Fernando escreveu: Sim. Mas não perseguição de morte. Eu concordo que existe um preconseito bobo dos cristãos para com os ateus. Eu até imprimi a reportagem para levar na igreja domingo para comentar com o pessoal sobre a questão da intolerância com quem pensa diferente.
Mas esta tal perseguição de morte é exagerada. Casos particulares são casos particulares.
Já foram várias vezes que eu li "pastor ladrão", "padre pedófilo", "crente assassino", "monge brigão", "muçulmano machista", logo a religião é ruim. Não é por aí, primeiro porque declarar-se religioso não traz perfeição imediata e os crimes cometidos por ateus simplesmente não levam esse tipo de identidade, mas é certo que muitos crimes são cometidos por descrentes também. Muitas análises são simplistas em demasia, mas como falei certa vez, o que irrita os ateus é a hipocrisia de muitos religiosos e não seus erros em si. Sim, há podridão na religião, mas há em praticamente todas as atividades humanas.
Fernando escreveu:Eu sei que já encontrei muito ateu fera. Não precisa ir muito longe deste forum não pra encontrar pessoas que me fizeram perceber os problemas dos meus discursos. Também não estou dizendo que o Vito, o Alemônimo, etc, são assim. Estou dizendo que nestes 6 anos já encontrei muito ateu burro se autodenominando super inteligente pelo simples fato de ser ateu. Estes ateus não tinham a mínima capacidade de argumentar, e reagiam da mesma forma que muitos crentes fazem. A única diferença é que não apelavam a Deus.
Há muita parcialidade na aplicação do senso crítico também. Eu nunca entendi bem algumas pessoas que assumem a posição de vítima, como se estivessem sofrendo perseguição de religiosos. Tem muito crente chato, mas não acho que ninguém esteja verdadeiramente sofrendo. O resultado disso se reflete no projeto Ateus do Brasil: acham interessante, mas na hora do vamos ver percebem que não há realmente muito a ser feito, ou que não vale tanto trabalho por tão pouco. Nós somos felizes aqui no Brasil.
Fernando escreveu: Eu acho que este problema é de proporção. O número de ateus é menor. Por isso é menenor o número de aberrações. Já no caso de protestantes mesmo, existem muitas aberrações, pq a grande maioria é ignorante. É fácil falar que o cristianismo não é racional olhando para as massas. Tb é muito fácil olhar prakeles piazinhos de 13 anos que acham que estão abafando pelo simples fato de ser ateu e dizer que o ateísmo é irracional. Não é o que eu estou fazendo. Eu estou falando justamente de um grupo. Este grupo de ateus que não se dá ao trabalho de sustentar racionalemnte suas convicções.
Pode ser isso mesmo, é nas massas que a pior qualidade de qualquer coisa se encontra. Deve haver muito "ateu burro" na China. Como no Brasil, para ser ateu é necessário despir-se da imposição social da crença em Deus, o grupo acaba se tornando mais seleto e reduzido.
Mas que é deprimente crente que fica revoltado com aula de História, isso é. Os ateus têm a vantagem de poder assistir essas aulas sem passar por esse constrangimento. Mas a existência de crentes que conciliam as duas coisas é, de certo modo, uma manifestação daquele fato inusitado que o Acauan levantou em seu texto:
Acauan escreveu:As respostas fáceis seriam “por incapacidade intelectual” ou “por deficiência moral”, o que, além de fáceis, seriam respostas erradas.
Fundamentalistas não são, necessariamente, menos inteligentes ou menos morais do que qualquer outro grupo (embora alguns se considerem mais, mas esta é outra história).
Se o absurdo e a imoralidade da hipótese são explícitos, como os fundamentalistas podem aceita-la sem abrir mão da inteligência ou da moralidade?
Acabamos nos deparando mais uma vez com um indício de que a individualidade não é uma coisa só, de natureza atômica, como muitos supõem. É uma colcha de retalhos mesmo.