Você tem algum software ilegal em seu computador?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Você tem algum software ilegal em seu computador?

Sim
17
77%
Não
5
23%

Total de votos: 22

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Você tem algum software ilegal em seu computador?

Mensagem por Fernando Silva »

Para quem está começando, sugiro o uso de um "Live CD", ou seja, uma versão que roda do CD. Recomendo o Kurumin, que tem drivers para os equipamentos mais vendidos no Brasil e está em português.
Se gostar, depois instala no HD.

"Live CDs" também são bons para fazer manutenção em Windows enguiçados.

Flavio Costa
Contato:

Re: Re.: Você tem algum software ilegal em seu computador?

Mensagem por Flavio Costa »

Fernando Silva escreveu:Os produtores de software proprietário talvez não tentem fiscalizar os usuários domésticos (talvez, como foi dito acima, para viciá-los em seus produtos), mas as multas para usuários corporativos são absurdamente altas. E incluem pena de prisão.

Ao ser descoberta a pirataria corporativa, em geral o fornecedor do software e a empresa chegam a um acordo para não ter que acionar o rigor da lei. Mas ela existe e garante que parte considerável do software usado nas empresas seja legalizado.

Fernando Silva escreveu:Apesar disto, a Microsoft e outros não garantem o desempenho de seus produtos. Seria como se a Ford, GM e Volks informassem que não se responsabilizariam se seus carros explodissem de repente matando todos os ocupantes.

Isso acontece porque software, principalmente um sistema operacional, é bem mais complexo que um carro. É muito difícil, senão impraticável, garantir a qualidade de um sistema tão complexo.

Os únicos tipos de sistema que são confiáveis a esse ponto são os de controle de tráfego aéreo, os militares e os de suporte médico. Para isso, eles procuram ser simplificados ao máximo, usam linguagens de programação especiais (como ADA) e são testados por períodos longos antes de entrar em operação (uns 10 anos). Programinhas para digitar texto não podem se dar a esse luxo sem serem engolidos pelo mercado.

Fernando Silva escreveu:-Servidores só permitem um certo número de acessos. Se mais gente acessar, você terá que pagar por mais licenças de acesso. Já imaginou o custo para o Google, com tanta gente acessando o site deles, se não usassem software livre?

Isso depende da licença, existem algumas que permitem acessos ilimitados, mas não são todas. O software livre garante que essa restrição não exista.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Por favor, entendedores, me ajudem.

Quero instalar o Linux Kubuntu aqui.
Eu tenho três partições: uma de 4,4 gb fat32 limpa(primária), outra 3 gb fat32 limpa(primária) e outra de 12 gb NTFS com o Windows.

Que instalar o Linux na primeira e criar a partição de swap dentro da segunda usando o gparted.
Tem perigo de perder os dados da terceira?

Valeu.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

King In Crimson escreveu:Por favor, entendedores, me ajudem.

Quero instalar o Linux Kubuntu aqui.
Eu tenho três partições: uma de 4,4 gb fat32 limpa(primária), outra 3 gb fat32 limpa(primária) e outra de 12 gb NTFS com o Windows.

Que instalar o Linux na primeira e criar a partição de swap dentro da segunda usando o gparted.
Tem perigo de perder os dados da terceira?

Valeu.

Instale tudo na partição de 4,4 GB. Reserve 4B para a partição raiz ( / ) e reserve o resto (0,4GB) para a partição swap.
E faça um disquete de boot, por via das dúvidas.

Em princípio, não há risco de perder nada, mas você já deveria ter feito um backup há muito tempo. :emoticon16:

King In Crimson

uhm... obrigado.

É que eu não queria deixar o Linux tão apertado e a essa partição é a primeira do disco.
Acontece que ela não tá formatando pelo Windows e tá direndo dando 800mb ocupados, sendo que tá livre.

Vou fazer só na outra mesmo. Valeu.

carlospe

Mensagem por carlospe »

hum...

uma vez eu comprei o elifoot...

:emoticon16:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Não seria melhor perguntar: Você usa algum software comercial legalizado em seu computador? :emoticon12:

Não uso nenhum, são todos piratas. Se um dia tiver de me desfazer deles, usarei similares open-source e se tiver de pagar, comprarei uma máquina já com os mesmos OEM.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

King In Crimson

Instalado há pelo menos uns 2 minutos.
Já to vendo que ficou meio carregado. Acho que é culpa da placa de vídeo fraquinha.

King In Crimson

hehehe

Agora vocês vão ter que me suportar. :emoticon16:

Porque eu não consigo acessar minhas partições fat32 e ntfs?

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Capitão América escreveu:
Capitão América escreveu:como desktop é sofrível.

Aliás, digo isso meio com medo de "queimar a língua", pois esses dias fui apresentado a duas maravilhas que não conhecia: KDE 3.5 e BrOffice 2.0... A coisa está evoluindo :emoticon1:

Viram como ele não é o Liquid Snake, seus paranóicos?! :emoticon1:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Eu tenho tudo original. Tudo mesmo.

Mas me arrependi, ao invés de gastar dinheiro com essa tralha toda, eu poderia comprar mais uns três Veronas dourados ano 90 GLX. :emoticon12:

Cabula

Mensagem por Cabula »

Fernando Silva escreveu:Para quem está começando, sugiro o uso de um "Live CD", ou seja, uma versão que roda do CD. Recomendo o Kurumin, que tem drivers para os equipamentos mais vendidos no Brasil e está em português.
Se gostar, depois instala no HD.

"Live CDs" também são bons para fazer manutenção em Windows enguiçados.

Sofri com o kurumin, tinha particionado ele e o windows cada um em um hd mas o lilo sumia e eu não conseguia abrir o windows. Eu fiquei maravilhado com o kurumin e sempre instalava as atualizações mas parece que alguma destas fazia o lilo sumir. Resolvi desinstalar o kurumin porque com ele não conseguia abrir todos os arquivos.
Tive que corrigir os erros de ortografia
Editado pela última vez por Cabula em 27 Mai 2006, 15:41, em um total de 1 vez.

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

King In Crimson

King In Crimson escreveu:hehehe

Deveras interessante a sua dúvida.:emoticon16:

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

King In Crimson escreveu:
King In Crimson escreveu:hehehe

Deveras interessante a sua dúvida.:emoticon16:

Digite: #mount
Para ver que está acesso as suas partições. Não estou usando mais Linux. A causa tenho muitos arquivos backup.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Vito Álvaro escreveu:Digite: #mount

Tão vendo? Tão vendo?

O sujeito acabou de instalar, já deu pau e já tão dizendo que ele deve digitar umas linhas de comando obscuras.

Viva Gates!
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Samael escreveu:Viram como ele não é o Liquid Snake, seus paranóicos?! :emoticon1:

Assim que ele surgiu, tive uma forte impressão que era ele. Com o tempo, a hipótese de ser outra pessoa foi se tornando mais provável, muito embora ainda pudesse ser ele com um tom mais light. Das duas uma: ou não é ele ou ele conseguiu se mostrar bem mais paciente e educado em tempo de escapar da degola quando a moderação o percebeu.

Eu acho que não é ele.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

King In Crimson

Poindexter escreveu:

Tão vendo? Tão vendo?

O sujeito acabou de instalar, já deu pau e já tão dizendo que ele deve digitar umas linhas de comando obscuras.

Viva Gates!
Mas isso que eu não to conseguindo fazer o Windows nem faz. :emoticon16:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Cabula escreveu:Sofri com o kurumin, tinha particionado o kurumin e o windows cada um em um hd mas o lilo sumia e eu não conseguia abrir o windows. Eu fiquei maravilhado com com o kurumin e sempre instalava as atualizações mas parece que alguma destas fazia o lilo sumir.

Isto não é normal. Quem apaga o LILO do MBR é o Windows, quando é reinstalado. Para evitar isto, você precisa ter um disquete de boot para entrar de novo no Linux e dar um comando <lilo> para regravá-lo no MBR.
Cabula escreveu:Resolvir desinstalar o kurumin porque com ele não conseguia abrir todos os arquivos

O principal problema é com arquivos multimídia. Quando se compra o Windows, se compra no pacote um monte de licenças de terceiros. Por ser livre, o Linux evita incluir os codecs que têm direitos autorais, daí há arquivos que não abrem.
A solução é baixar e instalar os codecs manualmente (ignorando a advertência de que "isto pode ser ilegal no país em que você vive" :emoticon16: ).

Fernando Silva
Administrador
Contato:

King In Crimson escreveu:
Poindexter escreveu:

Tão vendo? Tão vendo?

Viva Gates!
Mas isso que eu não to conseguindo fazer o Windows nem faz. :emoticon16:

O Linux costuma não dar acesso automático às partições de outros sistemas. É parte da política de segurança acima da facilidade de uso, que o Windows ignora.

Para acessar a partição C: do Windows, normalmente se cria um ponto de montagem primeiro. Por exemplo, um diretório "win-c":
mkdir /mnt/win-c

Depois se monta a partição neste diretório:

mount -t vfat /dev/hda1 /mnt/win-c

Neste caso, se o C: é a primeira partição do primeiro HD, ele será /dev/hda1.

Ao contrário do Windows, as partições têm sempre o mesmo nome e não ficam mudando quando se instalam outros HDs.
No Windows, a partição D: se transforma em E: e uma nova partição D: é criada no 2º HD, bagunçando seus ícones e links.

Alguma versões mais recentes do Linux, mais voltadas para o usuário que só quer usar sem entender, já vem com as partições montadas automaticamente.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

King In Crimson escreveu:Porque eu não consigo acessar minhas partições fat32 e ntfs?

Se você rodar o Kurumin de um CD, é só clicar em "Meu Computador" que elas aparecem.
E se instalar o Kurumin no HD, também.
Eu rodo o Kurumin do CD para salvar dados de computadores com Windows XP que não querem mais dar boot (acontece muito :emoticon16: )
Jogo tudo em outro computador pela rede e reinstalo o XP do zero.
Se você tiver dois drives de CD, pode rodar o Kurumin em um e usar o outro para gravar um CD com o backup.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Poindexter escreveu:Tão vendo? Tão vendo?

Viva Gates!

Eu também me senti assim na primeira vez em que me sentei em frente a um "cebiquim" piscando ( c:\> ) numa tela verde.
Depois aprendi a usar, inclusive com "linhas de comando obscuras" no DOS.

Aliás, diante da expansão do Linux, a próxima versão do Windows (o "Vista") vai trazer um console de linha de comando mais completo que o do XP, que eliminou vários comandos.

A MS tentou esconder a linha de comando mas teve que voltar atrás :emoticon16:

Cabula

Mensagem por Cabula »

Fernando Silva escreveu:
Cabula escreveu:Sofri com o kurumin, tinha particionado o kurumin e o windows cada um em um hd mas o lilo sumia e eu não conseguia abrir o windows. Eu fiquei maravilhado com com o kurumin e sempre instalava as atualizações mas parece que alguma destas fazia o lilo sumir.

Isto não é normal. Quem apaga o LILO do MBR é o Windows, quando é reinstalado. Para evitar isto, você precisa ter um disquete de boot para entrar de novo no Linux e dar um comando <lilo> para regravá-lo no MBR.

Então é coisa do demo pois eu já tinha instalado o windows, depois é que instalei o kurumin e não gravei disquete de boot, passei a utilizar o kurumin frequentemente e baixando atualizações e só quando tinha necessidade do windows eu percebia que o lilo ( que eu tinha instalado no início ) não aparecia e eu não podia abrir o windows :emoticon11:

Deus é um só...
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Cabula escreveu:[b]Então é coisa do demo pois eu já tinha instalado o windows, depois é que instalei o kurumin e não gravei disquete de boot, passei a utilizar o kurumin frequentemente e baixando atualizações e só quando tinha necessidade do windows eu percebia que o lilo ( que eu tinha instalado no início ) não aparecia e eu não podia abrir o windows :emoticon11:

Prepare um disquete de boot do Windows 98 ou 95.
Dê boot com ele e digite na linha de comando:
fdisk /mbr
Isto limpa o MBR e faz voltar o boot único do Windows.
Se o Windows não aparece no LILO, ele deve estar mal configurado.
Rode o Kurumin do CD, veja como está escrito no LILO quanto ao boot do Windows (o arquivo é /etc/lilo.conf) e depois edite o seu Kurumin que está no HD para ficar igual.
Depois dê o comando lilo para gravar no MBR.
Ao dar este comando, aparecem as opções gravadas (ou mensagens de erro se estiver mal configurado).

O Windows XP também tem um lilo.conf: chama-se boot.ini. Só que não dá para configurá-lo para incluir o Linux (que eu saiba).

Cabula

Mensagem por Cabula »

Fernando Silva escreveu:
Cabula escreveu:Então é coisa do demo pois eu já tinha instalado o windows, depois é que instalei o kurumin e não gravei disquete de boot, passei a utilizar o kurumin frequentemente e baixando atualizações e só quando tinha necessidade do windows eu percebia que o lilo ( que eu tinha instalado no início ) não aparecia e eu não podia abrir o windows :emoticon11:

Prepare um disquete de boot do Windows 98 ou 95.
Dê boot com ele e digite na linha de comando:
fdisk /mbr
Isto limpa o MBR e faz voltar o boot único do Windows.
Se o Windows não aparece no LILO, ele deve estar mal configurado.
Rode o Kurumin do CD, veja como está escrito no LILO quanto ao boot do Windows (o arquivo é /etc/lilo.conf) e depois edite o seu Kurumin que está no HD para ficar igual.
Depois dê o comando lilo para gravar no MBR.
Ao dar este comando, aparecem as opções gravadas (ou mensagens de erro se estiver mal configurado).

O Windows XP também tem um lilo.conf: chama-se boot.ini. Só que não dá para configurá-lo para incluir o Linux (que eu saiba).
[b]Sinto mas meu windows é xp e eu já formatei tudo e depois copiei os arquivo de backup

Deus é um só...

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Fernando. Não precisa boot disquete. O CD kurumin pode rodar boot de CD configurado pelo Bios.

Estranho Fernando. Lembro eu instalei o kurumin não precisa boot o disquete. E depois eu fiz atulização placa de vídeo para linux de nvidia e atulização de Linux só mais tarde. A tela iniciação Lilo e dual boot (Windows XP e Windows 98) rodou tudo beleza.

E o caso de Cabula. É fácil para voltar o Windows.
Só basta colocar disquete com configurado primeiro boot o disquete.

E entrou aí e fez fdisk /mbr
E ele regrava.

E tem gente está com problema boot do windows porque eles apagavam o arquivo que faz inicização o windows para reconhecer as partições. A culpa é cliente não sabe mexer.
O tutorial explica muita coisa:
http://www.juliobattisti.com.br/artigos ... s/boot.asp
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Trancado