Saúde pública ou privada?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
André

Re: Re.: Saúde pública ou privada?

Mensagem por André »

Usuário deletado escreveu:
André escreveu:Eram classificados como boatos pela maioria. Não foi algo assumido na época. Com a derrota do Eixo, e as fotos dos campos de extermínio é que não teve como negar.

Todos sabiam que acontecia.

André escreveu:Supor que a população alemã sabia do extermínio a nível industrial, e o apoiou é algo que é contrariado pela maioria dos estudiosos que li, argumentam que não existem evidencias suficientes para dizer isso.

Como não saber? Se praticamente toda família alemã tinha um filho membro ou da SS ou da Abwehr?

O único intelectual que conheço que argumenta que sabiam é Daniel Goldhagen, os outros, em sua maioria dizem que a população não sabia.

http://www.direitos.org.br/index2.php?o ... f=1&id=637

É uma controvérsia, ainda.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Ilovefoxes
Gênero: Masculino

Mensagem por Ilovefoxes »

SickBoy escreveu:
Fabi escreveu:
SickBoy escreveu:
Isso que você propõe é utópico... a ultima campanha do Lula usou técnicas de publicidade nazistas como por exemplo espalhar boatos... eles foram no nordeste e soltaram boatos de que o outro candidato iria cancelar o bolsa família.

"técnicas nazistas"

daqui a pouco vão falar de TECNICAS NINJAS MORTAIS usadas pela esquerda brasileira

espalhar boatos agora é exclusividade do nazismo é? caramba, eu nunca imaginei que as senhoras gordas que passam a tarde cuidando da vida dos vizinhos eram nazistas! malditas!!

táticas sujas como essa não são exclusividade nem da esquerda nem da direita, creio que em nenhum lugar do mundo. o caso do sequestro do Abílio Diniz taí como exemplo

e sobre a saúde. o SUS é péssimo. LOGO, tem que acabar com ele(e nunca melhorá-lo, isso é impossível).

temos que deixar que a mão invisível guie nosso sistema.

$aúde é só pra quem pode.

Procure saber sobre o ministro da propaganda de hitler joseph goebbels.... aí você vai entender....ou talvez não...mas tanto faz...os publicitários entendem quando eu digo isso.....tem um livro bom que fala sobre goebbels que eu lí uma vez agora eu não lembro o nome... mas seria interessante você ler...depois eu procuro e te passo....
mas já coloque na sua lista:
O homem das multidões de Edgard Allan Poe

eu não duvido que o nazismo não tenha usado técnicas "sujas". apesar de não conhecer o livro e nem muito a respeito desse tal goebbels, posso fazer idéia de como funcionava o "ministério da verdade" nazista. frases como "uma mentira dita 100 vezes torna-se verdade" não se tornaram populares por acaso :emoticon4:

o ponto é: essa tática tão inescrupulosamente suja do boato é na verdade corriqueira. infelizmente. Vê-se isso sempre no debate ideológico direita Vs esquerda. o outro lado é sempre vil e cruel e está prestes a fazer coisas abomináveis. em época de campanha eleitoral então...

não há nada de novo debaixo do sol
Eu achei "técnicas nazistas" uma ótima definição.
E acho que discordas isso é desconhecer a história, desconhecer como foi amplo o uso da propaganda na Alemanha nazista.

Fabi
Gênero: Feminino

Mensagem por Fabi »

SickBoy escreveu:
Fabi escreveu:
SickBoy escreveu:
Isso que você propõe é utópico... a ultima campanha do Lula usou técnicas de publicidade nazistas como por exemplo espalhar boatos... eles foram no nordeste e soltaram boatos de que o outro candidato iria cancelar o bolsa família.

"técnicas nazistas"

daqui a pouco vão falar de TECNICAS NINJAS MORTAIS usadas pela esquerda brasileira

espalhar boatos agora é exclusividade do nazismo é? caramba, eu nunca imaginei que as senhoras gordas que passam a tarde cuidando da vida dos vizinhos eram nazistas! malditas!!

táticas sujas como essa não são exclusividade nem da esquerda nem da direita, creio que em nenhum lugar do mundo. o caso do sequestro do Abílio Diniz taí como exemplo

e sobre a saúde. o SUS é péssimo. LOGO, tem que acabar com ele(e nunca melhorá-lo, isso é impossível).

Procure saber sobre o ministro da propaganda de hitler joseph goebbels.... aí você vai entender....ou talvez não...mas tanto faz...os publicitários entendem quando eu digo isso.....tem um livro bom que fala sobre goebbels que eu lí uma vez agora eu não lembro o nome... mas seria interessante você ler...depois eu procuro e te passo....

eu não duvido que o nazismo não tenha usado técnicas "sujas". apesar de não conhecer o livro e nem muito a respeito desse tal goebbels, posso fazer idéia de como funcionava o "ministério da verdade" nazista. frases como "uma mentira dita 100 vezes torna-se verdade" não se tornaram populares por acaso :emoticon4:

o ponto é: essa tática tão inescrupulosamente suja do boato é na verdade corriqueira. infelizmente. Vê-se isso sempre no debate ideológico direita Vs esquerda. o outro lado é sempre vil e cruel e está prestes a fazer coisas abomináveis. em época de campanha eleitoral então...

Não é só boato que usaram... tem uma lista de umas 10 coisas que Goebbels fez e que publibicitário do PT também fez na campanha política....se você reparar eu falei que o publicitário que fez a campanha do lula também fez a do FHC quando ele foi eleito presidente...

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Ilovefoxes escreveu:
SickBoy escreveu:
Fabi escreveu:
SickBoy escreveu:

"técnicas nazistas"

E acho que discordas isso é desconhecer a história, desconhecer como foi amplo o uso da propaganda na Alemanha nazista.

exatamente essa amplitude da propaganda nazista que a torna diferente de um usual boato em campanha eleitoral.

mas como nazismo é sempre uma palavra que causa impacto

o que é cômico é apontar a "tecnica nazista de propaganda" do partido que não gosta, e fechar os olhos para as outras "tecnicas"

Fabi

Mensagem por Fabi »

Ilovefoxes escreveu:

Na verdade é desconhecer as técnicas da propaganda nazista... eu ví os videos que os nazistas fizeram... eles foram pioneiros em um monte de técnicas de propaganda... agora...se goebbels e os outros trabalharam pra hitler...eu não posso fazer nada...são os fatos...tem que aceitar...

Herf

Mensagem por Herf »

André escreveu:
Tem problemas? Puxa, isto é um eufemismo....
SUS melhor? Precisa é acabar com esta máquina de matar gente.

E os pobres que não podem pagar plano Apo???

Teriam dinheiro para tanto caso o estado não retirasse em impostos uma parcela gigante das riquezas que produzimos.

E certamente haveria mais opções de planos de saúde do que as poucas que existem hoje, caso o sistema público fosse eliminado ou mesmo bastante reduzido. A concorrência aumentaria e os preços cairiam, dada a grande demanda que passaria a existir.

Não há a menor razão para pensar que quem tem menos dinheiro iria ficar sem assistência médica caso o sistema de saúde fosse privatizado.

André

Mensagem por André »

Procedure escreveu:
André escreveu:

Teriam dinheiro para tanto caso o estado não retirasse em impostos uma parcela gigante das riquezas que produzimos.

E certamente haveria mais opções de planos de saúde do que as poucas que existem hoje, caso o sistema público fosse eliminado ou mesmo bastante reduzido. A concorrência aumentaria e os preços cairiam, dada a grande demanda que passaria a existir.

Não há a menor razão para pensar que quem tem menos dinheiro iria ficar sem assistência médica caso o sistema de saúde fosse privatizado.

O sistema americano altamente privatizado com mais de 2milhões de pessoas indo a falência com contas médicas, mais de 45 milhões sem serviços de saúde isso no país mais rico do mundo são evidencias mais do que suficientes, (contidas no estudo feito em Harvard que postei, vc leu?) do que acontece quando se privatiza.

Não há a menor razão para se pensar que seria melhor no Brasil. Alias tudo leva a crer que seria ainda pior.

Sendo que sendo mercadoria, saúde pode ser negada, e o acesso não é universal, e total, logo mesmo em princípio é pior, quanto a prática os estudos estão ai para mostrar. A organização mundial de saúde coloca os EUA em 37 lugar no mundo. E pelo aspecto desumano de um país tão rico, deveria estar até pior no ranking.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Procedure escreveu:
André escreveu:

e se alguém por ventura falir completamente e não tiver nenhuma condição de custear suas despesas com saúde?

André

Mensagem por André »

SickBoy escreveu:
Procedure escreveu:
André escreveu:

e se alguém por ventura falir completamente e não tiver nenhuma condição de custear suas despesas com saúde?

Lembrando que não existe sociedade que não tenha uma parcela de pobres, nas altamente capitalistas sempre é considerável, mesmo que seja minoria. Nos EUA nação mais rica do mundo são mais de 45 milhões sem seguro de saúde, que rezam para não ficar doentes.

E mais de 2 milhões por ano indo a falência devido a contas médicas. Sendo que desses a maioria tem seguro de saúde. Alguém leu o estudo feito em Harvard?? Acho que não.(Talvez a Fabi e alguns poucos)

Pois é Sickboy, um sistema todo privado, e esses desenvolverem câncer ou qualquer doença séria, e é morte na certa. Fora terem outros tratamentos negados, inclusive estada em hospital por não ter como pagar.

Mas é o que eu digo para alguns(certamente para empresas de seguro) lucros são mais importantes que vidas humanas, não há discurso nem dados, evidencias que convençam esses de nada, se essa perspectiva está enraizada.

Herf

Mensagem por Herf »

SickBoy escreveu:
Procedure escreveu:
André escreveu:

Vou usar o mesmo método para refutar a idéia de que um grande sistema público de saúde é o melhor para todos: e se o estado porventura falir completamente e não tiver condições nenhuma de custear as despesas com saúde?

Mas... não é exatamente isso que ocorre no Brasil? (E em dezenas de outros países pobres)?

Quer dizer, é preferível correr os riscos de colocar a saúde de toda a nação nas mãos de uma burocracia que tem altas chances de ser ineficiente e corrupta do que os de uma ou outra pessoa que porventura venham a falir. :emoticon19:

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Procedure escreveu:
SickBoy escreveu:
Procedure escreveu:
André escreveu:

Vou usar o mesmo método para refutar a idéia de que um grande sistema público de saúde é o melhor para todos: e se o estado porventura falir completamente e não tiver condições nenhuma de custear as despesas com saúde?

se o estado "falir", poderá ele garantir os intocáveis contratos e a propriedade privada? se for seguir a lógica do estado "falir", não vamos deixar nada como responsabilidade precípua do estado

Mas... não é exatamente isso que ocorre no Brasil? (E em dezenas de outros países pobres)?

e claro, Brasil é o exemplo de estado a ser seguido! não adianta falar do Canadá, Suécia, França, Cochinchina. os olhos dos liberais só se voltam os buracos onde a saúde é um lixo.

e outra, se a saúde de um país vai mal, não significa que o estado está "falido". O Brasil arrecada pouco?

Quer dizer, é preferível correr os riscos de colocar a saúde de toda a nação nas mãos de uma burocracia que tem altas chances de ser ineficiente e corrupta do que os de uma ou outra pessoa que porventura venham a falir. :emoticon19:

reduzir os níveis de burocracia e corrupção do estado. o argumento de que a corrupção e burocracia são inerentes ao estado serve pra justificar qualquer merda. a polícia é corrupta logo o próprio cidadão deve se responsabilizar pela sua proteção. a justiça é corrupta logo as pessoas devem fazer justiça com as próprias mãos. o governo desviará verbas, logo deve-se então acabar com os impostos, e por aí vai..

olha o ranking de corrupção. veja que o nosso país não é o exemplo a ser seguido

http://www.transparencia.org.br/miscelanea/cpi-2006.pdf

rapha...
Administrador

Re.: Saúde pública ou privada?

Mensagem por rapha... »

Provavelmente o maior causador de falências no mundo todo sejam os impostos.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

rapha... escreveu:Provavelmente o maior causador de falências no mundo todo sejam os impostos.

Touché!
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

rapha... escreveu:Provavelmente o maior causador de falências no mundo todo sejam os impostos.

o mercado não é para os fracos

André

Mensagem por André »

Engraçado, Canadá, Suécia,... quase todos os desenvolvidos socializaram saúde, e tem altíssimos índices de desenvolvimento.

Impostos corretos, bem administrados, revertidos em garantias de direitos sociais como saúde, educação, em programas sociais que garantem o básico e estimulam o desenvolvimento. Assim os impostos podem ser instrumentos importantes e o são, quando bem aplicados.

Imposto dificilmente causa falência na França, no Canadá, e os gastos alternativos de uma família de classe media são profundamente reduzidos, por não ter que se preocupar com gastos médicos, em educação, e outros.

Imposto tem que ser aplicado é inteligentemente e com eficiência, é um instrumento do Estado, se for tratado como dogma, alto é bom baixo é ruim, ou o inverso, vai desembocar em distorções seja de esquerda ou de direita.
Editado pela última vez por André em 25 Ago 2007, 19:57, em um total de 1 vez.

Apo

Mensagem por Apo »

Então o problerma não é o capitalismo. É a má administração.
Imagem

André

Mensagem por André »

Apo escreveu:Então o problerma não é o capitalismo. É a má administração.

Depende do que se entende por capitalismo, e socialismo isso está na raiz do problema.

Para mim o Canadá, França, em alguns aspectos reúnem o melhor dos dois mundos. Mantém uma economia de mercado regulada, regimes democráticos abertos, e socializaram (socialismo) saúde e o que mais consideraram direitos sociais, e com programas sociais atendem, relativamente bem as necessidades básicas.

O socialismo democrático que defendo é muito isso, não acredito que a economia de mercado(capitalismo) seja capaz de por si resolver as desigualdades, algumas coisas devem ser socializadas (socialismo). Ao mesmo tempo a dinâmica de trocas comerciais e o fomento a produção com a atuação da iniciativa privada é necessária em diversos setores. Mesmo na educação que é um direito social entendo que a parceria é possível, mas a universalização e o acesso ao público deve estar disponível a todos.

Mas se a economia de mercado não resolve por si, e a propriedade privada não deve ser defendida como o valor fundamental, entendo que aboli-las é inviável, e pragmaticamente não vejo como fazer isso de forma eficiente. A propriedade privada dos meios de produção, quando não for pública, e pode não ser, deve ser regulada para servir ao bem comum. Deve ter responsabilidade social e ecológica instituída por um Estado altamente democrático, com amplas liberdades civis, políticas.

Eu diria que se o Nazismo combinou o que capitalismo e socialismo tem de pior, e ainda injetou coisas que não tem em nenhum dos dois, o socialismo democrático, como eu o entendo e lógico em minha opinião, combina o que os sistemas tem de melhor e valores e princípios que são externos a eles, e superiores em importância, que são os princípios democráticos.

Apo

Mensagem por Apo »

André escreveu:

Depende do que se entende por capitalismo, e socialismo isso está na raiz do problema.

Para mim o Canadá, França, em alguns aspectos reúnem o melhor dos dois mundos. Mantém uma economia de mercado regulada, regimes democráticos abertos, e socializaram (socialismo) saúde e o que mais consideraram direitos sociais, e com programas sociais atendem, relativamente bem as necessidades básicas.

O socialismo democrático que defendo é muito isso, não acredito que a economia de mercado(capitalismo) seja capaz de por si resolver as desigualdades, algumas coisas devem ser socializadas (socialismo). Ao mesmo tempo a dinâmica de trocas comerciais e o fomento a produção com a atuação da iniciativa privada é necessária em diversos setores. Mesmo na educação que é um direito social entendo que a parceria é possível, mas a universalização e o acesso ao público deve estar disponível a todos.

Mas se a economia de mercado não resolve por si, e a propriedade privada não deve ser defendida como o valor fundamental, entendo que aboli-las é inviável, e pragmaticamente não vejo como fazer isso de forma eficiente. A propriedade privada dos meios de produção, quando não for pública, e pode não ser, deve ser regulada para servir ao bem comum. Deve ter responsabilidade social e ecológica instituída por um Estado altamente democrático, com amplas liberdades civis, políticas.

Eu diria que se o Nazismo combinou o que capitalismo e socialismo tem de pior, e ainda injetou coisas que não tem em nenhum dos dois, o socialismo democrático, como eu o entendo e lógico em minha opinião, combina o que os sistemas tem de melhor e valores e princípios que são externos a eles, e superiores em importância, que são os princípios democráticos.

Sim, DESDE que o Estado não interfira, não arbitre, não amordace, não impeça, não se apodere, não usurpe, não se adone das liberdades individuais E DÊ O EXEMPLO DE JUSTIÇA, EFICIÊNCIA, HONESTIDADE E VIGOR...o que me parece pouco executável NO BRASIL e em outros países.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Tentar solucionar problemas, como o de falências, através de planejamento e organização dirigida é um erro. O Estado não tem a função de reger a saúde, a educação e a vida de indivíduos, muitos menos de eliminiar preocupações do seu dia-a-dia. O máximo que um Estado deve e consegue fazer é evitar de criar barreiras que impeçam as pessoas de viverem livres.

André

Mensagem por André »

Apo escreveu:
André escreveu:

Sim, DESDE que o Estado não interfira, não arbitre, não amordace, não impeça, não se apodere, não usurpe, não se adone das liberdades individuais E DÊ O EXEMPLO DE JUSTIÇA, EFICIÊNCIA, HONESTIDADE E VIGOR...o que me parece pouco executável NO BRASIL e em outros países.

Interferir para regular é necessário, no que tange a iniciativa privada, claro que a interferência tem limites. Para mim garantindo responsabilidade ecológica e social, direitos trabalhistas, e o uso do imposto inteligentemente como instrumento já seriam alguns passos no bom caminho.

Tal interferência para não ser suscetível ao arbítrio político tem que se dar em um regime altamente democrático. Se não houver interferência, ai fica-se suscetível ao arbítrio da iniciativa privada, essa podendo colocar lucros a frente das vidas humanas.

A interferência do Estado, democraticamente construída, e controlada pela população, é a meu ver a melhor forma de imunidade do país aos árbitros seja da elite política seja da elite econômica, que não é ruim ou perigosa em si, mas tem o poder para ser, e por isso precisam ambas responder ao poder que emana e deve ser exercido pela população.

Apo

Mensagem por Apo »

rapha... escreveu:Tentar solucionar problemas, como o de falências, através de planejamento e organização dirigida é um erro. O Estado não tem a função de reger a saúde, a educação e a vida de indivíduos, muitos menos de eliminiar preocupações do seu dia-a-dia. O máximo que um Estado deve e consegue fazer é evitar de criar barreiras que impeçam as pessoas de viverem livres.

Sim. E o que vemos no Brasil é um Estado que, além de corrupto e ineficiente, cria barreiras e emperra o desenvolvimento micro e macroeconômico.
Imagem

André

Mensagem por André »

rapha... escreveu:Tentar solucionar problemas, como o de falências, através de planejamento e organização dirigida é um erro. O Estado não tem a função de reger a saúde, a educação e a vida de indivíduos, muitos menos de eliminiar preocupações do seu dia-a-dia. O máximo que um Estado deve e consegue fazer é evitar de criar barreiras que impeçam as pessoas de viverem livres.

Discordo do ponto sublinhado. O Estado deve garantir o império da lei, com isso ele interfere na vida dos indivíduos e procura acabar com preocupações do meu dia-a-dia.

Ensino superior estatal até que funciona razoavelmente bem no Brasil (apesar das greves corriqueiras), ensino básico e médio são lamentáveis, SUS nem se fala...

Sim, mas a crítica deve ser estão ruins tem que ser melhorados, mais bem administrados. Precisamos de mais hospitais públicos, de um SUS melhor e expandido. Para que se precise menos do setor privado na saúde.

Dizer que estão ruins, vamos privatizar, no que tange a saúde é só olhar para a nação mais rica do mundo e o que aconteceu por lá. Em educação é necessária parceria público e privado, o público tem que melhorar, e ai é tanto um problema de infra-estrutura, melhores salários, mais vagas, mais colégios, quanto um problema administrativo do Estado.

Alexandre

Mensagem por Alexandre »

SickBoy escreveu:
Procedure escreveu:
André escreveu:

Imagem
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

André

Mensagem por André »

André escreveu:

Discordo do ponto sublinhado. O Estado deve garantir o império da lei, com isso ele interfere na vida dos indivíduos e procura acabar com preocupações do meu dia-a-dia.

Ensino superior estatal até que funciona razoavelmente bem no Brasil (apesar das greves corriqueiras), ensino básico e médio são lamentáveis, SUS nem se fala...

Sim, mas a crítica deve ser estão ruins tem que ser melhorados, mais bem administrados. Precisamos de mais hospitais públicos, de um SUS melhor e expandido. Para que se precise menos do setor privado na saúde.

Dizer que estão ruins, vamos privatizar, no que tange a saúde é só olhar para a nação mais rica do mundo e o que aconteceu por lá. Em educação é necessária parceria público e privado, o público tem que melhorar, e ai é tanto um problema de infra-estrutura, melhores salários, mais vagas, mais colégios, quanto um problema administrativo do Estado.

Privatizar e dar vouchers para as pessoas que não tem condições financeiras para pagar seu tratamento. Outro problema que você aponta é o de injustiças, a solução é simples: Falar para as pessoas lerem com muita atenção os contratos e punir as empresas que restringirem cláusulas do contrato.

Se os EUA não conseguiram fazer isso acho difícil o Brasil fazer. Socializar comparado com isso me parece mais fácil.

Sobre dar vauchers isso é um problema, aonde está a linha? Os tratamentos são muito caros, vai ter gente fraudando imposto de renda somente para ficar em faixa de renda diferente. Pior que isso quem tem condições de pagar tratamentos de mais de 20 mil reais, somente ricos, e os planos que cobrem tudo, somente parte da classe média. Sistema privado vai levar a falências familiares o estudo de Harvard demonstra. Vc leu?

Fora que não acredito que um sistema desses dê cobertura a todos os pobres. Sendo que pagar é em geral parte do que o SUS faz hoje que vc tanto crítica.

E onde houver empresas vão haver pessoas pensando em como conseguir mais lucros, e nessa área isso significa em pensar formas de negar os tratamentos caros. Eterna quebra de braço.

Qual o problema com sistema Canadense, Inglês, Francês...?

Até Cuba com todas as carências e problemas tem um sistema universal e público? Com custo baixo por habitante.

Trancado