eu sou um cristão evangelico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re: eu sou um cristão evangelico

Mensagem por Acauan »

Benetton escreveu:
Acauan escreveu:Waalll...

"...da altamente respeitada Sociedade de Pesquisa Psíquica".

O tipo da qualificação que pede os complementos "altamente respeitada por quem e por que? ".

Por Psicólogos e Parapsicólogos. Pergunte ao Wellington Zangari que já esteve lá. Não que ele referende alguns estudos dessa Sociedade, mas no geral, o conceito desfrutado é muito bom.

No problem... Só que dizer que a Sociedade de Pesquisa Psíquica é muito respeitada por parapsicólogos é como dizer que a Sociedade de Astrologia é muito respeitada pelos astrólogos.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Acauan escreveu:
Benetton escreveu:

O tipo da qualificação que pede os complementos "altamente respeitada por quem e por que? ".

Por Psicólogos e Parapsicólogos. Pergunte ao Wellington Zangari que já esteve lá. Não que ele referende alguns estudos dessa Sociedade, mas no geral, o conceito desfrutado é muito bom.

No problem... Só que dizer que a Sociedade de Pesquisa Psíquica é muito respeitada por parapsicólogos é como dizer que a Sociedade de Astrologia é muito respeitada pelos astrólogos.

Assim como a Sociedade Corinthiana é respeitada por corinthianos.

Ainda é muito discutido se a parapsicologia é ou não aceito pela ciência.

Bom, em 1953, a Parapsicologia foi reconhecida oficialmente como ciência autônoma no Congresso Internacional de Parapsicologia, organizado pela Foundation International of Parapsichology pela Universidade de Utrecht, Holanda. Nessa mesma data e Universidade, surge a primeira Cátedra de Parapsicologia, regida pelo Dr. W. H. C. Tenhaeff. Posteriormente, multiplicaram-se em várias Universidades e Países as disciplinas de Parapsicologia.

Hoje, nos países da ex-cortina de ferro, a Parapsicologia é considerada ciência oficial com aspectos profissionais práticos.

Porém, mais importante do que o congresso ocorrido em Utrecht é a aceitação da Parapsicologia como uma disciplina científica, nos Estados Unidos, em dezembro de 1969, quando a P.A - Parapsychological Association passa a figurar como membro da AAAS - American Association for the Advancement of Science, o que equivale ao seu reconhecimento e introdução nos domínios da ciência oficial. A P.A, ao contrário do que muitos pensam no Brasil, permanece como membro da AAAS até hoje. Este é, de fato, um importante reconhecimento da Parapsicologia pela classe científica.

http://tecnicaspsicoterapeuticas.vilabo ... logia.html

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Benetton escreveu: Assim como a Sociedade Corinthiana é respeitada por corinthianos.

Pois é...
O melhor modo de julgar uma instituição é pelo que ela produziu.
Exemplozinho pedante, mas ilustrativo, quando citam a Royal Society não é preciso destacar que ela é respeitada.

Na verdade o imbróglio não é exatamente se a parapsicologia é ou não ciência, mas em qual paradigma científico ela se enquadraria e como.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Benetton escreveu:
Acauan escreveu:
Benetton escreveu:

Assim como a Sociedade Corinthiana é respeitada por corinthianos.

É, pois é.
Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Acauan escreveu:
Benetton escreveu: Assim como a Sociedade Corinthiana é respeitada por corinthianos.

Pois é...
Exemplozinho pedante, mas ilustrativo, quando citam a Royal Society não é preciso destacar que ela é respeitada.

Na verdade o imbróglio não é exatamente se a parapsicologia é ou não ciência, mas em qual paradigma científico ela se enquadraria e como.

O Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas elenca algumas considerações a respeito :

http://www.parapsicologia.org.br/jalmir-3.htm

Depois, não creio que o Congresso Internacional de Parapsicologia, organizado pela Foundation International of Parapsichology pela Universidade de Utrecht, Holanda e principalmente a AAAS - American Association for the Advancement of Science, mencionados no meu post anterior e desconsiderados na sua resposta acima quotada, estivessem equivocados quando sancionaram e admitiram a P.A - Parapsychological Association como membro efetivo de seus quadros.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Benetton escreveu:
Acauan escreveu:

Pois é...

O Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas elenca algumas considerações a respeito :

Depois, não creio que o Congresso Internacional de Parapsicologia, organizado pela Foundation International of Parapsichology pela Universidade de Utrecht, Holanda e principalmente a AAAS - American Association for the Advancement of Science, mencionados no meu post anterior e desconsiderados na sua resposta acima quotada, estivessem equivocados quando sancionaram e admitiram a P.A - Parapsychological Association como membro efetivo de seus quadros.

Uai! Minha resposta acima quotada falava de produção científica e definição dentro do paradigma, não de carteirinhas de filiados a este ou aquele clube.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Acauan escreveu:
Benetton escreveu:
Acauan escreveu:

Pois é...

Uai! Minha resposta acima quotada falava de produção científica e definição dentro do paradigma, não de carteirinhas de filiados a este ou aquele clube.

Da mesma forma que Você citou a Royal Society como Instituição respeitada, mencionei, v.g, a AAAS como Entidade idônea e credenciada a referendar as metodologias empregadas pela P.A.

Editado pela última vez por Benetton em 28 Mai 2009, 09:33, em um total de 1 vez.

Autor Desconhecido.

marta

Mensagem por marta »

Eu não creio que tem alguém aqui achando que nós tratamos mal a visita!!! Eu ofereci bolo de fubá, cuscuz, paçoquinha e quindão. Quando ia oferecer bolinho de chuva, ele se levantou e foi embora.
Eu já vi que em todo debate com crente, todos começam com imensa boa vontade, mas depois da 5ª página a coisa descamba. Da minha parte, não aguento mais a arrogância e a frase "Você está mal informado". Quer frase mais arrogante do que essa??? E quem está bem informado?? Eles??? Bem informados com aquele livro mais velho que cagar sentado debaixo do braço?? Eles estão bem informados porque acham que são portavozes dedeus?? Nem aqueles que copiaram os livros direto da fonte, como dizem os crentes, estavam bem informados. Se tivessem bem informados saberiam que a terra é esférica e que morcego não é ave, só pra começar.
Outra coisa que me irrita é que eles entram aqui e querem dar ordens, Qurem estabelecer quem pode e quem não pode entrar na conversa, especialmente este, machista no urrrrrtimo. Querem sentar na janelinha e pedir o lanche primeiro. Vão se catar.
Outra coisa que me irrita é quando eles perguntam se temos algum trauma de infância. Quem tem trauma de infância são aqueles abusados por padres e pastores e aqueles que sofrem de lavagem cerebral. Esses sim tem traumas de infância. Mas quando o assunto é esse, eles fogem que nem ladrão da polícia.
Outra coisa que me irrita é quando eles vem com as respostas: Paulo disse isso, Pedro falou aquilo, gezuiz ensinou não sei o que. Quem é Paulo?? Quem é Pedro?? Quem é gezuiz?? Em qualquer rodinha, conversa sobre pessoas que o grupo desconhece não tem a menor graça e caem no absoluto desinteresse e tédio. Eles como portavozes dedeus deveriam saber disso de antemão.
E a quem interessar possa, não me arrependo e vou pegar no pé de todos que passarem por aqui, assim, na sinceridade. Na moral
Editado pela última vez por marta em 27 Mai 2009, 22:34, em um total de 1 vez.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Apo

Mensagem por Apo »

cagar sentado debaixo do braço

:emoticon28: :emoticon28: :emoticon28:

:emoticon22:
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:

É, faltou uma vírgula. Sempre esqueço que aqui, não tem departamento de revisão de texto como no jornal :emoticon12:
marta

Apo

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Apo escreveu:

É, faltou uma vírgula. Sempre esqueço que aqui, não tem departamento de revisão de texto como no jornal :emoticon12:

Desculpa, mas eu enxerguei a cena do cristão e não resisti. :emoticon12:
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Benetton escreveu: Da mesma forma que Você citou a Royal Society como Instutuição respeitada, mencionei, v.g, a AAAS como Entidade idônea e credenciada a referendar as metodologias empregadas pela P.A.

Bem, acho que não me fiz entender.
Citei a Royal Society por suas realizações, como, por exemplo, ter sido lá que sir Isaac Newton apresentou suas teorias, dentre outras centenas de exemplos possíveis, e não por ser uma associação que pertencia a outra associação que foi aceita por uma terceira.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
marta escreveu:
Apo escreveu:

Desculpa, mas eu enxerguei a cena do cristão e não resisti. :emoticon12:

Tá desculpado. Aliás, cristão caga, não só por debaixo do braço como também e, principalmente, pela boca :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
marta

Apo

Mensagem por Apo »

E os espíritas pelo perispírito. :emoticon22:

Brincadeirinha.
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:E os espíritas pelo perispírito. :emoticon22:

Brincadeirinha.

Pelas fotos que circulam por aqui, os espirituosos vomitam lençõis fabricados no mais puro ectoplasma :emoticon12: :emoticon12:
marta

Apo

Mensagem por Apo »

duplo!
Editado pela última vez por Apo em 27 Mai 2009, 23:33, em um total de 1 vez.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

marta escreveu:

Brincadeirinha.

Pelas fotos que circulam por aqui, os espirituosos vomitam lençõis fabricados no mais puro ectoplasma :emoticon12: :emoticon12:

Mediuns egípcios vomitam ectoplasma do mais puro algodão egípcio 1000 fios. Bordado ainda por cima. Mesmo assim, ficam com aquelas caras de dor e sofrimento. Gente insatisfeita...HUMPF!
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
marta escreveu:

Brincadeirinha.

Mediuns egípcios vomitam ectoplasma do mais puro algodão egípcio 1000 fios. Bordado ainda por cima. Mesmo assim, ficam com aquelas caras de dor e sofrimento. Gente insatisfeita...HUMPF!

Toda vez que penso em deixar este fórum, vejo que ainda temos muito trabalho pela frente...

Meninas...vocês são Du-K...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Dragão Invisível

Mensagem por Dragão Invisível »

Saimos da blablabíblia direto para o espirrotismo!?!
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Acauan escreveu:
Benetton escreveu: Da mesma forma que Você citou a Royal Society como Instituição respeitada, mencionei, v.g, a AAAS como Entidade idônea e credenciada a referendar as metodologias empregadas pela P.A.

Bem, acho que não me fiz entender.
Citei a Royal Society por suas realizações, como, por exemplo, ter sido lá que sir Isaac Newton apresentou suas teorias, dentre outras centenas de exemplos possíveis, e não por ser uma associação que pertencia a outra associação que foi aceita por uma terceira.

A AAAS, criada em 1848, é dividida em vários segmentos, cada um com um voltado a determinado âmbito científico. Estes segmentos são : antropologia, agricultura, astronomia, ciência biológica, ciência atmosférica, química, odontologia, engenharia, geologia, geografia, ciência da computação, matemática, ciência médica, linguística, neurociência, ciência farmacêutica, física, psicologia, ciências sociais, ciências políticas, e estatística.

E é a AAAS que publica a famosa revista científica Science.

Muitos Cientistas ( não tão famosos quanto Newton ) já apresentaram seus trabalhos e receberam menção honrosa desta entidade, assim como Isaac Newton com relação a Royal Society.

Editado pela última vez por Benetton em 28 Mai 2009, 11:49, em um total de 1 vez.

Autor Desconhecido.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Benetton escreveu:Muitos Cientistas ( não tão famosos quanto newton ) já apresentaram seus trabalhos e receberam menção honrosa desta entidade, assim como Isaac Newton com relação a Royal Society.

Acho que continuo não me fazendo entender.
Se a questão é situar a parapsicologia em algum paradigma científico, quais as realizações desta atividade que definem esta situação?
Dizer que é muito respeitada porque pertence a alguma associação muito respeitada porque é associada a outra associação respeitada é apenas exibir carteirinhas.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Acauan escreveu:
Benetton escreveu:Muitos Cientistas ( não tão famosos quanto newton ) já apresentaram seus trabalhos e receberam menção honrosa desta entidade, assim como Isaac Newton com relação a Royal Society.

Acho que continuo não me fazendo entender.
Se a questão é situar a parapsicologia em algum paradigma científico, quais as realizações desta atividade que definem esta situação?
Dizer que é muito respeitada porque pertence a alguma associação muito respeitada porque é associada a outra associação respeitada é apenas exibir carteirinhas.

Os paradigmas científicos da parapsicologia foram analisados em :

Na verdade, não sei se entendi bem sua questão. Mas, vamos tentar.

Com relação à AAAA, Douglas Dean, um ex-presidente da PA havia empreendido cuidadosos esforços para melhorar as estratégias retóricas dos membros da PA antes das audiências de aceitação pela AAAS. Dean tratou de apresentar a proposta da PA de forma aceitável do ponto de vista científico.

"O Comitê do Conselho considerou o trabalho da PA por um longo período. O comitê chegou à conclusão de que esta é uma associação que está investigando fenômenos controvertidos ou inexistentes e eles ficaram satisfeitos porque ela usa métodos científicos de pesquisa; assim, essa investigação pode ser vista como científica. Além disso, informações chegaram até nós dando conta de que o número de Membros da AAAS que são também membros da PA não é de quatro como se encontra na agenda, mas nove". (McClenon, 1986, 128)

A conhecida e respeitada antropóloga Margareth Mead tomou, então, a palavra:

"Nos últimos dez anos nós temos estado debatendo o que constitui a ciência e o método científico e o que as sociedades usam disso. Nós até mesmo mudamos nossos estatutos a respeito disso. A PA usa estatística e julgamento cego, placebos, julgamento de duplo-cego e outros expedientes científicos padrão. A ampla história do desenvolvimento científico está repleta de cientistas investigando fenômenos que o ‘establishment’ não acreditava que existissem. Eu proponho para análise que nós votemos em favor do trabalho da associação". (McClenon, 1984, p. 182)

O Estatuto Científico da Parapsicologia
Wellington Zangari :

http://www.pucsp.br/pos/cos/cepe/interc ... cidade.htm

Editado pela última vez por Benetton em 28 Mai 2009, 11:58, em um total de 2 vezes.

Autor Desconhecido.

marta

Mensagem por marta »

Dragão Invisível escreveu:Saimos da blablabíblia direto para o espirrotismo!?!

É. Saímos da blablalíblia, direto para a blablablíblia segundo Kaduco :emoticon12: :emoticon12: A diferença é os espírituosos do forum são muito mais lindos, finos e inteligentes :emoticon45:
marta

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Benetton escreveu:Os paradigmas científicos da parapsicologia foram analisados em :

Texto ruim, mal escrito, com erros conceituais e que não situa a parapsicologia em um paradigma a partir de suas realizações, apenas critica o paradigma atual - com base em abordagem incorreta (dizer que o paradigma atual é mecanicista é reducionismo) e expressa as opiniões pessoais do autor sobre como o paradigma deveria ser, baseada apenas em suas próprias crenças.

As opiniões do autor podem ser entendidas em três passagens, uma que cita Fritjot Capra, guru do esoterismo New Age, outra que questiona o apego científico à "verificabilidade e repetibilidade" e finalmente na proposição de mudar o paradigma "do racional analítico reducionista linear (Popperiano)" para "o intuitivo sintético holístico não linear (sistêmico, ecológico)"

Ou seja, o mesmo discurso que vemos no filme "Quem somos, nós" , o denorex quântico - parece ciência, mas não é.

Vou ler o texto do Zangari, agora. Deve ser melhor.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Acauan escreveu:
Benetton escreveu:Os paradigmas científicos da parapsicologia foram analisados em :

Texto ruim, mal escrito, com erros conceituais e que não situa a parapsicologia em um paradigma a partir de suas realizações, apenas critica o paradigma atual - com base em abordagem incorreta (dizer que o paradigma atual é mecanicista é reducionismo) e expressa as opiniões pessoais do autor sobre como o paradigma deveria ser, baseada apenas em suas próprias crenças.

Talvez seja difícil estabelecer uma correlação exata entre os paradigmas e a ciência. E como já diz o próprio texto dessa Instituição de Recife :

De acordo com Stanislav Grof (A Natureza da realidade: O Alvorecer de um Novo Paradigma) o fato científico e um paradigma nunca podem ser separados com absoluta clareza. Neste caso o mapa é confundido com o territórios. Também os dados puros de observação estão longe de representar a percepção pura, os estímulos não devem ser confundidos com percepção e sensações, pois estas estão condicionados pela experiência, educação, linguagem e cultura. Não existindo uma independência científica nos moldes defendidos por Popper. Também não existe uma linguagem neutra de observação, que tenha por base unicamente as impressões fixadas pela retina. A compreensão da natureza do estímulo dos órgãos sensoriais e das suas múltiplas inter-relações reflete a existência de uma tendência de uma teoria da percepção e da mente humana.

Ou seja a objetividade científica não é tão "objetiva". O que observamos não é o mundo que existe "objetivamente" e em seguida é representado, mas um mundo que é criado no processo do conhecimento.

Ainda Grof, citando Paul Fayeband (Against Method: Outline of an Anarchistic Theory of Knowledge) , destaca que a ciência é essencialmente um empreendimento anárquico, com as pesquisas bem sucedidas jamais seguindo o método racional e que a condição de consistência - que exige que uma nova hipótese esteja de acordo com as hipóteses já aceitas, é irracional e contraproducente, pois elimina a própria hipótese, não porque esteja em desacordo com os fatos, mas porque está em conflito com outra teoria.

Autor Desconhecido.

Trancado