Espíritos: matéria de capa da SI

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jeanioz
Gênero: Masculino

Mensagem por Jeanioz »

Botanico escreveu:Não estou descontando nada em você: estou apenas colocando o que os céticos em geral me dizem, uma vez que você fala genericamente as mesmas coisas (supostas dúvidas) que eles dizem. Quer dizer, não vejo você discorrer e detalhar as suas opiniões. Assim sendo...

Quanto a provas, bem, o que os céticos me dizem (se você diz algo diferente, então escreva mais e seja mais claro)? Que fotografias NADA PROVAM (elas podem ser falsificadas); que filmes NADA PROVAM (podem ser falsificados também); que vídeos NADA PROVAM (podem ser editados), que testemunhos NADA PROVAM (as testemunhas podem ser mentirosas), que os relatos dos cientistas com seus protocolos NADA PROVAM (os cientistas poderiam mentir); que a competência profissional desses cientistas em seus devidos campos NADA PROVAM (falácia do argumento do apelo à autoridade _ o cara poderia ser um bom físico ou químico, mas seria um panaca diante de um ilusionista...); a reputação ilibada dos ditos cientistas também NADA PROVA (o cara poderia ter se apaixonado pela médium e para garantir seu amor, armou tudo em favor dela...).

Se tudo o que é apresentado, NADA PROVA, então não sei mais o que fazer e os céticos também não me dizem.

Ou talvez diga você: eu quero coisas novas. Quero ver os tais fenômenos acontecendo na cara dos meus amigos céticos e da minha própria. Bem, no passado isso já havia acontecido. Robert Hare, compungido de ver tanta gente boa que conhecia se metendo com esse negócio de Espiritualismo, resolveu arregaçar as mangas e por abaixo toda essa fraudulência. E a imprensa da época aclamou o fato, pois Hare era um dos mais conceituados cientistas americados de então. Logo toda a fraude estaria exposta. Mas deu zebra: ele confirmou a existência dos tais fenômenos. Como resultado, o antes tão brilhante Hare acabou sendo repudiado por seus colegas sábios, que lamentavam a sua adesão àquele gigantesco embuste... mas que não levantaram suas venerandas bundas de suas cátetras para desmontarem o gigantesco embuste e defesa do povo...

Por que seria diferente hoje? Ah! Antes de invocar os nossos modernos recursos, veja bem se os recursos da época seriam tão deficientes assim.

Existe uma coisa que chamo de INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA: quando aparece um médium dos bons, estranhamente NUNCA aparece um cético sábio, culto, racional e inteligente, muito bem conceituado em sua comunidade, para investigar o dito médium. Certamente um cético que investiga e concorda que os fenômenos existem, não vale e é indigno de ser chamado cético, certo? Só quando o médium morre ou não funciona mais, aí sim os céticos aparecem para dizer que nunca houve nada.

Uma pena.

Sabe, o que falta para o sobrenatural ter mais credibilidade é realmente etrmos mais conhecimentos exatos sobre o que acontece nos fenomenos sobrenaturais.

Estamos diante de um evento desconhecimento e supostamente sobrenatural (ou supostamente uma fraude), mas não sabemos o que REALMENTE causa aquilo.

Para se poder afirmar coisas como "Tal evento é causado por espíritos" ou "Tal evento é causado por poder de Deus" ainda é necessário fé, pois tais afirmações carecem de evidências.

Eu sei que a maioria dos céticos tem como opção default que um evento desconhecido supostamente sobrenatural é fraude. Eu sinceramente não concordo com isso.

Quando eu me deparo com um fenomeno desconhecido, não posso afirmar logo de cara que é uma fraude ou um evento sobrenatural, e sim assumir que o tema é desconhecido e requer estudo.

Outra coisa importante é que, se durante a pesquisa eu concluir que uma alternativa é incorreta, isso não significa necessariamente que a outra alternativa seja verdadeira. Temos que continuar a pensar no tema como desconhecido, sem pular conclusões, pois pode ser que a verdade seja uma hipótese que ainda não foi levantada pelos cientistas. Por exemplo, excluir a possibilidade de fraude não significa que o evento seja sobrenatural, mas pode ser um fenomeno natural ainda não descoberto pela ciência, ou também excluir a possibilidade do sobrenatural não significa que se trate de fraude, e sim outra possibilidade.

Enfim, na minmha opinião esse sim é o verdadeiro ceticismo científico.

Botanico escreveu:E quais foram as conclusões puladas? Crookes é o mais citado no caso da Florence Cook, mas não foi o único a estudá-la. Numa sessão com a Sra Ross Church, em que a fantasma dizia não ser capaz de se sustentar sob luz forte, foi então pedido que se fizesse tal experiência. A fantasma caminhou até um canto da sala, onde então três bicos de gás foram acesos a plena força. A fantasma ficou incólume por uns segundos apenas, mas depois começou a se derreter, a cabeça afundou no tronco e depois todo o corpo desabou, ficando no chão algo como uma massa de cera, que logo em seguida desapareceu sem deixar vestígios.

Em outra sessão, na casa desta mesma Sra, apareceu a figura de uma adolescente e perguntou-lhe se ela a reconhecia. Diante da resposta negativa, a fantasma adolescente caminhou até a Sra Ross Church e sentou-se em seu colo. Ela então apontou-lhe os lábios:
_ Veja minha boca.
Então a Sra Ross Church começou a chorar: aquela deformação nos lábios era a mesma de uma bebê que ela tivera anos antes e que falecera meses depois do nascimento. A fantasma disse não estar mutilada e que apenas se apresentara assim para que ela a reconhecesse. Nessa sessão a médium ABRIU as cortinas do cabinete e disse não estar bem e todos viram a médium e fantasma AO MESMO TEMPO.

Há outros exemplos assim e o motivo de falarmos em espíritos é que eles trazem provas de suas identidades. No caso acima, não havia como a médium saber do bebê da Ross Church, falecido tantos anos antes. Agora se os céticos têm algum bom argumento para negar que sejam espíritos...

Como cético, tenho vários questionamentos sobre esses eventos:

1. Por que a suposto fantasma não suportam luz forte? Isso tem a ver com a vulgaridade da substância ectoplasmática? Como extamamente a luz afeta o organismo dos supostos fantasmas?

2. Por que a suposto fantasma derreteu com o gás e depois desapereceu? Isso tem a ver com a vulgaridade da substância ectoplasmática? Como exatamanete o gás afeta o organismo dos supostos fantasmas?

3. Por que a suposta fantasma filha de Sra Ross Church tinha uma marca de nascença de seu corpo bebê físico? Por quê supostos fantasmas tendem a se aparentar com seu corpo físico? Como supostos fantasmas podem se desenvolver até a idade adulta sem o corpo físico? Haveria outras formas da suposta fantasma adquirir aquela deformação e obter aqueles informações do bebê da Sra Ross Church?

4. Quando o médium abriu a cortina, o que exatamente aconteceu com a suposta fantasma (que era vulneravel a luz forte)? Por quê, afinal de contas, o médium abriu a cortina? O fantasma poderia ser uma outra pessoa a não ser o médium (alguém de confiança, talvez)?

A resposta dessas perguntas vai tirar muitas dúvidas, tanto para crédulos quanto para céticos.

Botanico escreveu:Jeanioz, em Ciência NÃO SE ACEITAM HIPÓTESES: são DESCARTADAS ou NÃO REJEITADAS. O fundamental é DESCARTAR uma hipótese. Você só pode ter certeza do que uma coisa NÃO É, mas nem sempre dá para se certificar do que é. Os cientistas que se meteram a investigar a coisa puderam descartar o médium disfarçado, o cúmplice disfarçado, os truques ilusionistas. Já os céticos que NUNCA investigaram nada continuam insistindo nessas mesmas coisas...

O que "os céticos" afirmam, fica por conta deles...

Porém, nessa questão de descartar hipóteses, isso realmente serve apenas para dizer o que algo não é. Porém, eliminar um número suficiente de teorias não implica que a teoria restante não descartada seja verdadeira. Também deve haver um estudo no sentido de validar tal teoria, senão a resolução do problema continua sendo considerada desconhecida.

Botanico escreveu:Quais foram os estudos científicos que se fizeram com tais figuras? Que cientistas validaram os caras, quais foram os seus métodos, etc e tal? Houve isso? Se não houve, então estamos comparando gesso com ricota. Os dois são brancos, mas a semelhança acaba aí.

Para desmascarar os dois não foram necessários grandes estudos científicos, pois seu métodos não são muitos complexos e fácilmente forjados.

No caso de Jucelino da Luz, por exemplo, que dizia prever o futuro com sonhos premonitórios, fez uma previsão fajunta de que Geraldo Alckmin ganharia as eleições - uma previsão fácil de dois para um - , e ainda errou.

Além do mais, todas as suas previões em suas "cartas registradas" são fáceis de fazer por mera dedução e razoável conhecimento sobre o que se vai "prever": aumento da violência em São paulo, desastres naturais nos Estados Unidos, etc....

Botanico escreveu:Como sabe que os métodos foram duvidosos? Diga-me por favor, pois até agora nenhum cético demonstrou-me a falência deles, exceto mentindo. A seriedade dos médiuns... esse fator não era levado em conta: os cientistas lidavam com eles, tomando todas as precauções para que não houvesse fraude. A sinceridade, portanto, não era fator determinante.

Estudos realizados na penumbra é um método duvidoso.
Usar fatores emocionais dos céticos para diminuir suas críticas é um método duvidoso.
Baseiar suas pesquisas apenas no "é fraude"/"não é fraude" e não ir além disso é um método duvidoso.

E sinceridade É um fator determinante para a credibilidade de qualquer pesquisa em qualquer área, tanto do médium, quanto dos cientistas e de qualquer pessoa que estava envolvida.

Botanico escreveu:Meu caro, a unanimidade é burra! O motivo de "ser a gosto do freguês" tinha muito a ver com a aceitação da comunidade científica. Por quê a Metapsíquica, a Parapsicologia e a Metafísica não avançaram? Talvez porque estivessem trabalhando com as hipóteses erradas. Seria o espírito a hipótese certa? Se fosse, devo lembrar-lhe que É PROIBIDO a um cientista falar dela. Então ele deve ficar jogando com as hipóteses erradas na esperança que dêem certo. A Parapsicologia foi inventada e logo se tornou charmosa, diz-se até que foi reconhecida como ciência, e suplantou a Metapsíquica, que inclusive tinha de acabar mesmo pois "estava muito contaminada de Espiritismo". Agora o relógio fez a volta: a própria Parapsicologia está desacreditada, sendo chamada de pseudo-ciência, centros parapsicológicos estão sendo fechados... e no lugar dela está surgindo uma tal de "força-PSI"...

É proibido falar de espíritos ATÉ para vocês?

E quanto a essa "guerra" de "ciências do sobrenatural"... bem, sinceramente sou cético a todas elas...

Botanico escreveu:De novo pergunto: que novos métodos mais evoluídos você sugere a essas pseudo-ciências para então ganharem o status de ciências? Hoje usam maquinaria moderna, mas mesmo que obtenham resultados significativos, virão lá os céticos dizer que "nada provam".

E não desvalorize os antigos. Lá nos fins dos anos 1970, um moderníssimo instituto de parapsicologia testou um suposto charlatão brasileiro, o tal de Lengruber, que diante dos testes dizia "não estar familiarizado com baralhos, nem com dados; que se fosse bom nessas coisas estaria lá em Las Vegas"; aquelas desculpas habituais dos farsantes. Lengruber não passou nos testes: não tinha nada acima das pessoas comuns.
Mas o mesmo instituto veio a público anunciar a descoberta de dois paranormais dos bons, capazes de fazer mover objetos e impressionar filmes fotográficos. Alguém até reconheceu o rosto de Cristo numa das fotos. Aí então os dois paranormais vieram a público dizer que mentiram: não eram paranormais e sim aprendizes de mágicos, que foram ensinados pelo James Randi. A movimentação dos objetos: eles usavam fios tão finos que mesmo tocados, não eram sentidos. A impressão das fotos: apenas tiraram a tampa da máquina fotográfica e cuspiram na lente.
Que fracasso para um moderníssimo instituto, não acha? Mas e se tivessem adotado os mesmos métodos o Instituto de Metapsíquica da década de 1930? Onde eles seriam despidos, examinados e obrigados a vestir um pijama sem bolsos? Já seria bem mais difícil contrabandear as coisas, não? A movimentação dos objetos? Deveria ter sido feita nas mais diversas condições e os fios poderiam ter sido eliminados simplesmente passando um lápis entre a mão e o objeto. E se podiam impressionar os filmes com a força da mente, para quê usar uma câmara fotográfica? E custavam lacrar tudo o que se pudesse abrir na dita câmara?

Como vê, os antigos podem ser até melhores do que os modernos.

Realmente, é um fracasso dos grandes...

Evoluir não quer dizer apenas e necessariamente "por máquinas em todos os cantos do instituto", e sim evoluir em vários outros aspectos além desses.

Não é apenas evolução de tecnologia empregada nas pesquisas, e sim evolução das idéias, dos métodos, dos estudos e dos objetivos.

Ótimo: já que o pijama e o lápis funcionam bem, vamos continuar a usá-los então! E vamos aprimorar as técnicas a partir disso.

Botanico escreveu:Descartar a hipótese de fraude já foi um grande avanço... apesar de os céticos continuarem insistindo nela. Quanto ao resto, cada um sabe onde lhe aperta o calo. Para nós espíritas, o assunto está resolvido. Os espíritos continuam vindo, se manifestando e dando a nós as provas da continuidade da nossa existência. Não precisamos mais de coisas mirabolantes e fantásticas para nos impressionar.

Já os metafísicos, parapsicólogos e outros ólogos do ramo, que cuidem eles dos seus problemas. Se querem achar explicações nas telepatias, criptestesias e outras asias, em criptomnésia e outras anésias, aí é problema deles.

Por mais que tenha havido algins avanços, mais estudo é necessário.

Quanto a questão das provas dos espíritos, ainda é necessária fé para acreditar nisso. Ainda permanece cético quanto ao tema.

Botanico escreveu:E para terminar, para que a mensagem não fique duplicada, clique uma só vez em enviar. Pode demorar, mas vai.

Se escreveu muito e perdeu a conexão, é só copiar o texto escrito, fazer um novo logon e colar o texto. Outra alternativa é escrever o texto num editor e depois copiar e colar sobre o texto a ser enviado.

As mensagens demoram muito para ser postados (pelo tamanho, provavelmente) e acabo perdendo a paciência... :emoticon33:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

O ENCOSTO
Contato:

Re: Re.: Espíritos: matéria de capa da SI

Mensagem por O ENCOSTO »

Najma escreveu:
Botanico escreveu:
Najma escreveu:
Botanico escreveu:
Najma escreveu:Botanico... acho que só faltou dizer que quando o ectoplasma parecer lençol e tiver até marca de costura, ele é autêntico. :emoticon1:

Que eu saiba, fiz um questionamento sobre como os céticos se apresentam e confrontei com o que eles realmente fazem e dizem. E concluí que em matéria de se criticar os crentes, os céticos são apenas o roto se queixando do rasgado. Se não concorda, então é só me questionar.

Se o ectoplasma está reproduzindo a forma de uma roupa cobrindo um espírito (em respeito ao pudor dos presentes), porque seria um problema apresentar marcas que lembram costuras?
Já que o lençol entra e sai pela boca, eu gostaria de ver um cético engolir um lençol inteiro, seco, e depois regurgitá-lo também sequinho... Até agora não vi nenhum fazer isso, você se habilita?

Mas não precisa "regurgitar". Basta colocar o lençol por cima e os rolos de gaze desenrolados na boca sem babar neles, ou como você acha que as fotos são montadas? :emoticon5:

Se algum dia você ler os protocolos e conferir os resultados, vai descobrir que não são montadas.

São montadas sim e de uma forma que fere as vistas de qualquer um que não tenha motivos para simplesmente crer que não são montadas. :emoticon5:

As fotos de Uberaba são um exemplo gritante disso. Só não vê dessa forma quem quer acreditar na idoneidade dos envolvidos...

Não são montadas não.

A Otilia Diogo está usando tudo aquilo que aparece na foto. Com bainha e tudo mais.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Botanico

Mensagem por Botanico »

Se algum dia você ler os protocolos e conferir os resultados, vai descobrir que não são montadas.

Najma escreveu:São montadas sim e de uma forma que fere as vistas de qualquer um que não tenha motivos para simplesmente crer que não são montadas. :emoticon5:

As fotos de Uberaba são um exemplo gritante disso. Só não vê dessa forma quem quer acreditar na idoneidade dos envolvidos...

Tá, então me mostra como fizeram a montagem.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Botanico escreveu:Se algum dia você ler os protocolos e conferir os resultados, vai descobrir que não são montadas.

Najma escreveu:São montadas sim e de uma forma que fere as vistas de qualquer um que não tenha motivos para simplesmente crer que não são montadas. :emoticon5:

A montagem das encenações de como seriam as materializações caso elas acontecessem? Simples... usaram lençóis e rolos de gaze. Nas fotos com lençóis, o pano foi colocado no corpo da médium e "clique", bateram as fotos. Nas fotos com rolos de gaze, o sujeito abriu a boca, desenrolaram o rolo de gaze, colocaram a gaze possivelmente embaixo da língua do sujeito e "clique", mais umas fotos. :emoticon1: E lógico, colocaram o Chico junto, que não permitiria que os fiéis pensassem que aquilo são cenas montadas. :emoticon1: Mas no entanto, são.
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

O ENCOSTO escreveu:
Najma escreveu:
Botanico escreveu:
Najma escreveu:
Botanico escreveu:
Najma escreveu:Botanico... acho que só faltou dizer que quando o ectoplasma parecer lençol e tiver até marca de costura, ele é autêntico. :emoticon1:

Que eu saiba, fiz um questionamento sobre como os céticos se apresentam e confrontei com o que eles realmente fazem e dizem. E concluí que em matéria de se criticar os crentes, os céticos são apenas o roto se queixando do rasgado. Se não concorda, então é só me questionar.

Se o ectoplasma está reproduzindo a forma de uma roupa cobrindo um espírito (em respeito ao pudor dos presentes), porque seria um problema apresentar marcas que lembram costuras?
Já que o lençol entra e sai pela boca, eu gostaria de ver um cético engolir um lençol inteiro, seco, e depois regurgitá-lo também sequinho... Até agora não vi nenhum fazer isso, você se habilita?

Mas não precisa "regurgitar". Basta colocar o lençol por cima e os rolos de gaze desenrolados na boca sem babar neles, ou como você acha que as fotos são montadas? :emoticon5:

São montadas sim e de uma forma que fere as vistas de qualquer um que não tenha motivos para simplesmente crer que não são montadas. :emoticon5:

Não são montadas não.

A Otilia Diogo está usando tudo aquilo que aparece na foto. Com bainha e tudo mais.

É, eu estava falando da encenação. As fotos retratando as encenações não são montagens mesmo... :emoticon1:
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Najma escreveu:
Botanico escreveu:Se algum dia você ler os protocolos e conferir os resultados, vai descobrir que não são montadas.

A montagem das encenações de como seriam as materializações caso elas acontecessem? Simples... usaram lençóis e rolos de gaze. Nas fotos com lençóis, o pano foi colocado no corpo da médium e "clique", bateram as fotos. Nas fotos com rolos de gaze, o sujeito abriu a boca, desenrolaram o rolo de gaze, colocaram a gaze possivelmente embaixo da língua do sujeito e "clique", mais umas fotos. :emoticon1: E lógico, colocaram o Chico junto, que não permitiria que os fiéis pensassem que aquilo são cenas montadas. :emoticon1: Mas no entanto, são.

Só tem uns problemas:
1) o consultório do Waldo, o Chico, a médium os médicos TUDO FOI MINUCIOSAMENTE REVISTADO PELOS REPÓRTERES DO CRUZEIRO e NADA DE SUSPEITO FOI ENCONTRADO.
2) o que os fantasmas vestiam eram ROUPAS e não faixas de gazes, o que os fariam parecer múmias.
3) as roupas não mostravam dobras, nem vincos, nem amassados, quer dizer, teriam de estar penduradas em cabides para serem vestidas e ainda apresentarem essas condições... Mas não havia guarda-roupas, nem cabides.
4) Se o truque foi o que você disse, por que os repórteres do Cruzeiro não contaram isso?
5) aliás eles mostram uma seqüência de fotos com o ectoplasma saindo da boca e ouvido direito da médium e crescendo e formando uma figura humana. Os próprios repórteres, por serem anti-espíritas, tentaram vender a idéia de que era um pano preso à boca e ouvido da médium, mas faltou explicar como é que esse pano foi crescendo, estofando-se e finalmente formando uma pessoa...

videomaker

Mensagem por videomaker »

Jeanioz escreveu:
videomaker escreveu: :emoticon221: dominado...tá tudo dominado...

Excelente opinião, videomaker! Você adicionou MUITO conteúdo ao debate com sua dominação... :emoticon19:

Agora por que não vai brincar um pouco e deixa o tio Jeanioz em paz:

http://www.sxgames.com.br/

Pensei que o Botanico lhe refutando seria suficiente... :emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Botanico escreveu:Se for agarrado SEM PREPARO sim, mas quando a coisa é programada, ectoplasmas já foram tocados, examinados, pulso, respiração e detalhes anatômicos foram registrados.

Eu mantenho a minha proposta de testes sexuais com os ectoplasmas. Quero saber se as vaginas das ectoplasmas têm o odor e o sabor característico das vaginas vivas e se os paus dos ectoplasmas podem ficar eretos e ejacularem. Também quero gozar na boca de um ectoplasma pra ver se ele pode perceber o sabor do meu gozo e testar os efeitos de transmissão de sensações entre o ectoplasma e o médium, por exemplo enfiando o dedo no rabo do ectoplasma e verificando se o médium percebe a sensação correspondente em seu corpo físico.

Aliás, por quê é mesmo que ectoplasmas nunca aparecem nus? As roupas também têm espírito, é isso?
É um problema espiritual, chupe pau!

Najma

Mensagem por Najma »

Botanico escreveu:
Najma escreveu:

Só tem uns problemas:
1) o consultório do Waldo, o Chico, a médium os médicos TUDO FOI MINUCIOSAMENTE REVISTADO PELOS REPÓRTERES DO CRUZEIRO e NADA DE SUSPEITO FOI ENCONTRADO.
2) o que os fantasmas vestiam eram ROUPAS e não faixas de gazes, o que os fariam parecer múmias.
3) as roupas não mostravam dobras, nem vincos, nem amassados, quer dizer, teriam de estar penduradas em cabides para serem vestidas e ainda apresentarem essas condições... Mas não havia guarda-roupas, nem cabides.
4) Se o truque foi o que você disse, por que os repórteres do Cruzeiro não contaram isso?
5) aliás eles mostram uma seqüência de fotos com o ectoplasma saindo da boca e ouvido direito da médium e crescendo e formando uma figura humana. Os próprios repórteres, por serem anti-espíritas, tentaram vender a idéia de que era um pano preso à boca e ouvido da médium, mas faltou explicar como é que esse pano foi crescendo, estofando-se e finalmente formando uma pessoa...

O rolo de gaze está saindo da boca de um deles...

Imagem

Isto é lençol...

Imagem
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Só tem uns problemas:

Najma escreveu:O rolo de gaze está saindo da boca de um deles...

Imagem

Isto é lençol...

Imagem

A primeira foto não tem a ver com o ocorrido em Uberaba, onde estiveram presentes os repórtores do Cruzeiro. E mesmo que fossem rolos de gaze, o que está sendo feito deles?
A segunda, de baixa resolução, ainda assim mostra que há uma roupa sob o suposto lençol.

De qualquer forma, não me respondeu às minhas perguntas.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Jeanioz escreveu:Sabe, o que falta para o sobrenatural ter mais credibilidade é realmente etrmos mais conhecimentos exatos sobre o que acontece nos fenomenos sobrenaturais.

Os pesquisadores que querem ser politicamente corretos dentro do universo da ciência estão mais perdidos que cachorro que caiu da mudança. Tentam achar causas "naturais" para descrever os fenômenos, mas nada conseguiram de significativo até hoje. Tanto que já recebem a pecha de pseudo-cientistas.
Os que atribuíram os fenômenos a fatores espirituais são desprezados pela ciência pois esta "provou que nada há além da matéria" e portanto essa causa é politicamente incorreta e não pode ser aceita. De qualquer forma não ajuda muito, pois se a causa tem vontade própria, então não dá para se tirar leis absolutamente uniformes para se descrever o fenômeno como exigiria a dita ciência.

Tais dificuldades não são fáceis de ser superadas.

Jeanioz escreveu:Estamos diante de um evento desconhecimento e supostamente sobrenatural (ou supostamente uma fraude), mas não sabemos o que REALMENTE causa aquilo.

Quando se descarta uma hipótese, em ciência não se deveria insistir nela. Se OS QUE PESQUISARAM não acharam fraude, os céticos em nada ajudam com sua insistência de que há frauda, especialmente quando não fizeram experimentos a respeito, nem mesmo para testar suas próprias hipóteses.

Para nós espíritas, uma vez que a comunidade científica nos considera irrelevantes, então não temos mais interesse nessas investigações, já que o que nos diz respeito, podemos obter sem todo esse aparato. Por essa razão, quando argumentamos ciência, usamos os experimentos passados, até porque nunca vi até hoje uma refutação convincente dos mesmos. O máximo que vejo é isso que você fala: "são antigos, as fotografias eram primitivas, os ilusionistas assim ou assado..." Mas os céticos não dizem o que fariam melhor.

Jeanioz escreveu:Para se poder afirmar coisas como "Tal evento é causado por espíritos" ou "Tal evento é causado por poder de Deus" ainda é necessário fé, pois tais afirmações carecem de evidências.

É necessário fé para aquele que não conhece o assunto, pois aquele que conhece percebe que depois de esgotadas todas as explicações naturais ou supostamente naturais, sobrou só isso para explicar o dito fenômeno. Também é necessário fé para negar isso, pois se os céticos não conseguem apresentar refutações convincentes, então sua recusa também se baseia em fé.

Jeanioz escreveu:Eu sei que a maioria dos céticos tem como opção default que um evento desconhecido supostamente sobrenatural é fraude. Eu sinceramente não concordo com isso.

Registrado.

Jeanioz escreveu:Quando eu me deparo com um fenomeno desconhecido, não posso afirmar logo de cara que é uma fraude ou um evento sobrenatural, e sim assumir que o tema é desconhecido e requer estudo.

Não sei com quantos fenômenos desconhecidos você se deparou, nem quantos estudos fez a respeito. Eu pessoalmente nunca vi fenômeno algum, exceto um de batidas. De qualquer forma, como faço quando vou redigir um trabalho científico, eu leio o que já se escreveu sobre o assunto e ali procuro ver a consistência dos trabalhos. Vai ter de começar por aí se quer discutir com mais pé no chão.

Jeanioz escreveu:Outra coisa importante é que, se durante a pesquisa eu concluir que uma alternativa é incorreta, isso não significa necessariamente que a outra alternativa seja verdadeira. Temos que continuar a pensar no tema como desconhecido, sem pular conclusões, pois pode ser que a verdade seja uma hipótese que ainda não foi levantada pelos cientistas. Por exemplo, excluir a possibilidade de fraude não significa que o evento seja sobrenatural, mas pode ser um fenomeno natural ainda não descoberto pela ciência, ou também excluir a possibilidade do sobrenatural não significa que se trate de fraude, e sim outra possibilidade.

Cientificamente, você falou, falou e não disse nada. Quando se faz os experimentos e uma hipótese falha em explicá-los, ELA É REJEITADA. Se os experimentos não desmentem uma hipótese, NÃO HÁ MOTIVOS PARA QUE SEJA REJEITADA. É assim que se lida com a coisa em Ciência, meu caro. NÃO SE ACEITAM HIPÓTESES EM CIÊNCIA, ou seja, não se considera que uma hipótese é a verdeira só porque outra foi demonstrada falsa. A hipótese não rejeitada permanece até que finalmente algum experimento a demonstre falsa. E se isso não acontecer, então ela fica como plausível.

No nosso caso em questão, a hipótese espiritual permanece plausível, mas acontece que no ambiente científico também existe a figura da fé. Não estou mais perto de convencer um cético da realidade do fenômeno espiritual mais do que convenceria a um padre ou a um pastor. Minha posição apenas é que respeito os que trabalharam experimentalmente com a coisa e não tenho lá muito respeito pelos que NUNCA experimentaram coisa alguma, mas se apresentam como mais sábios na hora de refutar os que experimentaram.

Jeanioz escreveu:Enfim, na minmha opinião esse sim é o verdadeiro ceticismo científico.

O verdadeiro ceticismo é aquele que DUVIDA. Dúvida jamais foi obstáculo ao progresso da Ciência; já a incredulidade sim. O cético sim duvida, mas sua dúvida deve ter fundamento científico (quer dizer, a dúvida deve circunscrever o que é de âmbito científico - a experimentação - e não o que se estabeleceu filosoficamente).

Assim, no caso que discutimos, o cético deve por em dúvida se o experimento foi bem controlado, se os buracos foram todos fechados, se não houve erros. Uma vez checados esses pontos e verificado que o experimento foi correto, então o cético ao menos teria um vislumbre de que algo inusitado ocorreu, mesmo não estando ele presente para verificar por si mesmo.

Só que não é isso o que tenho visto. A recusa dos céticos baseia-se em fé e não porque tenham provado a falência dos experimentos. As leis naturais (que por uma estranha coincidência, os céticos são os únicos que conhecem TODAS) não explicam como ocorreram tais fenômenos, então fica decidido que nunca ocorreram os ditos-cujos. Este não é o verdadeiro ceticismo, mas é o que prevalece.

Jeanioz escreveu:Como cético, tenho vários questionamentos sobre esses eventos:

1. Por que a suposto fantasma não suportam luz forte? Isso tem a ver com a vulgaridade da substância ectoplasmática? Como extamamente a luz afeta o organismo dos supostos fantasmas?

É da natureza intrínseca da substância. Uma vez que o médium perde peso com a formação da materialização (Florence Cook pesava 55 quilos e durante os processos de materialização chegou a pesar 27), essa substância é retirada de suas células. Não tem proteção de melanina, nem a coesão celular e assim o espírito não consegue sustentá-la em ambiente iluminado. O comprimento de onda da luz interfere: os de menor comprimento são mais prejudiciais; o vermelho afeta pouco e o infra-vermelho não termal não prejudica. Assim, filmagem com luz infravermelha podem ser feitas sem problemas.

Jeanioz escreveu:2. Por que a suposto fantasma derreteu com o gás e depois desapereceu? Isso tem a ver com a vulgaridade da substância ectoplasmática? Como exatamanete o gás afeta o organismo dos supostos fantasmas?

O fantasma não derreteu por conta do gás e sim por causa da iluminação. Naqueles tempos as casas dos ricos e remediados eram iluminadas a gás. Sabia?

Jeanioz escreveu:3. Por que a suposta fantasma filha de Sra Ross Church tinha uma marca de nascença de seu corpo bebê físico? Por quê supostos fantasmas tendem a se aparentar com seu corpo físico? Como supostos fantasmas podem se desenvolver até a idade adulta sem o corpo físico? Haveria outras formas da suposta fantasma adquirir aquela deformação e obter aqueles informações do bebê da Sra Ross Church?

a) Ela se mostrou com aquela marca para ser reconhecida pela mãe.
b) Os fantasmas apresentam-se USUALMENTE com o corpo que tiveram em sua última vida pois é a sua referência e também para serem reconhecidos por aqueles que os conheceram em vida. Entretanto, ele pode assumir formas de outras vidas anteriores se o desejar.
c) É o que se observa: o falecido criança, como espírito, assume a forma que teria se tivesse vivido até a idade adulta; se falecido velho, rejuvenesce até a idade da primavera da vida. O espírito não tem corpo físico e sim um de natureza semi-material.
d) Se um fantasma soubesse tudo sobre outro, então seria Deus, com o dom de onisciência. E para os céticos, isso em nada ajuda: mesmo que fosse outro fantasma imitando a filha de Ross Church, ainda assim seria um fantasma...

Jeanioz escreveu:4. Quando o médium abriu a cortina, o que exatamente aconteceu com a suposta fantasma (que era vulneravel a luz forte)? Por quê, afinal de contas, o médium abriu a cortina? O fantasma poderia ser uma outra pessoa a não ser o médium (alguém de confiança, talvez)?

a) A médium estava DENTRO do gabinete e o fantasma SAIU dali para o ambiente NA PENUMBRA, ou seja, fracamente iluminado _ o suficiente para as pessoas se verem e ao local em que estavam. Não se tratava de luz FORTE, portanto, pois se fosse assim o fenômeno não ocorreria.
b) A médium abriu a cortina porque não se sentia bem e deu a entender que queria que a sessão parasse, mas os presentes insistiram para que continuasse. Ela cedeu.
c) Essa "outra pessoa" teria de entrar no gabinete SEM SER VISTA (o que é improvável, pois apesar de pouco iluminado, a cortina do gabinete podia ser vista, da mesma forma que o cúmplice que lá entrasse. A Sra Ross Church conhecia os presentes à sua casa e naturalmente iria reconhecer que um deles estava tentando se passar por sua filha.

Jeanioz escreveu:A resposta dessas perguntas vai tirar muitas dúvidas, tanto para crédulos quanto para céticos.

Pretensão e água-benta...

Jeanioz escreveu:Estudos realizados na penumbra é um método duvidoso.

O fenômeno de materialização e os de efeitos físicos em geral exigem isso, pois senão NÃO ACONTECEM. O que os pesquisadores faziam era se garantir de que, na escuridão parcial ou mesmo total, o médium ficasse impedido de fraudar.
Jeanioz escreveu:Usar fatores emocionais dos céticos para diminuir suas críticas é um método duvidoso.

O fator emocional cético é a FÉ CÉTICA, mas ele não é o que uso para diminuir suas críticas e sim a falta de consistência dessas críticas. E pior ainda que quando os céticos recorrem à mentira pura e simples.
Dê uma lida neste artigo de Massimo Polidoro e deste outro que é citado por ele, diga-me o que acha e depois conversamos a respeito (a tradução não está boa, mas dá para entender):

http://br.geocities.com/existem_espirit ... ookes.html

http://br.geocities.com/existem_espirit ... colin.html

Jeanioz escreveu:Baseiar suas pesquisas apenas no "é fraude"/"não é fraude" e não ir além disso é um método duvidoso.

Os que tentaram ir além, excluindo os espíritos, não apresentaram muito progresso, mas aí vá discutir com eles.
Se a causa é espiritual, então o agente tem vontade própria e não dá para se tirar leis científicas de algo que tem vontade própria. Podemos determinar alguns fatores, mas é difícil ir além. No fim, o que nos interessa disso é que pode ser provada a continuidade da existência após a morte do corpo. O resto é perfumaria.

Jeanioz escreveu:E sinceridade É um fator determinante para a credibilidade de qualquer pesquisa em qualquer área, tanto do médium, quanto dos cientistas e de qualquer pessoa que estava envolvida.

Pode ser, mas no caso do cientista, este tem de se garantir que o médium insincero seja desmascarado. Quanto à sinceridade do cientista, bem COMO DE SEUS CRÍTICOS (por isso lhe indiquei os sites acima) isso faz diferença. O negócio é que os críticos não me apresentaram as provas de falta de idoneidade dos cientistas que investigaram a mediunidade, mas estranhamente insistem em dizer que eram provavelmente inidôneos...

Jeanioz escreveu:É proibido falar de espíritos ATÉ para vocês?

E quanto a essa "guerra" de "ciências do sobrenatural"... bem, sinceramente sou cético a todas elas...

É proibido ao CIENTISTA falar de espíritos, a menos que queira ser desprestigiado perante seus colegas. Quanto a guerras de ciências de sobrenatural, essa não nos diz respeito.

Jeanioz escreveu:Realmente, é um fracasso dos grandes...

Evoluir não quer dizer apenas e necessariamente "por máquinas em todos os cantos do instituto", e sim evoluir em vários outros aspectos além desses.

Não é apenas evolução de tecnologia empregada nas pesquisas, e sim evolução das idéias, dos métodos, dos estudos e dos objetivos.

Ótimo: já que o pijama e o lápis funcionam bem, vamos continuar a usá-los então! E vamos aprimorar as técnicas a partir disso.

Estou só no aguardo das novas idéias e das técnicas aprimoradas. Até agora não me disseram quais seriam estas...

Jeanioz escreveu:Por mais que tenha havido algins avanços, mais estudo é necessário.

Quanto a questão das provas dos espíritos, ainda é necessária fé para acreditar nisso. Ainda permanece cético quanto ao tema.

As provas de espírito, infelizmente são do tipo particular. Raros são os casos de independência. Por exemplo, a médium Eusápia Paladino materializou uma forma de mulher que se aproximou de Evaristo Testa e disse, com dificuldade, ser a sua mãe. Por sua posição, Testa não conseguiu ver o rosto, mas outros amigos dele puderam vê-lo. Terminada a sessão, fizeram a descrição da mulher vista e Testa confirmou sim que era a sua mãe. Os amigos estranharam:
_ Mas o que vimos foi uma moça.
_ É isso mesmo: minha mãe morreu aos 20 anos.
Ninguém sabia disso. Imaginaram, pela idade de Testa, que sua mãe teria morrido bem mais velha. No dia seguinte, Testa juntou várias fotos de mulheres da sua família, com a idade aproximada de sua falecida mãe, e apresentou a um dos amigos que tinha participado da sessão. Testa tomou o cuidado de incluir entre elas a foto de uma tia, que se parecia mais com ele do que a própria mãe. Mas o amigo não se enganou e ao pegar a foto real da mãe de Testa, ele confirmou:
_ Foi esta quem eu vi.
Que dizer disso?

Em termos científicos, esse aspecto do Espiritismo começou a declinar a partir dos anos 1930. Nessa época surgiu a charmosa Parapsicologia, que permitia "explicar" os fenômenos sem recorrer a espíritos. Na França, para piorar a coisa, cuidou-se de "exorcisar" o Kardec, eliminando-se o lado filosófico e religioso e valorizando o científico. André Dumas, inclusive, até mudou o nome da Sociedade Espírita, dando-lhe um nome de estudos paranormais e liquidou a Revista Espírita, fundindo-a com outra e chamando-as de Reinatrê 2000. Queria enfim expurgar os qualificativos espíritas nos títulos... para paracer que a coisa agora era mais científica. Quebrou a cara! Enquanto que aqui no Brasil você acha prateleiras, ou mesmo estantes inteiras, dedicadas ao Espiritismo, na França os livros espíritas estão em prateleiras dedicadas a Superstição, Folclore, Esoterismo...

No Brasil, o aspecto religioso é o que foi valorizado, junto com o filosófico. Quem está satisfeito com essas coisas não precisa de embasamento científico. Talvez se pudesse pensar em estudos científicos sobre essa interação espírito-matéria e uma forma de se melhorar a coisa, mas o que já tem é mais do que suficiente para o nosso uso e daí duvido que haja mais interesse no assunto.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Najma escreveu:
Botanico escreveu:
Najma escreveu:

Só tem uns problemas:

O rolo de gaze está saindo da boca de um deles...

Imagem

Isto é lençol...

Imagem

Najita minha pedagoga, sou cetico quanto ao seu argumento!!!!
De que marca é esta gaze? :emoticon5: E o lençol é de algodão ou outro tecido? O que me faz crer em vc são as provas! provas moça! provas... :emoticon16:

um cheiro.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Trancado