Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?
- RicardoVitor
Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?
sobe
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!
Fernando Silva escreveu:Alter-ego escreveu:O AT deve mesmo parecer uma narrativa esdrúxula, para quem não conhece nem um mínimo da cultura, história, geografia e línguas semíticas. Eis o grande problema da livre interpretação da Bíblia. Acreditar que qualquer pessoa, ainda que bem intencionada, vai ler e entender. Como se fosse mais simples que um gibi...
Se alguém com todos esses conhecimentos disser que a Bíblia não passa da mitologia contraditória de um povo primitivo e bárbaro, os crentes dirão que essa pessoa está se baseando apenas no que é visível aos olhos e à razão ou coisa assim.
Eu diria que essa pessoa está dizendo que povos que tem religião são primitivos e bárbaros e que esse pensamento é derrubado por Jared Diamond em Armas, Germes e Aço- o de existir povos "primitivos"...
Bárbaros e primitivos é igual a inferiores???

(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653
- RicardoVitor
Cadê o Alter-Ego?
Logical, responsible, practical.
Re: Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?
Fernando Silva escreveu:JoePussy escreveu:hábito cultural, de repente ?
será q nossos ancestrais lá de milênios atrás, pré-gregos, tinham as noções q nós hj temos ?
sinceramente, não faço mta idéia, exceto q o amor, como hj é encarado, é devido às interpretações filosóficas dos gregos.
Em "Os banquetes", de Platão (eu acho) eles discutem "amor" até encher o saco e não mencionam mulheres.
desculpe a resposta atrasada, só vi agora.
eu havia lido que as noções de sociedade q temos hj derivam das idéias gregas e depois das adaptações destas pelos romanos, sabe se isso está correto ?
nosso sistema jurídico é baseado em roma, mas até q ponto ?
"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus
[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
docdeoz escreveu:Fernando Silva escreveu:Se alguém com todos esses conhecimentos disser que a Bíblia não passa da mitologia contraditória de um povo primitivo e bárbaro, os crentes dirão que essa pessoa está se baseando apenas no que é visível aos olhos e à razão ou coisa assim.
Eu diria que essa pessoa está dizendo que povos que tem religião são primitivos e bárbaros e que esse pensamento é derrubado por Jared Diamond em Armas, Germes e Aço- o de existir povos "primitivos"...
Bárbaros e primitivos é igual a inferiores???
Povos antigos eram moralmente, culturalmente e tecnologicamente inferiores a nós. Não podemos condená-los completamente, já que nem todos tinham nossa compreensão, mas não há como defendê-los.
Eles eram primitivos e bárbaros e suas religiões estavam de acordo com isto. Matavam meninas que perdiam a virgindade e pessoas que trabalhavam em dias santos. Praticavam genocídio em nome de seus deuses.
O absurdo é que, em pleno século XXI, ainda haja quem diga que seus costumes, registrados na Bíblia, são a vontade de Deus.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
JoePussy escreveu:eu havia lido que as noções de sociedade q temos hj derivam das idéias gregas e depois das adaptações destas pelos romanos, sabe se isso está correto ?
Sim. A idéia de democracia vem dos gregos, embora a democracia deles estivesse bem longe da nossa.
E nosso sistema jurídico tem raízes no Direito Romano, mais tarde adaptado por Napoleão. Até que ponto, não sei.
Fernando Silva escreveu:JoePussy escreveu:eu havia lido que as noções de sociedade q temos hj derivam das idéias gregas e depois das adaptações destas pelos romanos, sabe se isso está correto ?
Sim. A idéia de democracia vem dos gregos, embora a democracia deles estivesse bem longe da nossa.
E nosso sistema jurídico tem raízes no Direito Romano, mais tarde adaptado por Napoleão. Até que ponto, não sei.
...embora a democracia deles estivesse bem longe da nossa.
Pra melhor, ou pra píor, Fernando?

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
Deu no que deu !!! ...

Fernando Silva escreveu:JoePussy escreveu:hábito cultural, de repente ?
será q nossos ancestrais lá de milênios atrás, pré-gregos, tinham as noções q nós hj temos ?
sinceramente, não faço mta idéia, exceto q o amor, como hj é encarado, é devido às interpretações filosóficas dos gregos.
Em "Os banquetes", de Platão (eu acho) eles discutem "amor" até encher o saco e não mencionam mulheres.
Claro!
O amor é casto.
Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...

castidade e hábitos sexuais dos gregos antigos numa mesma frase ? :)
se não me engano, é nessa obra que Platão tece a tese de que os humanos eram hermafroditas e os deuses, preocupados, dividem o homem em uma parte masculina e feminina, para que tivessem que procurar eternamente uma pela outra.
se não me engano, é nessa obra que Platão tece a tese de que os humanos eram hermafroditas e os deuses, preocupados, dividem o homem em uma parte masculina e feminina, para que tivessem que procurar eternamente uma pela outra.
"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus
[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]
JoePussy escreveu:castidade e hábitos sexuais dos gregos antigos numa mesma frase ? :)
É claro que é uma hipótese minha, baseada na evidência de que o amor é casto.
Pode ser que Platão estivesse defendendo uma posição ideológica de um terceiro sexo, mas aí, ele não estaria fazendo filosofia e, nesse caso, não há o que se levar em conta.
Eu creio que tem gente se confundindo com algo que até pudesse fazer parte dos costumes gregos, mas que nem de longe devia fazer parte dos interesses filosóficos dos pais da sabedoria.
Muito pelo contrário, tem um caso em que algo relativo foi tratado com Sócrates, onde foi posto em dúvida a sua grandeza ética e que se relacionava, justamente, sobre a inclinição natural que teria em relação às coisas dos sentidos:
Veja o caso no link e a parte referente no texto a seguir:
http://www.accio.com.br/Nazare/1946/fhe-09.htm
14. Revela mais ainda o caráter de Sócrates o fato segundo o qual um certo dia surgiu em Atenas um homem que dizia possuir os conhecimentos necessários para descrever o caráter de um homem apenas pela observação de sua fisionomia. Levaram então o homem até Sócrates, que estava dialogando com vários outros. Fez-se silêncio entre todos, para que o homem examinasse os traços da fisionomia de Sócrates. Terminado o exame, disse o homem:
"Eis aqui um homem estúpido,
orgulhoso,
e incapaz de controlar
seus instintos sexuais".
A afirmação, tão abrupta, fêz cair a todos na gargalhada, tal a diferença evidente entre este julgamento e a realidade.
Mas houve alguém que não riu, e este foi o próprio Sócrates. Ao contrário, pareceu como que apanhado em flagrante, e, para não maior supresa dos presentes, dirigiu-lhes estas palavras:
"Não!
Está certo.
Este homem está certo!
São justamente estas as inclinações
que eu vejo existirem em mim,
e que tenho lutado para dominá-las".
Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
zencem escreveu:Fernando Silva escreveu:Sim. A idéia de democracia vem dos gregos, embora a democracia deles estivesse bem longe da nossa.
...embora a democracia deles estivesse bem longe da nossa.
Pra melhor, ou pra píor, Fernando?![]()
A democracia ateniense só se aplicava aos atenienses homens e livres.
Mulheres, escravos e estrangeiros ficavam de fora.
Ainda assim, foi um começo.
As coisas evoluem à medida em que "os outros" se tornam "um de nós".
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
zencem escreveu:Fernando Silva escreveu:Em "Os banquetes", de Platão (eu acho) eles discutem "amor" até encher o saco e não mencionam mulheres.
Claro!
O amor é casto.
Talvez fosse porque, na sociedade deles, as mulheres não tivessem importância a não ser como reprodutoras, sendo o amor um sentimento entre homens.