Como escapar de um cubo de Betao?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
dunno

Re: Re.: Como escapar de um cubo de Betao?

Mensagem por dunno »

Najma escreveu:
Um cubo de concreto quadridimensional sofreria o desgaste pelo tempo e logo seria o "não cubo" em sua última configuração temporal. A solução para quatro dimensões é sempre o não-ser... A menos que tal cubo fosse totalmente indestrutível. Aí ele continuaria oferecendo resistência mesmo em sua última configuração, o que anularia o "efeito" de tomá-lo por quadridimensional para escapar dele... :emoticon1:

Pensador... larga a conta da Lígia Amorese...

Najma
Gênero: Feminino

Re.: Como escapar de um cubo de Betao?

Mensagem por Najma »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Bobagem.

Em nenhuma parte do enunciado se afirmava que o "cubo de betão" era uma das faces de um hipercubo, nem que o prisioneiro teria liberdade de transitar pela quarta dimensão (nem mesmo que essa existiria hipoteticamente).

Da mesma forma, supondo que nós não tivéssemos meios para voar, seria impossível para nós sair da superfície da terra, mesmo sendo seres tridmensionais habitando uma superfície bidimensional. Não interessa o número de dimensões da prisão ou do prisioneiro, e sim a liberdade de movimento do prisioneiro através das dimensões totais do espaço.

E geometria de Riemann tem pouco ou nada a ver com esse assunto.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Dinobot escreveu:Eu rejeito a realidade do cubo e a substituo pela minha.

:emoticon266:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Me defino como estando fora, e o resto do Universo como estando dentro.

Pós-modernos...

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Tudo é ideologia. Tudo é discurso.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

rapha... escreveu:Tudo é ideologia. Tudo é discurso.

É, muito bonitinho pra se trabalhar em teoria e epistemologia. Já na prática, não se faz ciência com isso.

Ps: eu adoro esses tópicos onde o Cabeção humilha o interlocutor em física, geometria ou matemática.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Samael escreveu:

É, muito bonitinho pra se trabalhar em teoria e epistemologia. Já na prática, não se faz ciência com isso.

Estava lhe imitando. :emoticon4:

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

dunno escreveu:
Márcio escreveu:Seriam, pelo menos, hiperdimensionais ascencionados.

Bem, a verdade é que essa coisa de ascencionados e espíritos nao me interessa muito... mas a verdade é que espaços de dimensionalidade superior permitem um dualismo sem os problemas cartesianos da interaçao espirito imaterial-matéria.

Também não me interessam, caro Miguel, só estava a brincar.
Essas estórias de muitas dimensões além das três formais (não incluo o tempo) me parecem peripécias matemáticas, diretamente proporcional as ''torções'' mentais dos candidatos à uma ascenção espiritual.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Najma escreveu::emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:

Ah... nada como começar o dia pensando em seres hiperdimensionais... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:

É aterrorizante pensar neles à noite, no escuro de um quarto, tentando dormir. :emoticon11:

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Márcio escreveu:É aterrorizante pensar neles à noite, no escuro de um quarto, tentando dormir. :emoticon11:

Imagem

Imagem

Imagem

Booo!

:emoticon12:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

rapha... escreveu:
Samael escreveu:

Estava lhe imitando. :emoticon4:

Se isso foi uma imitação, você errou.

Mighell

Mensagem por Mighell »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Bobagem.

Em nenhuma parte do enunciado se afirmava que o "cubo de betão" era uma das faces de um hipercubo, nem que o prisioneiro teria liberdade de transitar pela quarta dimensão (nem mesmo que essa existiria hipoteticamente).

Da mesma forma, supondo que nós não tivéssemos meios para voar, seria impossível para nós sair da superfície da terra, mesmo sendo seres tridmensionais habitando uma superfície bidimensional. Não interessa o número de dimensões da prisão ou do prisioneiro, e sim a liberdade de movimento do prisioneiro através das dimensões totais do espaço.

E geometria de Riemann tem pouco ou nada a ver com esse assunto.

Cabeçao... nao esperava essa manipulaçao...
... retórica.

Em primeiro lugar, desde o ínicio o que me interessou é a possibilidade lógica... e nao a física. Em falei num cubo de concreto apenas para acentuar a impossibilidade de abandonar o cubo de forma física... para evitar soluçoes físicas,... o aspecto físico é secundário. Em segundo lugar... o cubo 3D pressupoe um hipercubo por onde escapar porque (pode ser que sim, nao sei... mas só interessa a possibilidade lógica de rotaçao de um plano através de uma quarta dimensao)?

Por fim, referi Riemann apenas para dizer que trabalhar em geometrias nao Euclidianas é possível... e a cordas é uma moderna teoria que usa um espaço multidimensional. Em momento algum usei isto para o problema.

Agora, para dramatizar a diferença entre possibilidade lógica e Física vou usar um exemplo do Filosofo Dennett:

Lógicamente Possível e fisicamente impossível: O Duper-Homem voa mais depressa que a luz.

Logicamente impossível e fisicamente impossível: O Duper-Homem voa mais rápido que a luz sem sair do mesmo lugar.

Por acaso disse alguma coisa lógicamente impossível?????
Editado pela última vez por Mighell em 29 Jul 2006, 06:29, em um total de 2 vezes.

Mighell

Mensagem por Mighell »

Samael escreveu:

Ps: eu adoro esses tópicos onde o Cabeção humilha o interlocutor em física, geometria ou matemática.

Essa dominatrix nao mete medo a ninguém... :emoticon16:

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Mighell escreveu:
Cabeçao... nao esperava essa manipulaçao...
... retórica.

Em primeiro lugar, desde o ínicio o que me interessou é a possibilidade lógica... e nao a física. Em falei num cubo de concreto apenas para acentuar a impossibilidade de abandonar o cubo de forma física... para evitar soluçoes físicas,... o aspecto físico é secundário. Em segundo lugar... o cubo 3D pressupoe um hipercubo por onde escapar porque (pode ser que sim, nao sei... mas só interessa a possibilidade lógica de rotaçao de um plano através de uma quarta dimensao)?

Por fim, referi Riemann apenas para dizer que trabalhar em geometrias nao Euclidianas é possível... e a cordas é uma moderna teoria que usa um espaço multidimensional. Em momento algum usei isto para o problema.

Agora, para dramatizar a diferença entre possibilidade lógica e Física vou usar um exemplo do Filosofo Dennett:

Lógicamente Possível e fisicamente impossível: O Duper-Homem voa mais depressa que a luz.

Logicamente impossível e fisicamente impossível: O Duper-Homem voa mais rápido que a luz sem sair do mesmo lugar.

''LUGAR'' depende do referencial, e pode já estar a uma velocidade igual a da luz. Pois não?
A lógica pode parecer ilógica as vêzes.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Spitfire escreveu:
Márcio escreveu:É aterrorizante pensar neles à noite, no escuro de um quarto, tentando dormir. :emoticon11:

Imagem

Imagem

Imagem

Booo!

:emoticon12:

Agora sim, me assustou ainda mais, a insônia se instalou de vez.

Obs: Este sêr perto do capacete é deveras interessante, melhor do que aqueles ''espíritos'' feitos de panos, ops, ectoplasma.

Mighell

Mensagem por Mighell »

Está na velocidade da luz em relaçao a que? Se nao houver mais nada, entao nao tem velocidade e a lógica do que disse é perfeita. :emoticon16:

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Me ocorreu uma idéia agora. Poderíamos fazer uma galeria de montagens foto-digitais feitas pelos foristas. O que acham?

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Mighell escreveu:Está na velocidade da luz em relaçao a que? Se nao houver mais nada, entao nao tem velocidade e a lógica do que disse é perfeita. :emoticon16:

Ah! Então se não há mais nada como referencial, não se pode determinar se o objeto está parado ou em movimento. Ele pode assumir qualquer possibilidade.

Mighell

Mensagem por Mighell »

Márcio escreveu:Me ocorreu uma idéia agora. Poderíamos fazer uma galeria de montagens foto-digitais feitas pelos foristas. O que acham?

Imagem

Salada de Maracujá

1 porção = 1 escumadeira cheia (95g)
número de porções = 7

Valor nutricional e calórico
por porção
calorias = 32 kcal
carboidratos = 4.76 g
proteínas = 1.38 g
lipídios = 1.26 g

Ingredientes

Vinagrete

- 3 colheres (sopa) de polpa de maracujá
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de mel
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 pitada de sal

Salada

- 100 g de agrião
- 100 g alface-roxa picada
- 100 g de acelga picada
- 4 bastões de palmito
- 100 g de tomates cereja

Modo de Preparo

Para o Vinagrete: misture bem todos os ingredientes. Reserve.

Para a Salada: Arrume numa travessa todas as folhas, o palmito
e os tomates cerejas. Regue com o vinagrete e sirva gelado.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Mighell escreveu:
Márcio escreveu:Me ocorreu uma idéia agora. Poderíamos fazer uma galeria de montagens foto-digitais feitas pelos foristas. O que acham?

Imagem

Salada de Maracujá

1 porção = 1 escumadeira cheia (95g)
número de porções = 7

Valor nutricional e calórico
por porção
calorias = 32 kcal
carboidratos = 4.76 g
proteínas = 1.38 g
lipídios = 1.26 g

Ingredientes

Vinagrete

- 3 colheres (sopa) de polpa de maracujá
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de mel
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 pitada de sal

Salada

- 100 g de agrião
- 100 g alface-roxa picada
- 100 g de acelga picada
- 4 bastões de palmito
- 100 g de tomates cereja

Modo de Preparo

Para o Vinagrete: misture bem todos os ingredientes. Reserve.

Para a Salada: Arrume numa travessa todas as folhas, o palmito
e os tomates cerejas. Regue com o vinagrete e sirva gelado.

Você se enganou, não falei em galeria de receitas culinárias.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Mighell escreveu:Em primeiro lugar, desde o ínicio o que me interessou é a possibilidade lógica... e nao a física. Em falei num cubo de concreto apenas para acentuar a impossibilidade de abandonar o cubo de forma física... para evitar soluçoes físicas,... o aspecto físico é secundário. Em segundo lugar... o cubo 3D pressupoe um hipercubo por onde escapar porque (pode ser que sim, nao sei... mas só interessa a possibilidade lógica de rotaçao de um plano através de uma quarta dimensao)?

Possibilidades lógicas só são realmente possibilidades quando existem premissas que as permitam.

Você não disse quantas dimensões haviam, quantas dimensões o cubo que o aprisionava tinha, nem qual era a liberdade de movimento do prisioneiro. É razoável presumir que todas essas respostas fossem 3, pois é o número que estamos acostumados a lidar.

Agora se pudéssemos supor 4 dimensões, e que o prisioneiro pudesse escapar por ela, sem que você as tivesse mencionado, também poderia-se dizer que o prisioneiro era um mago, e que fez a prisão sumir com algumas palavras mágicas.

Também pode-se assumir que a prisão era na verdade gerada pela crença do prisioneiro nela, e quando ele deixava de acreditar, ela sumia (como na Matrix).

E um cabedau de outras soluções são possíveis, pois simplesmente você tolerou que hipóteses adicionais fossem feitas. O seu problema está mal amarrado, a sua solução não faz sentido, e você ainda acha que eu que manipulei?

Dizer que o cubo pressupõe o hipercubo é basicamente o mesmo que dizer que o quadrado pressupõe o cubo, e a menos que eu não tenha entendido o que você quis dizer com isso, me pareceu que você disse que todo quadrado deve ser face de um cubo, o que é ridículo.

Mighell escreveu:Por fim, referi Riemann apenas para dizer que trabalhar em geometrias nao Euclidianas é possível... e a cordas é uma moderna teoria que usa um espaço multidimensional. Em momento algum usei isto para o problema.

Existem espaços euclidianos de 4 ou de n dimensões, que podem obedecer perfeitamente aos axiomas de Euclides. A menção da geometria de Riemann continua sem propósito nesse contexto.

A teoria das cordas usa as dimensões extras para que seu modelo que associa partículas a vibrações de cordas seja consistente. Mas quase todos os teóricos das cordas concordam que essas dimensões seriam diminutas, da ordem de um núcleo atômico, e portanto imperceptíveis ao homem. Ninguém escaparia de uma prisão se movendo por elas.

Mighell escreveu:Agora, para dramatizar a diferença entre possibilidade lógica e Física vou usar um exemplo do Filosofo Dennett:

Ser logicamente possível é não estar em contradição com axiomas ou postulados estabelecidos, ou com as hipóteses assumidas.

Logo, a minha solução da Matrix, ou do mágico, ou qualquer outra solução também é logicamente possível, desde que não entre em contradição com as premissas.

E possibilidade lógica e física nesses contextos não são nem um pouco diferentes. A única diferença é que ele pressupôs um postulado físico que diz que nenhum corpo se move com velocidade de módulo superior a c em relação a algum referencial.

"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Mighell

Mensagem por Mighell »

OK... nao tenho problemas com outras soluçoes... desde que nao sejam milagres(ou magia)...Quando faltam premissas a um problema... entao tens liberdade para as criar. Ele poderia escapar para a quarta dimensao, por exemplo, porque ocorreu uma distorçao espacial qualquer...

Eu é que estava fixo numa possibilidade baseada numa analogia simples ..

Por exemplos:

Mundo unidimensional... Segmento de recta... Podemos imaginar a rotaçao desse segmento. Durante a rotaçao entra num espaço de 2 dimensoes e tudo o que fica é um ponto no mundo 1D. Acabada a rotaçao temos de novo o segmento.

Podemos imaginar o mesmo na rotaçao de um triangulo isosceles (na rotaçao entra no mundo 3D) e podemos imaginar a rotaçao de um objecto 3D (que usa o espaço 4D)...
Editado pela última vez por Mighell em 29 Jul 2006, 11:45, em um total de 2 vezes.

o pensador

Re: Como escapar de um cubo de Betao?

Mensagem por o pensador »

dunno escreveu:Imaginem que um cubo de Betao maciço é construido á vossa volta. Nao há janelas nem Portas nem pontos fracos. Também nao há explosivos nem nada parecido que vcs possam usar. Nada lá dentro a nao ser vcs. Há alguma possibilidade lógica de fugir sem ajuda exterior?

Mcgyver explica..

Márcio
Contato:

Re: Como escapar de um cubo de Betao?

Mensagem por Márcio »

o pensador escreveu:
dunno escreveu:Imaginem que um cubo de Betao maciço é construido á vossa volta. Nao há janelas nem Portas nem pontos fracos. Também nao há explosivos nem nada parecido que vcs possam usar. Nada lá dentro a nao ser vcs. Há alguma possibilidade lógica de fugir sem ajuda exterior?

Mcgyver explica..

Não, eu queria ver você explicando, andas ''preguiçoso'' heim.
:emoticon13:

Trancado