Por que um ateu convicto é algo impossível

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Lúcifer »

CITAÇÃO:
“- De que deus voce fala ?”

Do criador do universo.

AHSONNUTIL - Deidade suprema dos navajo do Novo México. Criou o céu e a terra e depois colocou gigantes nos quatro pontos cardeais para sustentar o céu.

ANANSI - Grande deus embusteiro da mitologia do oeste da Africa, conhecido também como Senhor Aranha. É famoso pela sua inteligencia e conta com vários nomes. No entanto, o mais difundido é Anansi. Originalmente Anansi era considerado o criador do mundo e em algumas tradições este continua sendo o seu papel principal.

AWONAWILONA - Grande pai e deidade criadora dos zunhi do sudoeste dos EUA. O seu nome significa "o que tudo contém". Diz-se que Awonawilona existiu antes de tudo. Com o seu pensamento produziu as brumas que formentam o desenvolvimento. O seu calor dissipou as neblinas convertendo-as no mr primitivo e gradualmente,a partir da espuma verde das águas, criou a terra.

BAGADJMBIRI - Criador ancestral dos deuses dos karadjeri do noroeste da Autrália. De acordo com a tradição karadjeri, no principio o mundo era um lugar vazio. Depois os dois irmãos Bagadjimbiri se levantaram da terra como dingos. os irmãos estavam descontentes com essa paisagem monótona que carecia de árvores, animais e pesoas. Por isso abriram as primeiras represas, sem as quais a vida não podia existirir. Posteriormente utilizaram um cogumelo venenoso e um fungo para modelar os genitais dos primeiros seres e instituiram o rito da circuncisão.

BOBBI-BOBBI - Uma das deidades ancestrais dos binbinga, grupo de aborígenes que habitavam o norte da Austrália. Durante o Alchera (tempo dos sonhos), os espiritos que dormiam embaixo da terra despertaram e deambularam pela terra, configurando a paisagem, criando o homem e ensinando as artes da sobrevivencia. Assim que acabaram o seu travalho, estras deidades ancestrais voltaram para dormir.

BOR - Na mitologia germânica, Bor era pai de Odin, Vili e Ve, os deuses que criaram o mundo e a humanidade. O seu nome significa "nascido".

CHUKU - Deidade suprema dos ibo do leste da Nigéria. Chuku significa "grande espírito". É basicamente benigno. Outro nome de Chuku, que se emprega nas orações, é o de Chineke (o criador). Os ibo acreditam que Chuku criou um paraiso terrenal no qual nem o mal nem a morte podem danificar a humanidade. Como tantas tribos africanas, considram um acidente a chegada da morte.

DEVI - Deusa hindu e potencia suprema do panteão hindu. É venerada como deidade benevola e severa e adota muitas formas, em todas as quais é esposa de Shiva. No principio existiam várias deusas reconhecidas como esposas de Shiva. Estas deidades e outras deusas mães adoradas por diferentes regioes da índia finalmente se fundiram em Devi ou Mahadevi, cujo útero, conforme se acreditava, continha todo o universo.

EL - Primeiro deus cananeu, El significa literalmente "bom". Acredita-se que morava nas ledeiras do monte Safão, situado ao norte da antiga cidade síria de Ugarit. Pai dos deuses e dos homens, El era distante, muito ancião, onisciente e benévolo. Chamavam-no Mlk-ab-Anm (amo do tempo). Parece que a sua esposa doi Athirat (senhora do mar), uma das formas adotadas por Astarté. El representava a onipotencia e sempre foi mostrado como figura sedenta vestida com cornos de touro, simbolo da força. No Antigo Testamento, diz-se que a deidade suprema tanto é El como YAHVEH.

KANE - Na mitologia havaiana, Kane era a deidade criadora e o deus xupremo da procriação. Na mitologia polinésia a criação do mundo costuma ser atribuida a TANGAROA, deus do mar. No entanto, as grandes distancias entre as ilhas da Polinésia costumam conduzir a variações locais da mitologia regional. Assim, Kane é o deus criador em Havaí. O equivalente direto de Tangaroa é o deus lula Kanaloa, com o qual kane está estreitamente relacionado. Mais adiante, os missionarios cristãos identificaram Kanaloa com SATÃ.

MARDUK - Deus supremo da Babilonia relacionado sobretudo com a criação de um mundo ordenado a partir do caos primitivo.

NUN - Na mitologia egipcia, personificação das aguas primitivas. Num é representado como umhomem em pé, submergido até a cintura na água e com os braços levantados para sustentar a barca do Sol. Acreditava-se que toda a vida havia surgido de Num.

PANGÚ - Na mitologia chinesa, ser gigantesco e primitivo de cujo corpo se formou o mundo. Segundo a mitologia chinesa, no principio só existia a escuridão. O mundo era um ovo imenso que continha o caos. No entanto, no seio do ovo dormitava o gigante Pangú. Por fim acordou sobressaltado em plena escuridão e com um machado rompeu a casca. O conteúdo mais leve ascendeu para formar o céu e o mais pesado caiu e se converteu em terra. Como Pangú temia que voltassem a converger, levantou o céu com a cabeça e empurrou a terra para vaixo com os pés.

QAT - Herói espiritodas ilhas de Banks, Melanésia. Deu ao mundo a sua forma atual e criou os seus moradores. Segundo a lenda melanésia, Qat não era deus nem mortal, mas um espírito (vui). Nasceu quando arrebentou uma pedra que deisou em liberdade o herói totalmente formado. Supões-se que Qat deu forma à materia pré-existente e criou os primeiros porcos, árvores e homens. Também criou a noite para desconsar.

RANGI - Deus do céu do mito maori da criação. à semelhança de Urano, o seu equivalente grego, Rangi tentou impedir o desenvolvimento do mundo. Também é conhecido como Raki.

TA'AROA - Para os taitianos, Ta'aroa era o ser supremo e a divindade criadora. O consideravam criador da vida e da morte e tinha o poder absoluto. No principio Ta'aroa, como o original gigante chines PANGÚ, dormia solitário no interioro do ovo cósmico até que reuniu as condiçõespara iniciar o processo de criação, nesse momento partiu a casca e saiu. Embora Ta'aroa tenha se alegrado por haver despertado, o vazio e o silencio o deprimiam, de modo que utilizou um pedaço do ovo para fazer a terra e outro para criar o céu. Assim que se deu por satisfeito com o mundo, acrescentou tudo o que agora existe nele.

TIRAWA - Deus supremo dos pawnee, antigo grupo indio dominante em Nebraska. Tirawa criou o mundo e pôs em seu recorrido o Sol, a Lua e as estrelas. Era uma divindade distante, propensa aos errebatos de cólera.

WELE - Divindade suprema e deus do céu dos abaluhya, grupo banto do nerte do Quenia. Welw (o elevado) criou primeiro o céu e o sustentou com colunas. Depois fez dois irmãos, o Sol e a Lua, que supostamente o ajudariam na criação do resto do universo.


Bom, esses são alguns dos deus criadores do universo.
Qual deles voce está se referindo?? :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Cabula escreveu:
salgueiro escreveu:Acho que a moça não faz parte de uma religião institucionalizada Apo.



Mas eles e a própria bíblia não dizem que é o seu Deus o criador do céu terra e tudo o mais?



Como definição sim mas vc já viu alguém que pertença a alguma religião cristã se referir a Deus como algo menos que Deus ? :emoticon4:


Naturalmente. Deus, Nosso Senhor. Deus, o Criador. Deus, Nosso Pai. Ou simplesmente Nosso Senhor, o Criador e o Pai. Entre outros...
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

Tem também " O Barbudo ", " O cara lá de cima ", o " Todo Poderoso ", " O que tudo sabe ", " O que tudo vê", " O que tudo pode ".... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por salgueiro »

Então é esperar prá ver. Acho que ela não faz parte da turma arroz com feijão.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Cabula
Mensagens: 1404
Registrado em: 28 Out 2005, 19:55
Gênero: Masculino
Localização: Salvador

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Cabula »

salgueiro escreveu:
Cabula escreveu:
salgueiro escreveu:Acho que a moça não faz parte de uma religião institucionalizada Apo.



Mas eles e a própria bíblia não dizem que é o seu Deus o criador do céu terra e tudo o mais?



Como definição sim mas vc já viu alguém que pertença a alguma religião cristã se referir a Deus como algo menos que Deus ? :emoticon4:


Na verdade quando eles querem diferenciar os diversos deuses do deus verdadeiro ( que é o deles ), simplesmente dizem que este é o único criador do céu e da terra.


Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Reid »

deuses para todos os gostos e problemas

e garanto q sao todos reais podem escolher um.... :emoticon26:

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por salgueiro »

Nas minhas andanças pela net onde mais encontrei esse termo foi no meio dos espiritualistas que usam para fazer a distinção do Deus cristão.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Cabula
Mensagens: 1404
Registrado em: 28 Out 2005, 19:55
Gênero: Masculino
Localização: Salvador

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Cabula »

salgueiro escreveu:Nas minhas andanças pela net onde mais encontrei esse termo foi no meio dos espiritualistas que usam para fazer a distinção do Deus cristão.



Eu já ouvi isso em igrejas evangélicas, mas pelo visto ela não é evangélica

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por salgueiro »

Cabula escreveu:
salgueiro escreveu:Nas minhas andanças pela net onde mais encontrei esse termo foi no meio dos espiritualistas que usam para fazer a distinção do Deus cristão.



Eu já ouvi isso em igrejas evangélicas, mas pelo visto ela não é evangélica


Ninguém que escreva algo como

O que eu quero dizer é que essas discussões do tipo "existe ou nao existe" são apenas distrações da mente, livrem-se destes condicionamentos. e que há sim algo de mais “verdadeiro” se aprofundássemos mais, que fossemos bem fundo mesmo, com coragem já que isso irá revelará coisas


é freira ou evangélica :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Ninguém que escreva algo como

O que eu quero dizer é que essas discussões do tipo "existe ou nao existe" são apenas distrações da mente, livrem-se destes condicionamentos. e que há sim algo de mais “verdadeiro” se aprofundássemos mais, que fossemos bem fundo mesmo, com coragem já que isso irá revelará coisas


é freira ou evangélica :emoticon4:


Puxa, eu achei isto bem evangélico... só que razoavelmente intelegível. :emoticon1:

Deve ser uma bispa...
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:Ninguém que escreva algo como

O que eu quero dizer é que essas discussões do tipo "existe ou nao existe" são apenas distrações da mente, livrem-se destes condicionamentos. e que há sim algo de mais “verdadeiro” se aprofundássemos mais, que fossemos bem fundo mesmo, com coragem já que isso irá revelará coisas


é freira ou evangélica :emoticon4:


Puxa, eu achei isto bem evangélico... só que razoavelmente intelegível. :emoticon1:

Deve ser uma bispa...


Bispa ????

quáquaquaqua. Num rola mesmo :emoticon12:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Apo escreveu:
salgueiro escreveu:Ninguém que escreva algo como

O que eu quero dizer é que essas discussões do tipo "existe ou nao existe" são apenas distrações da mente, livrem-se destes condicionamentos. e que há sim algo de mais “verdadeiro” se aprofundássemos mais, que fossemos bem fundo mesmo, com coragem já que isso irá revelará coisas


é freira ou evangélica :emoticon4:


Puxa, eu achei isto bem evangélico... só que razoavelmente intelegível. :emoticon1:

Deve ser uma bispa...


Bispa ????

quáquaquaqua. Num rola mesmo :emoticon12:


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Vamos aguardar a volta da que não foi. :emoticon4:
Imagem

Avatar do usuário
Valdisnnei
Mensagens: 146
Registrado em: 01 Jun 2009, 16:54
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Valdisnnei »

salgueiro escreveu:Então é esperar prá ver. Acho que ela não faz parte da turma arroz com feijão.

2
Também tive a mesma impressão.

É que o preconceito e arrogância de alguns não permite fazer distinções entre todos esses seres inferiores que de tão débeis acreditam em um ser imaginário.
Um nome metido como Walt Disney, no Brasil pode virar Valdisnei.
O motivo disso eu não sei, só sei que sou o NadaSei.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por marta »

Apo escreveu:Tem também " O Barbudo ", " O cara lá de cima ", o " Todo Poderoso ", " O que tudo sabe ", " O que tudo vê", " O que tudo pode ".... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: O oni-tudo e o Mala Men. :emoticon12: :emoticon12:




Mas já que estamos fazendo o reconhecimento do gramado, muito me estranha essa "entrada" e "saida" de crentes no REV como se eles tivessem no banco de reservas esperando a chamada do técnico para entrar em campo. Primeiro entrou o Ericreyson que tomou um cartão vermelho do juiz. Sai Ericreyson para a entrada do Zébostão. Zébostão se contundiu no finzinho do primeiro tempo e saiu na maca, acompanhado pelo médico do clubeato. :emoticon12: Quando pensávamos que o jogo ia rolar com 9 em campo, eis que entra a gloriosa Pessodefé, no ataque. Falta muito pra acabar o jogo??
Editado pela última vez por marta em 02 Jun 2009, 02:13, em um total de 3 vezes.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por marta »

Fala aí, Valdisnei. Bem vindo ao clube
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por marta »

pessoa de fé escreveu:Com todo o respeito o que estamos iniciando aqui ? um debate, uma conversa séria ou uma troca de ofensas ?


Tudo depende do andamento da conversa. Também pode ser:
(a) Um deboche
(b) Uma conversa histérica
(c) Uma troca de crenças


Vou começar respondendo algumas perguntas:


:emoticon45:

“- De que deus voce fala ?”

Do criador do universo.

(a)
Imagem
(b)
Imagem
(c)
Imagem

“- O que sabe sobre nossa felicidade ou falta dela ?”[i]

Dentre outras coisas, confundem felicidade com “satisfação”, com “contentamento”, e a falta dela não é assim tão difícil de perceber.


Imagem

Tente de novo

[i]“- Ser feliz por crer numa ilusão é melhor que encarar a realidade ?”

É feliz quem vive numa ilusão? Ou a pessoa viverá sempre na angustia de alimentar esta ilusão, já que sua “felicidade” depende dela? A felicidade depende de algo? Não é escravo aquele que depende de algo para “sentir-se”?


heim??!!!!!!

Imagem

É garantia de felicidade ser um realista, mesmo que convicto?

Tanto na pessoa que se agarra em ilusões quanto no realista, não encontramos ambos passando por infelicidades e alegrias? Não encontramos muitos destes, se agarrando ao comodismo e vivendo uma vidinha de “felicidade-infeliz”?

Agora, felicidade é contentamento, satisfação, alegria, é dependência de algo?


Creio que todas as pessoas do mundo tem momentos felizes, tristes e infelizes. Isso não difere e, muito menos aproxima ateus e crentes

No começo do tópico me pedem que cite um ateu convicto, abaixo está um belo exemplo:

http://www.youtube.com/watch?v=dapYG08w6R4


E o que lhe dá a certeza de que TODOS OS ATEUS SÃO IGUAIS???

Espero que nao cometam o engano de me encarar como uma adversária. Sendo assim, só há uma forma de seguirmos. Seguiremos juntos seja através de uma conversa ou de uma investigação ou outra coisa que saiba que não nos levará para debates, ofensas ou sarcasmos inuteis.



Bem, crentes, via de regra, raramente são elevados ao grau de ADVERSÁRIOS. Para que vc seja considerada uma ADVERSÁRIA terá que mostrar que a sua inteligência e capacidade de lógica e raciocínio está bem acima da média dos demais crentes que por aqui se aventuraram. Tudo vai depender de vc. Boa sorte

Espero que os aqui presentes nao sejam do tipo que se contentam e ficam muito felizes em atirar pedras em alguém só por que ele possui uma crença e vocês não.


Tudo vai depender de vc.

Eu não vim aqui impor uma crença ou um deus. Portanto sugiro que baixem as armas e prossigam de forma pacifica.


Somos imensamente gratos, mas necessário se faz esclarecer desde logo, que as regras, quem estabelece AQUI, somos nós. Foi bom pra vc?

O que eu quero dizer é que essas discussões do tipo "existe ou nao existe" são apenas distrações da mente, livrem-se destes condicionamentos. e que há sim algo de mais “verdadeiro” se aprofundássemos mais, que fossemos bem fundo mesmo, com coragem já que isso irá revelará coisas principalmente de nós mesmos, neste caso, sejam bem vindos para caminharmos juntos.


Estamos preparados. Diga na lata: qual a sua "verdade"??

Uma coisa é certa: os ateus sao ateus apenas por condicionamentos que os levam a se comportarem desta maneira


Qual a fonte da pesquisa que a levou a esta afirmação??

Que está claro o fato de que toda esta superficialidade é ilusória, não há duvida. Agora, mergulhar em busca da fonte de toda estas ilusões, muito poucos se aventuram, pois estão satisfeitos em seus rótulos e condicionamentos de ficar brincando de “paintball” na superfície.


Qual a fonte da pesquisa que a levou a esta conclusão??

Por hora é só..... eu retornarei


Tudo bem, só que da próxima vez, tire os sapatos e bata antes de entrar, por favor
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Valdisnnei
Mensagens: 146
Registrado em: 01 Jun 2009, 16:54
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Valdisnnei »

salgueiro escreveu:
O que eu quero dizer é que essas discussões do tipo "existe ou nao existe" são apenas distrações da mente, livrem-se destes condicionamentos. e que há sim algo de mais “verdadeiro” se aprofundássemos mais, que fossemos bem fundo mesmo, com coragem já que isso irá revelará coisas


é freira ou evangélica :emoticon4:

Sem contar que ela menciona a incoerência do ateu convicto enquanto um cético.

Este tipo de discussão têm impedimento biológico.
Nosso cérebro, não consegue alcançar respostas para questões como a existência de Deus e Origem do Universo, falta-nos capacidade cognitiva para tal.
A questão da existência de Deus então não se encontra resposta por meio do questionamento e sim da percepção direta.

No caso do ateu, qualquer afirmativa é necessariamente uma crença sem respaldo em evidencias, o que não permite a um ateu convicto se dizer cético, entretanto, no lado teísta, basta o conhecimento de Deus.
Evidencias de Deus são hipoteticamente possíveis a um teísta (muitos afirmam que não acreditam em Deus, mas sim que "sabem" que ele existe), e isso mesmo sem o aval científico. Já que a escolha pelo método científico é antes de tudo uma escolha filosófica é, por tanto, a ciência, apenas um meio, mesmo que seja o meio preferível na aquisição do conhecimento, não é o único meio viável ou aceitável.

Disso se resume que um teísta convicto pode ser um posicionamento coerente com o ceticismo e com a razão, mas um ateu convicto jamais poderia ser coerente com estas coisas... só que alguns em sua arrogância não observam tão simples lógica e chegam a conclusão oposta, a de que um teísta convicto é um posicionamento incoerente, enquanto esses mesmos são ateus convictos... irônico para dizer o mínimo...
Um nome metido como Walt Disney, no Brasil pode virar Valdisnei.
O motivo disso eu não sei, só sei que sou o NadaSei.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fernando Silva »

pessoa de fé escreveu:Uma coisa é certa: os ateus sao ateus apenas por condicionamentos que os levam a se comportarem desta maneira

Certo por quê?
Eu fui condicionado a ser cristão. Depois de mais de 40 anos, finalmente me livrei da lavagem cerebral.
Tenho vergonha de ter levado tanto tempo.

Avatar do usuário
Fallen_Angel
Mensagens: 90
Registrado em: 23 Mai 2009, 12:26
Gênero: Feminino
Localização: Curitiba/PR

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fallen_Angel »

Fernando Silva escreveu:
pessoa de fé escreveu:Uma coisa é certa: os ateus sao ateus apenas por condicionamentos que os levam a se comportarem desta maneira

Certo por quê?
Eu fui condicionado a ser cristão. Depois de mais de 40 anos, finalmente me livrei da lavagem cerebral.
Tenho vergonha de ter levado tanto tempo.


Pois é, acho que justamente a religião é que é um condicionamento.
Se vc educar uma criança sem falar de Deus, ela nunca vai chegar p vc e falar que acredita em Deus ou que tem medo do capeta. Essas crenças são imposições sociais. A gente acredita pq é levado a isso, não que a gente nasça 'predestinado' a acreditar em alguma coisa, aifnal, se fosse assim, acho que todo mundo acreditaria na mesma 'força criadora', não?

Avatar do usuário
Fallen_Angel
Mensagens: 90
Registrado em: 23 Mai 2009, 12:26
Gênero: Feminino
Localização: Curitiba/PR

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Fallen_Angel »

Fernando Silva escreveu:
pessoa de fé escreveu:Uma coisa é certa: os ateus sao ateus apenas por condicionamentos que os levam a se comportarem desta maneira

Certo por quê?
Eu fui condicionado a ser cristão. Depois de mais de 40 anos, finalmente me livrei da lavagem cerebral.
Tenho vergonha de ter levado tanto tempo.


Pois é, acho que justamente a religião é que é um condicionamento.
Se vc educar uma criança sem falar de Deus, ela nunca vai chegar p vc e falar que acredita em Deus ou que tem medo do capeta. Essas crenças são imposições sociais. A gente acredita pq é levado a isso, não que a gente nasça 'predestinado' a acreditar em alguma coisa, aifnal, se fosse assim, acho que todo mundo acreditaria na mesma 'força criadora', não?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

Valdisnnei escreveu:
salgueiro escreveu:Então é esperar prá ver. Acho que ela não faz parte da turma arroz com feijão.

2
Também tive a mesma impressão.


Você também acha que ela não faz parte da turma de crentes mais feijão com arroz?
Pode ser, mas arrogância e o ar professoral são comuns a todos.

É que o preconceito e arrogância de alguns


Que nem a dos crentes, que se acham sábios perante quem não crê em duendes, deus e diabo?
Querido...estamos aqui apenas cogitando, de acordo com o linguajar e o discurso da pessoa de fé e questão. Ela pode ser, inclusive, um bogus, como você.

Aliás, estou também fazendo conjecturas sobre a sua identidade e porque entrou aqui enfiando o pé na porta...


não permite fazer distinções entre todos esses seres inferiores que de tão débeis acreditam em um ser imaginário.


Permite, sim. São todos teleguiado por deus e jesuiz, logo, bastante previsíveis.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

Fallen_Angel escreveu:
Fernando Silva escreveu:
pessoa de fé escreveu:Uma coisa é certa: os ateus sao ateus apenas por condicionamentos que os levam a se comportarem desta maneira

Certo por quê?
Eu fui condicionado a ser cristão. Depois de mais de 40 anos, finalmente me livrei da lavagem cerebral.
Tenho vergonha de ter levado tanto tempo.


Pois é, acho que justamente a religião é que é um condicionamento.
Se vc educar uma criança sem falar de Deus, ela nunca vai chegar p vc e falar que acredita em Deus ou que tem medo do capeta. Essas crenças são imposições sociais. A gente acredita pq é levado a isso, não que a gente nasça 'predestinado' a acreditar em alguma coisa, aifnal, se fosse assim, acho que todo mundo acreditaria na mesma 'força criadora', não?


Mas isto é óbvio. Basta criar uma criança sabendo discernir entre real, fantasioso e questionável. Criança alguma precisa de deuses para viver e aprender a ser humano em todos os sentidos. O que as religiões fazem é impor às crianças ( inocentes e vulneráveis ) uma forma de doutriná-las dentro de um código restrito, onde a liberdade de pensamento, ações e decisões futuras, sejam cerceadas. Ou vem a culpa eo castigo.
Adultos são mesmo monstros. A humanidade é como é porque existem crianças que servem de depósito de lixo da demência adulta. É assim e sempre será.
:emoticon8:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Apo escreveu:Tem também " O Barbudo ", " O cara lá de cima ", o " Todo Poderoso ", " O que tudo sabe ", " O que tudo vê", " O que tudo pode ".... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: O oni-tudo e o Mala Men. :emoticon12: :emoticon12:




Mas já que estamos fazendo o reconhecimento do gramado, muito me estranha essa "entrada" e "saida" de crentes no REV como se eles tivessem no banco de reservas esperando a chamada do técnico para entrar em campo. Primeiro entrou o Ericreyson que tomou um cartão vermelho do juiz. Sai Ericreyson para a entrada do Zébostão. Zébostão se contundiu no finzinho do primeiro tempo e saiu na maca, acompanhado pelo médico do clubeato. :emoticon12: Quando pensávamos que o jogo ia rolar com 9 em campo, eis que entra a gloriosa Pessodefé, no ataque. Falta muito pra acabar o jogo??


Opa, nem fale! Agora entraram dois muito semelhantes em arrogância: pessoa de fé e Vladisnnei ( que nome mais apropriado para um bogus, não acha? ). I hope so.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por salgueiro »

Valdisnnei escreveu:
salgueiro escreveu:Então é esperar prá ver. Acho que ela não faz parte da turma arroz com feijão.

2
Também tive a mesma impressão.

É que o preconceito e arrogância de alguns não permite fazer distinções entre todos esses seres inferiores que de tão débeis acreditam em um ser imaginário.


Olá Valdisnnei, seja bem vindo ao RV.

O universo do teísmo é tão amplo e variado como o do ateísmo e os dois são compostos pelo mesmo elemento básico, nóis, que imprimimos em nossas "crenças" o que temos de melhor e pior. Então deixe as armas de lado e aproveite um debate em vez de combate :emoticon4: que pode ser muito interessante onde a sua visão teísta pode em muito ser ampliada.

Aproveite.

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Por que um ateu convicto é algo impossível

Mensagem por Acauan »

Valdisnnei escreveu:Sem contar que ela menciona a incoerência do ateu convicto enquanto um cético.


Ateu e cético não são sinônimos.
Há céticos que não são ateus e ateus que não são céticos.
Isto é básico.


Valdisnnei escreveu:Este tipo de discussão têm impedimento biológico.
Nosso cérebro, não consegue alcançar respostas para questões como a existência de Deus e Origem do Universo, falta-nos capacidade cognitiva para tal.


Por favor, cite estudos reconhecidos em neurociência que sustentem esta afirmação.

Valdisnnei escreveu:A questão da existência de Deus então não se encontra resposta por meio do questionamento e sim da percepção direta.


Na sua opinião.
A teologia católica romana, por exemplo, professa que a existência de Deus é uma questão puramente racional, por isto admite as cinco vias de Sto. Tomás de Aquino como fundamento doutrinário.


Valdisnnei escreveu:No caso do ateu, qualquer afirmativa é necessariamente uma crença sem respaldo em evidencias, o que não permite a um ateu convicto se dizer cético,...


Depende do conceito de ceticismo aplicado.
Se for o ceticismo clássico, de Pirro, este não admite nenhum tipo de convicção, logo é inútil aplicá-la ao ateísmo especificamente.

Uma tendência entre determinados grupos de ateus modernos é o ceticismo científico, que condiciona a crença à evidência, mesmo admitindo que falta de evidência de que algo existe não é evidência de que este algo não existe, conforme o paradigma Popperiano dominante, paradigma este que não admite convicções absolutas ou permanentes.

Sem definição clara das premissas, discussões do tipo se tornam inúteis acusações mútuas, mutuamente sem conteúdo algum.


Valdisnnei escreveu:'... entretanto, no lado teísta, basta o conhecimento de Deus.


Está sendo contraditório, como pode haver tal conhecimento se alegou falta de "capacidade cognitiva para tal", a não ser que considere que "percepção direta" e "conhecimento" sejam a mesma coisa, o que é discutível.

Valdisnnei escreveu:Evidencias de Deus são hipoteticamente possíveis a um teísta (muitos afirmam que não acreditam em Deus, mas sim que "sabem" que ele existe), e isso mesmo sem o aval científico. Já que a escolha pelo método científico é antes de tudo uma escolha filosófica é, por tanto, a ciência, apenas um meio, mesmo que seja o meio preferível na aquisição do conhecimento, não é o único meio viável ou aceitável.


Parágrafo resumível em uma palavra: Fé.

Valdisnnei escreveu:Disso se resume que um teísta convicto pode ser um posicionamento coerente com o ceticismo e com a razão, mas um ateu convicto jamais poderia ser coerente com estas coisas... só que alguns em sua arrogância não observam tão simples lógica e chegam a conclusão oposta, a de que um teísta convicto é um posicionamento incoerente, enquanto esses mesmos são ateus convictos... irônico para dizer o mínimo...


Pois é..., humilde é quem escreve coisas como esta acima sobre gente que não conhece.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado