Samael escreveu:Não, Décio, quem tem preparo e aprende a dar valor à educação consegue.
Faço esta correção, realmente é preciso ter preparo.
Samael escreveu:E baderneiro eu também fui. Fiz merda pra caramba no segundo grau, mesmo nos colégios privados. Mas mesmo assim sempre tive boas notas. Não adianta atirar tudo num mesmo "saco de gatos".
Hablando assim, até parece que eu tenho
50 anos ou mais, vivi na época da palmatória.
Sempre sentei na última carteira, copiava matéria de outro professor no horário de um, dormia e etc. Dos professores que eu gostava, nunca se importaram com o aluno fazer o que quiser em sala, desde que não atrapalhe o resto. Os demais achavam isso uma falta de respeito. Mas eu não tava muito aí... dormia mesmo. E quando chegava final de 3º bimestre (ou início de 3º trimestre, já que mudaram no ensino médio), que eu já tinha passado, aí que a coisa petecava de vez.
Como disse aqui no tópico, tive que sair da escola onde estudei 8 anos com bolsa integral porque, segundo a dona, eu não dava lucro nenhum à escola, e se fosse pra manter aquele comportamento, era melhor que pinasse fora (embora ela não tenha gostado quando fui pedir a transferência). Como não dependia do dinheiro do estado nem dos meus próprios pais para estudar, a única pessoa que poderia me cobrar satisfação era ela. Pela boa e velha VERGONHA NA CARA que eu tenho, sei muito bem que estava erradíssimo, logo, o melhor que eu tinha a fazer era, ou mudar o comportamento, ou mudar de escola. Já tinha tomado birra do colégio há muito tempo, o melhor que podia fazer era largá-lo. Com sorte, gosto do novo colégio, apesar dos pesares... e talvez por isso e por ser 3º anista também, minha atitude em sala de aula mudou e muito.
Samael escreveu:E, claro, para quem acha que um fodido que é obrigado a "estudar numa biblioteca pública" tem as mesmas chances que um cara que pode fazer um cursinho pago num PH à tarde, ainda não conseguiram me explicar ENTÃO, por que é que a maioria daqueles que estão na UNVIERSIDADE são os estudantes do cursinho do PH, e não justo "os esforçados de maneira geral".
É claro que não estão disputando de igual para igual em termos de preparo. Mas, como eu também já disse, pelo menos em minha cidade, os alunos das primeiras sala das melhores escolas públicas estão muito mais próximos dos alunos de escola particular do que estes de algum centro de excelência. Talvez eles estejam até melhor preparados, vistos que os alunos de sala A de algumas escolas são selecionados a dedo, já em escola particular, como tem vagabundo que não dá valor ao dinheiro do pai, tem gente atrapalhando. Alguns pais até são contra regras rígidas argumento que "pagam escola particular para que esta 'dê conta' de seus filhos lá dentro".
Samael escreveu:A Unirio ainda não aderiu às cotas. Sabe quantos pobres eu encontrei lá dentro? Nenhum. Talvez se eu fizesse uma amostragem entre 20 mil pessoas eu encontrasse esse seu lavrador. E você me vem com esse papinho de esforço pessoal como único fator de relevância? Fala sério!
Único fator de relevância realmente não é. Mas para que o ensino superior realmente seja justo, ou se muda totalmente a forma de avaliação para o ingresso à faculdade (de alguma maneira beneficiando os que não estão preparados para fazer uma prova tão "macetada") [e mesmo assim acho um tanto quanto injusto]; ou fazem o que acredito ser o melhor a ser feito: uma reforma educacional desde o pré-zinho. As únicas desvantagens é que isso leva tempo e o próprio povo deveria estar ciente que a educação aqui é um cocô.