Najma escreveu:Já usei e abusei de mim com testes práticos em termos de sonhos, de projeções conscientes, de animismo, de meditação, de operações mág(...) quando me atiro de um prédio alto. A "crença" na força da gravidade que a Terra exerce sobre mim é maior do que meu desejo de sair voando, penso eu...
Acho que o mais importante nesse assunto, é a pratica dos sonhos lúcidos e da meditação.
Entre as técnicas mais importantes do sonho lúcido, estão as técnicas para lembrar-se de um número maior de sonhos, os testes de realidade e o diário dos sonhos.
A crença influencia nossa capacidade de controlar um sonho, mas não é o único fator.
Najma escreveu:Você pelo jeito acredita que durante os sonhos, experimentamos contato com a realidade "como ela é" quando não existe o filtro imposto pela decodificação das informações que passam pelos sentidos antes de encontrarem a mente, estou errada?

Sim, está errada.
Eu não faço idéia do que sejam os sonhos... O maior motivo pra isso é o fato de que existem muitos tipos diferentes de sonhos.
De fato eu não sei bem o que pensar sobre o corpo e, não creio que os sonhos sejam sempre diferentes daquilo que chamamos “realidade”.
Quando sonho, normalmente também tenho um corpo e já testei se os “olhos” desse corpo de sonho, tem alguma influência no que vejo.
Apertar os olhos de leve em um sonho, causa à mesma distorção que aperta-los aqui.
Acho mais provável que caso exista um “mundo espiritual, feito de energia” e um corpo de “luz”, esses sejam exatamente esse nosso “mundo material” e “corpo carnal”, pois no fim, toda matéria é basicamente energia.
Não compreendo a complexa relação corpo/mente/consciência, desse modo, não acho que em um sonho existam menos “filtros” que no aqui e agora.
Não sei dizer o que é realidade, seja acordado ou sonhando e, não sei se existe diferença entre essas duas coisas.
Najma escreveu:Para quem acrefita que vivemos uma projeção mental de alguma entidade superior, os sonhos podem ser visões da realidade dessa mente superior na qual estamos imersos, não?
Bem... tudo é possivel.
Essa é mais uma hipótese.
Najma escreveu:
Pra mim, continuam sendo um defrag audio-visual em que a participação da mente sobrepuja a do físico.
Mas a posição dos cientistas do sono, é de que os sonhos são apenas um defrag “mecânico” e, que o ideal é nem se lembrar deles.
Um defrag divino da forma como os sonhos se mostram, não seria bem um defrag... estaria mais para uma peça teatral que ensina sobre a vida.
Se bem que, existem muitos tipos de sonhos e, alguns até podem ser defrags mecânicos.
Acho que alguns são defrags sim, mas a grande minoria deles... os cientistas não estão de todo enganados.
Najma escreveu:Os motivos de quem quer acreditar em viagens astrais é bem conhecido meu. É muito bom ter algo para ensinar aos incautos que, caso não consigam realizar nada, podem concluir humildemente estarem inaptos a tais proezas por falta de elevação espiritual...
Ok, Não questiono isso. Mesmo porque no misticismo assim como na religião, a maioria é de curiosos crentes e iludidos...
Até hoje não encontrei nada que comprove a hipótese da viagem astral, mas compreendo os motivos de quem pensa assim.
Lembrando que talvez, quem primeiro falou sobre planos astrais, tivesse comprovado algo... eu só não pude fazer o mesmo por hora, desse modo, não vejo motivos para acreditar nisso.
De fato, tenho motivos para acreditar que isso não é real, mas uma interpretação errônea dos fatos... mas posso facilmente estar errado.
Najma escreveu: 
... sem comentários. Aliás, é até compreensível tanta resistência para aceitar fazer alguns testes que podem comprovar a realidade de tais viagens ou não.
Não vejo isso como algo simples não.
Najma escreveu:Bah... já tive muitos sonhos estranhos a ponto de sequer ter vontade de voltar a dormir.
Numa fase da vida, na infância, eu tinha tantos sonhos em que sonhava que acordava que até perdia a conta.
E dai?
Isso não muda o fato de que não somos capazes de diferenciar sonho e realidade.
Sonhos lúcidos são diferentes de sonhos normais.
Najma escreveu:Tive também paralisia do sono durante anos... quase todas as noites. Se aquela doidera for real, eu prefiro nunca mais sonhar. Falando nisso, há pelo menos uns 8 anos eu não tenho mais sonhos vívidos, não acordo gritando feito uma desesperada porque não consigo me mexer... Devo esta graça ao uso de medicação para depressão.

Sim, essas drogas interferem em nossa capacidade de lembrar dos sonhos.
Paralisia do sono não necessita de medicamentos, como já tive muito isso, aprendi a recuperar a capacidade de movimento sem entrar em pânico.
Basta se conhecer e, conhecer o funcionamento da própria mente.
No meu caso, eu tento me mover e não consigo. Basta que eu parar de tentar me mover, relaxe um pouco e tente novamente, pronto, recupero o movimento.