chagas escreveu:André escreveu:edmar quem disse que o Universo foi necessariamente criado? Isso é uma suposição, ele pode muito bem sempre ter existido, ou ter surgido a partir de uma oscilação quântica, um acaso em nada inteligente. Alias dizer que é inteligente é colocar intenção na causa, e as causas de fenômenos naturais são desprovidas de intenção, ou sendo mais cauteloso tudo indica que são desprovidas de intenção. Bem vc perguntou sobre o mundo, se está se referindo a Terra, foi o Big Bang, se retrocedermos muito teremos que dizer não sei especialmente acerca do “surgimento” do Universo, que pode nem ter surgido, pode ter sempre existido de uma forma ou de outra, e apenas mudado ao longo do tempo.
Vc acha que o ateu diz que Deus não existe? A maioria dos ateus e agnosticos, cuja diferença é pequena, dizem que não sabem, não tem certeza. Até pq não existem evidencias suficientes, nem a existência de qualquer coisa sobrenatural, nem da inexistência. Pelo que sabemos podemos no máximo falar de probabilidades. E sabendo da miríade de Deuses,da ausência de intenção na natureza, nos parece mais provável ter sido uma criação humana (isso sabemos que foi) para lidar com essas dúvidas. A ilusão de saber para muitos é menos perturbadora do que não saber, do que ter que reconhecer sua ignorância.
Então o universo pode sempre ter existido?
Então responder que deus pode ter sempre existido, tambem seria razoavel! Isso considerando a hipoteze de que ele exista.
Se não, porque serve como resposta para o universo, e não serve para um "possivel" deus?
É uma hipótese, daí a dizer que é razoável é discutível. Eu não diria que é impossível que Deus tenha sempre existido, eu apenas não sei se existe. Admitamos a possibilidade que existe, nesse caso um ser eterno me parece mais provável do que um ser criado já que isso implicaria em um ciclo sem fim de seres sobrenaturais.(Se um é improvável que dira de infinitos)
Porém a hipótese primeira, que ele existe, me parece improvável. O Universo nós sabemos que existe, é um dado observável, já Deus não temos qualquer evidencia verificável.
Por isso que permaneço na dúvida, que diga-se de passagem não me atormenta, apenas é uma conclusão diante de uma questão. O que me atormenta, não está na questão em si, pois estou satisfeito com minha posição, e sim a reação dos outros, da sociedade, o preconceito, a cólera, de quem não respeita quem pensa diferente.
É isso que motiva os descrentes a se reunirem, por exemplo, em fóruns, a conversarem, pois a questão em si é interessante, e gostamos de pensar sobre diferentes possibilidades, mas sabemos o quão improvável, é desfazer as duvidas no que tange isso, já a reação social, não há duvidas em relação a ela, e quão importante é superar essa intolerância.