Noticia Jornal A Gazeta(ES)

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Noticia Jornal A Gazeta(ES)

Mensagem por Aranha »

Samael escreveu:O Flávio tocou num assunto no qual concordo integralmente: muita gente consegue compartimentar sua inteligência e sua crença.

Na faculdade, isso fica mais exposto ainda. Já vi uma menina luterana tradicional rezar antes de uma prova de Antigüidade Clássica e descrever no documento todo o processo conflituoso que levou o cristianismo a se impor enquanto doutrina dominante no Ocidente. Muito do que se aprende contradiz a crença pessoal.

Da mesma forma que já vi vários colegas se afastarem da fé cristã devido a esse "esclarecimento", já vi muita gente permanecer católica por pura tradição. E esse "católica" com aspas bem grandes, pois a bebedeira nas chopadas revelam muita coisa. :emoticon16:

O mais engraçado, no final das contas, são os evangélicos néo-pentecostais: dois saíram do curso em menos de uma semana de aula. Sendo que uma menina em particular (adventista) se revoltou no primeiro dia de aula sobre Antiguidade...

- Uma vez numa aula de filosofia da História, uma aluna crente constestou um professor sobre a imposição do cristianismo no ocidente como religião oficial, o clima ficou pesado, o professor deu de ombros para evitar mais polêmica....

- Estudar história e ser crente é um desafio...

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Fernando

Mensagem por Fernando »

Flavio Costa escreveu:
Fernando escreveu:Mas há de se concordar que fui eu quem mudou o rumo desta conversa que estava soando como um mania esquisofrêncica de perseguição dos ateus por parte dos religiosos.

Essa ideologia está presente no fórum desde sua fundação.

Sim. Mas não perseguição de morte. Eu concordo que existe um preconseito bobo dos cristãos para com os ateus. Eu até imprimi a reportagem para levar na igreja domingo para comentar com o pessoal sobre a questão da intolerância com quem pensa diferente.

Mas esta tal perseguição de morte é exagerada. Casos particulares são casos particulares.

Flavio Costa escreveu:Miguel?

Huahuahuahuahauh

Escrevi isso pq estou redigindo um trabalho e numa parte dele falo bastante sobre afecções. A etimologia da palavra afectar é mais semelhante à da palavra afecção. Por isso acabei usando-a ao invés do correspontente português-brasileiro.

Flavio Costa escreveu:Autorização para matar? O trecho era:

Cara! Mil perdões! Entendi vc errado.

Flavio Costa escreveu:Os ateus reclamam muito que são acusados se serem apenas "religiosos revoltados com Deus". Não acho que essa designação seja justa, senão seria justo dizer que "religiosos são pessoas sem estrutura emocional para se responsabilizar pela própria vida". Há vários motivos para alguém ser ateu ou religioso, muitos deles emocionais, mas as razões são diversas.

Eu sei, cara! Eu mesmo ficaria muito brabo ao ouvir pessoas como o meu avô falando a mesma coisa. Pelo simples fato de que ele nunca conversa com ateus. Toda e qualquer tentativa dele de falar deles é completamente mal fadada. Mas dá um discontinho pra mim, vai! Afinal eu debato na internet há mais de seis anos. Eu sei que já encontrei muito ateu fera. Não precisa ir muito longe deste forum não pra encontrar pessoas que me fizeram perceber os problemas dos meus discursos. Também não estou dizendo que o Vito, o Alemônimo, etc, são assim. Estou dizendo que nestes 6 anos já encontrei muito ateu burro se autodenominando super inteligente pelo simples fato de ser ateu. Estes ateus não tinham a mínima capacidade de argumentar, e reagiam da mesma forma que muitos crentes fazem. A única diferença é que não apelavam a Deus.

Flavio Costa escreveu:São raros os cristãos realmente inteligentes que eu vi, mas isso porque poucos têm a coragem de confrontar suas crenças sem medo. A maioria, quando pressionada, recorre a falácias ou foge do diálogo. Muitos ateus que eu vi costumam ter mais afinidade com o diálogo, mas creio que isso se deva ao atual prestígio da visão empiricista/racionalista do universo. A fé é um elemento visto com maus olhos nesse contexto.

Eu acho que este problema é de proporção. O número de ateus é menor. Por isso é menenor o número de aberrações. Já no caso de protestantes mesmo, existem muitas aberrações, pq a grande maioria é ignorante. É fácil falar que o cristianismo não é racional olhando para as massas. Tb é muito fácil olhar prakeles piazinhos de 13 anos que acham que estão abafando pelo simples fato de ser ateu e dizer que o ateísmo é irracional. Não é o que eu estou fazendo. Eu estou falando justamente de um grupo. Este grupo de ateus que não se dá ao trabalho de sustentar racionalemnte suas convicções.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Flavio Costa escreveu:Salgueiro, estava pensando, outros fatores podem estar envolvidos nisso. Por exemplo, quanto mais sem noção uma pessoa for, mais ela vai achar que seus argumentos são bons e vai tentar impô-los. Como os ateus são menos proselitistas, provavelmente devemos nos deparar com menos manifestações de argumentação medíocre. Mas isso não quer dizer que não existam vários...

Dentro da net, são muito proselitistas, tanto quanto religiosos

Vc acredita realmente que a maior parte, entende direitinho toda essa argumentação ? Não percebe inúmeras situações do papagaio-de-pirata ?

Bjs

Fernando

Mensagem por Fernando »

EEX Po aok escreveu: :emoticon45:
Nem o ateísmo nem a religião mataram ninguém. No seu exemplo, quem matou foi Stalin. E no exemplo da notício o assassino também tem um nome. E não é religião. As pessoas matam por muitas razões... em discuções estupidas por causa de coisa nenhuma.

Vc pegou a idéia! :emoticon4:

Fernando

Mensagem por Fernando »

Samael escreveu::emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

1- O pai de Marx era um rabi judeu, idem a seu avô. Desconheço essa estória de ter sido batizado cristão.

2- Hegel NUNCA foi professor de Marx. Marx conheceu suas idéias posteriormente, antes ainda de se graduar.

3- A visão sobre o materialismo está tão equivocada quanto totalmente simplista.

Mesmo mal feito, achei este negócio muito bacana!

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

salgueiro escreveu:Nos meus papos sobre religião com ateus ( justiça seja feita, conheço pouquíssimos, pelo menos assumidos ) a coisa realmente não passa daí, o máximo é o uso da física ( principalmente abordando a existência do espírito ) como falta de explicação.

Sendo espírita, seus diálogos devem circular muito nessa temática de vida após a morte, mas como você vê aqui no fórum discussão sobre religião pode ir bem além disso.

salgueiro escreveu:Continuo, meio que me divertindo com os "critérios", tipo o uso do argumento da Fé ( dentro dos meus critérios :emoticon4: , ela continua em alta ), porque a meu ver Fé é sentimento, e se o próprio religioso não consegue definí-lo é somente por sua natureza transcendente e falta de auto-conhecimento, ficando mais acessível repetir a frase feita

Colocar fé nas discussões nada mais é que uma escapatória fajuta, ou completa falta de senso do que um verdadeiro debate deve ser. Outro sinal de embasamento pobre foi mencionado pelo Samael: convulsões intelectuais em uma aula de História. Provavelmente essas pessoas devem se refugiar em suas ilusões dizendo que "os historiadores são pessoas sem Deus no coração" ou qualquer outro subterfúgio irrelevante.

E você tem razão, papagaios de pirata existem aos montes, é importante ver de onde vêm as idéias, não quem simplesmente as usa.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Flavio Costa
Contato:

Samael escreveu:O Flávio tocou num assunto no qual concordo integralmente: muita gente consegue compartimentar sua inteligência e sua crença.

É justamente por isso que essa relação ateu = inteligente, crente = burro não cola. Por mais que se considere que a fé é uma burrice, isso está longe de desqualificar o universo crente como um todo.

Samael escreveu:O mais engraçado, no final das contas, são os evangélicos néo-pentecostais: dois saíram do curso em menos de uma semana de aula. Sendo que uma menina em particular (adventista) se revoltou no primeiro dia de aula sobre Antiguidade...

Sinceramente, coitados. Deve ser ruim viver assim.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

Flavio Costa
Contato:

Fernando escreveu: Sim. Mas não perseguição de morte. Eu concordo que existe um preconseito bobo dos cristãos para com os ateus. Eu até imprimi a reportagem para levar na igreja domingo para comentar com o pessoal sobre a questão da intolerância com quem pensa diferente.

Mas esta tal perseguição de morte é exagerada. Casos particulares são casos particulares.

Já foram várias vezes que eu li "pastor ladrão", "padre pedófilo", "crente assassino", "monge brigão", "muçulmano machista", logo a religião é ruim. Não é por aí, primeiro porque declarar-se religioso não traz perfeição imediata e os crimes cometidos por ateus simplesmente não levam esse tipo de identidade, mas é certo que muitos crimes são cometidos por descrentes também. Muitas análises são simplistas em demasia, mas como falei certa vez, o que irrita os ateus é a hipocrisia de muitos religiosos e não seus erros em si. Sim, há podridão na religião, mas há em praticamente todas as atividades humanas.

Fernando escreveu:Eu sei que já encontrei muito ateu fera. Não precisa ir muito longe deste forum não pra encontrar pessoas que me fizeram perceber os problemas dos meus discursos. Também não estou dizendo que o Vito, o Alemônimo, etc, são assim. Estou dizendo que nestes 6 anos já encontrei muito ateu burro se autodenominando super inteligente pelo simples fato de ser ateu. Estes ateus não tinham a mínima capacidade de argumentar, e reagiam da mesma forma que muitos crentes fazem. A única diferença é que não apelavam a Deus.

Há muita parcialidade na aplicação do senso crítico também. Eu nunca entendi bem algumas pessoas que assumem a posição de vítima, como se estivessem sofrendo perseguição de religiosos. Tem muito crente chato, mas não acho que ninguém esteja verdadeiramente sofrendo. O resultado disso se reflete no projeto Ateus do Brasil: acham interessante, mas na hora do vamos ver percebem que não há realmente muito a ser feito, ou que não vale tanto trabalho por tão pouco. Nós somos felizes aqui no Brasil.

Fernando escreveu: Eu acho que este problema é de proporção. O número de ateus é menor. Por isso é menenor o número de aberrações. Já no caso de protestantes mesmo, existem muitas aberrações, pq a grande maioria é ignorante. É fácil falar que o cristianismo não é racional olhando para as massas. Tb é muito fácil olhar prakeles piazinhos de 13 anos que acham que estão abafando pelo simples fato de ser ateu e dizer que o ateísmo é irracional. Não é o que eu estou fazendo. Eu estou falando justamente de um grupo. Este grupo de ateus que não se dá ao trabalho de sustentar racionalemnte suas convicções.

Pode ser isso mesmo, é nas massas que a pior qualidade de qualquer coisa se encontra. Deve haver muito "ateu burro" na China. Como no Brasil, para ser ateu é necessário despir-se da imposição social da crença em Deus, o grupo acaba se tornando mais seleto e reduzido.

Mas que é deprimente crente que fica revoltado com aula de História, isso é. Os ateus têm a vantagem de poder assistir essas aulas sem passar por esse constrangimento. Mas a existência de crentes que conciliam as duas coisas é, de certo modo, uma manifestação daquele fato inusitado que o Acauan levantou em seu texto:

Acauan escreveu:As respostas fáceis seriam “por incapacidade intelectual” ou “por deficiência moral”, o que, além de fáceis, seriam respostas erradas.
Fundamentalistas não são, necessariamente, menos inteligentes ou menos morais do que qualquer outro grupo (embora alguns se considerem mais, mas esta é outra história).

Se o absurdo e a imoralidade da hipótese são explícitos, como os fundamentalistas podem aceita-la sem abrir mão da inteligência ou da moralidade?

Acabamos nos deparando mais uma vez com um indício de que a individualidade não é uma coisa só, de natureza atômica, como muitos supõem. É uma colcha de retalhos mesmo.
- William Shakespeare
- William James

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Flavio escreveu:Sendo espírita, seus diálogos devem circular muito nessa temática de vida após a morte, mas como você vê aqui no fórum discussão sobre religião pode ir bem além disso.

Versam sim, mas depois de aprender a retórica ateística, resolvi dar uma investigada apesar do pequeno número de ateus que conheço

Flavio escreveu:Colocar fé nas discussões nada mais é que uma escapatória fajuta, ou completa falta de senso do que um verdadeiro debate deve ser.

Não acho escapatória fajuta, até porque acho que esse sentimento é a base de toda a necessidade que tivemos ao longo das eras, do desenvolvimento de moral, ética, etc ... O start. Além de ser o sentimento de ligação, vc pode não saber discení-lo mas não quer dizer que não o possua e que ele não o impulsione :emoticon4:

Flavio escreveu:Outro sinal de embasamento pobre foi mencionado pelo Samael: convulsões intelectuais em uma aula de História. Provavelmente essas pessoas devem se refugiar em suas ilusões dizendo que "os historiadores são pessoas sem Deus no coração" ou qualquer outro subterfúgio irrelevante.

Exemplos limítrofes

Bjs

Flavio Costa
Contato:

salgueiro escreveu:Não acho escapatória fajuta, até porque acho que esse sentimento é a base de toda a necessidade que tivemos ao longo das eras, do desenvolvimento de moral, ética, etc ... O start. Além de ser o sentimento de ligação, vc pode não saber discení-lo mas não quer dizer que não o possua e que ele não o impulsione :emoticon4:

Fé existe, mas não prova nada.

salgueiro escreveu:Exemplos limítrofes

Lacônica. :emoticon13:
- William Shakespeare
- William James

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Flavio escreveu:Fé existe, mas não prova nada.

Essa é o tipo da coisa que acho broxante numa discussão :emoticon8: . Não desejo provar nada a ninguém, essa semana mesmo, tive um arranca-rabo com o galinho-de-briga, e acusada de ser omissa. Acho que o caminho da Fé, é único e intransferível, se for diferente caímos nessa massa adorada de livros e ídolos

Minha resposta é somente apresentar motivos porque não acho que a Fé seja descartável, é opinião não prova

Flavio escreveu:Lacônica

Por que exemplos limítrofes nada significam

Bjs

Perseus

Re.: Noticia Jornal A Gazeta(ES)

Mensagem por Perseus »

É bem verdade a analogia feita ai por alguém usando o comunismo.
De fato, assim como o ateísmo não matou ninguém, não pode-se dizer que 'religião' foi a causa do tal esfaqueamento.

Poréeeeem... não da para generalizar da forma como foi feita aqui.
O ateísmo é nada mais nada menos do que a não crença nos deuses e ponto final.

Já o cristianismo é um conjunto de normas para as ovelhas terem o que fazer da vida, com regras *bem definidas*. Quebra-las, pode ou não ser hipocrisia.

Por exemplo: E se o cara era um desses débeis mentais que interpretam a bíblia literalmente?
Se for, o cara agiu de acordo com sua religião, pois afinal, esta la na bíblia com todas as letras: mate quem não acredite no seu deus (incluindo ai os familiares da ovelha também)

Sem falar que o mané ja tem que ter uma porca a menos na cabeça para interpretar a bíblia ao pé da letra.. daí a total falta de surpresa com uma atitude tão doente.. :emoticon19:
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Fernando

Mensagem por Fernando »

Flavio Costa escreveu:Por exemplo, responder a uma contradição dizendo que "os caminhos de Deus são misteriosos" não é uma argumentação criteriosa, não acha? Ou então, dizer "a fé está além da compreensão humana" também não ajuda, não acha?

Só acrescentando. Tomás de Aquino dizia que não devemos falar daquilo que não temos capacidade de falar enquanto humanos. Estes assuntos não devem nem ser ditos. Wittgenstein, muito similarmente, dizia que para tudo aquilo do que não se pode falar, deve se calar.

Interessante isso.

Estranho é ver estes místicos falando direto de coisas que eles mesmos dizem não ser compreensíveis pela razão.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Na faculdade, isso fica mais exposto ainda. Já vi uma menina luterana tradicional rezar antes de uma prova de Antigüidade Clássica e descrever no documento todo o processo conflituoso que levou o cristianismo a se impor enquanto doutrina dominante no Ocidente. Muito do que se aprende contradiz a crença pessoal.

Da mesma forma que já vi vários colegas se afastarem da fé cristã devido a esse "esclarecimento", já vi muita gente permanecer católica por pura tradição. E esse "católica" com aspas bem grandes, pois a bebedeira nas chopadas revelam muita coisa. :emoticon16:

O mais engraçado, no final das contas, são os evangélicos néo-pentecostais: dois saíram do curso em menos de uma semana de aula. Sendo que uma menina em particular (adventista) se revoltou no primeiro dia de aula sobre Antiguidade...

Vc está estudando o q?

Fernando

Mensagem por Fernando »

Agora sim, estamos acordados. hehehe :emoticon13:

Flavio Costa
Contato:

salgueiro escreveu:
Essa é o tipo da coisa que acho broxante numa discussão :emoticon8: . Não desejo provar nada a ninguém, essa semana mesmo, tive um arranca-rabo com o galinho-de-briga, e acusada de ser omissa. Acho que o caminho da Fé, é único e intransferível, se for diferente caímos nessa massa adorada de livros e ídolos

Mas os proselististas gostam muito de falar na importância da fé, não estamos realmente falando de mim ou de você.
- William Shakespeare
- William James

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Abmael escreveu:

- Uma vez numa aula de filosofia da História, uma aluna crente constestou um professor sobre a imposição do cristianismo no ocidente como religião oficial, o clima ficou pesado, o professor deu de ombros para evitar mais polêmica....

- Estudar história e ser crente é um desafio...

Abraços,

Verdade. Quando toda a História perde aquela "aura" de misticismo e heroísmo e vem à tona uma realidade crua, casual e causal, com "heróis falhos" e com "bandidos nem de todo ruins", a coisa toda fica um pouco mais complexa. :emoticon1:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Fernando escreveu:

Vc está estudando o q?

Faço faculdade de História. Achei que já tivesse te contado!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Fernando escreveu:

Vc está estudando o q?

Faço faculdade de História. Achei que já tivesse te contado!

Fernando

Mensagem por Fernando »

Samael escreveu:Faço faculdade de História. Achei que já tivesse te contado!

Pode ser que tenha contado. Eu sou muito esquecido. :emoticon15:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Flavio Costa escreveu:
salgueiro escreveu:

Mas os proselististas gostam muito de falar na importância da fé, não estamos realmente falando de mim ou de você.

Por isso mesmo falo de todos, não somente de determinado tipo, até porque a diversidade humana é imensa. Focar a Fé somente na direção daqueles que a usam como antolhos é reducionismo. O argumento Fé é muito mais amplo e nada descartável

Bjs

Flavio Costa
Contato:

salgueiro escreveu:Por isso mesmo falo de todos, não somente de determinado tipo, até porque a diversidade humana é imensa. Focar a Fé somente na direção daqueles que a usam como antolhos é reducionismo. O argumento Fé é muito mais amplo e nada descartável

Então me dê um exemplo em que o sentimento de fé possa ser usado numa boa argumentação (algo melhor do que simplesmente "eu sei que é verdade porque eu sinto").
- William Shakespeare
- William James

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Flavio Costa escreveu:
salgueiro escreveu:Por isso mesmo falo de todos, não somente de determinado tipo, até porque a diversidade humana é imensa. Focar a Fé somente na direção daqueles que a usam como antolhos é reducionismo. O argumento Fé é muito mais amplo e nada descartável

Então me dê um exemplo em que o sentimento de fé possa ser usado numa boa argumentação (algo melhor do que simplesmente "eu sei que é verdade porque eu sinto").

:emoticon8:

Sal escreveu:Não acho escapatória fajuta, até porque acho que esse sentimento é a base de toda a necessidade que tivemos ao longo das eras, do desenvolvimento de moral, ética, etc ... O start. Além de ser o sentimento de ligação, vc pode não saber discení-lo mas não quer dizer que não o possua e que ele não o impulsione

Bjs

Flavio Costa
Contato:

Re.: Noticia Jornal A Gazeta(ES)

Você acha mesmo que a ética seja proveniente direta da "fé"?
A necessidade de ligação entre esses dois está longe de ser óbvia.
- William Shakespeare
- William James

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Flavio Costa escreveu:Você acha mesmo que a ética seja proveniente direta da "fé"?
A necessidade de ligação entre esses dois está longe de ser óbvia.

Minha abordagem engloba o homem desde seus primórdios, acredito que a Fé seja o sentimento da universalidade, da ligação de tudo e todos, e que proporcionou sim o desenvolvimento da moral e ética atuais

Bjs

Trancado