza” dos deputados federais contra os eleitores e contra a soberania popular, tentando instituindo o voto em listas fechadas (para deputados federais e estaduais e para vereadores), já começou a render frutos.

A maioria esmagadora (ou esmagada?) dos eleitores tomou conhecimento do que seja o voto em lista. Muito bom.

Informação é poder. E os nobres deputados não estavam nem um pouco interessados em que os eleitores tivessem acesso a essas informações.

Estavam prontos para votar mais esta pouca-vergonha. E depois, bom, depois seria o fato consumado.

Mas um bocado de gente se esforçou para estragar a tentativa de golpe dos deputados.

Jornalistas, cientistas e analistas políticos, deputados e senadores que são contra este golpe (sim, eles existem!) passaram os últimos dias explicando, explicando, explicando.

Então, para recolocar os pingos nos iis, vamos lá.

O Brasil pratica um tipo muito peculiar de voto proporcional. Lista aberta (o eleitor escolhe seu candidato), coligações em eleições proporcionais (juntando cobra, jacaré e elefante no mesmo palanque) e um mecanismo inteiramente perverso de distribuição das sobras eleitorais.

Resultado: o eleitor vota num candidato honestíssimo... e seu voto pode servir para eleger um bandido. O eleitor brasileiro não tem a menor idéia de quem foi eleito com o seu voto.

Não custa lembrar: nas eleições de 2006, apenas 39 deputados federais, em todo o Brasil, atingiram o quociente eleitoral de seus estados.

Em outras palavras: apenas 39 deputados federais se elegeram com os próprios votos. Os restantes 474 se elegeram com votos da coligação e das sobras eleitorais.

O atual presidente da Câmara, dep. Michel Temer, por exemplo, foi o último colocado no PMDB. Quase não é eleito, precisou dos votos da coligação e das sobras. Mas hoje é o todo-poderoso presidente da Câmara dos Deputados. Pode?!

O sistema está inteiramente distorcido. A vontade do eleitor é inteiramente desrespeitada. A distância entre o representado e o representante (que não representa mais ninguém, apenas ele mesmo).

O sistema eleitoral brasileiro deixou de reproduzir suas virtudes, reproduz apenas seus defeitos.

A solução seria reconciliar representantes e representados, reaproximar os deputados dos eleitores.

Mas não. Acuados por uma impressionante onda de escândalos sucessivos, suas excelências estão com medo de não serem reeleitos em 2010.

(O Congresso brasileiro apresenta das mais altas taxas de renovação no mundo. Portanto, o mandato dos atuais deputados pode estar correndo sério risco.)

E a resposta aos escândalos, qual é? O voto em lista fechada, para garantir a reeleição! Vejam só!

Vamos lembrar: na lista fechada, o eleitor não vota em um candidato, mas numa lista partidária. É o que conhecemos hoje como voto de legenda.

Se o partido ou a coligação fizerem votos necessários para eleger, digamos, 20 deputados num determinado estado, os 20 primeiros da lista estão eleitos.

Isto significa que acaba a renovação, fortalece-se o poder dos caciques partidários, da turma que controla o aparelho dos partidos. E também dos atuais deputados e vereadores. Adeus, renovação.

Escondidos dentro de uma lista fechada, os deputados podem “se lixar para a opinião pública”, como declarou ontem o deputado Sergio Moraes (PTB-RS). Ele tem razão.

Com o voto em lista fechada, os bons deputados servirão de biombo para todo tipo de meliante que se candidata para ter acesso aos cofres públicos e ao foro privilegiado.

Suas Excelências darão uma banana para a sociedade e farão campanha apenas dentro dos partidos. E o eleitor terá cassado o direito de escolher seu candidato e votar nele.

Como escapar do impasse entre continuar com um sistema eleitoral inteiramente falido e embarcar neste golpe que é a eleição em lista fechada?

Uma proposta que mereceria ser analisada é a do distritão.

O projeto, do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), é bem simples. Para a eleição de deputado federal e estadual, por exemplo, o estado é o distrito. Serão eleitos os mais votados, acabando com votos de coligação e com sobras eleitorais.

No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, são 46 deputados federais. Os 46 mais votados seriam considerados eleitos, independentemente do partido pelo qual se candidataram. Mas seriam eleitos com os próprios votos.

Atualmente, são 70 os deputados estaduais fluminenses. Da mesma forma, os 70 primeiros seriam considerados eleitos.

Mantém-se a proporcionalidade, reaproxima-se o deputado do eleitor e não se impede o eleitor de votar em seu candidato.

Simples, não?

O único problema é que os candidatos teriam que mostrar sua cara, dialogar diretamente com o eleitor e, uma vez eleitos, teriam que andar na linha e prestar contas do exercício do seu mandato.

Como o eleitor saberia perfeitamente quem foi eleito e quem não foi, a cobrança ficaria mais fácil.

Talvez, exatamente por esta transparência e por esta exposição dos políticos diante de seus eleitores, este projeto do distritão não corre o menor risco de ser aprovado.

Uma pena.

------------------------------------------------------- (fim)--------------------------

Alguns comentários de leitores:

Nome: GERALDO AZEVEDO - 8/5/2009 - 13:46
Minha cara e competente Jornalista Lucia Hippolito:
Meus respeitos,
O assunto é gravíssimo para um país que quer se desprender do atraso intelectual, cultural, economico e financeiro que é nosso caso. Isso de lista fecahda é um "crime"retrocesso. Estaríamos retornando aos anos 60? tem hora que fico pensando. Já tenho 59 anos, passei pelos os horroes do AI5, onde perdi meu pai que era Jornalista e conterrâneo do JK e assessor dele quando foi Goverador do meu Estado. Em 68 meu pai foi preso espancado até a morte. Duros tempos, que o próprio tempo se incumbiu de cicatrizar. Vejo o Brasil numa ditadura civil cruel. O Interessante que gente do poder passou por isso e são incensíveis a esses descalabros que vivemos todo dia uma nova corrupção.
Tem hora que acho que o Ditadura Militar foi um mal necessário ao país em 64. O país estva como hoje ingovernável. Não havia segurança nenhuma ao cidadão era guerrilha no campo e baderna nos grandes centros.
Obrigado pelo espaço.
Boa tarde. Agradeço aos leitores também.

Nome: Mario Wilson - 8/5/2009 - 14:09
GERALDO AZEVEDO - 8/5/2009 - 13:46
Seu depoimento é contundente e muito significativo. Receba aqui minha solidariedade.

Considerando as pessoas que conheço, a grande maioria vota em nomes. Raros são aqueles que votam em legendas. Portanto, a lista fechada seria uma forma de golpe contra a vontade do eleitor. O papel do eleitor seria apenas "legitimizar" qualquer rufião que o partido quisesse empossar...

Eu não sabia da extensão do descalabro do voto proporcional. Apenas 39 eleitos pelo voto em um total de 513 integrantes da câmara! Menos de 8% da câmara foi escolhida pelo voto! Cai por terra a teoria de que o brasileiro não sabe votar! O brasileiro é enganado em cada eleição...

A única forma que vejo de não participar dessa bandalheira (voto proporcional ou lista) é praticar o voto nulo. Não disse em branco, disse VOTO NULO!

marta

Mensagem por marta »

Fernando Silva escreveu:Nós já votamos por lista fechada:

Do Blog da Lúcia Hipólito (em 08/05/09)

Isso é um absurdo!!! É bem por isso que eles mandam a opinião pública se lixarem.
É bem por isso que 99,99% dos pra-lamentar possuem uma biografia que não resiste a 10 minutos fora da geladeira
marta

Trancado