A "do depois" ficou escura, porque? Pra esconder as pelancas? hehehe!!!
Ficou escura sem querer. E eu ainda não tenho pelancas "escandalosas". Só um bocadinho debaixo dos braços, mas é normal.
O que interessa mesmo é saber como se deu o período da convalescença; quando ficou livre dos cuidados pós-operatório e quando se sentiu apto para trabalhar e exercer esforço físico, etc...
Você vai ficar cerca de 2 semanas com um certo cansaço, sem fazer muito esforço físico. Depois, sem problemas. Vai até poder abaixar. No início dá uma dorzinha, claro. Mas é perfeitamente normal e a cada dia vai passando.
O importante é tomar muito líqüido. Compre bastante gatorade, tome muito suco com adoçante...mas nos primeiros dias provavelmente a nutricionista vai te orientar a tomar pequenos goles de 5 em 5 minutos (Cerca de 30 ml. Se quiser medir, use um copinho para café de plástico). Eu colocava qualquer suco ou água em uma caneca e dava 3 goles pequenos.
Varia de pessoa para pessoa a tolerância no início, mais aos poucos você vai sentindo que dá mais.
Nos primeiros 15 dias eu só tomei sopa, ou melhor, o caldo da sopa (além de suco, gelatina, água, iogurte light..). Na sopa, eu sempre colocava legumes variados e uma carne , frango ou peixe. Depois destes 15 dias, passei a tomar a sopa mastigando os legumes, bem devagar.
Alguns nutricionistas mandam o paciente ficar 1 mês só de líqüidos, depois 1 mês de comida pastosa..mas como eu disse, varia muito a metodologia. A minha nutricionista viu que não existiria problema em me passar pra dieta sólida com 15 dias. Mas só faça isto se o seu (ou a sua) nutricionista recomendar.
Aí depois de um mês eu já estava comendo comida normal mesmo e até hoje é assim. Como cerca de 200 g de comida em cada refeição. Tem dias que você tolera mais, tem dias que você tolera menos. O importante é não forçar. Se sentir que já está cheio, guarde o resto da comida.
Ah!!! e outra coisa: quando ficou apto pro feijãozinho com arrôs?
Pode comer arroz com feijão na boa. Aliás, feijão é importantíssimo pois tem muito ferro. De vez em quando eu como purê de batata, macarrão..quantidades pequenas, mas como. Raríssimamente como meio chocolate (como aquele diamante negro) sem problemas.
As fotos estão parecendo aquela enrolação de chá emagrecedor: emoticon16