Avatar escreveu:Andre TJ escreveu:contar para as pessoas das suas intençoes de parar
Cara, que dilema.
O bom senso me manda ficar calado. O lado “samaritano” cochicha no ouvido que eu devo tentar ajudar. Eu estabeleci limites rigorosos para minha participação neste fórum e agora estou aqui, quase a ultrapassá-los. Vou procurar dar um passo curto. Muito curto.
Falando francamente, é uma péssima idéia. A quem interessar possa (e se quiserem me dar esse crédito), aqui vai:
Nunca comente seus projetos. Seja para parar de fumar, seja para comprar um carro novo ou obter aprovação em um concurso, entre milhões de outros exemplos, quanto mais quieto e calado você ficar, melhor. Apenas faça.
Essa é uma das pequenas coisas que aprendi em minha solitária jornada teísta. O porquê, eu me abstenho de comentar em um ambiente cético. Mesmo porque não faz diferença. Compreender ou não o funcionamento não altera o resultado.
Esta é minha única ressalva, André, ao seu post que, de resto, está muito bom. Espero não ter invadido muito o terreno cético.
Abraços.
De forma alguma e até entendo.Em geral sair falando dos planos tem o risco de ficar apenas no plano, e não se transformar em ação."A vida é o que acontece enquanto estamos ocupados fazendo planos" ou algo assim.
No caso do vicio considero que pode ajudar, é uma possibilidade não certeza, contar com a ajuda de amigos e parentes.Pessoas que se importam com vc, em geral, podem ajudar na superação de um vicio, fornecendo ideias.No caso em questão amigos podem inclusive dar uma fiscalizada e ajudar nos momentos de fraqueza lembrando todos os motivos a favor de parar com o vicio e isso pode ajudar.Não chega a ser uma garantia mas em caso de dependencia quimica e psicologica, fazer sozinho é possivel, mas costuma ser mais dificil.Pego muito exemplo familiar, quem parou de fumar foi minha mae, ela foi a principal responsavel, mas ela reconhece que eu ajudei.
Se tiver pessoas de confiança para os momentos dificeis, acho que exige coragem e humildade pedir ajuda.Mas para muitas coisas é melhor não fazer muitos planos, e se esquecer de realizar, os planos tem que ser sequenciais e o habito de fazer tem que estar presente se não muita coisa fica apenas no plano.