Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
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Abmael escreveu:- Uma boa mensagens a aqueles ansiosos para malhar um Judas nem que ele tenha que ser inventado.
Quando caiu o fokker 100 da TAM no Jabaquara, São Paulo, correu a notícia de que um aparelho celular poderia ter derrubado o avião e seguiu-se toda uma série de especulações a respeito, até os técnicos deixarem claro que aquilo era impossível e quem alardeou esta versão simplesmente não falou mais nisto e fingiu que não era com ele.
O choque da GOL era muito mais complicado. Não se tratava de um problema técnico, mas do fato que ninguém teve a coragem de assumir até hoje que todo mundo na aviação sabe que há espaços aéreos não controlados, não apenas no Brasil, e que isto nunca foi motivo de pânico simplesmente pelo fato óbvio de que os corredores aéreos, os sistemas eletrônicos anti-colisão e o tamanho do céu - que é muito grande, tornam praticamente impossível uma colisão. Foi preciso uma inacreditável combinação de erros e mais uma absurda falta de sorte para acontecer o que aconteceu, só que ninguém pode dizer isto e cada um tratou de tentar tirar o dele da reta, das autoridades aos controladores.
E agora?
Congonhas é ruim, mas naquele mesmo dia houve dezenas de pousos e decolagens naquela mesma pista, naquelas mesmas condições, como se acumulam milhares e dezenas de milhares ao longo do ano. Apenas a pista não pode ser apontada como culpada, nem a chuva e nem as tais ranhuras, eleitas como a bola da vez nas explicações amadorísticas.
Nestas horas todos tem medo da explicação mais fácil, mas também a mais possível - erro humano. Se algum jornalista seque aventá-lo terá que enfrentar a fúria da classe aeronáutica, a afronta aos familiares dos pilotos e a desconfiança geral de que está protegendo os verdadeiros culpados.
Mas é fato, e muito pouco se fala disto, que o fokker da TAM caiu porque o reversor da turbina fechou indevidamente na decolagem, mas os sistemas automáticos de segurança desligaram a turbina e aquele avião pode decolar e pousar com um motor só. A queda se deu porque o piloto acionou manualmente a turbina, fazendo a aeronave perder sustentação.
A época a Rede Globo deu publicidade à lenda de que as últimas palavra do piloto do fokker teriam sido "estou salvando a escola", tornando-o o herói que impediu uma tragédia ainda maior. As gravações da caixa preta mostraram que os fatos foram completamente outros.
Não se quer aqui macular a memória de um profissional que foi traído por um defeito raríssimo, para o qual sequer havia treinamento habitual dado ser considerado quase impossível de ocorrer, apenas demonstrar que esta combinação do quase impossível com o esperado erro humano tem que ser apresentada tecnicamente, para que não fiquemos elegendo vilões imaginários quando interessa ou heróis criados quando convém.
Nesta horas cabe apenas fazer o melhor para que ninguém mais morra deste jeito. E só.
Concordo plenamente. Num primeiro momento, e é uma reação compreensível quando manifestada em indivíduos leigos e/ou diretamente envolvidos, a achometria toma conta de toda mídia. Com o passar do tempo a tendencia é que os ânimos se acalmem e declarações e atitudes mais serenas se aflorem. Em princípio todos podem estar certos ou errados, mas são, também, apenas PALPITES.
Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático
A aeronave da Gol que desapareceu do radar do controle aéreo no início da noite desta sexta-feira, com 149 passageiros e seis tripulantes a bordo, quando sobrevoava o sul do Estado do Pará, foi encontrada a 200 quilômetros da cidade de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, em local de difícil acesso. Ainda não há informações sobre passageiros e tripulação.
O major Adolfo Aleixo, da FAB, disse para a Globonews que o avião caiu próximo a duas aldeias indígenas. Militares se dirigem para o local para dar condições físicas para que os helicópteros possam descer em meio à mata. Os hospitais da região estão mobilizados.
A Força Aérea Brasileira (FAB) começou, por volta das 7h15 deste sábado, a busca visual pela aeronave. Cinco aviões e três helicópteros da FAB operam na Serra do Cachimbo, juntamente com 200 pessoas entre militares e civis. Durante toda a madrugada, cinco aviões da FAB iniciaram a busca eletrônica.
O Boeing 737 da Gol saiu de Boa Vista com escalas em Manaus, Belém e Brasília, com destino final no Rio de Janeiro. O avião teria colidido em pleno vôo com outra aeronave de pequeno porte, modelo Legacy, fabricada pela Embraer.
O Boeing, que havia decolado às 14h30 (hora local), deveria ter feito escala em Brasília às 18h10. Já o Legacy pousou com a asa avariada em um campo de provas da Força Aérea Brasileira, na Serra do Cachimbo, no Pará, logo após a aeronave da Gol desaparecer.