Acauan escreveu:
Abmael,
Você é muito meu amigo, mas é um cara-de-pau.
Caro Silvícola,
- Sinta-se privilegiado, estou adiando em 01 hora meu chopp da sexta-feira, para respondê-lo, e olha que hoje teremos o Leonardo (Res Cogitans) como convidado especial.
Acauan escreveu:
Não apresentou um único argumento ou evidência que justificasse sua proposição de que o Projeto para um Novo Século Americano "não passaria de pretextos e/ou desculpas bem arranjadas para justificar ambições mais escusas e inconfessáveis de Bush, Chenney e sua turma", atribuindo tal conclusão única e exclusivamente ao fato de o documento ser público.
Ora, provei que agir de acordo com documentos públicos faz parte da tradição histórica americana, até por presidentes bem mais questionáveis do que W. Bush, como o citado Ted Roosevelt.
Na réplica, além de continuar não apontando qualquer erro que invalidasse o Projeto em si, também não apresentou nenhuma sustentação para o que disse sobre o governo americano não basear suas diretrizes em um documento público, como se sua alegação de que tais diretrizes seriam inconfessáveis fosse uma verdade auto-evidente, que dispensa comprovações.
Já a apresentação de todo um ciclo histórico que comprova uma tendência de comportamento de todos os governos americanos desde a independência é rechaçada como se não valesse nada.
- Se esquece da origem do debate? - As ambições inconfessáveis de Bush e sua turma estão escritas no texto inicial, você então colocou este documento e eu o questionei, agora, ao invés de você me demonstrar que ele é sincero, você retorna o ônus da prova contra mim e ainda me acusa de cara-de-pau?
- Veja bem seu argumento, “todo mundo fez isso antes de Bush e cumpriu”, e daí? - Isso não prova que não houve interesses escusos por trás de um tanto quanto de outro, você só me provou que existe uma tradição, apenasmente isso e mais nada.
Acauan escreveu:
Dados obtidos a posteriori???
Você está insinuando que o Departamento de Estado Americano não sabia antes da guerra qual era a receita do petróleo iraquiano e que o Pentágono não sabe calcular gastos militares?
E já que só eu tenho que provar as coisas aqui, por mais que forneça números e dados objetivos e não receba um único de réplica, lá vão mais alguns.
US$ 45 bilhões é a receita anual TOTAL do petróleo iraquiano. Mesmo que as despesas militares americanas fossem desta exata ordem, seria necessário que os americanos ROUBASSEM TODA A RENDA do país e deixasse sua população à mingua, morrendo de fome.
Não me consta que até o momento qualquer DESAPROPRIAÇÃO das fontes de petróleo iraquianas tenha sido feita pelos Estados Unidos, ou seja, não roubaram uma gota que fosse do óleo daquele país até hoje. Se não concorda, cite qual poço de petróleo estava de posse do Estado iraquiano ou de particulares com contrato anterior a guerra que tivesse sido desapropriado pelos americanos a força e entregue a algum amiguinho do Bush ou do Chenney.
Ou seja, mesmo que toda a produção petrolífera iraquiana tivesse sido desapropriada e roubada, ainda assim os custos da guerra não seriam cobertos e você quer teimar que o objetivo era obter lucros, quando simplesmente não tem como mostrar de onde este lucro poderia vir.
E sinceramente, se o Índio Velho aqui, com base na parca informação que possui jamais cometeria as besteiras que você atribui ao governo americano, não seria uma das mulheres mais bem formadas e informadas do mundo que seriam estúpidas – como sugeriu – a este ponto.
- Você desconsiderou completamente vários variáveis, algumas delas bastante óbvios:
1. O Iraque estava sob embargo o que não o permitia obter todo seu potencial de ganho;
2. O Iraque está situado bem no meio de 2/3 das reservas mundiais de petróleo. O que permitiria aos EUA influenciar decisivamente sobre o preço;
3. A própria guerra provocaria elevação dos preços;
4. Com suas tecnologias mais desenvolvidas e com mais disponibilidade de recursos para investimentos, os americanos poderiam aumentar a produção;
5. Grande parte dos gastos militares retorna à economia americana, pois as empresas vendem armas e suprimentos para o exército;
6. Os americanos poderiam estar contando com contribuição dos seus aliados.
- Poderia colocar mais, mas não vou me alongar, espero que seja suficiente para demonstrar que seus números não são tão frios assim.
Acauan escreveu:
Então avise os idiotas que constituem o povo americano que eles elegeram e reelegeram um sujeito que eles próprios consideram incompetente, conforme sua avaliação.
E é interessante como apresentação de currículo político, graduação e pós-graduação nas melhores universidades do mundo não parece boa defesa, mas a alegação de que o presidente dos Estados Unidos da América é um panaca não precisa de defesa nenhuma, basta afirmá-lo et fiat lux.
- Oras Acauan, estás se vingando da minha cara-de-pau sendo mais cara-de-pau ainda?
- As atuais pesquisas de opinião falam melhor que eu o que os americanos pensam de Bush (
Bush é o presidente mais impopular em 50 anos), inclusive os que votaram nele, você deve estar careca de assistir programas americanos na TV a cabo onde Bush é sempre caracterizado como um panaca incompetente, veja o David Letterman, veja o Saturday Night Live, cansei de ver gente que votou em FHC e/ou Collor e/ou Lula chamá-los de incompetentes, tenha dó Acauan, essa doeu.
Abraços,