Como explicar a morte para uma criança tão inocente?
- King In Crimson
Re.: Como explicar a morte para uma criança tão inocente?
É... to vendo que você precisa estudar mesmo. Não entendeu nada.
Pra responder a esses questionamentos, leia o Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, codificação da DE (Doutrinna Espírita, uma ciência que explica o porquê das coisas serem como são).
Pra responder a esses questionamentos, leia o Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, codificação da DE (Doutrinna Espírita, uma ciência que explica o porquê das coisas serem como são).
- King In Crimson
E não dê atenção a tipos como o Videomaker. Ele é de uma seita dita espírita, mas que recebe mensagens de espíritos zombeteiros do umbral.
Não faça como ele: ler a codificação e não entender nadinha.
Não faça como ele: ler a codificação e não entender nadinha.
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Re: Re.: Como explicar a morte para uma criança tão inocente
King In Crimson escreveu:É... to vendo que você precisa estudar mesmo. Não entendeu nada.

Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
King In Crimson: Desculpe, mas não tenho nenhum interesse em Espiritismo.

Dinobot escreveu:É isso mesmo, Leonardo.
Eu sei, é triste que existam pessoas como o King.

- King In Crimson

Pois quando estiver na situação inicial do tópico, diga apenas "foi AZAR".

King In Crimson: Se uma pessoa, por exemplo, se jogar do trigésimo e nono andar ñ vai ser azar ter morrido. Digo o que eu achar melhor para criança entender o processo do fim das nossas vidas, mas pode ter certeza que ñ será aquela baboseira espírita, por exemplo, que vc contou.
- Lord of Dreams
Minha filha perdeu a mãe quando tinha 5 anos. Basicamente, o que eu disse a ela é que sua mãe não escolheu ir embora, e que na vida as coisas acontecem assim, nem sempre fazemos o que queremos, e nem sempre escolhemos o que vai acontecer conosco. Mas que isso era uma situação normal da vida, acontece com todo mundo, e que ela tinha direito a ficar triste e sentir saudade, como todo mundo, mas que precisava saber que nunca ia ficar sozinha, porque tinha muita gente que a amava, como eu, seus avós, seus tios, seus primos e seus amigos. Além disso, tanto eu quanto seus avós nos preocupamos em ficar o máximo que podíamos perto dela nos dias seguintes, para ela sentir que, apesar de ter perdido a mãe, não perdeu a todos.
Hoje, adolescente, é uma menina bastante segura, saudável e que me orgulha muito e me dá dor de cabeça às vezes, como toda adolescente. Lógico que, em alguns pontos, ela é diferente de meninas que conviveram com as mães (ela procura muitas vezes, por exemplo, as tias ou primas mais velhas para "conversas de mulher", ela é mais ligada a mim do que normalmente o são as adolescentes aos seus pais, etc...), mas o fato de eu não ter falado para ela que "mamãe foi para o céu e um dia nós vamos encontrar ela" não fez dela uma pessoa pior ou mais triste por causa disso. Pelo contrário, talvez por ter lidado tão cedo com a realidade da morte de alguém muito próximo, em algumas questões ela é bem mais madura que a média de suas amigas ou que as adolescentes em geral.
Hoje, adolescente, é uma menina bastante segura, saudável e que me orgulha muito e me dá dor de cabeça às vezes, como toda adolescente. Lógico que, em alguns pontos, ela é diferente de meninas que conviveram com as mães (ela procura muitas vezes, por exemplo, as tias ou primas mais velhas para "conversas de mulher", ela é mais ligada a mim do que normalmente o são as adolescentes aos seus pais, etc...), mas o fato de eu não ter falado para ela que "mamãe foi para o céu e um dia nós vamos encontrar ela" não fez dela uma pessoa pior ou mais triste por causa disso. Pelo contrário, talvez por ter lidado tão cedo com a realidade da morte de alguém muito próximo, em algumas questões ela é bem mais madura que a média de suas amigas ou que as adolescentes em geral.
videomaker escreveu:Spitfire escreveu:videomaker escreveu:Spitfire escreveu:videomaker escreveu:Spitfire escreveu:videomaker escreveu:Spitfire escreveu:Quem é que esta querendo que você acate o nosso ponto de vista, VM?
Bom as pessoas morrem , e crianças tem que encarar essa situação , se pra vc dizer A SUA VERDADE é suficiente , pra mim basta !
Agora querer impor como a mais fiel das possibilidades é que não aceito !
Quem esta querendo impor alguma coisa a quem, VM?![]()
A mais "fiel" das "possibilidades"? Como assim? Explique como uma possibilidade é mais (ou menos) fiel do que outras.
A fidelidade esta no argumento , se vc pode me demonstrar que simplismente , nossa vida termina com o fechar dos olhos , vamos estudar a tal possibilidade !
Não inverta as coisas, VM. Abra qualquer caixão e você vai descobrir no que você vai se transformar.
A fidelidade esta no argumento???? Como assim? A fidelidade esta na realidade, não nos argumentos.
A realidade é só um caixão com vc dentro ?
Então mostra ao teu filho esse realidade e siga em frente ...
Mostro sim... e dai?
Ele será um ser humano melhor ou pior em função disto?
Meu... que mente BINÁRIA você tem.
Quem sabe ! espere ele crescer e me diz depois ! :emoticon13:
Believe on the power of the dreams, but never on the contents of it.
- O ENCOSTO
- Contato:
videomaker escreveu:Azathoth escreveu:Por que ignorância? A explicação dele foi bem bolada. Chico Xavier disse que os pilotos de aviões que morrem muitas vezes eram piratas que afundavam navios, então uma mãe que deixa filhos órfãos pode ter sido um assassino de mamães em uma vida passada.
Aza , não despreze as outras possibilidades ! nem sempre o que o chico disse deve ser acatado como verdade , acho que ele disse que poderia ser , nem ele nem ninquem , saberia na verdade qual a ação causou a reação .
Sem contar que tudo pode ser mudado no meio do caminho !
E a verdade, quando envolve um ente querido, precisa ser bonitinha.
Para explicar a morte dos outros podemos inventar estorias de piratas e guerreiros sanguinários, estupradores de mulheres e crianças, etc.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
videomaker escreveu:King In Crimson escreveu:Eu gosto da explicação espírita: mamãe era um criminoso que estuprou e matou uma mãe de vários filhos, por isso ela morreu dolorosamente e te deixou orfão, status que você, por sua vez, atingiu por ter sido um soldado nazista. Temos que ficar felizes por ela finalmente ter sido punida pelos seus atos horrorosos.
E eu da dos não espiritas falando abobrinha sobre o que os espiritas diriam ! vcs são muito engraçados...só faltam aprender sobre o assunto !
É claro, não espíritas não entendem que conosco nunca acontece nada porque fomos ruins na vida passada, na verdade as pessoas mais próximas de nós que morrem foram embora porque já estavam evoluídas demais para conviver com os outros desse planeta ou geração, e a eventual dor foi algo que ela suportou como uma lição para os que ficam, de forma análoga ao sofrimento de Jesus, mas em menor grau.
Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Sou a favor de contar a verdade, sem histórias como foi encontrar papai do céu e que um dia todos estarão reunidos, mas também acho que é duro demais chegar e dizer pra uma criança tão nova ainda, por exemplo 4 anos; "Sua mãe morreu, desapareu para sempre, um dia você também vai morrer, então pare de chorar e acostume-se com esta realidade.", entende?O ENCOSTO escreveu:E a verdade, quando envolve um ente querido, precisa ser bonitinha.
Discordo. Acho que as pessoas não tinham que ser hipócritas a esse ponto.O ENCOSTO escreveu:Para explicar a morte dos outros podemos inventar estorias
- O ENCOSTO
- Contato:
Leonardo_Brasil escreveu:Sou a favor de contar a verdade, sem histórias como foi encontrar papai do céu e que um dia todos estarão reunidos, mas também acho que é duro demais chegar e dizer pra uma criança tão nova ainda, por exemplo 4 anos; "Sua mãe morreu, desapareu para sempre, um dia você também vai morrer, então pare de chorar e acostume-se com esta realidade.", entende?O ENCOSTO escreveu:E a verdade, quando envolve um ente querido, precisa ser bonitinha.Discordo. Acho que as pessoas não tinham que ser hipócritas a esse ponto.O ENCOSTO escreveu:Para explicar a morte dos outros podemos inventar estorias
Você deve ser novo aqui. Certo?
O ENCOSTO
Sou novo, sim, por que?
O ponto é que o VideoMaker é incapaz de compreender que devemos dar as respostas, verdadeiras, de acordo com o grau de compreensão da criança. Ela formula a questão com um determinado grau de complexidade/profundidade e é neste mesmo nível que devemos dar as respostas. Claro que com uma mente binária que ele tem, jamais conseguiria deduzir isto... mas enfim... um dia ele cresce. 

É uma situação delicada, para o Ateu, mais ainda.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.
Spitfire escreveu:O ponto é que o VideoMaker é incapaz de compreender que devemos dar as respostas, verdadeiras, de acordo com o grau de compreensão da criança. Ela formula a questão com um determinado grau de complexidade/profundidade e é neste mesmo nível que devemos dar as respostas...

- videomaker
Spitfire escreveu:O ponto é que o VideoMaker é incapaz de compreender que devemos dar as respostas, verdadeiras, de acordo com o grau de compreensão da criança. Ela formula a questão com um determinado grau de complexidade/profundidade e é neste mesmo nível que devemos dar as respostas. Claro que com uma mente binária que ele tem, jamais conseguiria deduzir isto... mas enfim... um dia ele cresce.
Então diz ai , qual a resposta VERDADEIRA para uma criança de 5 anos ?
a - Esqueça sua mãe , ela foi comida pelos bichos .
b - Esqueça sua mão , ela não existe mas .
C - Esqueça sua mãe ...
hummm :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- videomaker
emmmcri escreveu:É uma situação delicada, para o Ateu, mais ainda.
Negativo Emmmcri , é simples , é só dizer a verdade !
Tu mãe não existe mais ... oras .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
videomaker escreveu:Spitfire escreveu:O ponto é que o VideoMaker é incapaz de compreender que devemos dar as respostas, verdadeiras, de acordo com o grau de compreensão da criança. Ela formula a questão com um determinado grau de complexidade/profundidade e é neste mesmo nível que devemos dar as respostas. Claro que com uma mente binária que ele tem, jamais conseguiria deduzir isto... mas enfim... um dia ele cresce.
C - Esqueça sua mãe ...
Nenhuma das três vídeo. Para começar, é preciso haver bom senso em todas as coisas. E definitivamente, não cabe falar a palavra "Esqueça" para uma criança que acabou de perder a sua mãe. Acho que tudo vai depender do grau de entendimento que a criança tiver. É preciso acima de tudo, como já foi bem citado neste tópico, falar que apesar da perda e da morte da mãe, que ela continuará sendo amada e cuidada por avós, tios, pai e que infelzmente a vida é assim, nascemos e morremos, e que nada é para sempre e que pode acontecer com qualquer pessoa.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre
- francioalmeida
- Gênero: Masculino
- Contato:
videomaker escreveu:Então diz ai , qual a resposta VERDADEIRA para uma criança de 5 anos ?
C - Esqueça sua mãe ...
Video, falar de morte com uma criança exige somente tato, se você utilizar as palavras certas e não agressiva qualquer situação hostil se torna perfeitamente aceitável.
Você pode falar pra criança que sua mãe falecida está no céu com o papai do ceu, feliz e brincando com anjinhos. Isso foi uma forma romantica de misturar religião com o fato.
Porém sabemos que existe o outro lado plausível que seria dizer:
"Sua mãe morreu porque está pagando um karma de uma vida passada e tinha que morrer e deixar você sofrendo." Isso seria uma forma dura e "não romantizada" da versão.
A mesma coisa vale para explicar sem envolver religião, você poderia dizer: "Sua mãe morreu, acabou pra ela, agora ela é comida de vermes." Como você também poderia romantizar como no texto de Acauan mostrando que a morte e um ciclo de vida que todos nos devemos passar e que o mais importante é que a memória de nosso ente querido seja guardado em nossos corações para demonstrar o valor daquele ente.
Não é eficaz atacar o ateísmo como um ideologia má que deveria ser mantido longe das criança pois isso poderia causar traumas, estamos no seculo XXI e sabemos que isso era uma difamação antiga e sem caratér de religioso fanático da idade média.
Sou ateu e tenho um filho de 3 anos e sempre converso com ele a medida que as perguntas aparecem ou as pessoas ensinam a ele.
Editado pela última vez por francioalmeida em 18 Set 2006, 12:49, em um total de 1 vez.
- Luis Dantas
- Contato:
videomaker escreveu:Então diz ai , qual a resposta VERDADEIRA para uma criança de 5 anos ?
b - Esqueça sua mãe , ela não existe mas .
C - Esqueça sua mãe ...
Por que seria preciso declarar enfaticamente que ela deve esquecer a mãe? Aliás, por que ela deveria esquecê-la?
Uma dica, Video: comece falando algo que é verdade e que ajude a aceitar o restante da resposta. Algo como "Mamãe queria muito poder estar aqui com você.". Algo que mostre respeito pela criança e pelos sentimentos dela.
Depois disso, ela vai estar um pouco menos assustada e você poderá mostrar (tão gradualmente quanto possível) que as notícias não são como ela gostaria que fossem. Não é tão diferente assim de dizer que ela não vai ganhar um presente da visita que acabou de chegar; frustrações todos nós temos desde bem cedo. Não há motivo para encorajá-la a ter certezas desnecessárias e desagradáveis.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com
- King In Crimson
É, Video... nada mais dificil de lidar do que averdade.videomaker escreveu:Então diz ai , qual a resposta VERDADEIRA para uma criança de 5 anos ?
C - Esqueça sua mãe ...
Pedir bom senso para o VM é a mesma coisa que pedir para uma porta cantar um blues. 

videomaker escreveu:Spitfire escreveu:O ponto é que o VideoMaker é incapaz de compreender que devemos dar as respostas, verdadeiras, de acordo com o grau de compreensão da criança. Ela formula a questão com um determinado grau de complexidade/profundidade e é neste mesmo nível que devemos dar as respostas. Claro que com uma mente binária que ele tem, jamais conseguiria deduzir isto... mas enfim... um dia ele cresce.
C - Esqueça sua mãe ...
esquecer ?? como alguém consegue esquecer a própria mãe ??
porra vídeo !! acho que vc tá meio zuado, cara !!
essa droga aí (gerin oil

LEIA a resposta do Acauan, e vê se absorve um pouco da cultura indígena.
ahhh.... mas acho que não dá, né ?? ele é um cara legal, mas é ateu, né ??
"Consulte sempre um charlatão !!"
o cehtico diz o seguinte: sua mae morreu? Mas tem certeza? Cade as provas? Quem disse que esse cadahver aih eh sua mãe? Serah q eh mesmo um cadahver???? Acho que você naum pode provar que ela morreu
O ateu diz: "sua mae morreu, sua criança imbecil e tola. ACABOU, tá entendendo, tá apodrecendo agora, se naum tiver virado pó numa fornalha. Você nunca mais vai ver ela, NUNCA, e toda vez que se lembrar dela no futuro vai soh se lembrar do sofrimento na hora da morte e tem que ter em mente que agora ela não é nem mais excremento de verme!!! Tenha isso em mente, eh a uhnica coisa que importa!!!!!!1 Algum dia você vai se juntar a ela e ser comido pelos tataranetos dos vermes que comeram ela!!!!!"
E enquanto a criança chora ao ouvir isso, que eh dito aos gritos, tem que segurar ela pelo cabelo e dar uns tapas para ela parar de chorar, e ainda ameaçar dizendo que se naum parar de chorar pode colaborar para que a criança se una a sua mãe no cemitério mais cedo, porque o ateu não teme a punição do inferno ou do karma. E aliás, pode até sugerir que a criança se mate se isso aliviar o sofrimento, porque não valemos nada, no fundo somos tudo um monte lixo, porque somos apenas matéria.
Sem tempo nem paciência para isso.
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
- Jack Torrance
- Gênero: Masculino
- Contato:
ímpio escreveu:
o cehtico diz o seguinte: sua mae morreu? Mas tem certeza? Cade as provas? Quem disse que esse cadahver aih eh sua mãe? Serah q eh mesmo um cadahver???? Acho que você naum pode provar que ela morreu
O ateu diz: "sua mae morreu, sua criança imbecil e tola. ACABOU, tá entendendo, tá apodrecendo agora, se naum tiver virado pó numa fornalha. Você nunca mais vai ver ela, NUNCA, e toda vez que se lembrar dela no futuro vai soh se lembrar do sofrimento na hora da morte e tem que ter em mente que agora ela não é nem mais excremento de verme!!! Tenha isso em mente, eh a uhnica coisa que importa!!!!!!1 Algum dia você vai se juntar a ela e ser comido pelos tataranetos dos vermes que comeram ela!!!!!"
E enquanto a criança chora ao ouvir isso, que eh dito aos gritos, tem que segurar ela pelo cabelo e dar uns tapas para ela parar de chorar, e ainda ameaçar dizendo que se naum parar de chorar pode colaborar para que a criança se una a sua mãe no cemitério mais cedo, porque o ateu não teme a punição do inferno ou do karma. E aliás, pode até sugerir que a criança se mate se isso aliviar o sofrimento, porque não valemos nada, no fundo somos tudo um monte lixo, porque somos apenas matéria.

“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
Soldados do BOPE sobre BOPE
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
Soldados do BOPE sobre BOPE