Fernando Silva escreveu:Veja o caso do Leonardo Boff.
Fernando, só por curiosidade, o que aconteceu a Leonardo Boff? Tem algum link que conte a história?
Fernando Silva escreveu:Veja o caso do Leonardo Boff.
salgueiro escreveu:Mas acho que já passa da hora, das pessoas perceberam o direito próprio de pensar e decidiram o que são, longe de cabrestos. ELAS é que são o corpo principal de uma religião
Bjs
Karasu escreveu:Fernando Silva escreveu:Veja o caso do Leonardo Boff.
Fernando, só por curiosidade, o que aconteceu a Leonardo Boff? Tem algum link que conte a história?
Fernando Silva escreveu:Karasu escreveu:Fernando Silva escreveu:Veja o caso do Leonardo Boff.
Tenho recortes de jornais mas não links. Não deve ser difícil de achar.
Ele foi excomungado pelo Ratzinger, que era na época o Grande Inquisidor, e hoje é religioso mas não mais católico (ou, pelo menos, não pode mais se dizer católico).
Fernando Silva escreveu:salgueiro escreveu:Mas acho que já passa da hora, das pessoas perceberam o direito próprio de pensar e decidiram o que são, longe de cabrestos. ELAS é que são o corpo principal de uma religião
Bjs
Concordo: as pessoas têm o direito de pensar com a própria cabeça.
Discordo: se uma pessoa rejeita uma vírgula que seja de uma religião existente, ela acaba de criar uma nova religião.
salgueiro escreveu:Desculpe, Fernando, mas isso é anular a diversidade do pensamento humano. Não conheço duas pessoas que tenham a mesma religião e pensem igualzinho. Isso não faz parte da natureza humana
Bjs
Andarilho escreveu:Fernando Silva escreveu:Karasu escreveu:Fernando Silva escreveu:Veja o caso do Leonardo Boff.
Tenho recortes de jornais mas não links. Não deve ser difícil de achar.
Ele foi excomungado pelo Ratzinger, que era na época o Grande Inquisidor, e hoje é religioso mas não mais católico (ou, pelo menos, não pode mais se dizer católico).
Tem alguma coisa para começar na wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Boff
Fernando Silva escreveu:salgueiro escreveu:Desculpe, Fernando, mas isso é anular a diversidade do pensamento humano. Não conheço duas pessoas que tenham a mesma religião e pensem igualzinho. Isso não faz parte da natureza humana
Bjs
Não mesmo, e é por isso que é uma ilusão alguém dizer que segue a mesma religião que outra pessoa. Sem perceber, cada uma tem pontos de vista diferentes sobre uma determinada doutrina que, supostamente, todos ali seguem à risca.
O ENCOSTO escreveu:Você tem uma cabeça fantástica, Moninha. Espero que nunca crie atrito entre seus amigos crentes.
É possível conviver numa boa. Apenas pare de falar sobre religião.
Você acha que ela tem uma cabeça fantástica? Eu acho apenas uma cabeça comum! Respeitar o ser humano é dever de todos! Eu nunca consegui entender porque algumas pessoas acham maravilhoso, fantástico, admirável ... aquele que só cumpre com seu dever!
![]()
salgueiro escreveu:Fernando Silva escreveu:salgueiro escreveu:O ENCOSTO escreveu:Se alguém se declara cristão é poque aceitou o cristianismo como um todo. Idem o islã e outras religiões.
Não necessariamente, Ezinho. Isso é querer retirar de uma pessoa, o direito de pensar
No caso dos evangélicos, até pode ser, já que cada um deles se considera pessoalmente inspirado pelo Espírito Santo ao interpretar a Bíblia, mas isto não vale para os católicos.
Ou a pessoa aceita tudo o que Roma impõe ou não pode mais se declarar "católica apostólica romana".
Não tem essa de "sou católico, mas...". Ou é ou não é.
Não há espaço para se pensar ou para interpretações pessoais.
Lógico que há, Fernando
Um católico não deixa de ser católico, por usar um contraceptivo, mesmo contrariando a norma ATUAL. Porque, mesmo a passos de cágado, as normas mudam, mas o sentimento de religiosidade, não
Bjs
Deise Garcia escreveu:O ENCOSTO escreveu:Você tem uma cabeça fantástica, Moninha. Espero que nunca crie atrito entre seus amigos crentes.
Você acha que ela tem uma cabeça fantástica? Eu acho apenas uma cabeça comum! Respeitar o ser humano é dever de todos! Eu nunca consegui entender porque algumas pessoas acham maravilhoso, fantástico, admirável ... aquele que só cumpre com seu dever!
![]()
salgueiro escreveu:Deise Garcia escreveu:O ENCOSTO escreveu:Você tem uma cabeça fantástica, Moninha. Espero que nunca crie atrito entre seus amigos crentes.
![]()
Por ser uma atitude rara, Deise, na prática
Bjs
salgueiro escreveu:O ENCOSTO escreveu:user f.k.a. Cabeção escreveu:rapha... escreveu:É inegável que a maneira como um crente vê um ateu é muito mais tendenciosa que o contrário.
Eu não teria tanta certeza assim.
Há crentes e crentes.
Se alguém se declara cristão é poque aceitou o cristianismo como um todo. Idem o islã e outras religiões.
E não conheço religião que diz que ateu será tratado como um crente após a morte.
Não necessariamente, Ezinho. Isso é querer retirar de uma pessoa, o direito de pensar
E, depois dessa declaração, fica claro que vc não conhece a doutrina![]()
Bjs
![]()
salgueiro escreveu:Deise Garcia escreveu:O ENCOSTO escreveu:Você tem uma cabeça fantástica, Moninha. Espero que nunca crie atrito entre seus amigos crentes.
![]()
Bjs
A super-valorização do erro faz situações como essa parecer rara, mas não é!
![]()
O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:Deise Garcia escreveu:O ENCOSTO escreveu:Você tem uma cabeça fantástica, Moninha. Espero que nunca crie atrito entre seus amigos crentes.
![]()
Bjs
A Moninha, quando evangélica, já pensava da mesma forma.
Pois é, então ela deveria ter mais cabedal para entender aqueles que não são da mesma forma!
![]()
salgueiro escreveu:Deise escreveu:Mas não é praticado por nenhum dos lados! Por isso o mundo é dessa forma
Por isso, é exaltado, quando encontrado. É raro
Bjs
Está bem Sal, vamos falar a linguagem que eu não queria discutir! Me diga onde a Moninha é diferente dos outros? Essa raridade que você está tentando defender não apareceu nesse fórum porque quem está fazendo cobranças de comportamento não sou eu! Se ela não consegue compreender o diferente, critica e expõe num fórum as dificuldades de algumas pessoas, não vejo nada de elogiável nisso e portanto o assunto se encerra por aqui porque ela espera uma coisa que não tem para oferecer a ninguém!
![]()
Deise escreveu:Está bem Sal, vamos falar a linguagem que eu não queria discutir! Me diga onde a Moninha é diferente dos outros? Essa raridade que você está tentando defender não apareceu nesse fórum porque quem está fazendo cobranças de comportamento não sou eu! Se ela não consegue compreender o diferente, critica e expõe num fórum as dificuldades de algumas pessoas, não vejo nada de elogiável nisso e portanto o assunto se encerra por aqui porque ela espera uma coisa que não tem para oferecer a ninguém!
O ENCOSTO escreveu:Deise, vá aprender a quotar com o tio coveiro.
E esse tópico, se você ainda não percebeu, trata de CRISTIANISMO e não da seita de kardec.
Mas somos cristãos -- ou você ainda não percebeu? Olha só, cristão vem de "Cristo"! Nós seguimos, ou pelo menos tentamos seguir, o Evangelho de Cristo, portanto, somos cristãos! Ficou mais fácil agora?
![]()
Deise Garcia escreveu:O ENCOSTO escreveu:Deise, vá aprender a quotar com o tio coveiro.
E esse tópico, se você ainda não percebeu, trata de CRISTIANISMO e não da seita de kardec.
Mas somos cristãos -- ou você ainda não percebeu? Olha só, cristão vem de "Cristo"! Nós seguimos, ou pelo menos tentamos seguir, o Evangelho de Cristo, portanto, somos cristãos! Ficou mais fácil agora?
![]()
O ENCOSTO escreveu:Deise Garcia escreveu:O ENCOSTO escreveu:Deise, vá aprender a quotar com o tio coveiro.
![]()
Claro Deise.
Eu também sou cristão.
Que bonitinho!![]()
![]()