Banco Mundial vê Bolsa Família como modelo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Adrianoped

Re: Re.: Banco Mundial vê Bolsa Família como modelo

Mensagem por Adrianoped »

Ilovefoxes escreveu:
Adrianoped escreveu:direitinha
Pra variar o cara não está defendendo o Bolsa Família por realmente acreditar nele... :emoticon8:

Não é crença, são dados empíricos. Quem está desacreditando no IBGE e na FGV por motivos ideológicos não sou eu.

Me se diga que pensou o mesmo sobre aquela pesquisa sobre a economia das religiões quando ela foi divulgada?

http://www4.fgv.br/cps/simulador/site%5Freligioes2/
Filosofia ateísta - Blog com textos sobre ateísmo e filósofos ateus

http://adrianoped.blogspot.com/

Apo
Gênero: Feminino

Re.: Banco Mundial vê Bolsa Família como modelo

Mensagem por Apo »

Não é por motivos ideológicos que não se confia em órgãos de pesquisa em que governos encomendam dados e pagam por eles. É porque pagam por eles. Sejam de direita ou de esquerda.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

É uma grande imaturidade política inferir que quem não aprova regimes de esquerda, apóie regimes de direita.
Imagem

Fabi

Mensagem por Fabi »

Sou bem cética quanto a essas informações sobre o bolsa família, não consigo ver uma maneira dela dar certo, pra mim ela seria apenas uma medida de emergência, eles definem um parâmetro de miséria: "é miserável quem não ganha mais que 121,00 reais por mês", e aí distribuem esses 121,00 reais e acham que o problema da miséria acabou, mas eles (miseráveis) continuam morando numa casa precária, sem saneamento básico, sem ter atendimento na área da saúde, sem uma boa escola, sem um emprego.... e com um monte de filhos pra sustentar e dormindo amontoados numa casa pequena...agora eu pergunto...isso é acabar com a miséria? ela continua ali.... dar 121,00 reais não resolve o problema da miséria, se as pessoas verem a miséria não como apenas ter + que 121,00 reais, mas ter uma casa limpa, com esgoto, água encanada, uma boa escola e emprego, mas num país que sufoca o desenvolvimento taxando impostos altos... a miséria real (não essa miséria que tá no papel) nunca vai acabar, distribuir dinheiro dos outros só empobrece o país, investir em desenvolvimento...no real desenvolvimento... não esse desenvolvimento demagógico que o nosso governo prega....seria a solução dos problemas... mas enquanto existirem demagogos que tem a ilusão de que para coisas complexas existem soluções simples....acho dificil o Brasil sair dessa miséria real....
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Sim. Quando falam em rico, pode-se pensar que são os que têm renda familiar acima de 30 mil reais ( o que já seria pouco para ser rico). Mas não, é coisa em torno de 6 mil. Ridículo. Este é só um exemplo do que se faz com os números no Brasil.

E tem gente que cái. Já trabalhei com pesquisa. É tudo manipulável.
Imagem

Fabi

Mensagem por Fabi »

Apo escreveu:Sim. Quando falam em rico, pode-se pensar que são os que têm renda familiar acima de 30 mil reais ( o que já seria pouco para ser rico. Mas não, é coisa em torno de 6 mil. Ridículo. Este é só um exemplo do que se faz com os números no Brasil.

pra mim rico é aquele que ganha mais que 100 mil reais por mês, e tem muitos bens, carros e etc... no mundo real rico é isso...quem ganha 6 mil reais não pode viver como um rico... e sendo renda familiar...imagine só....não sobra nada.... manipular números é fácil......mas no mundo real... um miserável continua miserável, sem água, esgoto, luz elétrica e etc, mesmo ganhando bolsa familia, o salário mínimo no mundo real não supre as necessidades básicas de uma pessoa... (que dirá uma família inteira), e quem ganha 6 mil reais não é rico, está na classe média.

Ilovefoxes
Gênero: Masculino

Mensagem por Ilovefoxes »

No mundo eu diria que rico é quem ganha mais de 500 mil dólares por mês... que se for ver os EUA, 100 mil tá mais para uma classe-média alta...

Fabi

Mensagem por Fabi »

Ilovefoxes escreveu:No mundo eu diria que rico é quem ganha mais de 500 mil dólares por mês... que se for ver os EUA, 100 mil tá mais para uma classe-média alta...

Nem tanto, só aqui no Brasil(por exemplo) que não se compra um carro bom com 4 mil reais, nos estados unidos com 2 mil dólares você compra um carro popular, com 20 mil dólares um carro de luxo.

Apo

Mensagem por Apo »

Por isto que eu digo. Número puro não vale nada.E interpretação se faz o que quer com ela. E tem gente especializada nisto.

Eu tinha um diretor que era mestre em mascarar resultado de pesquisa. A gente dava muita risada. O mercado todo acreditava.
Imagem

Ilovefoxes

Fabi escreveu:
Ilovefoxes escreveu:No mundo eu diria que rico é quem ganha mais de 500 mil dólares por mês... que se for ver os EUA, 100 mil tá mais para uma classe-média alta...

Nem tanto, só aqui no Brasil(por exemplo) que não se compra um carro bom com 4 mil reais, nos estados unidos com 2 mil dólares você compra um carro popular, com 20 mil dólares um carro de luxo.
Eu sei... mas, carro de luxo para brasileiro e carro básico para um americano. Carro "médio" lá é BMW, então nem se comenta carro de luxo. :emoticon16:

Adrianoped

Apo escreveu:Não é por motivos ideológicos que não se confia em órgãos de pesquisa em que governos encomendam dados e pagam por eles. É porque pagam por eles. Sejam de direita ou de esquerda.

Claro que não, aqui entra a sua teoria da conspiração. Mas são os dados que todos usam, qualquer valor de renda que você pegar vai ser utilizando os dados das contas nacionais, não tem outra alternativa. O que não dá é um argumento baseado numa "realidade" definida por um indivíduo.

Então o que vale é eu dizer que é realidade? O que garante que você tenha uma entendimento da realidade melhor que eu por exemplo? Será a pura e simples taxação ideológica? Se defendo algo que considero real mas está favorável ao governo então é falso por que o seu senso de realidade é superior ao meu?

Quais são os critérios? Só a existência de corrupção na política não basta para invalidar o IBGE ou você tem alguma denúncia ou caso de corrupção no instituto?

Adrianoped

Fabi escreveu:Sou bem cética quanto a essas informações sobre o bolsa família, não consigo ver uma maneira dela dar certo, pra mim ela seria apenas uma medida de emergência, eles definem um parâmetro de miséria: "é miserável quem não ganha mais que 121,00 reais por mês", e aí distribuem esses 121,00 reais e acham que o problema da miséria acabou, mas eles (miseráveis) continuam morando numa casa precária, sem saneamento básico, sem ter atendimento na área da saúde, sem uma boa escola, sem um emprego.... e com um monte de filhos pra sustentar e dormindo amontoados numa casa pequena...agora eu pergunto...isso é acabar com a miséria? ela continua ali.... dar 121,00 reais não resolve o problema da miséria, se as pessoas verem a miséria não como apenas ter + que 121,00 reais, mas ter uma casa limpa, com esgoto, água encanada, uma boa escola e emprego, mas num país que sufoca o desenvolvimento taxando impostos altos... a miséria real (não essa miséria que tá no papel) nunca vai acabar, distribuir dinheiro dos outros só empobrece o país, investir em desenvolvimento...no real desenvolvimento... não esse desenvolvimento demagógico que o nosso governo prega....seria a solução dos problemas... mas enquanto existirem demagogos que tem a ilusão de que para coisas complexas existem soluções simples....acho dificil o Brasil sair dessa miséria real....

Mas é claro que os programas sociais são uma medida de emergência, mas uma medida de emergência eficiente. O mercado não dá conta de aborver pessoas miseráveis, essas não tem capacitação para isso. E as crianças na escola são fundamentais, é um custo menor para o país elas estudando.

E programas sociais são investimento, a economia não absorve essa classe social que está a margem da sociedade e da economia, tanto em termos de consumo, quanto de mão de obra. Não faz sentido dizer que programas sociais empobrecem o país, não tem fundamento, o custo é baixo em relação a outros tipos de investimento.

O problema dos impostos é algo sério no país, mas transferir a solução para o fim dos programas sociais diante de tantas outras alternativas seria desumano e improdutivo.

A miséria real é a demagogia de não ser cético em relação ao mercado para resolver os problemas sociais. Já teve essa chance e não resolveu. O governo surge de um contrato social, o dinheiro é para uso público e muitas pessoas mesmo da direita já vem aceitando a necessidade dos programas sociais, ainda mais diante dos resultados reais obtidos no país.

O cúmulo de negar pesquisas empíricas de institutos idôneos como o IBGE é a demonstração de uma cegueira ideológica que assim como os crentes religiosos colocam as idéias acima dos fatos.

Adrianoped

Apo escreveu:Por isto que eu digo. Número puro não vale nada.E interpretação se faz o que quer com ela. E tem gente especializada nisto.

Eu tinha um diretor que era mestre em mascarar resultado de pesquisa. A gente dava muita risada. O mercado todo acreditava.

O pior é nem interpretar os números e apenas negá-los. Um olhar superficial sobre a questão.

Apo

Mensagem por Apo »

Adrianoped escreveu:
Apo escreveu:Não é por motivos ideológicos que não se confia em órgãos de pesquisa em que governos encomendam dados e pagam por eles. É porque pagam por eles. Sejam de direita ou de esquerda.

Claro que não, aqui entra a sua teoria da conspiração. Mas são os dados que todos usam, qualquer valor de renda que você pegar vai ser utilizando os dados das contas nacionais, não tem outra alternativa. O que não dá é um argumento baseado numa "realidade" definida por um indivíduo.

Então o que vale é eu dizer que é realidade? O que garante que você tenha uma entendimento da realidade melhor que eu por exemplo? Será a pura e simples taxação ideológica? Se defendo algo que considero real mas está favorável ao governo então é falso por que o seu senso de realidade é superior ao meu?

Quais são os critérios? Só a existência de corrupção na política não basta para invalidar o IBGE ou você tem alguma denúncia ou caso de corrupção no instituto?

Que Teoria da conspiração, cara? Coisa mais batida e antiga isto...Parece que não conhece o país que vive....bom, eu conheço há quase 50 anos. Mas tem gente de 12 que também conhece. Desculpa, mas achar que o Brasil é um país sério é viver fora da realidade. Nem vou discutir isto.
Engraçado que falar de ideologia só vale para o outro lado. Eu não tenho partido, não apóio coisa nenhuma neste país vinda da mentira e mau caráter aqui vigente desde o descobrimento.
Então não adianta colocar rótulo partidário ideológico em nada. Prá mim, é tudo farinha do mesmíssimo saco. Mas o PT é o lixo maior que este país já produziu, assim como religião é lixo, mas algumas são piores do que outras.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Adrianoped escreveu:
Apo escreveu:Por isto que eu digo. Número puro não vale nada.E interpretação se faz o que quer com ela. E tem gente especializada nisto.

O pior é nem interpretar os números e apenas negá-los. Um olhar superficial sobre a questão.

E você acha que todos interpretam do mesmo jeito, querido?
Existe um jeito certo de interpretar? Tá. Vai acreditando nisto.
Imagem

Adrianoped

Apo escreveu:
Adrianoped escreveu:

Que Teoria da conspiração, cara? Coisa mais batida e antiga isto...Parece que não conhece o país que vive....bom, eu conheço há quase 50 anos. Mas tem gente de 12 que também conhece. Desculpa, mas achar que o Brasil é um país sério é viver fora da realidade. Nem vou discutir isto.
Engraçado que falar de ideologia só vale para o outro lado. Eu não tenho partido, não apóio coisa nenhuma neste país vinda da mentira e mau caráter aqui vigente desde o descobrimento.
Então não adianta colocar rótulo partidário ideológico em nada. Prá mim, é tudo farinha do mesmíssimo saco. Mas o PT é o lixo maior que este país já produziu, assim como religião é lixo, mas algumas são piores do que outras.

A discussão do tópico é sobre os programas sociais com bases em pesquisas empíricas. Os dados mostram os resultados positivos dos programas e estes são negados devido a confrontar a sua visão pessoal da realidade.

Questiona o IBGE e a FGV para justificar algo que nem está sendo colocado aqui, que é a questão partidária e ideológica.

Existem fatos sobre corrupção para a fonte primária de dados mais citada em toda a imprensa?

Que realidade é essa que contraria o IBGE? Qual a base dessa contradição? A idade pessoal interfere em algo? Alguém concordar contigo é entender a "realidade".

Já estamos acostumados com crentes que detem a "verdade". Agora é crente política que detem a "realidade".

Para a crença em deus não existem parâmetros, evidências para se abraçar. Agora qual é a base de se julgar dona da verdade?

Se o IBGE é a mentira e mau caráter o que é a verdade para você? Somente as suas experiências pessoais?

Apo

Mensagem por Apo »

Quanto lugar comum. Já disse que tem criança de 12 anos que conhece o país em que vive.

Parei.
Imagem

Adrianoped

Isso não é argumento e sim birra ideológica. :emoticon12:

Pode não ter partido mas tem ideologia, uma visão de mundo, uma lente para ler a realidade. Se julgar imparcial não é suficiente para validar algum argumento.

Apo

Mensagem por Apo »

Fabi escreveu:
Apo escreveu:Sim. Quando falam em rico, pode-se pensar que são os que têm renda familiar acima de 30 mil reais ( o que já seria pouco para ser rico. Mas não, é coisa em torno de 6 mil. Ridículo. Este é só um exemplo do que se faz com os números no Brasil.

pra mim rico é aquele que ganha mais que 100 mil reais por mês, e tem muitos bens, carros e etc... no mundo real rico é isso...quem ganha 6 mil reais não pode viver como um rico... e sendo renda familiar...imagine só....não sobra nada.... manipular números é fácil......mas no mundo real... um miserável continua miserável, sem água, esgoto, luz elétrica e etc, mesmo ganhando bolsa familia, o salário mínimo no mundo real não supre as necessidades básicas de uma pessoa... (que dirá uma família inteira), e quem ganha 6 mil reais não é rico, está na classe média.

Quando um governo chama de rico pessoas que ganham pouco, está na verdade não querendo chamar miseráveis de miseráveis. Ele re-nomeia todas as faixas e faz a classe pobre se achar classe média, o que dá a eles a sensação de estarem prosperando na vida. Como a manipulação deste número absoluto, que na verdade é relativo ( renda), faz as pessoas se sentirem incluídas e pensarem que o governo foi quem proporcionou a eles mudarem de classe ( num ´passe de mágica...), sentem-se devedores e votam de novo no que se insinua como benfeitor. Este é o jogo.

E o povo cái como um peixe. Desta forma, aceita aumento de imposto, aumento de preços e deposita a próxima melhora no futuro, basta acreditar nas próximas promessas, que o país está crescendo graças à eles ( povo sob a proteção do Estado). E assim, como é nas religiões, cria-se a dependência e a fidelidade.

É triste não é?
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Adrianoped escreveu:Isso não é argumento e sim birra ideológica. :emoticon12:

Pode não ter partido mas tem ideologia, uma visão de mundo, uma lente para ler a realidade. Se julgar imparcial não é suficiente para validar algum argumento.

Outro lugar comum. Minha ideologia é não apoiar criminosos e corruptos. Isto me basta como argumento. O que criminosos e mentirosos fazem e armam ( dando risada da nossa cara) para mim é lixo e merece cadeia. Mas como neste país o que mais tem é gente iludida e/ou cúmplice de estelionato de todo tipo, qualquer argumento, prova, até culpa confessa, é perdoada.

Aqui é o país do tudo pode. Bandido manda e a gente obedece. E tem gente que vota neles e ainda aplaude. ´
Não adianta, eu não jogo este jogo.
Imagem

Adrianoped

Apo escreveu:
Adrianoped escreveu:Isso não é argumento e sim birra ideológica. :emoticon12:

Outro lugar comum. Minha ideologia é não apoiar criminosos e corruptos. Isto me basta como argumento. O que criminosos e mentirosos fazem e armam ( dando risada da nossa cara) para mim é lixo e merece cadeia. Mas como neste país o que mais tem é gente iludida e/ou cúmplice de estelionato de todo tipo, qualquer argumento, prova, até culpa confessa, é perdoada.

Aqui é o país do tudo pode. Bandido manda e a gente obedece. E tem gente que vota neles e ainda aplaude. ´
Não adianta, eu não jogo este jogo.

E o IBGE é formado por criminosos e corruptos. :emoticon12:

Lugar comum é essa da corrupção para justificar qualquer negação dos fatos. Essa é velha. :emoticon12:

Apo

Mensagem por Apo »

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

O fato é que o Brasil é um país de gente burra e crente. Atrasado e com um presidente analfabeto que não sabe de nada.
O fato que nossos estudantes vão à escola porque não tem nada para comer em casa e vão lá fazer alguma refeição. A maioria chega no Ensino Médio ( os que chegam ) e não sabem escrever.
O fato é que nossos políticos são corruptos, safados e mentirosos, mas ganham muito dinheiro e riem e dançam muito enquanto alguns aqui aplaudem o circo deles.
O fato é que nosso presidente leva pé na bunda dos amigos latino americanos e continua se achando importante.
O fato é que nosso sistema de saúde pública é um lixo.
O fato é que nossas estradas são uma vergonha e o Lula tapa buracos e manda dizer que agora, sim temos estradas de primeiro mundo, como "nunca antes" tivemos.
O fato que brasileiro come m**** e acha bom.
O fato é que 80% dos brasileiros aceita uma "certa dose " de corrupção, sim...mas esta pesquisa não deve servir, não foi encomendada pelo governo e sim pela mídia.

Que fatos, meu filho? Somos um país sério e eu estou inventando coisas? Com que interesse? Você tem interesses ideológicos para tal e bem claros. Chama quem não apóia a esquerda de "direitinha"...Isto já diz tudo.

Se eu fosse de outro partido não governista, você ia entrar naquele lerolero de falar do FHC, falar das falcatruas de outros governos e blablabla. Como não sou de partido algum e quero que esta corja toda se lixe, você fica sem muita coisa para jogar na mesa.

So sorry. Hora de dormir.

Boa noite.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Ah ...se você não é bogus...fique por aí. Tem muito que aprender. As discussões politicas aqui estão já em outro patamar.
Imagem

Adrianoped

Essa de falar que o IBGE não é confiável não dá pra engolir. A imprensa toda usa essas dados para divulgar suas notícias.

E acompanho sim as discussões daqui, e vi o nível de alguns, que é o culto ao Lula, mas na forma negativa. Dessa maneira não se discute política e sim o Lula, e as diversas possibilidades de adjetivos pejorativos para qualifica-lo.

Eu brinquei com o Foxes, assim como o Night brinca chamando de esquerdinha os "opositores".

Ilovefoxes

Corrupção no Brasil também é uma teoria da conspiração? Se for, o que falar da realidade? :emoticon18:

Trancado