Dizer que o Led Zepellin foi a primeira banda de heavy metal é
bias de americano, equivalente a se dizer que os Irmãos Wright construíram o primeiro avião.
Led Zepellin pode ser considerado proto-metal porque influenciou diretamente bandas pioneiras americanas como Riot, Manilla Road e Sir Lord Baltimore.
Heavy Metal não é definido meramente por estética e sim pelo espírito; o debut do Black Sabbath é um grande marco inicial muito mais do que simplesmente por conta de um som mais metalizado, e sim pelo tipo de conteúdo abordado e clima gerado. Como o historiador do movimento artístico Spinoza Ray Prozak explicita em sua
monografia:
Unlike the good times and party hearty vibe of most music, metal, like dissident apocalyptic rockers the Doors before it, was "heavy" in that it took on weighty existential topics and its partying was self-destructive, an expression of impending doom. It was not happy fun include everyone music; it was for darker souls, those more likely to strike out in anger at the world, and those who felt a need to reject more than embrace recent social changes. Consequently, it embraced dark imagery, with Iron Maiden taking on occult topics, Motorhead wearing Iron Crosses (a symbol of the defeated National Socialist regime in Germany), and Judas Priest not only writing songs about WWII but openly accepting a demonic, warlike persona.
O hedonismo ingênuo do rock de motocicletas, festas e hippiesmo seria superado completamente por algumas bandas em meados dos anos 80 muito mais devido ao comprometimento temático do que inovações estéticas - embora também muito importantes. O "hair" e "glam" metal e hard rock mais metalizado que emergiram nos anos 80 e atingiu picos de popularidade ao mesmo tempo esteticamente deve muito ao NWOBHM entretanto não é Heavy Metal porque ignora solenemente o compromisso conceitual iniciado por Black Sabbath abruptamente em 1970.