Najma escreveu:
Se a química cerebral foi afetada, isso implica em que há um problema físico, moço.
Na maioria dos casos não.
A questão é justamente que a "quimica" é uma via de mão dupla, ela pode alterar a mente e nossas percepções, mas também pode ser disparada pela mente.
Ria e tenha bons pensamentos que sua mente dispara certas químicas.
Najma escreveu: Não tão pungente quanto a falta de um dos hemisférios cerebrais mas ainda assim, um problema palpável e verificável através dos sintomas e da forma como o humor do paciente reage às drogas administradas.
Mas é a quimica que está alterando o humor, ou o humor que está alterando a quimica?
As duas coisas acontecem.
Se você rir pra valer, seu cérebro vai disparar certas químicas e elas vão alterar sua percepção. O riso altera tanto a percepção quanto uma droga como o cigarro, algo que pode ser percebido pela própria pessoa, um tipo de "barato" de efeito considerável.
Najma escreveu: 
O que foi que você não entendeu da minha comparação? Você alega que a depressão não é um problema físico porque pode ser tratável com mudança de postura comportamental em relação à vida. Eu alego que é um problema físico e que deve ser tratado diretamente, como no caso de uma fratura... Agora você vem e fala que o problema reside no fato de não se saber o porquê do cérebro resolver funcionar mal de uma hora pra outra... Afinal, é preciso saber as causas de uma fratura para colocar talas no membro fraturado?
A diferença é que a quimica cerebral pode ser alterada tanto pelo físico, quanto pela mente.
Uma perna quebrada é sempre uma perna quebrada, um cérebro com a quimica alterada, pode estar assim por causas físicas ou mentais, sendo que na grande maioria das vezes, o problema é apenas mental.
Najma escreveu:De quais religiões orientais você fala? Budistas não concordam com você... suponho que seja hinduísmo então? Xintoísmo? Judaísmo arcaico? Islamismo? Sufi?
Eu estudo diversas religiões, cristianismo com evangelhos gnosticos, budismo, taoísmo e principalmente hinduísmo.
Já o que eu falo, tem base nisso tudo, e também na psicologia e filosofia ocidentais e na minha própria experiência e auto-conhecimento.
Existe, por exemplo, uma suposta doença conhecida como fobia social.
Segundo a psicologia/psiquiatria, seria uma doença que atinge a uma pequena parcela da população. Se você ler "A Queda" de Albert Camus, ela fala sobre a mesma coisa, mas a coloca como um problema coletivo, uma característica humana.
É um romance de um filosofo, mas ele está certo e as ciências erradas.
Todos tem suas parcelas de erros e acertos.
Não conhecia não.
Najma escreveu:Se uma mudança de comportamento surtiu efeito na sua depressão, ótimo.

Mas nem por isso você pode dizer que esse método vai funcionar com todos os depressivos indiscriminadamente...
note que você mesmo condena o que você faz, certo?
Não condeno o que faço, só não acho que seja uma questão de mérito/culpa ou escolha.
Cada pessoa tem que resolver seu próprio problema da melhor forma e com seu próprio caminho, a única questão é que, independente das diferenças, na grande maioria dos casos o problema é mental/comportamental.
Os casos de problemas fiscos na maquina cerebral são raros.
Najma escreveu:E se eu disser que a depressão não tem cura?

Tem os meios paliativos pra pessoa conseguir lidar com o problema mas eles são o que são: paliativos. Algum problema com isso?
A depressão de quem não tem cura?
A da maioria das pessoas tem sim.
Claro que sempre existem exceções, como foi o caso do problema do meu pai. Ele tinha um problema físico, bateu a cabeça e danificou a maquina, outros podem ter isso por má formação... mas essas são exceções, a regra é a depressão mental e curável.