Edson Jr escreveu:Fernando Silva escreveu:Edson Jr escreveu:A sensação de ter superado algo...ter vencido algum obstáculo...
É imprescindível uma dose de sofrimento anterior para obter felicidade. Ela nunca é constante, vem e se vai, para depois retornar...é preciso lutar e sofrer para ter momentos de felicidades...
Bom, na minha opinião...
Pena que essa felicidade pela superação de um obstáculo só faça efeito por algum tempo.
"Nada mais insuportável que uma sucessão de dias felizes."
Não me lembro de quem é esse ditado...mas parace que para haver felicidade é necessário a existência e superação de um conflito.
Sei lá. Não acho que precise dose de sofrimento algum, em tese, para a liberação de endorfinas...Poddo olhar um lindo campo e sentir uma paz interior que me soe como felicidade ( pelo menos naquele instante).
Cada um define felicidade dentro de suas experiências, observação do que descrevem seus semelhantes e determinados parâmetros de comparação ( como uma escala onde há um extremo de menos felicidade vivenciada e de mais felicidade vivenciada). Mas tudo isto pode ser tido como a mistura de sensações agradáveis ligadas à prazeres variados, que correspondem à satisfação de desejos instintivos ou intelectualizados.
Alguém diz que está "feliz" depois de comprar um reles vestido? Sim ou não, dependendo do que aquele ato representa dentro de sua fantasia hedonista. Quem tem vários vestidos, pode sentir felicidade quando compra mais 1? Continua dependendo do vestido em questão e das circunstâncias que cercam o ato da compra? Quem não tem o que vestir, pode descrever o ato desta compra como felicidade? Continua dependendo: se está confortável fisicamente, mas a fome ou o medo são mais fortes, pouco haverá de felicidade num vestido novo. E assim vai.
Pode-se também relativizar a sensação de bem estar quando há uma infelicidade de mesmo peso ou mais forte ocorrendo no mesmo instante ( ou a presumição de algo ruim no futuro próximo).
Para mim, felicidade é um conjunto de sensações de bem estar que levam a uma constatação ( que é absolutamente pessoal, individual e muda para a mesma pessoa de momento da vida para outro).
Pode englobar alegria, paz, prazer físico ou "espiritual", alívios variados de alguma situação de pressão ou pressão, grandes descobertas, uma nova idéia, uma boa notícia etc.
Pode ser algo que exija a conformação de algo ruim e bom ao mesmo tempo, como se ambos se completassem e sentimos que aquilo deva ser assim e pronto. Isto traz uma sensação de "saldo positivo". Mas a balança pode pender para os dois lados. Não é nada fixo.
Exemplo: ter um filho com alguma síndrome ou pai e mãe envelhecendo de forma triste. Há momentos de conforto e outros de desespero. Isto é felicidade? Talvez alguns consigam se convencer de que o que não tem remédio, remediado está...logo, bola pra frente.
Uma situação em que não se pode ser feliz, é quando a dor é costante, o sofrimento mental impede o equilíbrio da consciência saudável ( depressões e outros desequilíbrios neuroquímicos) e centenas de outros exemplos que poderiam ser citados aqui. Não tem força de vontade e nem querer que possam demover este tipo de mal estar. Quem fala que sim, é porque jamais viveu tal situação realmente.