Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Pois é, existem varias maneiras de se forjar algo, o que não consigo intender é o seguinte: afirmação do videomaker, em resumo " Dado que não há como provar que as fotos são falsas, então elas são verdadeiras."
A pergunta correta a ser feita, não é se as fotos são verdadeiras, mas sim, perguntar se o objeto fotografado é verdadeiro, percebeu a diferença na focagem do assunto?
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh! Versão: 5.1 última versão!!!! . O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados! .
Pois é, foco errado, mas depois da modelagem 3d e de editores de videos nada mais é real, um exemplo bom exemplo é a playboy, e outro não tenho a fonte aqui, mas já viu algum "pepafilmes" uns loucos do RJ, que fazem uns videos caseiros, com efeitos de sabre de luz do starwars.
NightMare escreveu:Pois é, foco errado, mas depois da modelagem 3d e de editores de videos nada mais é real, um exemplo bom exemplo é a playboy, e outro não tenho a fonte aqui, mas já viu algum "pepafilmes" uns loucos do RJ, que fazem uns videos caseiros, com efeitos de sabre de luz do starwars.
Alguem ja assistiu o filme Metropolis de Fritz Lang feito em 1926 ?
Esta cena da criação da robô com os raios ao seu redor que subiam e desciam foi incrivel, e isto muito antes de George Lucas:
Muito mais convincente do que os efeitos especias toscos da Irmã Josepha
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend! Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas: "Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria." Martinho Lutero -----//-----
NightMare escreveu:Pois é, foco errado, mas depois da modelagem 3d e de editores de videos nada mais é real, um exemplo bom exemplo é a playboy, e outro não tenho a fonte aqui, mas já viu algum "pepafilmes" uns loucos do RJ, que fazem uns videos caseiros, com efeitos de sabre de luz do starwars.
Acho que vc não entendeu direito o que eu quiz dizer.
É claro que vc pode manipular uma foto, depois que ela foi feita, mesmo na década de 60, podia-se fazer vários tipos de manipulação, acrescentar ou tirar algo da foto, nubla-la, etc.
Mas as fotos que foram apresentadas neste tópico, não sofreram nenhuma manipulação. mas, o objeto fotografado sim.
Vou te dar um exemplo bem simples:
Eu pego um travestí que realmente se pareça com uma mulher, tiro uma foto dele e te mostro a foto, dizendo que é uma mulher.
Vc pode usar quantos programas de manipulação de imagens for, que vc não irá provar que não é uma foto de mulher.
Mas, no entanto, não é uma foto de uma mulher de verdade, mas sim de um travesti.
Ou seja, eu não fraudei a foto, mas fraudei o objeto fotografado, lhe apresentando como se fosse mulher, sendo que na verdade não era!
Entendeu agora?
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh! Versão: 5.1 última versão!!!! . O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados! .
APODman escreveu:Alguem ja assistiu o filme Metropolis de Fritz Lang feito em 1926 ?
Esta cena da criação da robô com os raios ao seu redor que subiam e desciam foi incrivel, e isto muito antes de George Lucas:
Muito mais convincente do que os efeitos especias toscos da Irmã Josepha
[ ]´s
Putzzzz Apod!
Esse filme é um clássico da ficção científica!
Realmente, esse efeito, para a época, era do caralho!
Eu assistí 3 vezes esse filme, mas, como ele é longo e não é sonoro, muita gente não tem paciência prá assistir !
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
O relato de Salomão Schvartzman - Repórter que, diga-se de passagem, não é Espírita - é hoje histórico e foi publicado no famoso semanário, a Revista “Fatos e Fotos” no dia 3 de agosto de 1963. Vamos trancrevê-lo, na íntegra, a fim de que o leitor, desde já, possa averiguar os dons mediúnicos de Dna. Otília Diogo.
“Quero relatar de maneira minuciosa tudo o que vi na sessão espírita do Centro Paz e Amor, no interior de Minas Gerais, no dia 17 de julho último. Eu e Geraldo Móri, dois descrentes em matéria de espiritismo, viajamos mais de 400 quilômetros para comprovar a materialização de um espírito e trazer aos leitores de “Fatos e Fotos” o relato honesto dos 120 minutos que passamos no interior da casa número 138 da Rua do Mercado.
Em toda a minha vida, eu jamais havia assistido a qualquer trabalho dessa natureza. Movia-me o desejo da reportagem, tão somente, imbuído de um respeito simples que todos guardamos dentro de nós quando defrontamos com algo desconhecido. Confesso que, de início, antes que começasse a sessão, alimentei a vontade de descobrir uma possível fraude. Meus olhos bailaram de cá para lá, de baixo para cima, procurando um teto falso, um túnel, um buraco, uma porta secreta, qualquer coisa, enfim, que me levasse a por em dúvida a seriedade daquele espetáculo. Nada encontrei. A médium, uma mulher baixa, magra, aparentando 30 anos, naquela quarta-feira, com 38 graus de febre, voz fina de mulher do interior, usando um vestido largo e um suéter grosso e sapatos baixos, me dava a idéia de qualquer coisa incomum. Seu nome : Otília Diogo. Casada, mãe de duas filhas.
Homens, de um lado, mulheres, de outro. O presidente da Sociedade Espírita, Antenor Risso, conduziu a médium Otília até um tablado de madeira onde uma cadeira especial a esperava. Foi amarrada com duas correias em poder de Antenor.
A minha expectativa aumentava. Subi até o tablado e examinei o local onde Otília já estava, pois assim que a sessão começasse uma cortina a separaria de todos nós, a fim de que lá não penetrasse a mínima réstia de luz. O teto era de cimento, como as paredes, que também não tinham o menor defeito, rachadura ou porta.
Eu continuava na cadeira, enquanto Móri permanecia agarrado à máquina e ao flash. Ordens severas haviam sido dadas no sentido de que somente tirasse fotografias depois da autorização do próprio espírito. Do contrário, a luz do flash cegaria para sempre a médium. Obedecemos para evitar qualquer tragédia.
De repente, em meio à escuridão, vislumbrei um vulto branco. Era o espírito que aparecia e que se anunciava como Irmã Josefa. Fiquei extático. A preocupação de descobrir qualquer indício de embuste tirou-me o medo. Mas não vi nenhuma mistificação. E a Irmã Josefa lá estava, com apenas uma pequeníssima parte de seu rosto e a laringe iluminadas por uma luz fosforescente. Não se lhe viam os olhos, a boca e o nariz. A luminosidade diminuta de uma parte de sua laringe-repito-era o se enxergava.
Antenor destacou-se da assistência e perguntou se o fotógrafo poderia tirar umas chapas. Irmã Josefa, numa voz muito meiga, envolvente, disse :
- Sim. E por que , não?
O flash explodiu pela primeira vez dentro daquela colossal escuridão. Na claridade momentânea, vi o espírito materializado numa vestimenta branca, comprida, tocando o chão.
Eu não queria acreditar no que via. Mas via.
Nesse instante, minhas pernas tremeram. Vacilei e me sentei. Mas meu espanto foi ainda maior quando Irmã Josefa dirigiu-se a uma moça que me acompanhava...
Novamente o flash espocou. Assistência em silêncio, desta vez. Irmã Josefa abençoa a reportagem de “Fatos e Fotos” e diz que gostou muito do fotógrafo. Pergunta-lhe o nome. Móri, do fundo da sala, ensaia um “Geraldo”. Antenor repete: “Irmão Geraldo.
Meus olhos ardem. A cortina á aberta e a médium é libertada, sob as minhas vistas. Nenhum buraco no chão, nenhum teto falso, nada, nada. Um líquido branco - o plasma - escorre da sua boca. Móri fotografa sobre o tablado.
Eu acabara de assistir a um espetáculo raro, como jamais sonhei ver ! Durou noventa minutos - noventas minutos a escuridão total. Saí da sala perguntando-me se tudo aquilo era mesmo verdade. Não sabia responder. Vi, ouvi, senti. E agora ?"
A reportagem de Salomão Schvartzman ( repórter, insisto, que não é espírita ) além da esplêndida divulgação doutrinária teve um outro mérito : Chamou a atenção de dezenove médicos para a pesquisa dos fenômenos ectoplásmicos, alguns professores de faculdades, alguns deles : Dr. Eurípedes Tahan Vieira, Dr. Cleomar Borges de Oliveira, Dr. Adroaldo Modesto Gil, Dr. Alberto Calvo, Dr. Adelor Alves Gouveia, Dr. Waldo Vieira, Dr. Oswaldo de Castro, Dr. Elias Barbosa, Dr. Armando Valente de Couto, Dr. José Américo Junqueira de Mattos, Dr. Ismael Ferreira da Rezende, Dr. Milton Skaff e Dr. Sebastião de Mello.
"Essa equipe médica, que se vem reunindo na cidade de Uberaba, no consultório de Waldo Vieira ( o conhecido psicógrafo que também é odontólogo e doutor em medicina ) já comprovou, exaustivamente, a fenomenologia apresentada pela sensitiva Otília Diogo. O resultado dessa pesquisa será em breve apresentado ao público em uma obra revolucionária que podemos considerar, desde já, clássica dentro da biblioteca fenomenológica espírita - não obstante os ataques que lhe promoveram repórteres da revista “O Cruzeiro”, que pela imprensa, quer pela televisão.
No dia marcado, em companhia do psiquiatra Alberto Calvo, dirigi-me a Uberaba, levando comigo a aparelhagem de filmar.
A sessão a que assisti, foi realizada no pequeno consultório médico de Waldo Vieira. E em condições capazes de evitar possibilidade de fraude. Rigorismo absoluto, inclusive entre os próprios médicos. Basta recordar que a ninguém foi permitido entrar na sala dos trabalhos trazendo lenço e nem relógio no pulso. Ainda mais: fomos obrigados a entrar na sessão sem paletó... e sem gravata! Quanto a médium Otília Diogo, devia trocar de roupa: ao invés do vestido colorido, que usavam, devia ela vestir uma camisola negra, exclusivamente. A cautela se justificava: é que o espírito de Irmã Josefa se materializa como freira, vestida totalmente de branco.
A jornalista “associada”, Wanda Marlene, foi incumbida pelos médicos de acompanhar Dna. Otília Diogo ao compartimento contíguo ao consultório e fiscalizar, também, a troca de roupa. Era a primeira vez que a jornalista se defrontava com a médium.
No consultório do médico Waldo Vieira estavam instaladas nove máquinas fotográficas : Os espíritos que porventura se materializassem seriam fotografados em nove ângulos diferentes para exame e confronto. No teto, o “flash” eletrônico. (Nedyr Mendes da Rocha, fotógrafo profissional, foi quem comandou o laboratório fotográfico à sala vizinha da experimentação mediúnica. A revelação dos negativos era feita imediatamente após a sessão ! ).
Viam-se, também, barômetros, balanças, etc. Frente às cadeiras, dispostas em fila para os assistentes, uma jaula de aço confeccionada em Uberaba; idêntica às que se vê nos jardins zoológicos e da qual (sem exagero) nem mesmo uma pantera ou um leão poderiam escapar. Jaula destinada aos médiuns.
Após verificação da temperatura do ambiente e pesagem de todos os presentes, foram introduzidos na referida jaula Dna. Otília Diogo, coberta por uma camisola de cor negra, e o Sr. Feitosa. Em seguida, amarrados pelos próprios médicos. Nos pés, foram colocadas fortes correias com cadeados; nos pulsos, ao invés de correias, algemas policiais prendendo também o braço da cadeira. Algemas do tipo espanhol: quanto mais o preso procura libertar-se, mais apertam os pulsos.
Penalizou-me ver Dna. Otília Diogo naquela situação humilhante: vestida com roupa preta, dentro de uma jaula e algemada, como uma criminosa. Mas, mesma pedira aos médicos rigor excessivo na fiscalização de sua pessoa, e esse pedido ela o fez com espontaneidade admirável, pois médium autêntica que é, sujeita-se a tudo, sem nada temer.
Acredito que todos estivessem duvidando. Quanto a mim acostumado a ver embusteiros fantasiados de “fenômeno”, confesso que, não sei porque, não acreditava nos dons mediúnicos de Dna. Otília... E muitíssimo menos nos do Sr. Feitosa. Aquelas algemas policiais... A jaula zoológica...Os dezenove médicos, todos atentos com os olhos arregalados... Mas, para grande espanto nosso, de súbito ouvimos no lado esquerdo da jaula, onde se encontrava Dna. Otília Diogo, ruídos estranhos... Ruídos guturais. Deram a impressão de alguém estava a extrair algo da boca da médium. Dna. Otília gemia.
Era o transe que se iniciava. Segundos depois, começou a liberação do ectoplasma; não apenas pela boca, mas também pelos ouvidos e nariz. Agora , o ruído que chegava até nós modificou-se: palavras initeligíveis passaram a ser proferidas. Palavras gritadas. Evidentemente, o espírito manifestante estava a experimentar a garganta recém-formada com o ectoplasma fornecido pela médium.
Que estava por suceder ? E, imediatamente, mãos invisíveis puseram em movimento a vitrola localizada fora da Jaula e, ato contínuo, sob a luz de uma pequenina lâmpada vermelha, diante dos dezenove médicos surgiu a materialização total do espírito de Irmã Josefa : Magnífica, toda vestida de branco, com roupa de freira. Trazia uma luz na fronte e no tórax.
E Irmã Josefa, mostrando-se muito feliz, deu em verdade provas magníficas. Permitiu dezenas de fotografias; entre elas, várias curiosas, como por exemplo, uma que mostra seu corpo ectoplásmico sendo interpenetrado pelas grades da jaula. Outro fenômeno curioso, foi o transporte de três fitas coloridas para o consultório. Essas fitas de pano foram colocadas na palma da mão de Chico Xavier e, entre Chico Xavier e Irmã Josefa havia uma distância de, pelo menos, três metros; o espírito, no entanto, para colocar as fitas na mão de Chico Xavier, não caminhou um passo! Seu braço ectoplásmico é que se alongou."
Os repórteres da revista “O Cruzeiro” em Uberaba. A farsa dos Diretores dessa Revista é revelada.
Era impossível recuar; e os médicos, sem saber o que iria acontecer ( mas, apoiados espiritualmente com a presença de Chico Xavier ) entraram no consultório de Waldo Vieira acompanhados de Jorge Audi, Henri Ballot, José Franco, Mário Moraes, Paulo Miranda, José Nicolau e Nilo Oliveira. Ao todo, sete repórteres e fotógrafos da revista "O Cruzeiro", declaradamente inimigos da Doutrina Espírita ( daí se infere que a matéria não seria imparcial e sim altamente tendenciosa ).
Participaram, também, dos trabalhos Cleusa Soares e a valorosa Wanda Marlene, ambas da TV Itacolomy, de Belo Horizonte. ( A sessão foi realizada na noite de 3 de janeiro de 1964.)
Começaram eles examinando, através de batidas, as paredes do consultório; depois, o teto, o piso, a porta. O ventilador e o exaustor também passaram por um revisão: por dentro e por fora. Nada de suspeito encontraram. Os próprios médicos foram revistados pelos Jornalistas; inclusive, os sapatos e, mais detidamente, os saltos de borracha...Talvez com uma pressão pulasse o salto do sapato de um médico mancomunado com Dna. Otília Diogo e surgisse o vestuário enorme da freira...
Quanto a Francisco Cândido Xavier, que participava da reunião apenas na qualidade de assistente, teve as roupas um pouco mais policialmente examinadas. Era tal a desconfiança que inspirava, que os bolsos de sua calça foram destruídos: alguém levantara a hipótese de que a vestimenta da freira poderia estar escondida na calça do médium mineiro...
Para completar a fiscalização, o próprio Dr. Adelor Alves Gouveia aconselhou que se colocasse no ombro de cada participante um pedaço de esparadrapo fosforescente a fim de evitar-se movimentos suspeitos no consultório. Isso também foi feito.
Médicos e consultório revistados com perícia pela equipe de repórteres, restava, agora, um exame completo em Dna. Otília Diogo. Já sabe o leitor que ela é uma senhora humilde, sem nenhuma instrução (não sabe sequer ler e escrever) e que a exemplo dos médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, se sujeita a qualquer tipo de experimentação; inclusive, a exigida pela equipe de “O Cruzeiro”...
Antes de entrar na sala dos trabalhos, foi ela submetida a um exame (por razões óbvias) feito pelo Dr. Ismael Ferreira de Resende. Em seguida, para evitar qualquer suspeita de fraude, convidada a vestir uma camisola negra, visto que a roupa da freira materializada é totalmente branca, dos pés a cabeça.
Tanto o exame no corpo de Dna. Otília Diogo como a troca de roupa foram feitos na presença dos repórteres Mário Moraes e Jorge Audi. Absurdo, evidentemente, mas era preciso que a verdade espiritual se manifestasse límpida e cristalina naquela noite.
Comprovado que nada de suspeito havia no corpo e nas vestes da famosa médium, foi ela conduzida ao consultório onde todos a aguardavam.
A cadeira destinada a médium era do tipo “espreguiçadeira”. Estava solidamente fixada ao solo, pois fora chumbada com cimento! Tranqüila, dona Otília Diogo acomodou-se e os repórteres, imediatamente, procederam a sua prisão.
Nilo Oliveira, ex-reporter policial, comandou esse trabalho. Com grossas correias a médium teve as pernas presas aos pés da cadeira. Nas correias, cadeados; e, cobrindo a fechadura dos mesmos, teve ainda o arguto Nilo Oliveira o cuidado de colocar tiras de esparadrapo, todas elas com a sua rubrica. Mas, os repórteres não comem gato por lebre: o corpo de Dna. Otília não poderia ter movimentos livres...E fizeram uso de novas correias, as quais levaram a força o corpo da médium ao encosto da cadeira; prendendo essas correias, foram colocados novos cadeados envolvidos em esparadrapos, também rubricados por Nilo Oliveira.
Pés e tronco presos, restavam apenas as mãos de Dna. Otília Diogo: para impedir-lhes qualquer ação, estava reservada uma algema policial, que foi colocada nos pulsos pelo ex-reporter policial.
Não havendo necessidade de se fazer uso das correias e cadeados que haviam sobrado, foram eles, inclusive uma grande balança destinada a pesagem dos assistentes, retirados do consultório. A saída da balança se prende a idéia de que no seu mecanismo poderia estar guardada a volumosa roupa da freira...
Tudo em perfeita ordem, os repórteres, já combinados entre si, distribuíram-se, estrategicamente, pelo consultório. Paulo Miranda foi incumbido de policiar a porta da entrada. Quanto a Nilo Oliveira, recusou-se a ficar no consultório, explicando :
- Se alguma coisa aparecer aqui dentro, é porque veio do lado de fora. Eu e o nosso motorista ficaremos vigiando o prédio.
A experimentação foi cronometrada pelo Dr. Adroaldo Modesto Gil e teve início, exatamente, às 21,05 hs.
Os repórteres, é óbvio, começavam a assustar-se.
Sete minutos após a “voz direta”, para espanto e admiração de todos, foi visto o quarto fenômeno, magnífico e notável: a aparição de uma forma feminina, vestida com um volumoso e complicado traje branco de freira, trazendo luz na fronte e no tórax. E no peito um crucifixo com cerca de dez centímetros de altura. Era Irmã Josefa.
O ambiente vibratório não era dos melhores, mas, ainda assim, Irmã Josefa se manteve materializada durante meia hora. Além das provas que precederam sua aparição tangível, deu ela ainda outras : Conversou com os repórteres e fotógrafos durante trinta minutos, permitiu que lhe tocassem o corpo, deixou-se fotografar ao lado de Mário Moraes, Jorge Audi e José Franco.
A conversa inteira entre Irmã Josefa e os repórteres foi registrada no gravador do Dr. Eurípedes Tahan Vieira. A fita magnética foi emprestada ao autor desta obra, que a ouviu, atentamente. Durante a conversa, houve momentos curiosos. Como este, por exemplo : Estavam sendo batidas fotografias, quando um dos fotógrafos disse a Irmã Josefa:
- Eu gostaria de tirar uma foto sua em pose especial. A senhora não quer abrir os braços?
Irmã Josefa captou imediatamente o pensamento do fotógrafo e respondeu, com seu sotaque alemão:
- Oh, que bonita... Está pensando que meu braço é braço de Otília...
E, abaixando a voz, acrescentou:
- Eu vou abrir os braços... Faço isso de coração. Pronto...
Explode a sucessão de flashes.. Essas fotos provam que Irmã Josefa é independente da médium.
Ainda sob a emoção, diversos repórteres deixaram suas impressões sobre os fenômenos no gravador do Dr. Eurípedes Tahan Vieira. Vamos transcreve-las, integralmente, e na ordem cronológica, a fim de que o leitor possa compará-las com os depoimentos que, dias depois, publicaram na revista “O Cruzeiro” :
“Eu, Nilo Oliveira, posso declarar que algemei a Dna. Otília, médium que atuou nesta sessão, rubriquei e colei o esparadrapo na fechadura dos cadeados e tomei conta do exterior da casa onde se realizava esta sessão. Não observei absolutamente nada de anormal por fora. E terminada a sessão, penetrei na sala E ENCONTREI TUDO COMO HAVIA DEIXADO: a Dna. Otília algemada, tendo eu desfeito a algema, aberto os cadeados e encontrado as rubricas que havia feito anteriormente.”
“Eu (diz agora Mário Moraes) repórter de “O Cruzeiro”, declaro que assisti uma experimentação realmente estranha: NUNCA HAVIA VISTO NADA IGUAL, e é lógico que não sendo estudioso da matéria, NÃO TENHO EXPLICAÇÃO PARA O QUE VI. Passo a partir desse momento a me interessar pelo problema: procurarei no futuro próximo talvez dar uma explicação para o fato.”
“É difícil (confessa Henri Ballot) dar uma explicação... É a primeira vez que eu assisti a uma sessão assim... Eu fiquei SURPREENDIDO pelo fenômeno, que a primeira vista não se vê uma explicação plausível.... Deve haver uma, não há dúvida. Eu tenho algumas idéias a respeito disso. Mas não tenho autoridade para falar.”
“Sinceramente (diz o repórter José Franco) após essa reunião não sei o que dizer; fiquei bastante IMPRESSIONADO COM O FENÔMENO, mas ainda tenho uma explicação a respeito.”
“Eu assisti a uma dessas sessões realizadas em Uberaba (diz Audi) e é REALMENTE ESPETACULAR; nós procuramos de toda forma encontrar alguma falha, algum defeito, alguma coisa que pudesse denunciar anormalidade. E, naturalmente, vai depender de algum raciocínio e, se possível, uma outra oportunidade em que a gente possa ter mais chance de observar melhor o fenômeno. No momento, o que eu posso dizer é que, para mim, FOI UMA COISA INÉDITA! EU JAMAIS HAVIA ASSISTIDO COISA IGUAL, embora na vida de um repórter essas emoções são quase que diárias. Essas emoções novas e violentas são já um lugar comum na vida de um repórter. Posso afirmar que é realmente QUALQUER COISA ASSIM EMOCIONANTE. Agora, eu gostaria de ter mais contato e mais oportunidade PARA PODER FAZER UM RACIOCÍNIO MAIS ABSOLUTO.”
Essas, as declarações dos repórteres logo após a sessão com a notável médium Dna. Otília Diogo.
No entanto, dias depois, a revista “O Cruzeiro” divulgou em todo o Brasil uma reportagem ( primeira de uma extensa série) assinada por seis dos sete repórteres e intitulada... “A Farsa da Materialização” (1): uma reportagem enorme, com catorze páginas, arrasando a médium, os médicos e as reportagens subsequentes, os repórteres se tornaram ainda mais agressivos ( para efeito de sensacionalismo) e taxaram os médicos de mistificadores, levianos, escroques, petulantes, gangsters(...) etc.
Daí se pode ter um vaga idéia do caráter dos diretores dessa extinta Revista. Mas não é de se espantar, pois o ódio dominava o repórter e diretor da Revista “O Cruzeiro”, David Nasser que fez há alguns anos outra reportagem ridicularizando Francisco Cândido Xavier e o Espiritismo, o que só bem depois foi explicada e retratada por seus auxiliares que confessaram a farsa armada por Nasser.
"Mas, paralelamente ao escândalo, era preciso promover a defesa da autenticidade das materializações de Uberaba, de acordo com o plano de Irmã Josefa. E, para alegria nossa, em um local de São Paulo, recebemos das mãos de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira o material de que necessitávamos: a fita magnética que contém as declarações dos repórteres, fotocópias, filmes, fotografias, etc. E, inclusive, a roupa especial que a médium Otília Diogo usava durante a experimentação, e que foi violentada.
"O flash explodiu pela primeira vez dentro daquela colossal escuridão. Na claridade momentânea, vi o espírito materializado numa vestimenta branca, comprida, tocando o chão."
Se o ambiente estava em total escuridão, como é que o fotógrafo fez para ajustar o foco e como é que ele fez para enquadrar a imagem, se estava tudo num breu só?
Essas perguntas tem que ser feitas, uma vez que o fotógrafo, sendo profissional, estava usando uma câmera profissional, que para poder fazer registros de ótima qualidade, necessita fazer os ajustes de foco, abertura e finalmente, de enquadramento do objeto à ser fotografado!
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
videomaker escreveu: Pronto! a Sal já respondeu . Agora quanto as fotos , não tenho AINDA como dizer que não são verdadeiras . Me de subsidios , tens ?
Ok, video, mas para vc, se não há proas alguma, são provas. Para nos, sem provas, são montagens, fim.
Junto com as fotos, existem laudos, que infelizmente não consigo ler, mas é só dar uma lida
Bjs
Os laudos só provam que as fotos não passaram por montagem ou foram manipuladas, mas deixa claro que os objetos fotografados, não podem ser periciados, pois a prova pedida nos laudos, era para verificar se as fotos tinham passado por qualquer tipo de manipulação e não, uma perícia sobre os objetos fotografados!
Eu Sou Gilghamesh! Versão 4.6
E após muito blá,blá,blá, os espiritas chegam a incrivel conclusão: "tecnicamente não existem provas cientificas, os fenômenos mediunicos são uma prova de fé"
E mais uma vez considero a DE, a 3a Revelação, o Consolador Prometido, como o mais fracassado dos empreendimentos divinos.
Espirito de Verdade ... está demitido !
[ ] ´s
Se dependesse de fé, jamais teria me tornado espírita
salgueiro escreveu: Que eu saiba, existiam testumunhas e procedimentos foram adotados para se previnir fraudes. O Botanico já está rouco de tanto explicar os fatos, mas ninguém quer ouvir. É simples, analisar o caso como um todo, antes de se assumir um ponto-de-vista
Bjs
Então, com base nesses dados, vc sal, afirma categoricamente, que o que está retratado nas fotos é sem sombra de dúvida um espírito formado por ectoplasma?
Tanto eu como vc, ficamos dependentes da palavra, das testemunhas e dos peritos. Nunca tive a experiência de ver uma materialização, ao vivo e a cores
Gilghamesh escreveu:Sobre o texto do testemunho aí em cima:
"O flash explodiu pela primeira vez dentro daquela colossal escuridão. Na claridade momentânea, vi o espírito materializado numa vestimenta branca, comprida, tocando o chão."
Se o ambiente estava em total escuridão, como é que o fotógrafo fez para ajustar o foco e como é que ele fez para enquadrar a imagem, se estava tudo num breu só?
Essas perguntas tem que ser feitas, uma vez que o fotógrafo, sendo profissional, estava usando uma câmera profissional, que para poder fazer registros de ótima qualidade, necessita fazer os ajustes de foco, abertura e finalmente, de enquadramento do objeto à ser fotografado!
Acho que você deve estar tão acostumado com fotos digitais que nunca tirou fotos com máquinas fotográficas comuns. Fazendo-se um ajuste prévio (antes da total escuridão), com o diafragma, você pode saber que a partir de tal distância da máquina, tudo vai estar em foco. Eu fiz curso de fotografia no Museu Lazar Segall e sei como é.
salgueiro escreveu: Que eu saiba, existiam testumunhas e procedimentos foram adotados para se previnir fraudes. O Botanico já está rouco de tanto explicar os fatos, mas ninguém quer ouvir. É simples, analisar o caso como um todo, antes de se assumir um ponto-de-vista
Bjs
Então, com base nesses dados, vc sal, afirma categoricamente, que o que está retratado nas fotos é sem sombra de dúvida um espírito formado por ectoplasma?
Tanto eu como vc, ficamos dependentes da palavra, das testemunhas e dos peritos. Nunca tive a experiência de ver uma materialização, ao vivo e a cores
Bjs
Não sal, eu não fico dependente, pois provei que o objeto fotografado é uma fraude, com apenas uma observação feita.
Responda a pergunta, vc viu as fotos, vc acredita que os objetos retratados nelas, são um espírito formado por ectoplasma, ou não?
Ficar no teu típico chove não molha, não leva à lugar nenhum!
Ou vc acredita ou não!
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
O ENCOSTO escreveu:http://geocities.yahoo.com.br/beatlesmc/index.htm
O link acima contém todo o material enviado pelo botanico.
Inclusive páginas do livro contendo o laudo que os kardecistas usaram para se defender da revista O Atético Mineiro.
PS: postei novamente o link porque o Botanico está solicitando a revisão do Gilmané.
Valeu Encosto!
Realmente, estas fotos são verdadeiras!
Sim, as fotos são verdadeiras, não passaram por montagem ou retoque, mas... Sempre tem um mas, né?
Os objetos fotografados, são fraudulentos. Aliás, é incrivel que alguém em sã conciência, possa não enchergar a fraude contida nas fotografias! Ótimo! Chegamos lá. Então agora não são as fotos que são fraudulentas e sim o objeto fotografado é fraudulento. Bem, eu presumo que você conhece bem as circunstâncias de como foi feita aquela sessão. Não vou nem repetir, pois é você que afirmou que são fraudulentas então eu quero que prove que são mesmo. E favor não inverter o ônus da prova, exigindo que eu prove que são verdadeiras. Se você afirma que são fraude, então agora prove a fraude. Boa sorte! Há tempos venho querendo encontrar alguém que fizesse isso.
Veste-se uma pessoa com pedaços de pano, afirmam que o pano é ectoplasma, no entanto o rosto do "espírito" não é formado pelo mesmo material do tecido. Então existem dois tipos de ectoplasma, um para o rosto e outro para o corpo?
Somente um desonesto sem honra, poderia afirmar que estas fotos não são fraudulentas! Bem, o desonesto sem honra aqui só deseja saber como foi que fizeram o que você disse que foi feito dentro das condições da sessão. Manda brasa! Eu Sou Gilghamesh! Versão 4.6
Acho que você deve estar tão acostumado com fotos digitais que nunca tirou fotos com máquinas fotográficas comuns. Fazendo-se um ajuste prévio (antes da total escuridão), com o diafragma, você pode saber que a partir de tal distância da máquina, tudo vai estar em foco. Eu fiz curso de fotografia no Museu Lazar Segall e sei como é.
Então, se vc fez um curso, saberia que um fotógrafo profissional, não utiliza uma câmera comum, utiliza uma câmera profissional que necessita de uma série de ajustes antes de efetuar os disparos, além do mais, me explica como é que se pode fazer um enquadramento de objeto em total escuridão sem ver o objeto previamente!
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Então, se vc fez um curso, saberia que um fotógrafo profissional, não utiliza uma câmera comum, utiliza uma câmera profissional que necessita de uma série de ajustes antes de efetuar os disparos, além do mais, me explica como é que se pode fazer um enquadramento de objeto em total escuridão sem ver o objeto previamente! Usualmente o objeto materializado tem alguma luminosidade, mas mesmo que não fosse o caso, se eu bato uma foto apontando para o lugar de onde deveria sair a forma materializada, então já está enquadrado. Outro jeito é ficar no fundo do aposento e bater a foto, pegando tudo que estiver na frente. Depois, na hora de se fazer a cópia, é só selecionar o que se deseja. Simples, não?
NightMare escreveu:Já que ninguem responde porcaria nenhuma, e ficam respondendo perguntas com outras perguntas, eu Nâo acredito nas fotos, e ainda acho que, se alguem chega com fotos dessa para min, e me diz "isso é uma prova", essa pessoa sim tem que provar para min que é verdadeira, não eu provar que é falsa. OBS: Conclui minha formação adobe de photoshop, consigo fazer fotos iguais a essas, por isso não acredito, independente de crença,
Exatamente por isso que digo que os médiuns ficaram espertos quando resolveram guardar esses fenômenos só para quem interessa.
NightMare escreveu:Já que ninguem responde porcaria nenhuma, e ficam respondendo perguntas com outras perguntas, eu Nâo acredito nas fotos, e ainda acho que, se alguem chega com fotos dessa para min, e me diz "isso é uma prova", essa pessoa sim tem que provar para min que é verdadeira, não eu provar que é falsa. OBS: Conclui minha formação adobe de photoshop, consigo fazer fotos iguais a essas, por isso não acredito, independente de crença,
Exatamente por isso que digo que os médiuns ficaram espertos quando resolveram guardar esses fenômenos só para quem interessa.
E esconderam muito bem !!
Tão bem que nem eles são capazes de apontar onde estão
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend! Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas: "Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria." Martinho Lutero -----//-----
Inclusive páginas do livro contendo o laudo que os kardecistas usaram para se defender da revista O Atético Mineiro.
PS: postei novamente o link porque o Botanico está solicitando a revisão do Gilmané.
Valeu Encosto!
Sim, as fotos são verdadeiras, não passaram por montagem ou retoque, mas... Sempre tem um mas, né?
Os objetos fotografados, são fraudulentos. Aliás, é incrivel que alguém em sã conciência, possa não enchergar a fraude contida nas fotografias! Ótimo! Chegamos lá. Então agora não são as fotos que são fraudulentas e sim o objeto fotografado é fraudulento. Bem, eu presumo que você conhece bem as circunstâncias de como foi feita aquela sessão. Não vou nem repetir, pois é você que afirmou que são fraudulentas então eu quero que prove que são mesmo. E favor não inverter o ônus da prova, exigindo que eu prove que são verdadeiras. Se você afirma que são fraude, então agora prove a fraude. Boa sorte! Há tempos venho querendo encontrar alguém que fizesse isso.
Veste-se uma pessoa com pedaços de pano, afirmam que o pano é ectoplasma, no entanto o rosto do "espírito" não é formado pelo mesmo material do tecido. Então existem dois tipos de ectoplasma, um para o rosto e outro para o corpo?
Somente um desonesto sem honra, poderia afirmar que estas fotos não são fraudulentas! Bem, o desonesto sem honra aqui só deseja saber como foi que fizeram o que você disse que foi feito dentro das condições da sessão. Manda brasa! Eu Sou Gilghamesh! Versão 4.6
Bastante simples, bota.
Olhe as fotos.
Olhou bem?
Vc realmente acredita que os objetos retratados nelas são de um espirito formado por ectoplasma?
Se o ectoplasma existe, e segundo os relatos, ele tem forma fluídica, porque existe diferenças entre o rosto e a roupagem?
Se ele é fluídico, como os espíritas afirmam, tal qual como fumaça, porque a luz do flash, não refletiu no ectoplasma causando estouro na imagem?
Vc disse que fez curso de fotografia, não é?
Então deve saber qual efeito causa a luz do flash, quando ele espoca em um objeto fluídico como a fumaça produzida por máquinas de fumaça, utilizadas por exemplo, em festas de debutantes!
Se o ectoplasma é fluídico, jamais poderia produzir sombra, no entanto, vemos as sombras projetadas pelo ectoplasma, nos objetos e pessoas que estão à sua volta!
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Editado pela última vez por Gilghamesh em 13 Jan 2006, 17:56, em um total de 1 vez.
Então, se vc fez um curso, saberia que um fotógrafo profissional, não utiliza uma câmera comum, utiliza uma câmera profissional que necessita de uma série de ajustes antes de efetuar os disparos, além do mais, me explica como é que se pode fazer um enquadramento de objeto em total escuridão sem ver o objeto previamente! Usualmente o objeto materializado tem alguma luminosidade, mas mesmo que não fosse o caso, se eu bato uma foto apontando para o lugar de onde deveria sair a forma materializada, então já está enquadrado. Outro jeito é ficar no fundo do aposento e bater a foto, pegando tudo que estiver na frente. Depois, na hora de se fazer a cópia, é só selecionar o que se deseja. Simples, não?
Botanico,
as fotos estão extremamente próximas dos objetos, para que ele possa ter usado o recurso de fotografar do fundo do aposento.
Bjs
Você sabe quais foram as precauções tomadas? Acho que não, pois se soubesse saberia que não teria como vestir ninguém ali com panos para simular espíritos. Teria de ser feito de outra maneira. Vejamos se usará os costumeiros argumentos céticos chorosos para isso refutar isso.
Bjs
Você sabe quais foram as precauções tomadas? Acho que não, pois se soubesse saberia que não teria como vestir ninguém ali com panos para simular espíritos. Teria de ser feito de outra maneira. Vejamos se usará os costumeiros argumentos céticos chorosos para isso refutar isso.
No escurinho do cinema muita coisa pode acontecer
[ ]´s
Botanico escreveu:Usualmente o objeto materializado tem alguma luminosidade, mas mesmo que não fosse o caso, se eu bato uma foto apontando para o lugar de onde deveria sair a forma materializada, então já está enquadrado. Outro jeito é ficar no fundo do aposento e bater a foto, pegando tudo que estiver na frente. Depois, na hora de se fazer a cópia, é só selecionar o que se deseja. Simples, não?
[/quote]
Errado, bota!
Uma câmera profissional, para poder enquadrar todo o ambiente, deveria ser uma câmera com lente do tipo olho de peixe, que capta todo o local à ser fotografado, mas distorcendo suas bordas.
Ve-se nitidamente que o tipo de lente usada para fazer as fotos, foi uma objetiva de 50mm, que não tem essa característica.
Logo, foi necessário que o fotógrafo enquadra-se previamente o objeto antes de fotografar.
Dessa forma, cai a afirmação dele de que tudo estava na escuridão total.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Valeu Encosto!
Bastante simples, bota.
Olhe as fotos.
Olhou bem?
Vc realmente acredita que os objetos retratados nelas são de um espirito formado por ectoplasma?
Se o ectoplasma existe, e segundo os relatos, ele tem forma fluídica, porque existe diferenças entre o rosto e a roupagem?
Se ele é fluídico, como os espíritas afirmam, tal qual como fumaça, porque a luz do flash, não refletiu no ectoplasma causando estouro na imagem?
Vc disse quie fez curso de fotografia, não é?
Então deve saber qual efeito causa a luz do flash, quando ele espoca em um objeto fluídico como a fumaça produzida por máquinas de fumaça, utilizadas por exemplo, em festas de debutantes!
Se o ectoplasma é fluídico, jamais poderia produzir sombra, no entanto, vemos as sombras projetadas pelo ectoplasma, nos objetos e pessoas que estão à sua volta!
Milagre! Finalmente você conseguiu me fazer rir. Então você NADA SABE SOBRE ECTOPLASMA, NEM QUAIS SÃO SUAS PROPRIEDADES, ABSOLUTAMENTE NADA e já vai TEORIZANDO COMO ELE SE COMPORTARIA DIANTE DE UMA FOTO? Não está esquecendo de nada não? Se o ectoplasma não causasse sombra alguma, ele seria invisível, pois deixou toda a luz passar... Eu Sou Gilghamesh! Versão 4.6
Ótimo! Chegamos lá. Então agora não são as fotos que são fraudulentas e sim o objeto fotografado é fraudulento.
Eu não creio, o Botânico achava que consideravamos as fotos em sí fraudulentas e não o objeto fotografado ?
E favor não inverter o ônus da prova, exigindo que eu prove que são verdadeiras. Se você afirma que são fraude, então agora prove a fraude. Boa sorte! Há tempos venho querendo encontrar alguém que fizesse isso.
Nós achamos que é fraude, vc tem como prova-las verdadeiras ?
Se nenhum dos dois puder demonstrar o que afirma então, "tecnicamente não temos provas, trata-se de uma questão de fé"
E lá se vao 100 anos da DE e suas inutilidades.
Isto pq a DE foi planejada por cerca de 1000 anos antes do nascimento de Kardec e teve como diretor geral o próprio Jesuix, o governador planetário !
O McDonald´s precisou de muito menos para conquistar o mundo.
[ ]´s
Editado pela última vez por APODman em 13 Jan 2006, 18:03, em um total de 1 vez.
Botanico escreveu:Usualmente o objeto materializado tem alguma luminosidade, mas mesmo que não fosse o caso, se eu bato uma foto apontando para o lugar de onde deveria sair a forma materializada, então já está enquadrado. Outro jeito é ficar no fundo do aposento e bater a foto, pegando tudo que estiver na frente. Depois, na hora de se fazer a cópia, é só selecionar o que se deseja. Simples, não?
Errado, bota! Uma câmera profissional, para poder enquadrar todo o ambiente, deveria ser uma câmera com lente do tipo olho de peixe, que capta todo o local à ser fotografado, mas distorcendo suas bordas. Ve-se nitidamente que o tipo de lente usada para fazer as fotos, foi uma objetiva de 50mm, que não tem essa característica. Logo, foi necessário que o fotógrafo enquadra-se previamente o objeto antes de fotografar. Dessa forma, cai a afirmação dele de que tudo estava na escuridão total. Eu estava escondendo isso, pois queria ver até onde você sabia do caso. Ao que parece, nada sabe (e em se tratando de cético, não é novidade para mim). De fato NÃO HAVIA ESCURO TOTAL. A sessão começou no escuro, mas algum tempo depois de a forma ter se materializado, foi acendida uma fraca luz vermelha (viu um fio com um interruptor tipo pêra nas fotos?). Com os olhos acostumados à essa fraca iluminação, já dava para o fotógrafo enquadrar, certo?