Espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
videomaker

Mensagem por videomaker »

Kramer escreveu:
salgueiro escreveu:Por que vc vê como benefícios a nós ? Quem seria esse nós ?

Nós, humanos.

salgueiro escreveu:Tirando os fenômenos violentos da natureza ( muitos evitáveis, afinal quem mora ao lado de um vulcão ativo sabe em que está se metendo, por exemplo ) o resto somos nós os únicos responsáveis. Ou não ?

Creio que não. Se Deus criou um universo onde ocorre sofrimento, a culpa é dele. Poderia ter feito de outro jeito.

Se o aluno não estudou e não passou de ano, a culpa é do mecanismo adota como educação no país e não do aluno que foi um vagabundo! deveria o governo adotar a apredizagem compulsoria, vc passa estudando ou não, o logica essa tua heimmm...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Hugo

Mensagem por Hugo »

videomaker escreveu:
Kramer escreveu:
salgueiro escreveu:Tirando os fenômenos violentos da natureza ( muitos evitáveis, afinal quem mora ao lado de um vulcão ativo sabe em que está se metendo, por exemplo ) o resto somos nós os únicos responsáveis. Ou não ?

Creio que não. Se Deus criou um universo onde ocorre sofrimento, a culpa é dele. Poderia ter feito de outro jeito.

Se o aluno não estudou e não passou de ano, a culpa é do mecanismo adota como educação no país e não do aluno que foi um vagabundo! deveria o governo adotar a apredizagem colpusoria, vc passa estudando ou não, o logica essa tua heimmm...

Analogia inválida.

A existência é repleta de sofrimento. Alguém tem culpa de existir? Alguém sabia das regras do jogo antes dele começar?

Leia o homem que cita em sua assinatura e entenderá o que digo.

videomaker

Kramer escreveu:
videomaker escreveu:
Kramer escreveu:

Se o aluno não estudou e não passou de ano, a culpa é do mecanismo adota como educação no país e não do aluno que foi um vagabundo! deveria o governo adotar a apredizagem colpusoria, vc passa estudando ou não, o logica essa tua heimmm...

Analogia inválida.

A existência é repleta de sofrimento. Alguém tem culpa de existir? Alguém sabia das regras do jogo antes dele começar?

Leia o homem que cita em sua assinatura e entenderá o que digo.

Negativo! O homem sofre por culpa sua, unica e exclusivamente, assim como o estudante que não passa de ano!
O sofrimento é causado por desvios de conduta.A vida assim como a escola, é para aprender e assim evoluir ! porque é tão dificil entender isso? porque?
:emoticon5:

Alguém sabia das regras do jogo antes dele começar?
A criança tambem não sabia e queimou o dedo... a culpa é do fogo é claro....
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Kramer escreveu:Nós, humanos.

Bem ... estamos falando de um planeta, certo ? E nós estamos longe de ser os únicos habitantes então falta alguns componentes. Inclusive para que a " vida " continue a existir é imprescindível que se faça justiça aos outros componentes mantendo assim o equilíbrio necessário

Kramer escreveu:Creio que não. Se Deus criou um universo onde ocorre sofrimento, a culpa é dele. Poderia ter feito de outro jeito.

Só posso ver sofrimento aqui na Terra ( brincadeirinha ).

Para conseguir entender isso, prá mim também não foi nada fácil. Quanto tempo "duramos" ? O que são os momentos de sofrimento em relação a nossa "duração" ? Tá certo que não consigo nem mensurar muito menos digerir a idéia de eternidade. Mas explica.

Por tudo que tenho observado nós é que buscamos a dor. Mesmo sabendo que vamos nos meter em encrenca ficamos surdos e fazemos o que desejamos. Na hora de assumir as consequências é que são elas

Bjs

Hugo

Mensagem por Hugo »

videomaker escreveu:Negativo! O homem sofre por culpa sua, unica e exclusivamente, assim como o estudante que não passa de ano!
O sofrimento é causado por desvios de conduta.A vida assim como a escola, é para aprender e assim evoluir ! porque é tão dificil entender isso? porque?

Por que você é incapaz de provar?

Também gostaria de lembrar-lhe que, de acordo com a própria DE, o sofrimento não é causado apenas por desvio de conduta. Pode ser escolhido pelo espírito ou imposto por Deus para que aprenda e evolua.

videomaker escreveu:
Kramer escreveu:Alguém sabia das regras do jogo antes dele começar?

A criança tambem não sabia e queimou o dedo... a culpa é do fogo é claro....

Se postularmos que Deus existe, a culpa é dele. Foi ele quem criou o fogo e suas propriedades.

videomaker

Re: Re.: Espiritismo

Usuário deletado escreveu:
videomaker escreveu:
videomaker escreveu:Mas quando não se conhece o processo parece ser injusto mesmo! entendo a tua afirmação.
Agora é possivel que se de uma outra interpretação para o sofrimento, sem que seja crueldade divina? merito poderia ser uma posibilidade?

Mesmo que ocorra reencarnação, você não tem provas de que ocorra segundo preceitos cármicos. O próprio Vitor Moura disse que não há nada que possa levar a essa conclusão nos casos que ele supõe verdadeiros.

Mas não é o que explica, e torna Deus justo? vc perguntou e eu escrevi! se é uma possibilidade tem que ser aceita.
Se a rencarnação não for viavel, nada de Deus Justo , ou nada de Deus ... ai.

Mas por quê Deus TEM que ser justo? Por quê você quer?

A justiça faz parte dos atributos que Deus TEM que ter, pois a injustiça não aparece como o ideal para a convivencia e bem estar do homem!
Só falta vc me perguntar, por que Deus não pode ser Ruim ou Sadico!!!! já que pode ser injusto, e vc não ve problema nisso! :emoticon5:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Só vou cotar um pedacinho desse texto do Joe

Joe escreveu:No nosso mundo, teríamos que por um criminoso sofredor de amnésia em um hospital e isola-lo do resto porque ele poderia cometer outros crimes já que diríamos, cometer crimes, está na sua índole. Mas levar isso a planos “cósmicos” é tolice. É isso que propõe a reencarnação. Se eu não lembro que cometi um crime, então não estou tirando lição nenhuma da punição. Seria como se eu chutasse um cachorro dormindo na varanda três dias depois de ele ter feito pipi na sala. Ele não ia saber porque estava apanhando e não ia conectar os fatos o suficiente para evitar repetir o mesmo erro.

Quem reencarna continua " sendo ", tendo as mesmas tendências, suas memórias somente são " apagadas ". E vai ser através do vivenciar que se dá o aprendizado

Bjs

videomaker

Por que você é incapaz de provar?

Putz! o sofrimento não existe? e onde devo buscar a causa dele? no meu vizinho? sei não...

Também gostaria de lembrar-lhe que, de acordo com a própria DE, o sofrimento não é causado apenas por desvio de conduta. Pode ser escolhido pelo espírito ou imposto por Deus para que aprenda e evolua.

Aprendeu heim garoto!!!! parabens! menos um pra falar besteira!

Se postularmos que Deus existe, a culpa é dele. Foi ele quem criou o fogo e suas propriedades.

Como a culpa de toda morte por arma de fogo. a culpa é do fabricante , e não do imbecil que puxou o gatilho, muito interessante essa tua tese...

videomaker

Por quê Deus TEM que querer o bem-estar do homem?

Por que tenho que querer o bem estar de meus filhos, sera que é porque BEM ESTAR é bom? :emoticon5: dá tranqulidade? que o inverso de inquietação! que é ruim! Hummmmmmm :emoticon5:

Ah é claro... Se a realidade é trágica então ela não é real, vivemos em um mar de rosas dentro de um conto de fadas de um Deus que só quer o nosso bem.

A realidade não é tragica! vc é que enxerga ela assim! ela é real sim, se dela vc conclui que deus não é justo, é questão de interpretação somente!
Ela é tragica por que as pessoas sofrem? e sofrem por que? o quanto se aprende com esse sofirmento? e se lá na frente o resultado for paz de espirito e trabalho concluido?
Continuaria sendo tragico?

Johnny
Gênero: Masculino

Re.: Espiritismo

Mensagem por Johnny »

Quem roubou a conta do Video?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

salgueiro escreveu:

Só vou cotar um pedacinho desse texto do Joe

Joe escreveu:No nosso mundo, teríamos que por um criminoso sofredor de amnésia em um hospital e isola-lo do resto porque ele poderia cometer outros crimes já que diríamos, cometer crimes, está na sua índole. Mas levar isso a planos “cósmicos” é tolice. É isso que propõe a reencarnação. Se eu não lembro que cometi um crime, então não estou tirando lição nenhuma da punição. Seria como se eu chutasse um cachorro dormindo na varanda três dias depois de ele ter feito pipi na sala. Ele não ia saber porque estava apanhando e não ia conectar os fatos o suficiente para evitar repetir o mesmo erro.

Quem reencarna continua " sendo ", tendo as mesmas tendências, suas memórias somente são " apagadas ". E vai ser através do vivenciar que se dá o aprendizado

Bjs

Tem um tópico postado pelo Manuel com a refutação disso que você afirma: https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=2836

Refutou ? Eu diria que vc gostou das colocações mas daí a refutar ... :emoticon4:

Bjs

videomaker

Todos os pais se preocupam com seus filhos?

Só os bons pais, só aqueles que amam de verdade sua cria! assim deveria ser esse "DEUS".

Você afirma que Deus obrigatoriamente tem que ser justo, esse atributo faz com que os humanos sejam beneficiados, logo é bom. Mas se a realidade for o contrário, você continuaria acreditando em seu Deus? Por quê segundo a sua "lógica" se não houver bondade e justiça Deus não existe.

Se Deus não for justo, e o homem tem o senso de justiça melhor do que um "POSSIVEL DEUS", rejeito-o como verdade!
Um Deus que é menos capacitado em gerir a sua critura do que um simples mortal, não precisa existir!

Trancado