Vida Inorgânica...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por aknatom »

docdeoz escreveu:
aknatom escreveu:
NadaSei escreveu:
aknatom escreveu:Não acredito no transcendente. Acredito que a forma manifesta é o próprio.

Se for inconsciente então estás apenas dando outro nome ao universo.
Eu sempre pensei que você fosse ateu, ou agnóstico ateu...


Não uso o nome Deus pra não causar confusão.
Numa definição para leigos, sou ateu.
Posso dizer que sou monista-panteísta: existe algo que permeia o todo e este todo, em cada uma das suas facetas, é a própria manifestação desse algo.
A vida humana por exemplo, ela depende totalmente do corpo físico pra se manifestar mas possui características que transcendem um simples corpo físico (consciência, vontade, direção, auto-reflexão)... mas tudo isso não existe sem um corpo. Estude o conceito de 5 agregados, é do que estou falando.
Agnóstico nem de perto, não acredito em nenhuma realidade que ultrapasse o universo mesmo, o que é bem diferente do "se existe, não interfere".
E mesmo a forma não manifesta está imanente, não é transcendente... uma das maneiras de se entender a forma não manifesta é potencialidade... um potencial está presente na realidade manifesta, não transcende a ela. O potencial da árvore está presente na semente, não transcende a mesma.


Se você é panteísta é teísta...


Não... e não vou perder tempo explicando... não adiantaria explicar isso pra um cara que é criacionista. Vai estudar por conta.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por aknatom »

Najma escreveu:Bom... antes de mais nada estou muito contente. Este tópico tem se desenvolvido de forma tal como há muito não se via no RV.

Aknaton... suas considerações são fantásticas e eu já disse isso por MP. Não poderia concordar mais nem se eu mesma fosse capaz de sintetizar de forma tão clara a idéia de interatividade de tudo com tudo que o universo "transpira" e que é possível perceber mesmo sem a sua acuidade. :emoticon13: Se é a isso que chamam "deus" eu concordo até com a possibilidade dessa existência. Mas infelizmente é "tudo isso" que você transcreve adicionado da poluição de idéias não filtradas nem transmutadas no cadinho alquímico da "experiência do manifesto em si" que chamam e seguem como deus.

E eu concordo que o mais ínfimo ato de qualquer das entidades manifestas afeta a totalidade, já que desencadeia eventos. Mas tal ato teria que estar à mercê de uma vontade consciente, ou o simples entrechocar das partículas de nuvens de poeira estelar, ou o frenesi alimentar de bactérias preparando o bolo fecal após qualquer refeição em sistemas digestivos animais também reverberam e se fazem notar em toda parte pelo simples fato de estarem inseridos na totalidade? :emoticon1:


Oi Ligia,

obrigado pela consideração.
Sobre a pergunta no final do seu post, veja só... vamos aceitar uma "hipótese histórica", a de que Hitler enlouqueceu pela Sifilis. A ação daquele vírus, simplesmente se reproduzindo no corpo daquele ser humano específico, desencadeou vários genocídios e duas cidades bombardeadas com armas nucleares. O simples entrechocar de particulas numa poeira cósmica possibilitou o surgimento da terra, das nossas vidas, e quem sabe o de quantos planetas habitados, ao mesmo tempo que possibilitou a total destruição de quantas estrelas e planetas com civilizações talvez mais avançadas, tecnológica e moralmente do que nós?
Mesmo a nossa vontade consciente, avaliando o comportamento das pessoas e o seu histórico, a gente percebe que não é tão consciente assim. Muitas das nossas "decisões" são simples repetições de atitudes que vão produzir uma descarga química específica, nas qual nossas células estão viciadas... uma separação, um divórcio, em casos de relacionamentos doentios, produz os mesmos sintomas de crise de abstinência que um viciado em crack tem.
E consciência é o nome que damos a um conjunto de coisas, que são características do ser-humano... não acho necessário especular se eles são conscientes ou não. O que acho necessário é estar ciente que o caminhar destes outros seres muda o mundo, e que o ser humano por ter essa capacidade cognitiva de perceber e avaliar o mundo, junto com a capacidade de abstrair consequencias, possui responsabilidade sobre sua vida e sobre a vida do seu ambiente.
Quanto a necessidade de uma vontade consciente para interferir na realidade, assim como "a particula só se manifesta como particula sobre a observação de uma consciencia", estou lendo um livro pra me aprofundar um pouco mais em física quantica de verdade... depois disso tenho uma experiência bem legal pra propor. Acho que isso precisa ser comprovado.. nem que seja pra parar de produzirem filmes ruins baseados em livros "secretos". :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Trancado