Como muitos os vêem...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Como muitos os vêem...

Mensagem por Jack Torrance »

Fernando Silva escreveu:Veja o caso do Leonardo Boff.

Fernando, só por curiosidade, o que aconteceu a Leonardo Boff? Tem algum link que conte a história?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:Mas acho que já passa da hora, das pessoas perceberam o direito próprio de pensar e decidiram o que são, longe de cabrestos. ELAS é que são o corpo principal de uma religião

Bjs

Concordo: as pessoas têm o direito de pensar com a própria cabeça.
Discordo: se uma pessoa rejeita uma vírgula que seja de uma religião existente, ela acaba de criar uma nova religião.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Karasu escreveu:

Fernando, só por curiosidade, o que aconteceu a Leonardo Boff? Tem algum link que conte a história?

Tenho recortes de jornais mas não links. Não deve ser difícil de achar.
Ele foi excomungado pelo Ratzinger, que era na época o Grande Inquisidor, e hoje é religioso mas não mais católico (ou, pelo menos, não pode mais se dizer católico).

Andarilho

Mensagem por Andarilho »

Fernando Silva escreveu:
Karasu escreveu:

Ele foi excomungado pelo Ratzinger, que era na época o Grande Inquisidor, e hoje é religioso mas não mais católico (ou, pelo menos, não pode mais se dizer católico).

Tem alguma coisa para começar na wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Boff
"Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta"

Ausente do Fórum até dia 05/04

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Mas acho que já passa da hora, das pessoas perceberam o direito próprio de pensar e decidiram o que são, longe de cabrestos. ELAS é que são o corpo principal de uma religião

Bjs

Concordo: as pessoas têm o direito de pensar com a própria cabeça.
Discordo: se uma pessoa rejeita uma vírgula que seja de uma religião existente, ela acaba de criar uma nova religião.

Desculpe, Fernando, mas isso é anular a diversidade do pensamento humano. Não conheço duas pessoas que tenham a mesma religião e pensem igualzinho. Isso não faz parte da natureza humana

Bjs

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:Desculpe, Fernando, mas isso é anular a diversidade do pensamento humano. Não conheço duas pessoas que tenham a mesma religião e pensem igualzinho. Isso não faz parte da natureza humana

Bjs

Não mesmo, e é por isso que é uma ilusão alguém dizer que segue a mesma religião que outra pessoa. Sem perceber, cada uma tem pontos de vista diferentes sobre uma determinada doutrina que, supostamente, todos ali seguem à risca.

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Andarilho escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Karasu escreveu:

Tem alguma coisa para começar na wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Boff

Valeu... :emoticon1:
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Desculpe, Fernando, mas isso é anular a diversidade do pensamento humano. Não conheço duas pessoas que tenham a mesma religião e pensem igualzinho. Isso não faz parte da natureza humana

Bjs

Não mesmo, e é por isso que é uma ilusão alguém dizer que segue a mesma religião que outra pessoa. Sem perceber, cada uma tem pontos de vista diferentes sobre uma determinada doutrina que, supostamente, todos ali seguem à risca.

É uma verdade, que a realidade nos mostra todos os dias, e que deve ser respeitada, porque só assim existirá desenvolvimento

Bjs

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

O ENCOSTO escreveu:Você tem uma cabeça fantástica, Moninha. Espero que nunca crie atrito entre seus amigos crentes.

É possível conviver numa boa. Apenas pare de falar sobre religião.

Você acha que ela tem uma cabeça fantástica? Eu acho apenas uma cabeça comum! Respeitar o ser humano é dever de todos! Eu nunca consegui entender porque algumas pessoas acham maravilhoso, fantástico, admirável ... aquele que só cumpre com seu dever!

:emoticon54:

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Se alguém se declara cristão é poque aceitou o cristianismo como um todo. Idem o islã e outras religiões.
Não necessariamente, Ezinho. Isso é querer retirar de uma pessoa, o direito de pensar

No caso dos evangélicos, até pode ser, já que cada um deles se considera pessoalmente inspirado pelo Espírito Santo ao interpretar a Bíblia, mas isto não vale para os católicos.
Ou a pessoa aceita tudo o que Roma impõe ou não pode mais se declarar "católica apostólica romana".
Não tem essa de "sou católico, mas...". Ou é ou não é.
Não há espaço para se pensar ou para interpretações pessoais.

Lógico que há, Fernando

Um católico não deixa de ser católico, por usar um contraceptivo, mesmo contrariando a norma ATUAL. Porque, mesmo a passos de cágado, as normas mudam, mas o sentimento de religiosidade, não

Bjs

Se acha absurdo oque diz a biblia, procure outra religião. É tão simples.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Deise Garcia escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Você tem uma cabeça fantástica, Moninha. Espero que nunca crie atrito entre seus amigos crentes.

Você acha que ela tem uma cabeça fantástica? Eu acho apenas uma cabeça comum! Respeitar o ser humano é dever de todos! Eu nunca consegui entender porque algumas pessoas acham maravilhoso, fantástico, admirável ... aquele que só cumpre com seu dever!

Por ser uma atitude rara, Deise, na prática

Bjs

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Bjs

A Moninha, quando evangélica, já pensava da mesma forma.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Deise Garcia

salgueiro escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
rapha... escreveu:É inegável que a maneira como um crente vê um ateu é muito mais tendenciosa que o contrário.

Eu não teria tanta certeza assim.

Há crentes e crentes.

Se alguém se declara cristão é poque aceitou o cristianismo como um todo. Idem o islã e outras religiões.

E não conheço religião que diz que ateu será tratado como um crente após a morte.

Não necessariamente, Ezinho. Isso é querer retirar de uma pessoa, o direito de pensar

E, depois dessa declaração, fica claro que vc não conhece a doutrina :emoticon22:

Bjs

O ENCOSTO
Contato:

Re.: Como muitos os vêem...

Mensagem por O ENCOSTO »

Deise, vá aprender a quotar com o tio coveiro.

E esse tópico, se você ainda não percebeu, trata de CRISTIANISMO e não da seita de kardec.
O ENCOSTO

Deise Garcia

salgueiro escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Bjs

A super-valorização do erro faz situações como essa parecer rara, mas não é!

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Deise escreveu:A super-valorização do erro faz situações como essa parecer rara, mas não é!

Caso o respeito as diferenças estivesse sendo praticado, o mundo seria outro

Bjs

Deise Garcia

O ENCOSTO escreveu:
salgueiro escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Bjs

A Moninha, quando evangélica, já pensava da mesma forma.

Pois é, então ela deveria ter mais cabedal para entender aqueles que não são da mesma forma!

Deise Garcia

salgueiro escreveu:
Deise escreveu:A super-valorização do erro faz situações como essa parecer rara, mas não é!

Caso o respeito as diferenças estivesse sendo praticado, o mundo seria outro

Bjs

Mas não é praticado por nenhum dos lados! Por isso o mundo é dessa forma!

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Deise escreveu:Mas não é praticado por nenhum dos lados! Por isso o mundo é dessa forma

Por isso, é exaltado, quando encontrado. É raro

Bjs

Deise Garcia

salgueiro escreveu:
Deise escreveu:Mas não é praticado por nenhum dos lados! Por isso o mundo é dessa forma

Por isso, é exaltado, quando encontrado. É raro

Bjs

Está bem Sal, vamos falar a linguagem que eu não queria discutir! Me diga onde a Moninha é diferente dos outros? Essa raridade que você está tentando defender não apareceu nesse fórum porque quem está fazendo cobranças de comportamento não sou eu! Se ela não consegue compreender o diferente, critica e expõe num fórum as dificuldades de algumas pessoas, não vejo nada de elogiável nisso e portanto o assunto se encerra por aqui porque ela espera uma coisa que não tem para oferecer a ninguém!

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Deise escreveu:Está bem Sal, vamos falar a linguagem que eu não queria discutir! Me diga onde a Moninha é diferente dos outros? Essa raridade que você está tentando defender não apareceu nesse fórum porque quem está fazendo cobranças de comportamento não sou eu! Se ela não consegue compreender o diferente, critica e expõe num fórum as dificuldades de algumas pessoas, não vejo nada de elogiável nisso e portanto o assunto se encerra por aqui porque ela espera uma coisa que não tem para oferecer a ninguém!

Acho então, que interpretamos o texto de forma diferente

Bjs

Deise Garcia

O ENCOSTO escreveu:Deise, vá aprender a quotar com o tio coveiro.

E esse tópico, se você ainda não percebeu, trata de CRISTIANISMO e não da seita de kardec.

Mas somos cristãos -- ou você ainda não percebeu? Olha só, cristão vem de "Cristo"! Nós seguimos, ou pelo menos tentamos seguir, o Evangelho de Cristo, portanto, somos cristãos! Ficou mais fácil agora?

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Deise Garcia escreveu:

Mas somos cristãos -- ou você ainda não percebeu? Olha só, cristão vem de "Cristo"! Nós seguimos, ou pelo menos tentamos seguir, o Evangelho de Cristo, portanto, somos cristãos! Ficou mais fácil agora?

Claro Deise.

Eu também sou cristão.
O ENCOSTO

Deise Garcia

O ENCOSTO escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Claro Deise.

Eu também sou cristão.

Que bonitinho! :emoticon51:

Moninha
Contato:

Mensagem por Moninha »

Este tópico não foi uma simples exposição das dificuldades que existem no meio evangélico, desde que me conheço por gente fiz parte deste meio. A partir desta conversa e da experiência que tive no "encontro" da batista G12 pude observar que caso essas pessoas só parassem para discernir um pouco não deixariam se influenciar tanto. Eu até entendo essa visão estreita vindo de certas pessoas que já tinham um comportamento sectarista.
Mas meu objetivo aqui não foi mostrar só as dificuldades e ponto. Até por que já teve outros tópicos falando de questões comportamentais esse não é o primeiro. A questão levantada aqui trata de algo que acontece nesse meio pela doutrinação maciça de um comportamento que consiste em dizer que eles são os santos do Senhor enquanto que, quem não se enquadra nisso está irremediavélmente perdido. Já pude participar de encontros, congressos, fiz seminário durante um ano, já preguei em igrejas e pontos de pregação portanto sei do que falo.
O fato de eu Ter sido deste meio me dá cabedal suficiente para falar e até criticar sim, não uma crítica destrutiva mas sim uma crítica que leve a uma reflexão do nosso comportamento ante o outro. Ou agora não se pode mais fazer crítica de forma alguma? Não trata-se de entender o diferente e aceitar tudo o que o diferente diz, se eu não entendesse pode ter certeza que eu teria conflitos pesados com pessoas de minha família, mas não tenho. Aqui não trata-se de um simples pensamento diferente, mas sim de um comportamento que muitas vezes, como eu já vi, trouxe a desunião na família, trouxe a falta de respeito de filhos para com seus pais simplesmente por esses não serem da mesma religião. Eu em momento algum nessa conversa impus minha opinião, mas simplesmente tentei mostrar a falta de coerência da parte de alguns quando dizem "te amo em Cristo" mas não mostram isso na prática. Não trata-se de cobranças de comportamento, pois isso tem que partir da pessoa, mas nada, absolutamente nada me impede de em uma conversa informal entre colegas deitar a mesa minhas ressalvas a respeito de certos comportamentos sectários que quando confrontados com a "teoria" divergem entre si.
Portanto quando converso com o diferente procuro entende-lo sim, mas se esse mesmo diferente me vem com idéias de superioridade seja pelo que for pode ter certeza que farei uma crítica, mas é uma crítica para crescimento da conversa, para crescimento mútuo. O que postei aqui não foi toda a conversa houve muito mais coisas, agradáveis e desagradáveis tb. Não trata-se de simples exposição de dificuldades, mas sim de discutir como a ensinos cristãos em bocas erradas podem deformar as pessoas.
E para finalizar sou sim uma pessoa tão comum como qualquer outra, agradeço por ter pessoas que acham que eu tenho uma cabeça fantástica ou ter um comportamento raro. Mas não me acho essas coisas todas, ter respeito seja lá por quem for, não deveria ser qualidade mas sim traço obrigatório na personalidade de qualquer pessoa. Assim como honestidade não é qualidade mas sim obrigação de toda pessoa de bem. O que tenho a oferecer??? Não sei, seria bom perguntar a quem me conhece antes de emitir qualquer juízo sobre minha pessoa. Todos nós esperamos algo dos outros, quem disser o contrário mente.

:emoticon4: Tchau.

Trancado