Eu sou mesmo bobo...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re: Re.: Eu sou mesmo bobo...

Mensagem por Apocaliptica »

Najma escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Najma escreveu:
Apocaliptica escreveu:
King In Crimson escreveu:
betossantana escreveu:Não existem monstros
A psiquiatria nega isso. Existem sim pessoas sádicas e incapazes de sentir empatia.

Claro que sim. Existem até estudos forenses sobre algumas características físicas desses psicopatas.

Sim... Existe todo um estudo do comportamento, das possíveis causas de transtornos afetivos e/ou de psicopatologias que descambam em serial killers, ou em "perpetradores" de crimes hediondos. Uma das causas parece genética... e dentre outras, lesões cerebrais ..

Você já leu O Erro de Descartes, Apo?

Não. Diga-me.

Então, como o rapha... já comentou mais acima, no livro O Erro de Descartes, o autor Antonio Damásio apresenta o caso do Phineas Cage.

Cage era um bom profissional e uma pessoa querida. Ele trabalhava com explosivos. Num serviço desses, um belo dia uma barra de ferro voou como estilhaço e atravessou a cabeça dele do lado esquerdo. Incrivelmente ele sobreviveu mas passado o tempo de recuperação da lesão, ele começou a desenvolver um comportamento estranho. Falava palavrões a torto e a direito, perdeu o senso de como se comportar de forma educada e gentil, tornou-se violento... passou a beber e só frequentava ambientes muito mas muito baixos. Damásio comenta sobre o que aconteceu com o Cage. Espíritas poderiam dizer que tratava-se de uma obsessão mas o fato é que, devido ao acidente, ele teve uma região do cérebro lesionada, justamente a que controla as emoções e o comportamento diante das demais pessoas.

Um outro caso descrito é o de um homem que teve um tumor no cérebro e depois de extrai-lo, ele perdeu a memória emocional relacionada aos familiares e amigos. Passou a não sentir mais nada além de apatia em relação às pessoas. Também teve essa mesma região lesionada, talvez numa extensão menor que o Cage.

O comportamento parece estar intimamente ligado ao funcionamento cerebral. E assim, pessoas com desvios de comportamento podem apresentar problemas em regiões específicas do cérebro. Comentanto muito por alto, o livro todo trata da mente no sentido de "alma" como resultado do funcionamento cerebral e do sentir, ou da capacidade de interagir com o ambiente e as pessoas em conformidade com o bom ou mau funcionamento do cérebro. É bastante interessante e vale a pena ler.

Agora que falou , lembrei. Obrigada, Najma.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Apocaliptica escreveu:Tem mais um detalhe sórdido, porém necessário: provavelmente o menino emitiu algum som, um grito, um choro...
E mais outro: um corpo balançando e batendo na lataria faz barulho. Quem estava sentado atrás , sabia muito bem que o cinto estava para fora esticado e que havia um corpo pendurado nele.

Huuuuuuuuuummmmm... é, fragiliza-se cada vez mais a tese da defesa.
É um problema espiritual, chupe pau!

Apocaliptica

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Tem mais um detalhe sórdido, porém necessário: provavelmente o menino emitiu algum som, um grito, um choro...
E mais outro: um corpo balançando e batendo na lataria faz barulho. Quem estava sentado atrás , sabia muito bem que o cinto estava para fora esticado e que havia um corpo pendurado nele.

Huuuuuuuuuummmmm... é, fragiliza-se cada vez mais a tese da defesa.

Pois é. Não vejo como defendê-los sob esse aspecto...

betossantana
Contato:

Apocaliptica escreveu:Pois é. Não vejo como defendê-los sob esse aspecto...

No Orkut apareceu gente saída não sei de que buraco do inferno pra dizer que poderia-se tentar provar que eles estavam sob a influência de ESPÍRITOS RUINS.

Apocaliptica

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Pois é. Não vejo como defendê-los sob esse aspecto...

No Orkut apareceu gente saída não sei de que buraco do inferno pra dizer que poderia-se tentar provar que eles estavam sob a influência de ESPÍRITOS RUINS.

Não duvido.

Tranca
Gênero: Masculino

Mensagem por Tranca »

betossantana escreveu:
Tranca escreveu:Imagem
Eu não sabia que uma das tartarugas ninja estava entre os bandidos. :emoticon2:

Esses olhos roxos foram porrada da polícia, vocês que acham justificável que agentes do Estado agridam e torturem pessoas sob sua custódia, podem se REGALAR. Como se fossem menos covardes e sujos os policiais que bateram neles EM GRUPO E ENQUANTO ELES ESTAVAM ALGEMADOS do que eles próprios que assassinaram uma criança.

Em qual linha eu comemorei o fato dos canas terem descido o sarrafo neles?

A-LO-UUUUUUUUUU, eu só mostrei a semelhança de um deles com os discípulos do mestre Splinter.

E se levaram na cara, não é porquê são coitadinhos. A polícia não devia fazer coisas assim - e quem o fez deveria ser responsabilizado conforme as normas da corporação - e nem é sempre que se apresentam acusados de crimes com escoriações e hematomas. Só que devido à MONSTRUOSIDADE do ocorrido, alguns policiais devem ter ficado muito, muito chateados... E usando suas próprias explicações, os policiais são tão HUMANOS quanto eu e você...
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Tulio
Administrador

Mensagem por Tulio »

Lúcifer escreveu:
betossantana escreveu:
Tranca escreveu:
Alter-ego escreveu:Imagem

Esses olhos roxos foram porrada da polícia, vocês que acham justificável que agentes do Estado agridam e torturem pessoas sob sua custódia, podem se REGALAR. Como se fossem menos covardes e sujos os policiais que bateram neles EM GRUPO E ENQUANTO ELES ESTAVAM ALGEMADOS do que eles próprios que assassinaram uma criança.

Deixa ver se entendi. Policiais espancarem desgraçados assassinos algemados é errado? E quanto ao fato de esses desgraçados (já não tô chamando essas desgraças de humanidade de vagabundo. Já melhorou) arrastarem uma criança por sete quilometros? Também não foi crueldade?

Por mim, eu soltava esses merdas ambulantes no meio do povo para eles levarem o que merecem. é certo? Não, não é. Mas seria justo. E garanto, se deixassem esses desgraçados desse tipo nas mãos do povo, Não haveria tantos assassinos crueis assim.

Queria mesmo poder dar um tiro na testa de cada um desses desgraçados!
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

Apocaliptica

Tranca escreveu:
betossantana escreveu:

A-LO-UUUUUUUUUU, eu só mostrei a semelhança de um deles com os discípulos do mestre Splinter.

E se levaram na cara, não é porquê são coitadinhos. A polícia não devia fazer coisas assim - e quem o fez deveria ser responsabilizado conforme as normas da corporação - e nem é sempre que se apresentam acusados de crimes com escoriações e hematomas. Só que devido à MONSTRUOSIDADE do ocorrido, alguns policiais devem ter ficado muito, muito chateados... E usando suas próprias explicações, os policiais são tão HUMANOS quanto eu e você...

Engraçado a polícia expôr as imagens deles depois de terem apanhado.
Algo de muito revoltante MESMO para a sociedade deve estar permitindo isso. As pessoas queriam ver essa gaag apanhar antes do julgamento, pelo jeito.

Mas que eu tenho vontade de acabar com eles, eu tenho.

E quem não tem deve ser muito frio.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Apocaliptica escreveu:
Tranca escreveu:
betossantana escreveu:

Algo de muito revoltante MESMO para a sociedade deve estar permitindo isso. As pessoas queriam ver essa gaag apanhar antes do julgamento, pelo jeito.

Não precisa ter sangue frio, não. Basta encher o bolso do advogado safado que irá defendê-los.

Sei que, quando o acusado não pode pagar um advogado, ele tem o direito a um que o Ministério Público arruma um para eles. Mas, no caso de eles poderem pagar um, o advogado tem que ser um cara muito frio para aceitar dinheiro de uma raça dessas. Ao meu ver, quando se tem a PLENA certeza de quem são os culpados de um crime bárbaro como esse, esses indivíduos não deveriam ter direito a advogado. Já deveria dizer qual o veredicto, jogar eles nas celas e jogar fora as chaves no esgoto.
Imagem

Apocaliptica

Lúcifer escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Tranca escreveu:
betossantana escreveu:

Não precisa ter sangue frio, não. Basta encher o bolso do advogado safado que irá defendê-los.

Sei que, quando o acusado não pode pagar um advogado, ele tem o direito a um que o Ministério Público arruma um para eles. Mas, no caso de eles poderem pagar um, o advogado tem que ser um cara muito frio para aceitar dinheiro de uma raça dessas. Ao meu ver, quando se tem a PLENA certeza de quem são os culpados de um crime bárbaro como esse, esses indivíduos não deveriam ter direito a advogado. Já deveria dizer qual o veredicto, jogar eles nas celas e jogar fora as chaves no esgoto.

Nunca entendi isso. Por que um réu confesso, com testemunhas e dolo evidente precisa de defesa? Deveria ter um tipo de julgamento para adequar a pena. Mas não defesa cara de pau para tentar safa-los através de brechas na lei ou de argumentos que beiram uma conversa de bêbado de botequim.

Aliás, não haveria dinheiro no mundo que me fizesse me prestar a esse papel de defender uma corja dessas.

betossantana
Contato:

Lúcifer escreveu:Sei que, quando o acusado não pode pagar um advogado, ele tem o direito a um que o Ministério Público arruma um para eles.

Defensoria Pública, ou um defensor dativo, indicado pelo juiz, onde não há Defensoria Pública. SE EU NÃO ME ENGANO, não há Defensoria Pública no Rio de Janeiro. O Ministério Público faz a acusação.

Lúcifer escreveu:Mas, no caso de eles poderem pagar um, o advogado tem que ser um cara muito frio para aceitar dinheiro de uma raça dessas. Ao meu ver, quando se tem a PLENA certeza de quem são os culpados de um crime bárbaro como esse, esses indivíduos não deveriam ter direito a advogado. Já deveria dizer qual o veredicto, jogar eles nas celas e jogar fora as chaves no esgoto.

O seu ver é tãããão medieval, não é algo maravilhoso que todos nós vivamos numa sociedade que pretensamente usufrui de garantias arduamente conquistadas como o devido processo legal e o pleno direito de defesa?

Advogados penalistas SÃO frios, têm por OBRIGAÇÃO PROFISSIONAL sê-los, ora. Mas vocês mitificam muito os advogados. Advogado DECIDE? Advogado SOLTA GENTE? Advogado MANDA PRENDER GENTE? Advogado JULGA? Quem faz tudo isso é o JUIZ, dã! Ou o júri, nos crimes em que ele existe. Sem contar que um advogado não irá sempre pleitear a sua absolvição, existem várias defesas técnicas que podem influir na dimensão da pena, por exemplo, não decisão sobre a autoria do crime ou sua existência. Um advogado nesse caso tem o dever de, no mínimo, tentar amenizar a pena, o que é bem difícil, a pena MÍNIMA de latrocínio é VINTE anos.

betossantana
Contato:

Apocaliptica escreveu:Nunca entendi isso. Por que um réu confesso, com testemunhas e dolo evidente precisa de defesa?

Ora, Apoc, francamente... a culpa de uma pessoa só é formada AO FIM de um processo, não no COMEÇO dele. E não é a polícia nem as testemunhas que decidem se houve ou não "dolo evidente", é o juiz ou os jurados depois de colher todas as provas disponíveis. O trabalho do advogado se situa nesse intermédio. Além do que, todo, absolutamente TODO réu tem o direito à defesa, sem a qual o processo é NULO.

Ainda mais que a confissão não é uma prova que baste por si só a um processo, inclusive porque muitas vezes é extraída à força pela Polícia, seja o suspeito o verdadeiro autor do crime ou não, e muitos advogados ALEGAM ISSO quando houve confissão, que ela foi forçada. Isso é arroz com feijão de defesa penal. Já a confissão EM CONJUNTO com outras provas, como a testemunhal, nesse caso, com certeza é contundente.

Apocaliptica

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Nunca entendi isso. Por que um réu confesso, com testemunhas e dolo evidente precisa de defesa?

Ora, Apoc, francamente... a culpa de uma pessoa só é formada AO FIM de um processo, não no COMEÇO dele. E não é a polícia nem as testemunhas que decidem se houve ou não "dolo evidente", é o juiz ou os jurados depois de colher todas as provas disponíveis. O trabalho do advogado se situa nesse intermédio. Além do que, todo, absolutamente TODO réu tem o direito à defesa, sem a qual o processo é NULO.

Ainda mais que a confissão não é uma prova que baste por si só a um processo, inclusive porque muitas vezes é extraída à força pela Polícia, seja o suspeito o verdadeiro autor do crime ou não, e muitos advogados ALEGAM ISSO quando houve confissão, que ela foi forçada. Isso é arroz com feijão de defesa penal. Já a confissão EM CONJUNTO com outras provas, como a testemunhal, nesse caso, com certeza é contundente.

Evidente que sim. Você quotou apenas uma parte do que eu disse. A figura da defesa existe, mas o que eu discordo é da desfaçatez de uma defesa montada em cima de brechas e falácias e falsos álibis, como se vê um muitos casos, em que a retórica da defesa é patética.

Mas o que se vê são juízes caindo na lábia de alguns advogados, porque a acusação é incompetente e fraca.
Erros são cometidos assim. E aconteceu comigo.

betossantana
Contato:

Apocaliptica escreveu:Mas o que se vê são juízes caindo na lábia de alguns advogados, porque a acusação é incompetente e fraca.

Eu honestamente não sei que tipo de gente compõe o Ministério Público do Rio de Janeiro. Estava relembrando com o Samael o caso do sequestro daquele ônibus por aquele cara sobrevivente da Candelária, o qual foi executado pela polícia dentro do camburão e nem se ouviu falar de apuração nenhuma desse fato (sendo ainda que ele nem havia matado ninguém, tinha sido UM POLICIAL que atirou na cara da pobre da refém).

Apocaliptica

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:Mas o que se vê são juízes caindo na lábia de alguns advogados, porque a acusação é incompetente e fraca.

Eu honestamente não sei que tipo de gente compõe o Ministério Público do Rio de Janeiro. Estava relembrando com o Samael o caso do sequestro daquele ônibus por aquele cara sobrevivente da Candelária, o qual foi executado pela polícia dentro do camburão e nem se ouviu falar de apuração nenhuma desse fato (sendo ainda que ele nem havia matado ninguém, tinha sido UM POLICIAL que atirou na cara da pobre da refém).

Não tenho conhecimento também. Mas lembro desse caso e de outras críticas a respeito. O que, dentro das circunstâncias atuais, é preocupante.

Trancado