O que é a felicidade?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
salgueiro
Gênero: Feminino

Re: O que é a felicidade?

Mensagem por salgueiro »

Fernando escreveu:Sim. Um dos meio de ser feliz é se tornar insensível à montanha de sofrimento humano que ameaça nos soterrar por todos os lados.
Ignorar o sofrimento alheio é, talvez, a única maneira de não ser esmagado por ele.

Ou quem sabe se tornar mais sensível sendo solidário e sim, sei que não dá para resolver o problema de todos mas é uma forma mais construtiva na minha opinião.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:
Fernando escreveu:Sim. Um dos meio de ser feliz é se tornar insensível à montanha de sofrimento humano que ameaça nos soterrar por todos os lados.
Ignorar o sofrimento alheio é, talvez, a única maneira de não ser esmagado por ele.

Ou quem sabe se tornar mais sensível sendo solidário e sim, sei que não dá para resolver o problema de todos mas é uma forma mais construtiva na minha opinião.

Sim, fazer o que for possível - e ignorar o resto do mar de sofrimento que continuará existindo à sua volta, inclusive tipos de sofrimento que não podem ser resolvidos com solidariedade.

Talvez, no fim das contas, nosso principal objetivo seja diminuir nosso sofrimento diante do sofrimento dos outros criando a convicção de que fizemos o bastante ou o possível.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:

Sim, fazer o que for possível - e ignorar o resto do mar de sofrimento que continuará existindo à sua volta, inclusive tipos de sofrimento que não podem ser resolvidos com solidariedade.

Talvez, no fim das contas, nosso principal objetivo seja diminuir nosso sofrimento diante do sofrimento dos outros criando a convicção de que fizemos o bastante ou o possível.

Tem mais uma coisinha, não ser aquele que promove o sofrimento alheio.

A minha forma de ver é sempre baseada no ato de se construir algo melhor.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:Tem mais uma coisinha, não ser aquele que promove o sofrimento alheio.

E, no fim, se dar por satisfeito com o que foi possível fazer, ignorando tudo o que não pode ser feito.

Ou seríamos psicologicamente esmagados.

Repetindo:
Para sermos felizes, é preciso ignorar o sofrimento alheio ou não deixar que ele nos afete.
Não há como escapar a isto.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Tem mais uma coisinha, não ser aquele que promove o sofrimento alheio.

E, no fim, se dar por satisfeito com o que foi possível fazer, ignorando tudo o que não pode ser feito.

Repetindo:
Para sermos felizes, é preciso ignorar o sofrimento alheio ou não deixar que ele nos afete.

Quando vc fala em ignorar é fingir que não acontece ou não sentí-lo na pele durante o tempo em que o outro sofre, algo como sofrer junto com todos os que sofrem através do planeta pelo tempo que esse sofrimento perdurar ?

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Engraçado você pensar que eu te rotulo de "espírita", Sal.

É bem ao contrário. Se eu não soubesse de antemão, acabaria deduzindo que você teve muito contato com a DE a partir do seu discurso (como deduzi que o Pessoa de Fé andou lendo muito "Osho" Rajneesh), porque as características são claras e levam naturalmente a essa conclusão.

Por exemplo, você herdou a contradição espírita que consiste em pressupor que cada um tem o seu próprio destino e é o único responsável por ele, ao mesmo tempo que solta algumas palavras de ordem (às quais não parece dar muita atenção) para não se sentir egoísta ou ser acusada de sê-lo.

O problema é que isso não passa de tergiversação. Não muda em nada o fato de que você usa a si própria como único parâmetro do que é ou não aceitável, ao mesmo tempo que não tenta explicar por que esse seria um critério adequado.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Talvez o que falte seja o parâmetro do anterior Luís porque cheguei a doutrina quase aos quarenta mas sempre vi o indivíduo como o único responsável pelo seus atos e consequências, criei meus filhos dessa forma. Cansei de ouvir ao longo da vida os resmungos e muchochos de marmanjos e marmanjas incapazes de assumiram que fizeram merda por escolha própria, só assumiam a responsabilidade quando as consequências eram positivas prá si. Então esse "discurso" me acompanha desde sempre.

E em qual momento eu disse que não sou egoísta ou não possuo qualquer outro defeito que todo indivíduo possui variando somente o grau ? Embaixo de mim não existe nenhum tipo de pedestal. Eu piso na bola todos os dias, só que não tenho a menor vergonha disso acho natural , mas lido como parte de um aprendizado. Se quiser uma imagem mental minha que seja a de um projeto em construção desde sempre.

Não me uso como único parâmetro, uso da minha experiência de vida com pessoas reais inclusive as minhas porque afinal de contas eu faço parte dessa realidade. Tenho nesse processo de construção alguns pontos que me dão sim uma tremenda alegria por terem sido muito difíceis de conseguir e aprender a ser feliz é um deles dentro das circunstâncias objetivas da minha vida e eu tenho plena consciência disso. Se conseguiria em outras ? Não sei. Mas vejo outras pessoas que conseguiram em circunstâncias bem mais difíceis que as minhas então me dou o direito de deduzir que está mais ligado ao querer sim. A vontade própria.

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Talvez o que falte seja o parâmetro do anterior Luís porque cheguei a doutrina quase aos quarenta mas sempre vi o indivíduo como o único responsável pelo seus atos e consequências, criei meus filhos dessa forma.

Como assim? Não sofremos nenhuma influência do meio, da vontade alheia, das imposições e das censuras à nossa "liberdade" ( para o nosso bem ou para o nosso mal)?

Cansei de ouvir ao longo da vida os resmungos e muchochos de marmanjos e marmanjas incapazes de assumiram que fizeram merda por escolha própria, só assumiam a responsabilidade quando as consequências eram positivas prá si. Então esse "discurso" me acompanha desde sempre.

Mas isto aqui é outra coisa. É gente que realmente não consegue assumir que fez escolhas equivocadas.
Mesmo assim, o ser humano é falho, e pode errar, até por desconhecimento, por inexperiência, por ter as informações erradas. E pode ser também que não conhecesse à si próprio. Não pode "resmungar" se isto aconteceu? Não faz parte do aprendizado poder fazer uma análise ( mesmo que com idas e vindas sobre os fatos)?

E em qual momento eu disse que não sou egoísta ou não possuo qualquer outro defeito que todo indivíduo possui variando somente o grau ? Embaixo de mim não existe nenhum tipo de pedestal. Eu piso na bola todos os dias, só que não tenho a menor vergonha disso acho natural , mas lido como parte de um aprendizado. Se quiser uma imagem mental minha que seja a de um projeto em construção desde sempre.

Normal, como 99% dos seres humanos! Só que errar e sentir a própria fraqueza e infelicidade por conta de coisas que erramos, ou que nos foram impostas ( como o câncer de um filho) também é normal!

Não me uso como único parâmetro, uso da minha experiência de vida com pessoas reais inclusive as minhas porque afinal de contas eu faço parte dessa realidade. Tenho nesse processo de construção alguns pontos que me dão sim uma tremenda alegria por terem sido muito difíceis de conseguir e aprender a ser feliz é um deles dentro das circunstâncias objetivas da minha vida e eu tenho plena consciência disso. Se conseguiria em outras ? Não sei. Mas vejo outras pessoas que conseguiram em circunstâncias bem mais difíceis que as minhas então me dou o direito de deduzir que está mais ligado ao querer sim. A vontade própria.

Sim, mas isto que você chama de "felicidade" ( mesmo quando os demais estão se ferrando e até você junto deles) não é "felicidade". Talvez algum estado de auto-estímulo que você consegue através de um exercício emocional que permita se manter entre a "frieza", a negação, a fuga do pânico, a autoproteção contra o esmorecimento imposto por condições que você PODE NÃO TER COMO CONTROLAR OU ESPERAR QUE SE RESOLVAM POR MÁGICA ( como casos em que a dor é praticamente perene ou definitiva).

Estes papos de "vontade própria", "querer" e outros são babaquices que se criou como em livrecos de auto-ajuda ou divã de psicólogo bobalhão que acha que pode catalogar ou rotular a mente humana.
Cada um tem uma forma de elaborar as vissicitudes da vida, cada vida é diferente ( infinitas consciências e infinitas formas de lidar com a realidade). As pessoas têm limites variados e agem ou sentem de formas infinitas ( e até contraditórias ) para cada ocasião. Esta diversidade precisa ser reconhecida ( até porque isto é mais primário do que andar pra frente) e respeitada. Não se pode querer que os demais sintam ou ajam como nós imaginamos que seja o correto ( exceto pela Lei ou pelo senso comum que permeia nossas relações e estabelece condições para a nossa sobrevivência).
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:

Repetindo:

Exatamente. Mas isto não quer dizer que estamos felizes sempre, inclusive quando estamos sendo DE FATO E INEVITAVELMENTE engolidos pela dor ( nossa ou de alguém ao nosso lado). Nem animais conseguem ficar assim "desligados" e abanando o rabo o tempo todo.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:Como assim? Não sofremos nenhuma influência do meio, da vontade alheia, das imposições e das censuras à nossa "liberdade" ( para o nosso bem ou para o nosso mal)?

Sim e fazemos escolhas dentro de qualquer situação, o fato de muitas das vezes nosso leque de alternativas ser diminuído não significa inexistência delas. No final fazemos o que queremos no momento.

Mas isto aqui é outra coisa. É gente que realmente não consegue assumir que fez escolhas equivocadas.
Mesmo assim, o ser humano é falho, e pode errar, até por desconhecimento, por inexperiência, por ter as informações erradas. E pode ser também que não conhecesse à si próprio. Não pode "resmungar" se isto aconteceu? Não faz parte do aprendizado poder fazer uma análise ( mesmo que com idas e vindas sobre os fatos)?

A análise é necessária sim, fundamental eu colocaria mas vejo pessoas que mesmo depois de décadas ainda não desenvolveram a capacidade própria de assumir suas responsabilidades.

Normal, como 99% dos seres humanos! Só que errar e sentir a própria fraqueza e infelicidade por conta de coisas que erramos, ou que nos foram impostas ( como o câncer de um filho) também é normal!

E onde eu disse que não era ?

Sim, mas isto que você chama de "felicidade" ( mesmo quando os demais estão se ferrando e até você junto deles) não é "felicidade". Talvez algum estado de auto-estímulo que você consegue através de um exercício emocional que permita se manter entre a "frieza", a negação, a fuga do pânico, a autoproteção contra o esmorecimento imposto por condições que você PODE NÃO TER COMO CONTROLAR OU ESPERAR QUE SE RESOLVAM POR MÁGICA ( como casos em que a dor é praticamente perene ou definitiva).

Essa é a sua balancinha da felicidade.

Estes papos de "vontade própria", "querer" e outros são babaquices que se criou como em livrecos de auto-ajuda ou divã de psicólogo bobalhão que acha que pode catalogar ou rotular a mente humana.
Cada um tem uma forma de elaborar as vissicitudes da vida, cada vida é diferente ( infinitas consciências e infinitas formas de lidar com a realidade). As pessoas têm limites variados e agem ou sentem de formas infinitas ( e até contraditórias ) para cada ocasião. Esta diversidade precisa ser reconhecida ( até porque isto é mais primário do que andar pra frente) e respeitada. Não se pode querer que os demais sintam ou ajam como nós imaginamos que seja o correto ( exceto pela Lei ou pelo senso comum que permeia nossas relações e estabelece condições para a nossa sobrevivência).

O querer, a vontade própria, a diversidade só viram argumentos quando te interessa no resto do tempo é papo furado.

Luis Dantas
Contato:

salgueiro escreveu:Talvez o que falte seja o parâmetro do anterior Luís porque cheguei a doutrina quase aos quarenta mas sempre vi o indivíduo como o único responsável pelo seus atos e consequências, criei meus filhos dessa forma.

Você com certeza conheceu outras doutrinas também, Sal, e não teve tanta afinidade com elas.

Quanto a "único responsável", isso simplesmente não faz sentido lógico, não no grau extremo em que você por vezes propaga essa idéia.

E em qual momento eu disse que não sou egoísta ou não possuo qualquer outro defeito que todo indivíduo possui variando somente o grau ?

Ninguém. O que chama minha atenção é o seu radicalismo de discurso, que por vezes parece sinceramente acreditar que o que um faz, os outros não pagam...

Embaixo de mim não existe nenhum tipo de pedestal. Eu piso na bola todos os dias, só que não tenho a menor vergonha disso acho natural , mas lido como parte de um aprendizado. Se quiser uma imagem mental minha que seja a de um projeto em construção desde sempre.

Todos somos projetos em construção, ainda que muitos não admitam. Mas relativamente poucos tem o seu perfil psicológico, particularmente essa curiosa forma de serenidade diante das próprias falhas.

(...) Mas vejo outras pessoas que conseguiram em circunstâncias bem mais difíceis que as minhas então me dou o direito de deduzir que está mais ligado ao querer sim. A vontade própria.

Ligado está, na medida em que faz sentido falar em vontade própria. Só que você anuncia volta e meia não que está ligado, e sim que é o único fator...
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

salgueiro escreveu:
Edson Jr escreveu:A sensação de ter superado algo...ter vencido algum obstáculo...

É imprescindível uma dose de sofrimento anterior para obter felicidade. Ela nunca é constante, vem e se vai, para depois retornar...é preciso lutar e sofrer para ter momentos de felicidades...

Bom, na minha opinião...

Esses são os momentos exteriores que trazem à tona o que está dentro de nós, o sentimento não vem de fora.

Os obstáculos não precisam ser necessariamente externos. Poderia ser a superação de um conflito interno, por exemplo...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:
Edson Jr escreveu:A sensação de ter superado algo...ter vencido algum obstáculo...

É imprescindível uma dose de sofrimento anterior para obter felicidade. Ela nunca é constante, vem e se vai, para depois retornar...é preciso lutar e sofrer para ter momentos de felicidades...

Bom, na minha opinião...

Pena que essa felicidade pela superação de um obstáculo só faça efeito por algum tempo.

"Nada mais insuportável que uma sucessão de dias felizes."

Não me lembro de quem é esse ditado...mas parace que para haver felicidade é necessário a existência e superação de um conflito.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Luís escreveu:Você com certeza conheceu outras doutrinas também, Sal, e não teve tanta afinidade com elas.

Quanto a "único responsável", isso simplesmente não faz sentido lógico, não no grau extremo em que você por vezes propaga essa idéia.

Só depois de começar a estudar a doutrina é que larguei de mão do preconceito contra religião e fui alargar modestamente meus conhecimentos na área. E gostei de muita coisa apesar do contato ter sido superficial. ainda não superei de todo o problema.

A forma "extrema" em que coloco responsabilidade é fruto do que vejo e ouço desde sempre, só não apelo prá violência física :emoticon16:.

Ninguém. O que chama minha atenção é o seu radicalismo de discurso, que por vezes parece sinceramente acreditar que o que um faz, os outros não pagam...

Então fui eu que não me fiz entender.

Os outros pagam sim e feio, e é por isso que responsabilidade pessoal é tão importante porque qualquer ação dá frutos e o que vejo é sempre as pessoas se escamando dela. Ou dando de ombros como se não importasse.

Ligado está, na medida em que faz sentido falar em vontade própria. Só que você anuncia volta e meia não que está ligado, e sim que é o único fator...

É o primeiro e decisivo passo para o início do processo sem ele nada feito. Porque é de dentro para fora.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Edson Jr escreveu:
salgueiro escreveu:

Bom, na minha opinião...

Esses são os momentos exteriores que trazem à tona o que está dentro de nós, o sentimento não vem de fora.

Os obstáculos não precisam ser necessariamente externos. Poderia ser a superação de um conflito interno, por exemplo...

Sim. Mas a felicidade está dentro de nós, é sentimento próprio, e não precisa ser ocasional, momentânea porque não precisa ser dada, vendida nem entregue por ninguém.

Apo

Mensagem por Apo »

Edson Jr escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Bom, na minha opinião...

Pena que essa felicidade pela superação de um obstáculo só faça efeito por algum tempo.

Não me lembro de quem é esse ditado...mas parace que para haver felicidade é necessário a existência e superação de um conflito.

Sei lá. Não acho que precise dose de sofrimento algum, em tese, para a liberação de endorfinas...Poddo olhar um lindo campo e sentir uma paz interior que me soe como felicidade ( pelo menos naquele instante).
Cada um define felicidade dentro de suas experiências, observação do que descrevem seus semelhantes e determinados parâmetros de comparação ( como uma escala onde há um extremo de menos felicidade vivenciada e de mais felicidade vivenciada). Mas tudo isto pode ser tido como a mistura de sensações agradáveis ligadas à prazeres variados, que correspondem à satisfação de desejos instintivos ou intelectualizados.
Alguém diz que está "feliz" depois de comprar um reles vestido? Sim ou não, dependendo do que aquele ato representa dentro de sua fantasia hedonista. Quem tem vários vestidos, pode sentir felicidade quando compra mais 1? Continua dependendo do vestido em questão e das circunstâncias que cercam o ato da compra? Quem não tem o que vestir, pode descrever o ato desta compra como felicidade? Continua dependendo: se está confortável fisicamente, mas a fome ou o medo são mais fortes, pouco haverá de felicidade num vestido novo. E assim vai.

Pode-se também relativizar a sensação de bem estar quando há uma infelicidade de mesmo peso ou mais forte ocorrendo no mesmo instante ( ou a presumição de algo ruim no futuro próximo).

Para mim, felicidade é um conjunto de sensações de bem estar que levam a uma constatação ( que é absolutamente pessoal, individual e muda para a mesma pessoa de momento da vida para outro).
Pode englobar alegria, paz, prazer físico ou "espiritual", alívios variados de alguma situação de pressão ou pressão, grandes descobertas, uma nova idéia, uma boa notícia etc.
Pode ser algo que exija a conformação de algo ruim e bom ao mesmo tempo, como se ambos se completassem e sentimos que aquilo deva ser assim e pronto. Isto traz uma sensação de "saldo positivo". Mas a balança pode pender para os dois lados. Não é nada fixo.
Exemplo: ter um filho com alguma síndrome ou pai e mãe envelhecendo de forma triste. Há momentos de conforto e outros de desespero. Isto é felicidade? Talvez alguns consigam se convencer de que o que não tem remédio, remediado está...logo, bola pra frente.

Uma situação em que não se pode ser feliz, é quando a dor é costante, o sofrimento mental impede o equilíbrio da consciência saudável ( depressões e outros desequilíbrios neuroquímicos) e centenas de outros exemplos que poderiam ser citados aqui. Não tem força de vontade e nem querer que possam demover este tipo de mal estar. Quem fala que sim, é porque jamais viveu tal situação realmente.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Edson Jr escreveu:
salgueiro escreveu:

Bom, na minha opinião...

Sim. Mas a felicidade está dentro de nós, é sentimento próprio, e não precisa ser ocasional, momentânea porque não precisa ser dada, vendida nem entregue por ninguém.

Evidente que está dentro. Mas só é percebida mediante um processo psíquico, sal. E ele não ocorre apenas dentro, estanque, voltado para dentro. É uma troca com o exterior constante.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Edson Jr escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Bom, na minha opinião...

Diante desse ditado só tenho uma coisa a dizer, Argh !!!!!

Isso me lembra coisas como padecer no paraíso e outras na mesma linha.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
Edson Jr escreveu:
salgueiro escreveu:

Bom, na minha opinião...

Evidente que está dentro. Mas só é percebida mediante um processo psíquico, sal. E ele não ocorre apenas dentro, estanque, voltado para dentro. É uma troca com o exterior constante.

Sim, é latente. Mas não é um processo que se relaciona somente com o exterior pode ser muito mental também.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:Repetindo:

Quando vc fala em ignorar é fingir que não acontece ou não sentí-lo na pele durante o tempo em que o outro sofre, algo como sofrer junto com todos os que sofrem através do planeta pelo tempo que esse sofrimento perdurar ?

É fingir que não acontece. É tentar pensar em outras coisas. É se tornar insensível para que o sofrimento alheio não nos afete.

"Enquanto esse sofrimento perdurar" ? Ora, ele nunca acaba.

As religiões tentam resolver esse problema prometendo uma recompensa na outra vida ou a evolução para um estágio superior através do sofrimento.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

E se a nossa felicidade depender da infelicidade dos outros?
Por exemplo: consegui a única vaga. Os outros ficaram desempregados.

Luis Dantas
Contato:

Precisamente, Fernando. Como é que ficam as respostas prontas e palavras de ordem nessas horas em que os fatos não cooperam?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:Repetindo:

É fingir que não acontece. É tentar pensar em outras coisas. É se tornar insensível para que o sofrimento alheio não nos afete.

"Enquanto esse sofrimento perdurar" ? Ora, ele nunca acaba.

As religiões tentam resolver esse problema prometendo uma recompensa na outra vida ou a evolução para um estágio superior através do sofrimento.

Eu não vejo a insensibilidade como solução ao contrário se sensibilizar é o que leva as pessoas a buscarem soluções.

Bom, a minha religião diz que existe um caminho alternativo à dor, inteligência.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:E se a nossa felicidade depender da infelicidade dos outros?
Por exemplo: consegui a única vaga. Os outros ficaram desempregados.

E porque isso gera dor ? Tem solução ?

A dor é fato, existe e o que nós fazemos para mudar o quadro ? A xonstatação de um fato é só um primeiro passo, sentar e sofrer per si não produz resultados. Depois de muito tempo fui obrigada a jogar a toalha e reconhecer que nós gostamos da dor, ah sim! principalmente da dor alheia, inflingir dor traz a sensação de poder, de superioridade que o bicho-homem ainda não está pronto para abrir mão.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Luis Dantas escreveu:Precisamente, Fernando. Como é que ficam as respostas prontas e palavras de ordem nessas horas em que os fatos não cooperam?

As "respostas" só estão prontas para quem assim o deseja.

Trancado