Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
vega! escreveu:Sr Incognito, pode pelo menos explicar o porque está escrito errado ?
Só a consciência do significado da liberdade pode nos dar coragem para buscar a verdade no desconhecido.
Ahnn ??
Sim, temos medo do desconhecido, por isso o evitamos e nos engaiolamos nas paredes de nossos condicionamentos.
Alí estão nossas ilusões, nossas falácias, ... as defendemos como verdades, e assim contribuimos com o cáos.
É a nossa rendição, ...que nos tolhe a amplitude do horizonte que o desconhecido nos oferece.
Essa é a terra do contestador, do inconformado, de quem ainda se indigna contra o que se crê inevitável.
O mundo tem jeito; pode ser melhor e sem conflitos, basta que o apreciemos, sem cobiças, sem tiranias, ...sem medos.
Resumindo, conhece a verdade , alia com coragem e assim consegue-se justiça. Tendo Justiça se tem a noção correta de que se é livre . E com a Liberdade tem-se a paz
vega! escreveu:Sr Incognito, pode pelo menos explicar o porque está escrito errado ?
Só a consciência do significado da liberdade pode nos dar coragem para buscar a verdade no desconhecido.
Ahnn ??
Sim, temos medo do desconhecido, por isso o evitamos e nos engaiolamos nas paredes de nossos condicionamentos.
Alí estão nossas ilusões, nossas falácias, ... as defendemos como verdades, e assim contribuimos com o cáos.
É a nossa rendição, ...que nos tolhe a amplitude do horizonte que o desconhecido nos oferece.
Essa é a terra do contestador, do inconformado, de quem ainda se indigna contra o que se crê inevitável.
O mundo tem jeito; pode ser melhor e sem conflitos, basta que o apreciemos, sem cobiças, sem tiranias, ...sem medos.
Resumindo, conhece a verdade , alia com coragem e assim consegue-se justiça. Tendo Justiça se tem a noção correta de que se é livre . E com a Liberdade tem-se a paz
Claro! A inteligência não se manifesta no que nos foi doutrinado, mas na espirito aventureiro de nossa individualidade, capaz de desvelar os segredos da verdade.
A liberdade desencadeia a inteligência e a inteligência constroi a sabedoria...
...E a sabedoria é a solução de tudo.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo; O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
Fernando Silva escreveu:Proselitismo = pregação pura e simples, sem apresentar evidências. Apologética = defesa de um determinado livro "sagrado"
Bom.. eu não creio na bíblia e gosto de perguntar. Só que pra mim da mesma forma que um padre pode inventar coisas e provas, um cientista também pode fazer igual. Vai ser legal conversar com vocês porque não sei muito a respeito dessa área..
Ta.. mas muitas evidências científicas que eram tratadas como realidade foram desmentidas, estou errado ?
Olá, Vega!
Tem que se diferenciar "teoria" de "lei".
Quando um cientista levanta uma hipótese, é isso: uma hipótese, uma teoria. Baseada em probabilidades. Deve gerar mais pesquisa e pode ser contestada. Você pode concordar com essa teoria, baseado em que as possibilidades lógicas dela estarem certas são muito grandes. Ou não. Assim é com a Teoria da Evolução, Teoria da Relatividade... Teorias.
Uma "Lei" é algo que foi provado e sobre o qual não resta mais dúvidas, como a "Lei da Gravidade".
Alguns religiosos adoram execrar a Ciência qdo uma teoria não se comprova.
A Ciência não é dona da verdade.
A Religião se considera a tal.
zencem escreveu:Não tenho nada com Descartes... Tenho contigo... da presunção que transborda numa ação, da qual não se tira nenhum proveito.
vc disse que a filosofia é uma "ciência que não se aprende de livros, nem dos outros, mas através do aguçamento do próprio pensar". Por isso disse para ver o título completo da obra. Ia te esclarecer.
Quem agiu com presunção foi você, inclusive se metendo onde não foi chamado. Eu nem dirigi a palavra pra você, mas você já foi dando suas patadas (lembra do "ridículo"?).
zencem escreveu:Quanto ao contraditório não perca tempo quanto ao tipo. Conceda-lhes a oportunidade de flashes de lucidez, livrando-os do teu jugo.
De novo. Se está falando de "a e não-a", como parece ser o modo como você estrutura seus "argumentos" normalmente, isso não é "lucidez", mas sim algo sem sentido,uma contradição. Eis o "teu jugo". Recomendo que comece a "perder tempo" (para usar seus termos...) pensando nisso, aumentando sua capacidade de argumentação.
Eu sou o Vega, acabei de me cadastrar e achei esse fórum buscado várias frases proferidas por Martinho Lutero, e acabei descobrindo muita coisa interessante como Hitler ser Cristão e talz.
A minha família fez um curso de filosofia chamado Pró-Vida, onde quem criou esse curso foi uma pessoa iluminada que diz seguir os passos de Jesus, é uma mistura de respiração, mantras, filosofia, modo de agir com a sociedade, religiões, respirações, etc... Minha educação foi sempre baseado nesse curso, e depois eu comecei a procurar outras religiões, fui Wicca, Espirita, e hoje ajudo um grupo de jovens católico com a entrega de cestas básicas para moradores de rua, o que é bem legal.
Teologia e História são assuntos que eu adoro e como algumas crenças que eu tinha, como "A terra ja foi com o eixo reto"(Exilados de Capela) ja foram derrubadas por um ateu, to entrando aqui mais pra saber o que catzo um ateu pensa e porque é tão teimoso em relação o que pensa, como gosto de ler , vou passar bastante tempo por aqui.. o manual do crente ta bem legal.
As perguntas que irei fazer são do tipo: "po, mas não é assim.." e talz, eu pergunto mesmo.. porque acho que se você tem que perguntar pra religião, é a mesma coisa pra ciência..
Fernando Silva escreveu:Ao nos chamar de teimosos, você já deu a entender que não aceitamos argumentos válidos.
Eu chamo de teimoso qualquer um que bate na mesma tecla e mesmo com o argumento refutado continua por pura teimosia.
Bem, sua frase no início dá a entender que somos assim. Por outro lado, talvez a teimosia esteja com quem acha que somos nós que devemos mudar de idéia. Talvez não nos pareça que nossos argumentos foram refutados.
Essas questões são recorrentes aqui no Religião é Veneno. Em muitas ocasiões já tive vontade de dizer: peraí!, o fato de você afirmar que determinado argumento foi refutado não signfica que seu oponente considere que o mesmo foi refutado!
É incrível como as pessoas se esquecem disso. As habituais acusações de má-fé não ocorreriam com tanta freqüência se as pessoas mantivessem isso em mente.
É extremamente comum um ateu postar, aqui ou no Clube Cético: fulano de tal é cínico, mal intencionado, etc, ele vive insistindo nos mesmos argumentos mesmo depois deles serem refutados.
Aí é que está! Talvez o sujeito em questão não ache que seu argumento foi refutado. Ou talvez simplesmente ainda não tenha sido convencido inteiramente. Talvez tenha suspendido seu julgamento, à espera de provas ou argumentos mais conclusivos. E enquanto isso continua divulgando seus pontos de vista anteriores, por considerar que parte deles ainda é válida...
Enfim, sempre que alguém insiste em não concordar conosco, é sábio lembrar que há várias possibilidades para explicar isso, além da pura e simples má-fé.
Mas o que tenho observado é que boa parte dos foristas ateus está tão convencida de que seu ponto de vista é o único admissível que não hesita em apontar qualquer um que deles discorde como agindo de má fé. Gente!, mão na consciência!, burrice também existe! E, se o rótulo de obtuso muitas vezes não é aplicável com facilidade, por ser patente que o oponente detem qualidades intelectuais, então talvez fosse o caso de refletir sobre se nosso ponto de vista é mesmo o único admissível racionalmente. Talvez não seja.[/color]
Editado pela última vez por Ben Carson em 11 Dez 2007, 19:24, em um total de 2 vezes.
O que os ateus acham dos arqueólogos e historiadores que dizem ter provas concretas das histórias da Bíblia ?
Ps - Icógnito, você criticou Lucifer várias vezes dizendo que ele estava errado. Mas não pode falar algo que vai contra a história meu. Galileu foi realmente ameaçado de ser queimado caso não negasse seus estudos