Por que deus só não perdoa o nº1?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
tortilla
Gênero: Masculino

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por tortilla »

salgueiro escreveu:
Sou uma teísta por intuição o que não significa que acredite que todo o universo de teístas o sejam da mesma forma.

Mas é aquela você acredita não é algo puramente concreto, você acha que é. É sua convicção algo na sua vida faz com que você acreditasse nisso.

tortilla

Mensagem por tortilla »

Judas escreveu:
tortilla escreveu:
salgueiro escreveu:O ateísmo não tem capacidade de provar nada, é só o não acreditar na existência de nenhum deus.

Não é um pacote, não é atrelado a nada.

Ninguém deixa de acreditar em Deus do nada. Tudo tem um motivo uma explicação. Da mesma forma que algumas pessoas tem de acreditar para essas faz diferença mesmo que aquilo tenha uma explicação a convicção da pessoa sempre vai atribuir ao divino/sobrenatural.

O ateísmo para ser lógico/útil deve ser uma consequência do ceticismo.
Você pode crêr em astrologia ou numerologia mesmo sendo ateu.
Não sei se falo só por mim mas, eu acredito em qualquer coisa quando existem evidências para tanto, ignoro o que está fora de qualquer possibilidade de verificação e duvido dos absurdos.

é ai que bate a convicção. Pra um Ateu a figura divina não tem importância, mas um Teísta agrega todo valor. É a verdade absoluta, aceita sem questionar ou sempre vai buscar na figura divina respaldo para os fatos recorrentes na sua vida ou no mundo. Aí de onde parte o fanatismo muitas vezes.

Judas

Mensagem por Judas »

tortilla escreveu:
Judas escreveu:
tortilla escreveu:
salgueiro escreveu:O ateísmo não tem capacidade de provar nada, é só o não acreditar na existência de nenhum deus.

Ninguém deixa de acreditar em Deus do nada. Tudo tem um motivo uma explicação. Da mesma forma que algumas pessoas tem de acreditar para essas faz diferença mesmo que aquilo tenha uma explicação a convicção da pessoa sempre vai atribuir ao divino/sobrenatural.

Não sei se falo só por mim mas, eu acredito em qualquer coisa quando existem evidências para tanto, ignoro o que está fora de qualquer possibilidade de verificação e duvido dos absurdos.

é ai que bate a convicção. Pra um Ateu a figura divina não tem importância, mas um Teísta agrega todo valor. É a verdade absoluta, aceita sem questionar ou sempre vai buscar na figura divina respaldo para os fatos recorrentes na sua vida ou no mundo. Aí de onde parte o fanatismo muitas vezes.

Eu honestamente não sei se sou "convicto", não sei se esta palavra me coloca em uma situação similar à dos crentes.
Eu apenas uso minha cabeça dessa forma:
"Sem evidência, não tenho interesse"
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

tortilla escreveu:
salgueiro escreveu:
Sou uma teísta por intuição o que não significa que acredite que todo o universo de teístas o sejam da mesma forma.

Mas é aquela você acredita não é algo puramente concreto, você acha que é. É sua convicção algo na sua vida faz com que você acreditasse nisso.

Não é complicado, é intuição, não é "concreto".
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

tortilla

Mensagem por tortilla »

Judas escreveu:
tortilla escreveu:
Judas escreveu:
tortilla escreveu:

Eu honestamente não sei se sou "convicto", não sei se esta palavra me coloca em uma situação similar à dos crentes.
Eu apenas uso minha cabeça dessa forma:
"Sem evidência, não tenho interesse"

Eu vou pela tua linha de raciocínio. Não disse nem a você, mas digo mais no caso dos crentes mesmo.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

tortilla escreveu:é ai que bate a convicção. Pra um Ateu a figura divina não tem importância, mas um Teísta agrega todo valor. É a verdade absoluta, aceita sem questionar ou sempre vai buscar na figura divina respaldo para os fatos recorrentes na sua vida ou no mundo. Aí de onde parte o fanatismo muitas vezes

A figura divina não pode ter a menor importância para um ateu porque ela não existe, isso é o ateísmo.

Teístas são um grupo de uns 6 bilhões de pessoas, tem prá todo gosto. :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

tortilla

Mensagem por tortilla »

salgueiro escreveu:
tortilla escreveu:é ai que bate a convicção. Pra um Ateu a figura divina não tem importância, mas um Teísta agrega todo valor. É a verdade absoluta, aceita sem questionar ou sempre vai buscar na figura divina respaldo para os fatos recorrentes na sua vida ou no mundo. Aí de onde parte o fanatismo muitas vezes

A figura divina não pode ter a menor importância para um ateu porque ela não existe, isso é o ateísmo.

Teístas são um grupo de uns 6 bilhões de pessoas, tem prá todo gosto. :emoticon4:

Acreditar na figura divina não significa que ela exista. Acreditar não faz com que ela exista. Eu posso acreditar que existam fadas, mas de fato mostra-se que não existem tais seres.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

tortilla escreveu:Acreditar na figura divina não significa que ela exista. Acreditar não faz com que ela exista. Eu posso acreditar que existam fadas, mas de fato mostra-se que não existem tais seres.

Acho que a minha colocação de intuitivo já resume o que penso do assunto :emoticon4:

tortilla

Mensagem por tortilla »

salgueiro escreveu:
tortilla escreveu:Acreditar na figura divina não significa que ela exista. Acreditar não faz com que ela exista. Eu posso acreditar que existam fadas, mas de fato mostra-se que não existem tais seres.

Acho que a minha colocação de intuitivo já resume o que penso do assunto :emoticon4:

Seria como ter um amigo imaginário: os outros não podem vê-lo mas eu posso e sei que ele existe. É como disse: pra alguns isto faz diferença, mas não quer dizer que seje verdade.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

tortilla escreveu:
salgueiro escreveu:

Seria como ter um amigo imaginário: os outros não podem vê-lo mas eu posso e sei que ele existe. É como disse: pra alguns isto faz diferença, mas não quer dizer que seje verdade.

Como um amigo imaginário é ótimo.

Não defino, não explico, não me consola, não faz diferença até onde percebo, é só intuitivo.

pastorgentil
Contato:

Mensagem por pastorgentil »

Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:Não estou inventando a minha religião, o meu Deus não. Na verdade estamos re-pensando os nossos conceitos em geral.

Ou você adota uma religião existente e segue seu livro "sagrado" ao pé da letra ou você estará inventando uma religião.
É a Bíblia toda, do jeito que está escrito, inclusive com as contradições, ou então você não é cristão.

Se uma religião vem de algum deus, então não nos cabe "repensar" nada.

http://www.ricardogondim.com.br/Artigos ... &form_sear

Fernando Silva escreveu: O link não funcionou. Dá para resumir a ideia?

resumindo a idéia
Primeiro : Uma oração que não inclua o mundo inteiro apequena Deus e mostra o grau de individualismo de quem ora. Não consigo entender Deus como um deus tribal que faz chover e não deixa que gafanhotos destruam plantações. Entendo que as preces precisam ser situadas em relação a todos, inclusive africanos exilados, haitianos sem teto, europeus desiludidos com o materialismo e brasileiros inundados em periferias urbanas.
Segundo: Ele não começa seus castigos pelos mais miseráveis; não abandona milhões à míngua para vitalizar ajuntamentos que enriquecem evangelistas ávidos por fama e riqueza.
Terceiro: Desisto da pretensão de chegar à verdade dissecando textos. Quero perceber o recado de Deus nas entrelinhas, sem as vendas espirituais que me impedem de me sentir abraçado por ele. Sei da importância de não desvirtuar o sentido do texto com interpretações fantasiosas.
Quarto: Liturgias centradas em emocionalismos desmerecem a tradição profética dos dois Testamentos. O melhor culto é a defender da justiça. Deus não gosta de ajuntamentos com liturgias autocentradas, que só buscam canalizar o favor de cada um.
Quinto e último: Anseio por reuniões que celebrem a graça, sem paranoias espirituais, sem alguém tentando infundir culpa para descansar no inescrutável amor de Deus. Quero participar de comunidades leves, sem as afetações próprias do glamour do mundo, onde os sorrisos sejam gratos e os abraços, sinceros. O caminhar de Jesus não combina com lugares espetaculosos. (Ricardo Gondim)
Editado pela última vez por pastorgentil em 04 Mai 2010, 20:29, em um total de 2 vezes.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

pastorgentil
Contato:

marta escreveu: Poxa!! Apesar de crente, vc é um dos melhores que já visitaram essas bandas :emoticon45:

:emoticon27:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

pastorgentil
Contato:

marta escreveu: Esse nóia tá mais perdido que o comitê de campanha da dilma. ..
O cara não é porra nenhuma.

:emoticon11:
(assinatura provisória)

Reid

Mensagem por Reid »

pastorgentil escreveu:Primeiro : Uma oração que não inclua o mundo inteiro apequena Deus e mostra o grau de individualismo de quem ora. Não consigo entender Deus como um deus tribal que faz chover e não deixa que gafanhotos destruam plantações. Entendo que as preces precisam ser situadas em relação a todos, inclusive africanos exilados, haitianos sem teto, europeus desiludidos com o materialismo e brasileiros inundados em periferias urbanas.
Segundo: Ele não começa seus castigos pelos mais miseráveis; não abandona milhões à míngua para vitalizar ajuntamentos que enriquecem evangelistas ávidos por fama e riqueza.
Terceiro: Desisto da pretensão de chegar à verdade dissecando textos. Quero perceber o recado de Deus nas entrelinhas, sem as vendas espirituais que me impedem de me sentir abraçado por ele. Sei da importância de não desvirtuar o sentido do texto com interpretações fantasiosas.
Quarto: Liturgias centradas em emocionalismos desmerecem a tradição profética dos dois Testamentos. O melhor culto é a defender da justiça. Deus não gosta de ajuntamentos com liturgias autocentradas, que só buscam canalizar o favor de cada um.
Quinto e último: Anseio por reuniões que celebrem a graça, sem paranoias espirituais, sem alguém tentando infundir culpa para descansar no inescrutável amor de Deus. Quero participar de comunidades leves, sem as afetações próprias do glamour do mundo, onde os sorrisos sejam gratos e os abraços, sinceros. O caminhar de Jesus não combina com lugares espetaculosos.

Começe uma nova religiao.... :emoticon22:

qdo a marta te elogiou foi pelo fato de vc n ser fundamentalista como muitos teistas ai..
mas contudo esta bem confuso com algumas ideias suas e acaba misturando muitas coisas ao q parece :emoticon45:

pastorgentil
Contato:

Reid escreveu:qdo a marta te elogiou foi pelo fato de vc n ser fundamentalista como muitos teistas ai..
mas contudo esta bem confuso com algumas ideias suas e acaba misturando muitas coisas ao q parece :emoticon45:

Mas a marta tá me ajudando :emoticon12: Eu vou me desconfundir ou fundir :emoticon12:

por enquanto estou em costrução :emoticon22:

Não quero ser fundamentalista ou radical. è uma teologia Gentilizada. Não tem problema. Mas não estou só. A Marta e vcs criticam e nós aprendemos. Mas os evangelicos estão apelando e aquele nordestino do youtube é burro.Ah isso é!!! :emoticon22:
(assinatura provisória)

marta

Mensagem por marta »

Reid escreveu:
pastorgentil escreveu:Primeiro : Uma oração que não inclua o mundo inteiro apequena Deus e mostra o grau de individualismo de quem ora. Não consigo entender Deus como um deus tribal que faz chover e não deixa que gafanhotos destruam plantações. Entendo que as preces precisam ser situadas em relação a todos, inclusive africanos exilados, haitianos sem teto, europeus desiludidos com o materialismo e brasileiros inundados em periferias urbanas.
Quinto e último: Anseio por reuniões que celebrem a graça, sem paranoias espirituais, sem alguém tentando infundir culpa para descansar no inescrutável amor de Deus. Quero participar de comunidades leves, sem as afetações próprias do glamour do mundo, onde os sorrisos sejam gratos e os abraços, sinceros. O caminhar de Jesus não combina com lugares espetaculosos.

Começe uma nova religiao.... :emoticon22:

qdo a marta te elogiou foi pelo fato de vc n ser fundamentalista como muitos teistas ai..

e continua fugindo e não respondendo nada do que lhe foi perguntado
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Reid

Mensagem por Reid »

marta escreveu:e continua fugindo e não respondendo nada do que lhe foi perguntado

deve ser pq ele n achou as respostas ainda...

vou te dar uma ajuda pastor..

procura aki http://www.google.com eh otimo para achar respostas

esse eh um dos Deuses desse mundo, problema q tem muita porcaria tbm :emoticon12:

marta

Mensagem por marta »

Primeiro : Uma oração que não inclua o mundo inteiro apequena Deus e mostra o grau de individualismo de quem ora. Não consigo entender Deus como um deus tribal que faz chover e não deixa que gafanhotos destruam plantações. Entendo que as preces precisam ser situadas em relação a todos, inclusive africanos exilados, haitianos sem teto, europeus desiludidos com o materialismo e brasileiros inundados em periferias urbanas.

Imagem

Segundo: Ele não começa seus castigos :emoticon221: pelos mais miseráveis; não abandona milhões à míngua para vitalizar ajuntamentos que enriquecem evangelistas ávidos por fama e riqueza.

Imagem

Imagem

parece que deus tinha lado
Imagem

Imagem
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Zato-one

Mensagem por Zato-one »

pastorgentil escreveu:Não quero ser fundamentalista ou radical. è uma teologia Gentilizada. Não tem problema. Mas não estou só. A Marta e vcs criticam e nós aprendemos. Mas os evangelicos estão apelando e aquele nordestino do youtube é burro.Ah isso é!!! :emoticon22:

Cê tá com saudades de mim? Sentiu minha falta? :emoticon5: Escreveu isso de propósito, né?
Se quer que eu continue a responder nesse tópico, responda as perguntas e refute o que deixei até agora. A Marta tem razão quando disse que perdemos a vontade de dialogar com pessoas como você.
Você, como uma pessoa civilizada, e que viu o tópico lá, sabe que é muito feio rotular as pessoas por regionalismos seguido de ofensa, o que pega mal para um suposto lider religioso a qual afirmar ser. :emoticon208:
Já que acha que ele é nordestino, me diga: de que Estado do Nordeste ele é, expert em linguística?
Ou: ele É nordestino?
Melhor ainda: A forma de uma pessoa falar OBRIGATORIAMENTE revela sua terra de origem e/ou localização?

Ah, porque perco tempo, ele não vai responder mesmo, só quer postar o que bem entende...
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Quem conhece um pouco a história da formação das religiões ou da sua sabe que é saudável questioná-la e justiça seja feita questionamento é sempre saudável.

Se você acha que sua religião foi revelada diretamente por Deus, não há o que questionar.
É aceitar e pronto.

Mesmo assim cabe o questionamento afinal queira ou não algum indivíduo recebeu a "revelação".

Só não cabe questionamentos no universo dos fundaentalistas ou daqueles que não se interessam por essa via.

Se você desconfia da revelação e não tem um canal direto com o seu deus para confirmá-la, então ela perde o valor.

E eu não vejo sentido em um deus que se esconde de nós, divulga mandamentos confusos e contraditórios por meio de gente que nem conhecemos, castiga os que não cumprem seus supostos mandamentos e premia os que acertam (por acaso, já que ninguém sabe direito o que fazer).

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:Então o resultado final esperado de alguém que questiona "de verdade" seria?

Seria concluir que, na falta de evidências sobre um deus e seus mandamentos, o melhor a fazer é esquecê-lo.
Se não sabemos o que ele quer, qualquer coisa que façamos é igualmente ruim ou boa.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Nem tem a capacidade e nem tem a obrigação.
Ateus só esperam que os que acreditam não tentem lhes impor suas crendices.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Você está definindo e atribuindo qualidades e desejos a um deus que você nunca viu e nem sabe se existe.
pastorgentil escreveu:Segundo: Ele não começa seus castigos pelos mais miseráveis; não abandona milhões à míngua para vitalizar ajuntamentos que enriquecem evangelistas ávidos por fama e riqueza.

Não é o que mostra a realidade.
pastorgentil escreveu:Terceiro: Desisto da pretensão de chegar à verdade dissecando textos. Quero perceber o recado de Deus nas entrelinhas, sem as vendas espirituais que me impedem de me sentir abraçado por ele. Sei da importância de não desvirtuar o sentido do texto com interpretações fantasiosas.

E por que justamente a sua interpretação não é fantasiosa?
pastorgentil escreveu:Quarto: Liturgias centradas em emocionalismos desmerecem a tradição profética dos dois Testamentos. O melhor culto é a defender da justiça. Deus não gosta de ajuntamentos com liturgias autocentradas, que só buscam canalizar o favor de cada um.

Como você sabe que os dois testamentos dizem a verdade?
Como você sabe do que Deus gosta?
pastorgentil escreveu:Quinto e último: Anseio por reuniões que celebrem a graça, sem paranoias espirituais, sem alguém tentando infundir culpa para descansar no inescrutável amor de Deus. Quero participar de comunidades leves, sem as afetações próprias do glamour do mundo, onde os sorrisos sejam gratos e os abraços, sinceros. O caminhar de Jesus não combina com lugares espetaculosos.

Muito frutinha este texto, ainda mais porque se baseia numa suposição de como seria este deus e não numa verdade evidente a todos.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Quem conhece um pouco a história da formação das religiões ou da sua sabe que é saudável questioná-la e justiça seja feita questionamento é sempre saudável.

Se você acha que sua religião foi revelada diretamente por Deus, não há o que questionar.
É aceitar e pronto.

Mesmo assim cabe o questionamento afinal queira ou não algum indivíduo recebeu a "revelação".

Só não cabe questionamentos no universo dos fundaentalistas ou daqueles que não se interessam por essa via.

Se você desconfia da revelação e não tem um canal direto com o seu deus para confirmá-la, então ela perde o valor.

E eu não vejo sentido em um deus que se esconde de nós, divulga mandamentos confusos e contraditórios por meio de gente que nem conhecemos, castiga os que não cumprem seus supostos mandamentos e premia os que acertam (por acaso, já que ninguém sabe direito o que fazer).

A que conclusões e de que forma vai se lidar com elas é de cada um Fernando. Só acho importante que se questione.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Então o resultado final esperado de alguém que questiona "de verdade" seria?

Seria concluir que, na falta de evidências sobre um deus e seus mandamentos, o melhor a fazer é esquecê-lo.
Se não sabemos o que ele quer, qualquer coisa que façamos é igualmente ruim ou boa.

Essas são as suas conclusões, tudo bem, mas cada indivíduo tem o direito as próprias.

Trancado