salgueiro escreveu:E tem que ser questionados. É óbvio que "hoje" estão fora de parâmetros foram feitos "ontem"
Experimentos ainda são feitos na Inglaterra, já citei aqui o nome do livro mas nem com uma busca no Google consegui lembrar. Ah ! E com equipamentos modernos

.
Gostaria imensamente de ver. E seria natural tais coisas acontecerem ao redor o mundo, com muita gente, incusive comigo.
Se o mundo espiritual é algo tão óbvio e íntimo, além de tão comprovado em séculos passados, deve continuar para sempre vívido.
Não Apo, não estava questionando dogmas bíblicos e sim o literalismo. E eu vou lá questionar dogmas.
Eu até estranhei que você questionasse mesmo, já que não costuma fazer isto. Mas outros espíritas fazem, inclusive aqui no RV.
Vamos lá, o que é doutrina
sf (lat doctrina) 1 Ensino que se dá sobre qualquer matéria. 2 Conjunto de princípios em que se baseia um sistema religioso, político ou filosófico. 3 Instrução. 4 Opinião em assuntos científicos. 5 Opinião de autores. 6 A doutrina cristã, exposta em catecismos.
Doutrina não é sinônimo de lavagem cerebral.
Se é apenas ensino e conhecimento, então tudo é doutrina. A DE é doutrinadora quando infere que existe um mundo paralelo e tenta provar que isto é real através de promessas de um vida que permita sair da finitude da vida. E o faz através de dogmas como os que constam na obra de Kardec.
Entendo perfeitamente a rejeição daqueles que não passaram por fenômenos mediúnicos portanto ezpiritu non ecxiste. É a conclusão natural. Apo, eu sou religiosa mas nunca uma literalista em religião alguma porque acho que nenhuma delas inclusive a minha deve ser aprendida dessa forma.
Entendo e acho ótimo que não haja literalização. Mas simbologias, metáforas e codificações servem para explicar tudo. Assim fica fácil doutrinar melhor.
Quanto a passar por fenômenos mediúnicos: quem disse que sensações e fenômenos sensoriais são mediúnicos? Quem disse que são o que chegaram a conclusão que eram? Pode ser tanta coisa...Isto é lavagem cerebral, sim.
Vc não vai me encontrar ridicularizando a fé de ninguém ou mesmo a não-fé, nunca. Não é a minha praia.
Que bom e coerente.
Ah sim ! Foi o que me fez "sair correndo" e perceber que não tinha afinidade com o catolicismo, fé cega.
Depende da fé. Se ela se encerra em verdades e livros, é quase cega. Ou não faria sentido algum, deixando de ser fé.
Uma fé parcial é algo como supor u desejar que talvez pudesse haver um antes e um depois, alguma vida em outro planeta, um início para este universo que conhecemos, mas que isto deve ser algo meio complicado de definir ou conceituar.
De resto e mais do que isto, é fé.
Agora espero que vá!