Garantias que o ATEISMO pode te dar .

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Perseus

Mensagem por Perseus »

videomaker escreveu:Obrigado , Perseus .
Agora não esquece de me avisar aonde vai ser a festa.
Agora diz ai , O que DIABOS É QUOTAR ?
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Video, quotar é uma atividade que exercita muito o cerébro devido ao seu alto grau de complexidade.

Não é atoa que muitos não conseguem até hoje.
Existe um botão na tela de resposta em que está escrito Quote

Para conseguir quotar, você deve apertar esse botão uma vez, colocar a citação em frente ao [quote] que ira aparecer magicamente em sua tela, e depois clicar novamente no mesmo botão para fechar.

como eu já disse, são poucos os sapientes que adquirem QI e inteligência o suficiente para realizar um quote. E você video, com certeza está na ponta do grupo oficial dos futuros quotadores do RV.

Com muita garra, perseverança e prática, talvez um dia você possa se juntar à elite de quotadores do RV, o que deverá ser-lhe uma enorme honra, devido a extrema carga intelectual necessária para se realizar um quote em um debate.

Tranca
Gênero: Masculino

Re: Re.: Garantias que o ATEISMO pode te dar .

Mensagem por Tranca »

Tranca-Ruas escreveu:Não! O ateísmo não vê motivos para se crer em uma continuação da consciência após a falência irreversível do corpo humano. Isso não serve para dar garantias.

videomaker escreveu:Como não ? vc esta imediatamente me GARANTINDO que não vou sobreviver a morte !

Não de novo.

Somente estou inferindo que ante todas as evidências plausíveis, sem considerar as crenças religiosas, mitos e lendas não comprovadas, a cosciência não sobrevive à morte física.

As religiões ajudaram muito na construção moral humana, mas hoje, sabe-se que princípios éticos e valores morais podem ser dissociados das doutrinas e dos sistemas religiosos.

Ou seja, dispensou-se o mito e o rito, para utilizar-se os valores éticos e morais, que são a parte que interessa.

videomaker escreveu:Tranca , vc esta me garantindo que o que fizer e não for pego vai ficar por isso mesmo! Cara vc esta me garantindo , é claro que esta !

O ateísmo não tem nada a ver com isso e sua inferência não é válida.

Ante o fato de que a vida é uma só, você pode optar por viver em sociedade e fazer o que lhe é possível para ter uma existência digna e lutar contra as injustiças conforme as suas possibilidades ou então tentar tirar vantagem.

Muito embora as crenças religiosas dêem garantias para o bem daqueles que as praticam - e tenham elevada conduta moral - e para o mal daqueles que as infringem - e tenham um comportamento imoral e indigno, conforme o conceito de imoral e indigno da sociedade em questão -, as transgressões como crimes, condutas imorais e outras são mormente praticadas por pessoas tementes a estas crenças, de alguma forma ou de outra, eis que o grosso, por assim dizer, das sociedades, é composto por pessoas crentes em seu sistema religioso imperante.

Disso se infere que o ateísmo, uma ínfima minoria das populações, não está de forma alguma ligado à falta de uma conduta moral digna e elevada.

Portanto, correta a seguinte afirmação, feita por mim:

Tranca-Ruas escreveu:Tudo o mais que você tentou induzir como conseqüência do ateísmo - as tais garantias - denota apenas ingenuidade ou desonestidade intelectual.

Por tal razão, dispensa-se a necessidade de escusa decorrente da mensagem seguinte:

videomaker escreveu:Por respeito a vc cara , vou desculpar .

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

videomaker escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Não!

O ateísmo não vê motivos para se crer em uma continuação da consciência após a falência irreversível do corpo humano.

Isso não serve para dar garantias.

Como não ? vc esta imediatamente me GARANTINDO que não vou sobreviver a morte !
Tranca , vc esta me garantindo que o que fizer e não for pego vai ficar por isso mesmo !
Cara vc esta me garantindo , é claro que esta !

Tudo o mais que você tentou induzir como conseqüência do ateísmo - as tais garantias - denota apenas ingenuidade ou desonestidade intelectual.

Por respeito a vc cara , vou desculpar .

Só isso.

Vídeo, veja se você entende: o ateísmo não dá garantias pelo simples fato dele não ser uma doutrina (embora muitos o tratem como tal). Ele é uma conclusão lógica da percepção de determinados indivíduos com relação à realidade.

Ele garante tanto que o pós-morte não existe quanto que não existem unicórnios verdes em marte.

"O pós-morte existe? Vai saber...é provável que não." -> essa é a posição ateísta em relação a isto.

"Deus existe? Numa análise à priori, não, mas é possível que exista, se forem inferidas outras causas que até agora desconhecemos e que provem sua existência" -> essa é a posição ateísta com relação a Deus.

Da mesma forma, a ciência não "pede garantias" aos fenômenos; eles são estudados e a percepção pessoal do pesquisador determina um conhecimento.

Simples assim.

Res Cogitans

Re.: Garantias que o ATEISMO pode te dar .

Mensagem por Res Cogitans »

Samael escreveu:Ele garante tanto que o pós-morte não existe quanto que não existem unicórnios verdes em marte.

"O pós-morte existe? Vai saber...é provável que não." -> essa é a posição ateísta em relação a isto.

Embora a esmagadora maioria dos ateus não acredite em vida após a morte, não acreditar em vida após a morte não é uma necessidade lógica derivada da descrença em Deus. Conheço alguns ateus, incluso eu, que deixaram de acreditar em Deus antes de deixarem de acreditar em vida após a morte.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Sendo curta e grossa... ateísmo é andar sem muletas, sujeito a tombos, rasteiras e tudo mais que a vida oferece sem anestesia. Não há garantia de nada além daquela que nós mesmos temos como garantir, ou não...
Imagem

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Res Cogitans escreveu:
Samael escreveu:Ele garante tanto que o pós-morte não existe quanto que não existem unicórnios verdes em marte.

Embora a esmagadora maioria dos ateus não acredite em vida após a morte, não acreditar em vida após a morte não é uma necessidade lógica derivada da descrença em Deus. Conheço alguns ateus, incluso eu, que deixaram de acreditar em Deus antes de deixarem de acreditar em vida após a morte.

Exatamente.

Comigo foi justo o contrário. Não sei se você se lembra, mas eu continuei acreditando num Deus amoral mesmo depois de rejeitar a crença na vida após a morte.

Carmen

Mensagem por Carmen »

Res Cogitans escreveu:Embora a esmagadora maioria dos ateus não acredite em vida após a morte, não acreditar em vida após a morte não é uma necessidade lógica derivada da descrença em Deus. Conheço alguns ateus, incluso eu, que deixaram de acreditar em Deus antes de deixarem de acreditar em vida após a morte.

Interessante isso, Res ! Voce poderia descrever melhor como via essa possibilidade ? Seria como no Budismo ?

Abraços,
Carmen

o anátema

Mensagem por o anátema »

e o apapai-noelismo GARANTE que a criança que se comporta bem não vai ser recompensada no fim do ano, e não GARANTE que a criança que se comportou mal possa até ganhar um presente melhor. GARANTE que não há JUSTIÇA no mundo infantil.

Entendo que é claro que as crianças podem se comportar bem ou mal independentemetne de crerem ou não em papai noel
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

comigo foi a mistura do que o Cogitans disse com o que o Samael disse....... durante um tempo tudo eram hipóteses, podia ser que existisse algum deus, e nada além; tanto quanto uma vida após a morte, sem deus, e sem necessariamente qualquer significado bonitinho ou justiça sobrenatural. Mas mais tarde, depois de "ateu mesmo", aí descartei todos esses devaneios intestáveis
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Najma

Mensagem por Najma »

Carmen escreveu:
Res Cogitans escreveu:Embora a esmagadora maioria dos ateus não acredite em vida após a morte, não acreditar em vida após a morte não é uma necessidade lógica derivada da descrença em Deus. Conheço alguns ateus, incluso eu, que deixaram de acreditar em Deus antes de deixarem de acreditar em vida após a morte.

Interessante isso, Res ! Voce poderia descrever melhor como via essa possibilidade ? Seria como no Budismo ?

Abraços,
Carmen

Carmen,

Eu, por exemplo, ainda aposto muitas fichas na continuidade da existência, não necessariamente a "minha" como Ligia mas a da consciência que está presente no universo inteiro... :emoticon19:

Beijos
Imagem

Res Cogitans

Numa época achava que reencarnação era uma lei natural como as leis da termodinâmica, assim como vocês não acreditam que a segunda lei é ditada por deus, não acreditava que as leis referentes a reencarnação precisassem de um legislador. Depois deixei de acreditar em reencarnação, ainda continuei acreditando que existisse algo após a vida mas que isso não seria eterno. Mas as coisas em que eu acreditava não se encaixavam muito nas crenças padrão.
Editado pela última vez por Res Cogitans em 02 Mar 2006, 14:49, em um total de 1 vez.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Najma escreveu:

Eu, por exemplo, ainda aposto muitas fichas na continuidade da existência, não necessariamente a "minha" como Ligia mas a da consciência que está presente no universo inteiro...

Beijos

Por gentileza, você poderia ser mais específica?
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Pug

Mensagem por Pug »

Carlos Castelo escreveu:
Najma escreveu:

Eu, por exemplo, ainda aposto muitas fichas na continuidade da existência, não necessariamente a "minha" como Ligia mas a da consciência que está presente no universo inteiro...

Beijos

a muleta "invisível" ainda se faz sentir ou talvez não

Carmen

Mensagem por Carmen »

Najma escreveu:Carmen,

Eu, por exemplo, ainda aposto muitas fichas na continuidade da existência, não necessariamente a "minha" como Ligia mas a da consciência que está presente no universo inteiro... :emoticon19:

Beijos

Conheço pouquíssimo de Budismo, mas me parece que é bem esta a visão deles, mesmo dos budistas ateus.

Se estiver errada, me corrijam, por favor.

Nada a ver com o espiritismo então.

E Samael, era essa idéia que voce também tinha ?

Obrigada, Lígia !

Beijos !

Carmen

Mensagem por Carmen »

:emoticon10: Ôps...falha nossa, Sama. Com voce foi o contrário... :emoticon13:

Kisses

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Carmen escreveu:
Najma escreveu:Carmen,

Beijos

Conheço pouquíssimo de Budismo, mas me parece que é bem esta a visão deles, mesmo dos budistas ateus.

Se estiver errada, me corrijam, por favor.

Nada a ver com o espiritismo então.

E Samael, era essa idéia que voce também tinha ?

Obrigada, Lígia !

Beijos !

Longe disso, Carmen. Eu cheguei à conclusão de que a consciência é uma formação social "antenada" a algumas tendências genéticas. Daí, eu não tinha como considerá-la como algo que fôsse se emancipar ao corpo morto após a morte.

Mas a idéia de Criador ainda me parecia plausível devido ao meu contato anterior com as teorias dos filósofos eclesiásticos medievais e modernos da ICAR.

No fim, nisso também estava embutida, mesmo que veladamente, a fé num ser superior e que estaria além das minhas percepções morais e da minha lógica.

Com o tempo, isso tudo caiu por terra. Com caiu a filosofia eclesiástica de Aquino.

No fim, sempre achei mais sensata a posição de separar fé e razão dos nominalistas (opositores à doutrina Aquinista no seio da Igreja): crer por fé, dispensando qualquer análise lógica e formal com relação a isso. Já os fenômenos, tratemo-nos à luz da ciência.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Carmen escreveu::emoticon10: Ôps...falha nossa, Sama. Com voce foi o contrário... :emoticon13:

Kisses

[tecla emmmcri on] É compreensível, aceito a sua desistência! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: [tecla emmmcri off/]

Beijos!

Carmen

Mensagem por Carmen »

Res Cogitans escreveu:Numa época achava que reencarnação era uma lei natural como as leis da termodinâmica, assim como vocês não acreditam que a segunda lei é ditada por deus, não acreditava que as leis referentes a reencarnação não precisavam de um legislador. Depois deixei de acreditar em reencarnação, ainda continuei acreditando que existisse algo após a vida mas que isso não seria eterno. Mas as coisas em que eu acreditava não se encaixavam muito nas crenças padrão.

Valeu ! Perguntei porque passei pelas mesmas "fases", e me achava meio estranha porisso e me perguntava se seria mesmo atéia. Não que a rotulagem importe, mas é desagradável se achar firme da boca prá fora e em cima do muro no íntimo. Bom ver que tem mais gente com uns antagonismos assim, fora do padrão como voce disse.

Thanks !

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Pug escreveu:ou talvez não

:emoticon12:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Carmen

Mensagem por Carmen »

Samael escreveu:
Carmen escreveu::emoticon10: Ôps...falha nossa, Sama. Com voce foi o contrário... :emoticon13:

Kisses

[tecla emmmcri on] É compreensível, aceito a sua desistência! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: [tecla emmmcri off/]

Beijos!

Voce está virando um menino mau, 5º dos 7 :emoticon17:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Carmen

Mensagem por Carmen »

Samael escreveu:(........)

No fim, sempre achei mais sensata a posição de separar fé e razão dos nominalistas (opositores à doutrina Aquinista no seio da Igreja): crer por fé, dispensando qualquer análise lógica e formal com relação a isso. Já os fenômenos, tratemo-nos à luz da ciência.

[S.]Perfeito.[/S.]

:emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:

Res Cogitans

Valeu ! Perguntei porque passei pelas mesmas "fases", e me achava meio estranha porisso e me perguntava se seria mesmo atéia. Não que a rotulagem importe, mas é desagradável se achar firme da boca prá fora e em cima do muro no íntimo. Bom ver que tem mais gente com uns antagonismos assim, fora do padrão como voce disse.

Thanks !

Houve alguns erros no meu texto devido a pressa, o texto correto está abaixo.

Res Cogitans escreveu:Numa época achava que reencarnação era uma lei natural como as leis da termodinâmica, assim como vocês não acreditam que a segunda lei é ditada por deus, não acreditava que as leis referentes a reencarnação precisassem de um legislador. Depois deixei de acreditar em reencarnação, ainda continuei acreditando que existisse algo após a vida mas que isso não seria eterno. Mas as coisas em que eu acreditava não se encaixavam muito nas crenças padrão.
Editado pela última vez por Res Cogitans em 02 Mar 2006, 14:51, em um total de 1 vez.

Najma

Mensagem por Najma »

Pug escreveu:
Carlos Castelo escreveu:
Najma escreveu:

Beijos

a muleta "invisível" ainda se faz sentir ou talvez não

Não mesmo... :emoticon7:
Imagem

x03k98r

Mensagem por x03k98r »

Acho que ninguém sabe o que é a consciência. Mas parece evidente que a maior parte do que fazemos é inconsciente. Mesmo quando estamos acordados. A consciência parece ser uma história que contamos que inclui a noção de estar aqui. Implica um certo esforço. É ir pela rua e de repente pensar: "Eu estou aqui"; ou "porque raios estou a sentir tristeza?". Não é algo que façamos muito vezes... felizmente.

Carmen

Mensagem por Carmen »

Res Cogitans escreveu:Houve alguns erros no meu texto devido a pressa, o texto correto está abaixo.

Res Cogitans escreveu:Numa época achava que reencarnação era uma lei natural como as leis da termodinâmica, assim como vocês não acreditam que a segunda lei é ditada por deus, não acreditava que as leis referentes a reencarnação precisassem de um legislador. Depois deixei de acreditar em reencarnação, ainda continuei acreditando que existisse algo após a vida mas que isso não seria eterno. Mas as coisas em que eu acreditava não se encaixavam muito nas crenças padrão.

Sem problema, não alterou o sentido de forma nenhuma. Entendi (e é o que penso também) que a figura de um criador (ou outro nome) não é necessária nem mesmo para quem quiser acreditar na continuidade de "algo" após a morte.

Para mim, mais uma prova de "Sua" inutilidade.

Trancado