Fecundação: Início da formação de um novo ser!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Flavio Costa
Contato:

Re: Re.: Fecundação: Início da formação de um novo ser!

Mensagem por Flavio Costa »

Ateu Tímido escreveu:Aí entra um problema conceitual. Eu não consigo chamar de assassinato a destruição de um ser que ainda não desenvolvel a capacidade de sentir, inclusive de sentir dor, por não ter sistema nervoso. Por isso, só defendo o aborto no período inicial da gravidez, em que essa afirmação é verdadeira. É o que acontece na maioria dos países desenvolvidos.

É como eu penso, mas há quem chame de assassinato. Eu defendo que em geral o aborto é uma estupidez, o ideal é a prevenção. Porém, eu não cobro das pessoas a não-estupidez, então as soluções não-ideais precisam existir.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Mensagem por Deise Garcia »

Vitor Moura escreveu:
o pensador escreveu:A partir do momento da formaçâo do zigoto humano existe um ser geneticamente ímpar e singular;distinto de seu pai e distinto de sua mâe.Logo sempre que os 23 cromossomos do pai se fundem com os 23 cromossomos legados pela mâe temos um novo ser vivo,sob uma base genética.

Mas discordo que seja uma vida humana. O ser humano só existe quando tem um cérebro capaz de raciocinar. Antes, é só um aglomerado de células que não pensam.

Abraço,
Vitor

Você disse bem, as células não pensam! O que pensa é o espírito que irá habitar o corpo em construção. Isto equivale dizer que os mortos não falam! Efetivamente ninguém nunca viu um defunto levantar e falar! O que se manifesta é o espírito que habitava o corpo!

Flavio Costa
Contato:

Deise Garcia escreveu:Você disse bem, as células não pensam! O que pensa é o espírito que irá habitar o corpo em construção. Isto equivale dizer que os mortos não falam! Efetivamente ninguém nunca viu um defunto levantar e falar! O que se manifesta é o espírito que habitava o corpo!

O espírito que procure outro corpo, qual é o problema?
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

M!g

Mensagem por M!g »

Ateu Tímido escreveu:
Flavio Costa escreveu:
Samael escreveu:Todo critério, nesse caso, será arbitrário. Sendo assim, escolhamos o mais útil à existência dos seres humanos.

Acho que o mais útil é a liberdade de escolha, ainda que seja assassinato. E acho que esse problema não tem solução ideal.

Aí entra um problema conceitual. Eu não consigo chamar de assassinato a destruição de um ser que ainda não desenvolvel a capacidade de sentir, inclusive de sentir dor, por não ter sistema nervoso. Por isso, só defendo o aborto no período inicial da gravidez, em que essa afirmação é verdadeira. É o que acontece na maioria dos países desenvolvidos.

Uma coisa é certa. Esperar que a ciencia decida a questao é o mesmo que entregar a moral aos cientistas... o que é um perigo. Poucos cientistas gostariam de ter tal responsabilidade.

Deise Garcia

Flavio Costa escreveu:
Deise Garcia escreveu:Você disse bem, as células não pensam! O que pensa é o espírito que irá habitar o corpo em construção. Isto equivale dizer que os mortos não falam! Efetivamente ninguém nunca viu um defunto levantar e falar! O que se manifesta é o espírito que habitava o corpo!

Um espírito não procura outro corpo só porque está a fim! Ele pode passar pela programação reencarnatória, como explica o post, ou então obter uma encarnação compulsória (motivo de outro post por ser mais complicado)!

Flavio Costa
Contato:

Deise Garcia escreveu:Um espírito não procura outro corpo só porque está a fim! Ele pode passar pela programação reencarnatória, como explica o post, ou então obter uma encarnação compulsória (motivo de outro post por ser mais complicado)!

Mas o videomaker não dizia que nada é por acaso? Então se o zigoto/feto foi abortado, é porque não era para ele nascer mesmo, certo?

Ou ele é simplesmente AZARADO?
Editado pela última vez por Flavio Costa em 15 Abr 2006, 23:47, em um total de 1 vez.
- William Shakespeare
- William James

Viper

Mensagem por Viper »

Vitor Moura escreveu:
Coveiro escreveu:Se ainda estiver interessado na tradução do artigo do Braude, avise, pois eu estava pensando em retomá-la em breve (mas o negócio ainda vai demorar um pouco, pois eu parei na metade)...

Falou!

Estou sim, paguei para um tradutor fazer isso, ele cobrou 140 reais. No momento ele está traduzindo um outro texto que cobrou 170, depois ele vai pegar esse. Bom, se vc traduzir vai me poupar tempo e dinheiro, ou...podemos dividir a despesa! Vc que sabe!

Um abraço,
Vitor

Eu acho melhor você economizar o seu dinheiro, cara! Já cheguei na metade do artigo. Agora falta a outra metade. Depois que eu tiver terminado, você faz uma revisão. Acho melhor do que você desembolsar 140 pratas...até mesmo porque eu já investi um certo tempo nisso... :emoticon16:

A propósito, há algum tempo atrás você me mandou uma MP perguntando como estava a tradução e eu não respondi. Peço para que desculpe a minha falta de educação, mas eu estava de mau humor. Às vezes isso leva meses para passar (como foi o caso). Nestas ocasiões, eu geralmente prefiro não responder, para que a resposta não seja mau educada ou muito fria/ríspida. Enfim, como no momento o meu humor está melhor, resolvi retomar a tradução.

Falou!

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

ForBiddeN escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Flavio Costa escreveu:
Samael escreveu:Todo critério, nesse caso, será arbitrário. Sendo assim, escolhamos o mais útil à existência dos seres humanos.

Acho que o mais útil é a liberdade de escolha, ainda que seja assassinato. E acho que esse problema não tem solução ideal.

Aí entra um problema conceitual. Eu não consigo chamar de assassinato a destruição de um ser que ainda não desenvolvel a capacidade de sentir, inclusive de sentir dor, por não ter sistema nervoso. Por isso, só defendo o aborto no período inicial da gravidez, em que essa afirmação é verdadeira. É o que acontece na maioria dos países desenvolvidos.

Uma coisa é certa. Esperar que a ciencia decida a questao é o mesmo que entregar a moral aos cientistas... o que é um perigo. Poucos cientistas gostariam de ter tal responsabilidade.

Eu não espero que a ciência decida. Espero que a ciência forneça os parâmetros que vão permitir aos representantes da sociedade decidir com alguma segurança. De todo modo, será uma escolha, deve caber a quem foi eleito para isso. Para fazer escolhas em nome da população.

o anátema

Re.: Fecundação: Início da formação de um novo ser!

Mensagem por o anátema »

Deixando de lado as pressuposições espíritas da coisa, ou nem tanto:

Essa informação só foi comprovada pela ciência em 1991, quando um estudo realizado em conjunto por cientistas americanos e israelenses demonstrou que uma substância produzida pelo óvulo ou por suas células vizinhas era a responsável pela seleção do espermatozóide mais apto. Tal descoberta provocou uma mudança significativa nos estudos sobre fertilidade, uma vez que, até então, acreditava-se que o espermatozóide “vencedor” seria o mais rápido.

Esses testes comprovaram uma "seletividade" do óvulo com relação ao conteúdo genético de cada espermatozóide? Acho que não, o espermatozóide, tanto quanto sei, não tem qualquer diferenciação fenotípica decorrente dos genes que porta, e acho que o único modo de ocorrer um reconhecimento de genes específicos é através de sua expressão. Se tem outro, desconheço.

Não estou dizendo que não é nada nem parecido com isso, e o que vale é o que chega primeiro. Acho que na verdade sabe-se que não é simplesmente o primeiro espermatozóide a chegar que fecunda há mais tempo, mas o fato deles ficarem todos amontoados tentando fecundar, e só um deles de fato fecundar não significa que tenha havido qualquer tipo de seleção de espermatozóide no sentido que foi aí sugerido, pode e deve ser simplesmente um mecanismo de limitação de quantos espermatozóides realizam a fecundação, totalmente cego aos genes trazidos pelos espermatozóides.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Re: Fecundação: Início da formação de um novo ser!

Mensagem por o anátema »

Deise Garcia escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Impossível! Você não sabe nada sobre espiritismo e os libaneses também não!

De agora em diante julgo que o Vitor Moura e os libaneses são as maiores autoridades em espiritismo

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

o pensador escreveu:A partir do momento da formaçâo do zigoto humano existe um ser geneticamente ímpar e singular;distinto de seu pai e distinto de sua mâe.Logo sempre que os 23 cromossomos do pai se fundem com os 23 cromossomos legados pela mâe temos um novo ser vivo,sob uma base genética.

A partir do momento da formaçâo do óvulo humano existe um ser geneticamente ímpar e singular.

www.talkorigins.org

o anátema

Mensagem por o anátema »

Deise Garcia escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Mas discordo que seja uma vida humana. O ser humano só existe quando tem um cérebro capaz de raciocinar. Antes, é só um aglomerado de células que não pensam.

Abraço,
Vitor

Você disse bem, as células não pensam! O que pensa é o espírito que irá habitar o corpo em construção. Isto equivale dizer que os mortos não falam! Efetivamente ninguém nunca viu um defunto levantar e falar! O que se manifesta é o espírito que habitava o corpo!

Se espíritos humanos podem habitar corpos que não tem qualquer cérebro formado, por que não pode ser que espíritos humanos encarnem em bactérias, ou mesmo em qualquer outro ser, além de humanos?

www.talkorigins.org

o anátema

Mensagem por o anátema »

ForBiddeN escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Flavio Costa escreveu:

De modo geral prefiro a moral entregue aos cientistas do que a algum papa ou qualquer tipo de sacerdote que haja por aí... :emoticon16: ...mas não acho que a responsabilidade devesse ser de algum cientista ou dos cientistas em geral... apenas se basear em critérios científicos (diferentes dos religiosos, que qualquer um pode inventar e ninguém comprovar, como ocorre aqui no caso Garcia vs Moura), e ser algo estipulado por representantes da população mesmo...

www.talkorigins.org

o anátema

Mensagem por o anátema »

Deise Garcia escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Vitor Moura escreveu:As pesquisas de Stevenson mostram que se o espírito existe, ele não entra no momento da concepção. Há casos em que o espírito só entra 1 dia antes do nascimento e mesmo depois! Essa Marlene Nobre não sabe de nada!

Um abraço,
Vitor

Como é que é?

É isso mesmo. O caso Ravi Shankar, por exemplo.

http://www.omensageiro.com.br/entrevist ... sta-75.htm

Tais casos revelam a possibilidade de ocorrer uma reencarnação após achar-se o corpo já formado (Jasbir) ou em adiantada fase de gestação (Ravi-Shankar) . Em ambos os casos a personalidade reencarnante já estava desencarnada. Teria V . Sa. encontrado algum caso em que a personalidade reencarnante se achasse ainda viva?
R: - No caso de Ravi-Shankar, a entidade que se encarnou em seu corpo havia sido assassinada em janeiro. O menino nasceu em julho/agosto isto é, seis meses após o desencarne (do corpo anterior). A concepção ocorreu antes do desencarne. Alias, existem no Líbano muitos casos semelhantes. Os Drusos, por exemplo, acreditam que a reencarnação ocorre imediatamente após a morte.

Qual seria a "justiça causal", para que houvessem tantos abortos espontâneos? As pessoas já podem estar pagando carma e morrendo tão cedo na vida, antes mesmo de chegar ao estágio fetal?

www.talkorigins.org

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

o pensador escreveu:Sim,mas que potencialmente chegarâo à este estágio,desde que o processo nâo seja interrompido bruscamente.

Não, não concordo. 75% dos fetos são abortados naturalmente porque não se fixam no útero, logo, há mais chance de não chegar a este estágio do que de chegar. Além disso, e no caso de fetos sem cérebro, vc não interromperia a gravidez? Crianças anencéfalas podem nascer e ainda viver dias, ou mesmo semanas...

Depois, se o feto ainda não chegou nesse estágio, ele ainda não é um ser humano, ponto. Não interessa se tem potencial, daqui a pouco vc vai dizer que não devemos usar camisinha nas relações sexuais porque estamos tirando a chance de um bebê vir a surgir e nascer.

Argumento inválido, em todos os sentidos.

Um abraço,
Vitor

Vitor Moura

ímpio escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Abraço,
Vitor

Se espíritos humanos podem habitar corpos que não tem qualquer cérebro formado, por que não pode ser que espíritos humanos encarnem em bactérias, ou mesmo em qualquer outro ser, além de humanos?

Em vários casos de reencarnação o espírito só entraria meses depois da fecundação, quando já haveria um cérebro. No meu entender não ocorre isso que vc falou de "espíritos humanos podem habitar corpos que não tem qualquer cérebro formado".

Um abraço,
Vitor

Flavio Costa
Contato:

Vitor Moura escreveu:Não interessa se tem potencial, daqui a pouco vc vai dizer que não devemos usar camisinha nas relações sexuais porque estamos tirando a chance de um bebê vir a surgir e nascer.

Menos para a ICAR...
- William Shakespeare
- William James

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

Flavio Costa escreveu:
Vitor Moura escreveu:Não interessa se tem potencial, daqui a pouco vc vai dizer que não devemos usar camisinha nas relações sexuais porque estamos tirando a chance de um bebê vir a surgir e nascer.

Menos para a ICAR...

- Chegaremos num ponto que até cortar cabelo será proibido... :emoticon16:
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Deise Garcia

Vitor Moura escreveu:
Deise Garcia escreveu:Você está tentando arrancar uma resposta para saber se sou maleável as situações! Mas eu te digo que se algum dia se comprovar que DE é uma grande farsa, ou se um médium desonesto integrar meu grupo, ou ainda se houver a aceitação de situações que eu reporto como absurda, serei a primeira a denunciar! Não tenho nenhuma fé inabalável nem cegueira espiritual.

Mas Deise, o fato da doutrina estar errada em alguns pontos não quer dizer que seja uma farsa. Em Ciência também se erra, também se cometem fraudes, mas ela tem capacidade de se corrigir!

Um abraço,
Vitor

Vitor, estou usando isso como força de expressão, mas é bem verdade que em alguns momentos já me ocorreu isto! Como eu disse antes, não tenho nenhuma fé inabalável e sou espírita tão somente porque é a única religião que explicou porque sou "diferente" e que mantém minha mediunidade sob algum controle! As pessoas ficam discutindo a existência de Deus, diabo, vida após morte ... porque tem a vida toda certinha no que se refere aos fenômenos. Com certeza nenhum deles seria assim se tivessem vivido uma pequena parcela do que passei! A possibilidade de se comprovar que a DE é uma farsa é quase nula e isto é muito bom porque nunca poderei ser internada como louca em estágio avançado! :emoticon16:

Hugo

Mensagem por Hugo »

Você tem mesmo poderes mediúnicos, Deise?
Já entrou em contato com algum morto famoso? :emoticon13:

Deise Garcia

Flavio Costa escreveu:

É ... você tem razão! Não deve haver problema nenhum afinal nós desencarnamos e sempre arranjamos um novo corpo para encarnar, não é? Aliás, assassinatos nunca deveriam ser punidos e o código penal deveria ser banido!

Vitor Moura

Deise Garcia escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Deise Garcia escreveu:Você está tentando arrancar uma resposta para saber se sou maleável as situações! Mas eu te digo que se algum dia se comprovar que DE é uma grande farsa, ou se um médium desonesto integrar meu grupo, ou ainda se houver a aceitação de situações que eu reporto como absurda, serei a primeira a denunciar! Não tenho nenhuma fé inabalável nem cegueira espiritual.

Mas Deise, o fato da doutrina estar errada em alguns pontos não quer dizer que seja uma farsa. Em Ciência também se erra, também se cometem fraudes, mas ela tem capacidade de se corrigir!

Um abraço,
Vitor

Vitor, estou usando isso como força de expressão, mas é bem verdade que em alguns momentos já me ocorreu isto! Como eu disse antes, não tenho nenhuma fé inabalável e sou espírita tão somente porque é a única religião que explicou porque sou "diferente" e que mantém minha mediunidade sob algum controle! As pessoas ficam discutindo a existência de Deus, diabo, vida após morte ... porque tem a vida toda certinha no que se refere aos fenômenos. Com certeza nenhum deles seria assim se tivessem vivido uma pequena parcela do que passei! A possibilidade de se comprovar que a DE é uma farsa é quase nula e isto é muito bom porque nunca poderei ser internada como louca em estágio avançado! :emoticon16:

Oi, Deise, vc poderia contar alguns "causos" que ocorreram com vc?

Um abraço,
Vitor

Deise Garcia

ímpio escreveu:
ForBiddeN escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Flavio Costa escreveu:

De modo geral prefiro a moral entregue aos cientistas do que a algum papa ou qualquer tipo de sacerdote que haja por aí... :emoticon16: ...mas não acho que a responsabilidade devesse ser de algum cientista ou dos cientistas em geral... apenas se basear em critérios científicos (diferentes dos religiosos, que qualquer um pode inventar e ninguém comprovar, como ocorre aqui no caso Garcia vs Moura), e ser algo estipulado por representantes da população mesmo...

Em algum comentário anterior a este você formulou a pergunta do porque os espíritos humanos não encarnam em bacterias, já que eles encarnam num amontoado de células que não tem cérebro! Eu ia deixar isso pra lá, mas pensando melhor e utilizando também a melhor oportunidade para responder, digo que alguns espíritos humanos são condenados a encarnar num corpo humano com cérebro de bactéria. É uma expiação, entende?

Deise Garcia

ímpio escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Vitor Moura escreveu:As pesquisas de Stevenson mostram que se o espírito existe, ele não entra no momento da concepção. Há casos em que o espírito só entra 1 dia antes do nascimento e mesmo depois! Essa Marlene Nobre não sabe de nada!

Um abraço,
Vitor

Como é que é?

É isso mesmo. O caso Ravi Shankar, por exemplo.

http://www.omensageiro.com.br/entrevist ... sta-75.htm

Tais casos revelam a possibilidade de ocorrer uma reencarnação após achar-se o corpo já formado (Jasbir) ou em adiantada fase de gestação (Ravi-Shankar) . Em ambos os casos a personalidade reencarnante já estava desencarnada. Teria V . Sa. encontrado algum caso em que a personalidade reencarnante se achasse ainda viva?
R: - No caso de Ravi-Shankar, a entidade que se encarnou em seu corpo havia sido assassinada em janeiro. O menino nasceu em julho/agosto isto é, seis meses após o desencarne (do corpo anterior). A concepção ocorreu antes do desencarne. Alias, existem no Líbano muitos casos semelhantes. Os Drusos, por exemplo, acreditam que a reencarnação ocorre imediatamente após a morte.

Qual seria a "justiça causal", para que houvessem tantos abortos espontâneos? As pessoas já podem estar pagando carma e morrendo tão cedo na vida, antes mesmo de chegar ao estágio fetal?

Não existe justiça no aborto! Antes de se falar em karma é necessário compreender a irresponsabilidade das pessoas.

Deise Garcia

Vitor Moura escreveu:
o pensador escreveu:Sim,mas que potencialmente chegarâo à este estágio,desde que o processo nâo seja interrompido bruscamente.

Não, não concordo. 75% dos fetos são abortados naturalmente porque não se fixam no útero, logo, há mais chance de não chegar a este estágio do que de chegar. Além disso, e no caso de fetos sem cérebro, vc não interromperia a gravidez? Crianças anencéfalas podem nascer e ainda viver dias, ou mesmo semanas...

Um abraço,
Vitor

75%? Desse jeito a humanidade vai ser extinta se considerarmos que muitos morrem poucos meses depois de nascer, maus tratos, negligência médica (que agora virou moda), enfim ...

Trancado