O Ministério da Saúde em relação ao alcool

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re: Re.: O Ministério da Saúde em relação ao alcool

Mensagem por Acauan »

Johnny escreveu:Afinal, por que as drogas são proibidas e alcool não?

É uma questão pertinente.

A principal diferença é que existe um comportamento social estabelecido com relação às bebidas alcoólicas que remetem a tradições milenares, algumas de significado religioso como o vinho eucarístico.
Estas tradições criaram regras que estabelecem como, quando e quanto de bebida se pode consumir em uma determinada situação, fincando limites amplamente conhecidos cujo ultrapassar remete invariavelmente à censura e ao controle social que a grande maioria prefere evitar.
Este auto-controle social não existe para com outras drogas, em geral consumidas dentro de limites decididos pelo próprio usuário.

Outro ponto é que o consumo de álcool ao mesmo tempo que pode estimular um comportamento anti-social reduz na mesma proporção a capacidade do embriagado de executá-lo. Alguém completamente bêbado que puxe uma briga certamente apanhará de qualquer um, enquanto um consumidor de cocaína totalmente cheiradão se torna muito mais perigoso do que em estado normal, devido as propriedades estimulantes da droga poderem exacerbar seus instintos violentos sem restringir sua capacidade física de perpetrá-los.

E por fim as experiências históricas.
A tentativa de proibir bebidas alcoólicas durante a Lei Seca nos Estados Unidos mostrou que mesmo sociedades cristãs conservadoras apresentam extrema resistência a abrir mão de seus drinques.
Já o exemplo da proibição da venda e consumo de ópio na China, no fim do século XIX, e o cancelamento das liberações parciais de consumo na Suíça foram amplamente aceitas, dado o consenso geral sobre os efeitos nocivos da permissividade na questão.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Johnny escreveu:Se tivesse investimento privado, talvez teríamos drogas sintéticas inofensivas e com efeitos diferenciados, umas estimulando a criação, outras a inibição, etc...

Este investimento privado viria na contra-mão das tendências pois todas as grandes companhias de tabaco estão diversificando seus negócios, com fortes aquisições no setor industrial alimentício, já prevendo que as indenizações milionárias às vítimas do fumo, as restrições ao consumo em locais públicos, o endurecimento das legislações e a mudança nos hábitos inviabilizará tal comércio no longo prazo.

É muito difícil associar a idéia de inofensivo às drogas, pois mesmos que alguma nova formulação não provoque destruição orgânica, o simples fato de produzir estados de consciência alterados e ser potencialmente viciante já os define como substâncias de alto risco.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Acauan escreveu:
spink escreveu:
Acauan escreveu:
Ilovefoxes escreveu:A questão é simples: hoje temos a "lei seca", que proíbe cocaína e maconha, mas como as "marcas" cigarro e álcool são muito populares e fazem parte da cultura, essas "bebidas" são permitidas.
Ridículo e contraditório, padrão da lei brasileira. :emoticon13:

Que eu saiba, ter álcool e tabaco como produtos legais e maconha e cocaína como ilegais é padrão de quase todas as legislações do mundo e não um ridículo e contraditório da lei brasileira.

por ser "legal" vc acha moral?

O que há de imoral em tomar cerveja gelada em um dia quente ou uma caipirinha antes da feijoada?

Para os "cabeças" filosofos-agnosticos-politicamente corretos", é tão imoral quanto fazer uma roda e passar uma seringa com coca misturado com sangue.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Ateu Tímido escreveu:
Apo escreveu:
spink escreveu:
Apo escreveu:
spink escreveu:calma, apo; tõ falando de estados de países civilizados.

Este teu avatar te entrega...

é só para comemorar o centenário de um dos maiores gênios brazuca. (ele e santos dumont). a diferença é que se o inventor do avião tivesse sido educado no brasil talvez inventasse um arado revolucionário. :emoticon12:

Este comuna vermelho é mito. Não gosto do trabalho dele. Petulante e arrogante, foi chamado para fazer o projeto de Brasília porque era comunista. Acabou ficando rico.

O que ele fez com os prédios em Brasília ( uma cidade quente que necessitava de aberturas e ventilação cruzada ) é um absurdo.
Ainda por cima disse uma das maiores barbaridades que já ouvi na vida: " Na Arquitetura , a cor é irrelevante ". Ele gosta de concreto. Pos isto Brasília é tão feia.

Certamente existem comentários irrelevantes, mesmo sem se compará-los com a obra de Niemeyer...
A saber, o projeto de Brasília foi de Lúcio Costa, que venceu um concurso internacional, onde a maior parte do júri era de estrangeiros.
Niemeyer concebeu a forma das estruturas individuais, certamente por influência de comunistas como Juscelino Kubitschek e Israel Pinheiro. Aliás, o Partido Comunista era clandestino desde 1947, sendo que Brasília começou a ser concebida em 1956.

Quais comentários são irrelevantes?
Não gosto da obra dele, não vejo nada demais, só babação de ovo de brasileiro, que adora se agarrar numa coisa medianamente boa ( mas nada de espetacular, se compararmos com arquitetos fantásticos pelo mundo afora), e endeusar. Niemeyer é um comunista dos chatos que acredita piamente que o mundo todo se renderá ao comunismo mais cedo ou mais tarde.
Eu estava falando dos prédios, e não da cidade. E os prédios de Brasília são umas caixas fechadas e feias. Ele se repete o tempo todo, e muita coisa foi "inspirada" em obras que ele viu lá fora. Além disto, são aquelas curvas e mais curvas. Ele deveria se reciclar. Aquilo tem uma eterna cara de década de 60. O mundo da arquitetura andou milhões de anos e ele continua empacado, se achando o máximo. Mas está velho e ranzinza.
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:E os prédios de Brasília são umas caixas fechadas e feias.

A Esplanada dos Ministérios parece inspirada em uma pilha de dominós.

Pior que a irrelevância arquitetônica do conjunto é ler as letras garrafais identificando ministério disto e daquilo e se conformar com a quantidade de dinheiro solta para manter aquela vagabundagem toda.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Johnny

Mensagem por Johnny »

Acauan escreveu:Este investimento privado viria na contra-mão das tendências pois todas as grandes companhias de tabaco estão diversificando seus negócios, com fortes aquisições no setor industrial alimentício, já prevendo que as indenizações milionárias às vítimas do fumo, as restrições ao consumo em locais públicos, o endurecimento das legislações e a mudança nos hábitos inviabilizará tal comércio no longo prazo.

É muito difícil associar a idéia de inofensivo às drogas, pois mesmos que alguma nova formulação não provoque destruição orgânica, o simples fato de produzir estados de consciência alterados e ser potencialmente viciante já os define como substâncias de alto risco.

Entendi. Mas o que eu quis dizer foi inofensiva mesmo, algo assim que não fizesse mal nenhum mesmo. Claro que parece paradoxo, mas para a tecnologia tudo é possível. Aliás taí. Poderiam inventar um aparelho que estimulasse o cérebro e provocasse sensações ou induzisse às dos alucinógenos. Como o aparato deveria ser pelos olhos, não daria para a pessoa ficar por aí andando ou dirigindo. Se tirasse da pessoa ela ficaria bem.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

spink
Contato:

Re.: O Ministério da Saúde em relação ao alcool

Mensagem por spink »

se o arquiteto comungasse com carlos lacerda muitos daqui louvariam brasília, que, afinal das contas é patrimônio da humanidade segundo a unesco. eu acho que nem de le corbusier (?) a apo gosta.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

spink escreveu:se o arquiteto comungasse com carlos lacerda muitos daqui louvariam brasília, que, afinal das contas é patrimônio da humanidade segundo a unesco. eu acho que nem de le corbusier (?) a apo gosta.

Brasília, nem que o próprio Roberto Campos em pessoa tivesse feito o projeto todo.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:E os prédios de Brasília são umas caixas fechadas e feias.

A Esplanada dos Ministérios parece inspirada em uma pilha de dominós.

Pior que a irrelevância arquitetônica do conjunto é ler as letras garrafais identificando ministério disto e daquilo e se conformar com a quantidade de dinheiro solta para manter aquela vagabundagem toda.

Horrível. Mas ele esqueceu uma série de fundamentos.
E ganhou muito dinheiro com aquilo e outras coisas feiosas, como a Pampulha, tão babada nacionalmente e pelos mineiros. Brasileiro se contenta com pouco.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Usuário deletado escreveu:Não acho a arquitetura comunista feia, eis uns prédios da arquitetura stalinista:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Existe Arquitetura Comunista? Inventou um estilo agora? :emoticon12:

E quanta coisa feia ein? Prefiro a Praça Vermelha. Aquilo parece muito bonito...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

spink escreveu:se o arquiteto comungasse com carlos lacerda muitos daqui louvariam brasília, que, afinal das contas é patrimônio da humanidade segundo a unesco. eu acho que nem de le corbusier (?) a apo gosta.

EIN? Que pensamentos mais...mais...nem tenho palavras para definir isto.

Jamais eu louvaria um tipo de arte porque ela tem ligações com alguma ideologia. A arte algo muito nobre para ser rebaixada a este nível. E eu não sou tão imbecil de ter este tipo de postura frente a ela.
Grande coisa que Brasília é patrimônio da humanidade. Estou me lixando bulhufas para este tipo de baboseira. A arquitetura é para mim, muito mais um patrimônio da história das civilizações , muito além de Unescos e outras instituições do gênero.

E Le Corbusier, para o meu gosto pessoal, foi ótimo em sua obra de furniture... do resto, também tenho minhas restrições estéticas. Não faz meu tipo. Deve-se ajoelhar e rezar para tudo? Seria idolatria, ou falta de personalidade para criticar e analisar um estilo. Seria como dizer: Luiz XV é um estilo famoso, PORTANTO TENHO que gostar e comprar móveis Luiz XV. Não é assim que funciona. Ele fez sua escola e é notavelmente reconhecido por ela. EU Não gosto. Há outras obras muito mais interessantes sob vários aspectos.
Não deveria emitir palpites sem me conhecer e sobre o que eu penso a respeito de assuntos que não domina.

Aliás, esqueci de citar que tenho em meu living 2 poltronas Le Corbusier. Muito bonitas, por sinal.

Com relação a Carlos Lacerda, aí mesmo é que eu não devo ter entendido. Como eu não sei se me encaixo nos " muitos daqui " que você citou, nem vou me pronunciar.
Editado pela última vez por Apo em 05 Set 2007, 20:35, em um total de 2 vezes.
Imagem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Re.: O Ministério da Saúde em relação ao alcool

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Eu estive em alguns paises do Leste Europeu e os comunistas sao sim bastante chegados a abortos arquitetonicos.

Cabecoes-de-porco enormes e quadrados povoam a paisagem fora dos centros historicos de cidades como Praga, Bratislava, Budapeste ou Zagreb. A coisa so piora quando se sai das capitais. Brno na Republica Tcheca e tao feia quanto certos municipios industriais perifericos do Rio de Janeiro, como Belford Roxo ou Nova Iguacu.

O mais engracado dessas cidades sao as enormes antenas de televisao construidas pelos comunistas. Sao monstrengos imensos no meio da cidade, feitas para transmitir para praticamente todo o pais (que sao bem pequenos). Sao verdadeiros desastres.

A unica utilidade para sua monstruosidade era a de permitir uma orientacao mais facil nessas cidades. Bastava olhar para a antena e ter uma nocao mais ou menos precisa da direcao que se esta seguindo.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Trancado