Saudações, Avatar!
Avatar escreveu:Liberdade e direitos vocês podem e devem reivindicar. Devem ser tratados como qualquer outro integrante da sociedade onde vivem. É uma questão de respeito e o MÍNIMO de civilidade que se pode esperar do homem moderno.
Quanto a ser “natural”, aí já é outra conversa. A natureza criou o macho e a fêmea e, através do acasalamento, eles garantem a continuidade e perpetuação da espécie. ISSO é natural.
Consultemos o Aurélio acerca do significado do vocábulo "natural":
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - Segunda Edição Revista e Ampliada escreveu:natural. [Do lat. naturale.] Adj. 2 g. 1. De, ou referente à natureza. (...) 2. Produzido pela natureza. (...) 3. Em que não há trabalho ou intervenção do homem (...)
Tomando o termo nas formas 1 e 2, a homossexualidade é algo natural, uma vez que é produzida pela natureza. Na verdade, seria muito difícil, considerando apenas 1 e 2, encontrar algo que não fosse natural. Já considerando 3, poderíamos dizer que, robôs, por exemplo, não são algo natural, já que são feitos pelo homem (muito embora este seja parte da natureza), mas acho difícil de aplicar tal sentido à orientação sexual de um indivíduo. Assim sendo, não vejo como considerar a homossexualidade algo inatural. Eu diria, isso sim, que a homossexualidade não é algo
normal, considerando-se
estritamente o seguinte sentido do termo:
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - Segunda Edição Revista e Ampliada escreveu:normal. [Do lat. normale.] Adj. 2 g. (...) 2. Habitual, (...)
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - Segunda Edição Revista e Ampliada escreveu:habitual. Adj. 2 g. (...) 2. Comum, vulgar. 3. Freqüente, usual.
Ou seja, a homossexualidade não é algo normal, no sentido de não ser habitual, vulgar, ou freqüente, já que a grande maioria das pessoas é heterossexual.
Quanto à sua colocação de que a natureza criou o homem, particularmente, prefiro dizer que o homem surgiu na natureza, já que uma associação com o termo "criação" e seus derivados me remete à idéia de um projetista, o que nunca foi demonstrado. Por outro lado, é fato que o homem surgiu na natureza, independentemente da existência ou inexistência de um projeto.
Avatar escreveu:Evoluções e variações sociais e culturais à parte, a função primária, ancestral, do sexo é garantir a sobrevivência da espécie. Macho e fêmea se completam e isso não é mera coincidência. Fêmeas não foram criadas para acasalar com fêmeas. Machos não foram criados para acasalar com machos.
Novamente, me vem à mente a idéia de um projetista, da forma como você escreveu. Você fala de "função primária" do sexo. Eu não acredito na existência de tal coisa. Me parece algo similar à pergunta: "qual a função do olho?!". Alguns diriam: "o olho foi feito para que o seu portador (na grande maioria dos casos) enxergue". Já eu, responderia: "o olho não tem função alguma, pelo menos não que eu saiba...". É fato que olhos, em geral, possibilitam a visão, mas isso não quer dizer que eles tenham sido projetados para tal fim. Eles podem simplesmente ter aparecido como decorrência da evolução, sendo os indivíduos portadores de olhos selecionados em determinados nichos, por estarem mais bem adaptados dentro destes ambientes. Não me extendo aqui porque não sou biólogo e não tenho conhecimento sobre os pormenores desta questão.
Avatar escreveu:Apontar casos raros que porventura ocorram na natureza é apenas – como se diz muito neste sítio – uma muleta psicológica. As pessoas não querem ser rotuladas e fazem o que está ao alcance para fugir do estigma. Exceções não fazem a regra e não definem um conceito.
Não há preconceito neste ponto de vista. Tento ser pragmático. Em muitos aspectos, longe de ser uma exclusividade sexual, o homem pode apresentar comportamentos ou disfunções físicas diversas que não podem ser definidas como naturais ou normais, não cabendo, nestes casos, nenhum julgamento moral.
De acordo. Por exemplo, eu não conservo o intento de gerar descendência, o que não é algo normal, habitual, vulgar ou freqüente, já que a maioria das pessoas procriam. Particularmente, não me importa nem um pouco o fato desta peculiaridade do meu pensamento não ser normal. Inclusive, eu tenho outras características anormais e não me preocupo com muitas delas, por não serem de modo algum nocivas a mim e a terceiros.
o anátema escreveu:Fernando Silva escreveu:Sabemos o que se fazia em Sodoma, mas o que se fazia em Gomorra?
Se em Sodoma fazia-se sodomia, em Gomorra, praticavam gomorria, todos aqueles gomorritas.
Bem, o Cabeção é que parece ser o familiarizado com a terminologia, pergunta pra ele...