A base empírica de uma terra jovem...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Re: A base empírica de uma terra jovem...

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:
Abmael escreveu:- Quem já percebeu esse modus operandi tipicamente adventista nem se dá mais o trabalho.

Os cientistas acharam que as besteiras criacionistas eram óbvias para todos e não se deram ao trabalho de refutá-las. O resultado foi que o Design Inteligente se espalhou como praga e virou "verdade", ensinada até por professores universitários.

As pessoas são fáceis de enganar, ainda mais quando querem ser enganadas.

Acho importante mostrar aos desavisados que os criacionistas e o ID não são um consenso.

- Já dei minha cota de sacríficio debatendo essas imbecilidades, não tenho mais saco, que outros continuem minha luta... :emoticon10:

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

dreaming
Contato:

Mensagem por dreaming »

Botanico escreveu:
Botanico escreveu:
dreaming escreveu:Então pra que que existe "O Evangelho segundo o espiritismo"? Sei não, acho que você está misturando a teologia católica com moral cristã. Será que pra ser cristão é absolutamente necessário tudo isso aí? E a moral e a ética espírita, são baseadas em quê então?

O Evangelho segundo o Espiritismo é uma COMPILAÇÃO dos ensinamentos morais de Jesus,

dreaming escreveu:Retirados de onde? Da Bíblia.

E daí? Só isso é suficiente para fazer do Espiritismo um ramo do Cristianismo?

Botanico escreveu: acrescidos de comentários de Kardec e de espíritos. Como ele próprio diz na sua apresentação, esses ensinos morais NÃO SÃO POLÊMICOS, ao contrário do que acontece com as argumentações histórias, teológicas, milagreiras, etc e tal. Só que esses ensinamentos morais são só uma fração (e considerando a história dos povos cristãos, a de menor importância) do que vem a ser Cristianismo.

dreaming escreveu:Certo, mas considerando a história e a proposta espírita, pra nós essa é a parte mais importante e, aliás, a única que que interessa.

Esse é um dos motivos pelo qual eu digo que Espiritismo não é Cristianismo. Para o Espiritismo a prática moral é o que interessa e vale para TODOS, independente do que se acredita ou não se acredita teologicamente falando. Já para o Cristianismo, tal prática é IRRELEVANTE, pois o que salva é a fé e a filiação a determinado credo, que eufemisticamente é dito ser "aceitação de Cristo". Para o Espiritismo, um criminoso vai ter de pagar por seus crimes, independente de ter se arrependido de seus pecados ou não. Já para o Cristianismo, se ele se arrependeu de seus pecados, renunciou a eles e aceitou a Cristo pouco antes de morrer, então ele vai pro Céu feito anjinho.

Botanico escreveu:Veja bem, meu caro sonhante, que não podemos retirar parte de um todo e dizer que aquilo é o todo. A Umbanda tem em comum com o Espiritismo a prática mediúnica, mas seus métodos e interpretações teológicas são bem distintas. A mesma coisa podem reclamar os cristãos: estamos apenas nos apropriando daquilo que nos interessa, mas desconsiderando todo o resto, e entre este resto, a PROIBIÇÃO de se comunicar com os mortos...

dreaming escreveu:Nesse caso só deveria existir um grupo cristão totalmente homogêneo. Todo mundo que alguma vez já discordou de alguma parte da interpretação teológica que você citou no outro post deveria procurar outro nome, pois deixaram de ser cristãos. Os protestantes não são mais cristãos, já que não acreditam na trindade universal. Os católicos não são mais cristãos, pois são raros os que afirmariam hoje em dia que a terra é o centro do universo. Qualquer sincretismo religioso, tão comum no nosso país, elimina definitivamente a palavra "cristianismo" do grupo que o pratique, seja ele evangélico ou umbandista. Quem diria que, depois de tantos séculos, o cristianismo poderia ser morto tão facilmente!

Unanimidade é burra. Discordâncias de interpretações sempre existiram. Lá nos tempos antigos do Cristianismo havia várias heresias. Finalmente uma delas conseguiu o apoio de Constantino e sua mãe, a tal Santa Helena (a tal que encontrou o local do Calvário, as cruzes de Cristo e dos dois ladrões, o túmulo de Lázaro, de Cristo, etc e tal...). Essa heresia conseguiu a condição de cleresia e assim liquidou todas as outras. Surgiu daí a tal Igreja Católica Apostólica Romana e que passou a ser sinônimo de Cristianismo até a Reforma.

Acho que está um pouco desinformado: para os protestantes o dogma da Trindade é PONTO DE FÉ INDISCUTÍVEL. Todas as maiores denominações protestantes são trinitarianas. As poucas exceções são consideradas pelas outras como sendo seitas heréticas. Além disso, as denominações maiores consideram a Bíblia como regra de fé e prática, enquanto que para as seitas a regra e fé e prática está nos escritos dos seus profetas fundadores ou sucessores. É o caso das Testemunhas de Jeová, Adventistas, mórmons, igreja do Moon, etc.

Botanico escreveu:A base do Espiritismo é o ensinamento DOS ESPÍRITOS. Não nos baseamos na Bíblia, nem rodopiamos junto a ela. Nem me sinto cristão, nem me orgulharia de sê-lo, pois as Cruzadas, a Ku-klux-klan, a Inquisição, a escravidão, etc e tal são coisas GENUINAMENTE cristãs, pois foram praticadas por cristãos e invocando inclusive a Bíblia como justificativa de seus atos moralmente questionáveis.

É isso.

dreaming escreveu:E os espíritos se baseiam nos ensinamentos de quem? Qual a resposta da questão 625 do "Livro dos Espíritos"?

625 Qual é o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem
para lhe servir de guia e modelo?
– Jesus.

E daí? A questão da pergunta, como pode ver pelo comentário de Kardec, refere-se à questão de MODELO DE MORAL e não a todo um amontoado de elucubrações teológicas feitas pelos seus seguidores e pelos seguidores dos seguidores.

dreaming escreveu:Você tem todo o direito de não se sentir cristão, não querer estudar moral evangélica e não querer nem lembrar que isso existe, mas daí a dizer que o espiritismo não é cristão vai uma graaande diferença, até por que se fosse pra eliminar todos os livros espíritas que tratam do Cristo, acho que do Kardec ia sobrar só o "Livro dos Médiuns" e do Chico não ia sobrar nada mesmo.

Bem, como espírita, digo que a MORAL evangélica é fundamental. Entretanto, conforme venho salientando, CRISTIANISMO não é apenas essa moral e sim essa mesma moral sepultada debaixo de uma montanha de penduricalhos teológicos, a ponto de nem se perceber sua existência.
Por isso discordo de espíritas como você, que pensa ver na moral evangélica um sinônimo de Cristianismo, que na verdade não é. A tal moral é só um adereço cristão sem importância para os cristãos, mas para nós espíritas ela é de suma importância, pois é por ela que TODOS os humanos são julgados, independente de seu credo. Já no Cristianismo, todos são julgados pelo seu credo e não pelo que fizeram de bom ou mau em suas vidas.

Desculpe a demora!

Eu ia fazer um tópico novo pra gente continuar nossa discussão sem atrapalhar o tópico dos outros, como essa não é de interesse do fórum, mas como esse tópico está meio parado, vai aqui mesmo:

O Livro dos Médiuns, Cap. XXIX, Reuniões e Sociedades Espíritas, Item 350, parágrafo 2.

"Essa a estrada pela qual temos procurado com esforço fazer que o Espiritismo enverede. A bandeira que desfraldamos bem alto é a do Espiritismo cristão e humanitário, em torno da qual já temos a ventura de ver, em todas as partes do globo, congregados tantos homens, por compreenderem que aí é que está a âncora de salvação, a salvaguarda da ordem pública, o sinal de uma era nova para a Humanidade."

No texto original a parte que eu destaquei estava em itálico.

Bom, a questão dos Protestantes serem trinitários foi falha minha mesmo, obrigado pela correção, essa eu não vou esquecer mais.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

O Livro dos Médiuns, Cap. XXIX, Reuniões e Sociedades Espíritas, Item 350, parágrafo 2.

"Essa a estrada pela qual temos procurado com esforço fazer que o Espiritismo enverede. A bandeira que desfraldamos bem alto é a do Espiritismo cristão e humanitário, em torno da qual já temos a ventura de ver, em todas as partes do globo, congregados tantos homens, por compreenderem que aí é que está a âncora de salvação, a salvaguarda da ordem pública, o sinal de uma era nova para a Humanidade."

Então a DE tem como finalidade a salvação E QUE ELA SEJA através do cristianismo, desde que ele seja humanitário? Parece aqui que o sentido de humanitário é a ordem pública salvaguardada. Ou estou a "ver" coisas?
Imagem

Insane_Boy

Mensagem por Insane_Boy »

O espaço abaixo está reservado para um remendo/atualização emergencial na DE.
OFF: PIADA NERD
A DE parece algo feito pela Microsoft, sempre precisando de "updates" devido as excessivas falhas doutrinárias. De tempos em tempos os Centros Espirítas devem lançar um Service Pack.
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

APODman escreveu:
docdeoz escreveu:A computer model depicts the path of a hydrogen ion - a free proton - as it arcs away from the northern ionosphere to about as far away as the moon's orbit (384,000 km [240,000 mi]). When it flows into the plasma sheet, it is dramatically energized - from about 5 eV to 5,000 eV. Then it zooms back along the sheet and bounces back and forth (an effect called mirroring) along Earth's magnetic field lines. The simulation only shows about 3-1/2 hours of one of a large number of possible paths. In the top left view (from deep space towards the Earth), the ion would rise out of the screen, dive back, and then zig-zag into the screen as if tracing a series of ribs.

Hidrogênio é o mesmo que Hélio?

Vc tem uma séria dificuldade em entender pesquisas científicas.

O hidrogênio apenas foi utilizado como modelo para simulação, se vc abrir o primeiro link verá a ilustração que representa o fluxo de ions em escape da atmosfera da Terra:

Imagem

"To Chappell's surprise, the real find was around the north pole where RIMS measured gases flowing upward from the ionosphere into space as DE-1 arced to about 4.6 Earth radii above the pole (the orbit was 464 x 23,370 km [288 x 14,490 mi]).

"The more we measured it," he said, "the more we realized that this was a big source of material." RIMS measured ions of hydrogen, helium, oxygen, and nitrogen rising at different speeds and on different trajectories."

A descoberta do fluxo de Ions e sua interação com o vento solar foi surpreendente na época ( 1997-98 ) mas depois do lançamento da IMAGE UV conseguimos observa-lo de maneria rotineira. E a IMAGE UV tem seus equipamentos ajustados para imagear a distribuição da emissão de Hélio, ou seja, a esfera de plasma que se vê nas imagens é Hélio.

Mas sei que vc já compreendeu isto, apenas se faz de sonso, se quiser ler sobre a IMAGE UV as referências estão no começo do tópico.

[ ]´s

E a pesquisa supracitada também foi usada de modelo para simulação...(pois no vácuo- como qualquer modelo...=aproximação!)

Assim como TODA A TRALHA sobre datação radiométrica!

Leia o artigo e veja como a datação radiométrica ADAPTA-SE À DOUTRINA!

http://docdeoz.multiply.com/photos/hi-r ... m%2F20%233

P. 58, quando o "relógio molecular" sobrepujou a DATAÇÃO RADIOMÉTRICA! :emoticon44:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Como você mesmo disse- a perda de Hélio (quantificável?) depende dos ventos solares e do campo eletromagnético- que são variáveis e não fixos!...

Quero ver quantificar essa perda de maneira UNIFORME!

Uniformitarismo é a METAFÍSICA do evolucionismo, hipótese ad hoc que NUNCA PODERÁ ser refutada ou comprovada!

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

A idade de alguns fósseis de Sivapithecus foi "rebaixada"?

Como assim? Uma vez datada não está datada corretamente?

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Fernando Silva escreveu:
Abmael escreveu:- Quem já percebeu esse modus operandi tipicamente adventista nem se dá mais o trabalho.

Os cientistas acharam que as besteiras criacionistas eram óbvias para todos e não se deram ao trabalho de refutá-las. O resultado foi que o Design Inteligente se espalhou como praga e virou "verdade", ensinada até por professores universitários.

As pessoas são fáceis de enganar, ainda mais quando querem ser enganadas.

Acho importante mostrar aos desavisados que os criacionistas e o ID não são um consenso.

O Design Inteligente faz colocações ABSOLUTAMENTE CORRETAS respeito de mutações, que PODEM SER OBSERVADAS LONGE DOS LABORATÓRIOS DOS CIENTISTAS, por isso é PERIGOSO para o STAFF CIENTÍFICO! os cientistas-NÃO ACEITAM O CONTROLE DEMOCRÁTICO sobre suas pesquisas e por isso dizem que é BESTEIRA!

viewtopic.php?f=1&t=16353&p=336697#p336697

Botanico

Mensagem por Botanico »

dreaming escreveu:Desculpe a demora!

Eu ia fazer um tópico novo pra gente continuar nossa discussão sem atrapalhar o tópico dos outros, como essa não é de interesse do fórum, mas como esse tópico está meio parado, vai aqui mesmo:

No texto original a parte que eu destaquei estava em itálico.

Bom, a questão dos Protestantes serem trinitários foi falha minha mesmo, obrigado pela correção, essa eu não vou esquecer mais.

Seu Sonhante (sabe, eu costumo fazer umas brincadeiras com os nicks só para ver como seus donos reagem; é um jeito de saber se os caras levam a coisa na esportiva ou são desusadamente sisudos).

Em termos de rigores filosóficos e/ou teológicos não dá para contemporizar muito. Sobre esse tal de CRISTÃO, vamos deixar claro umas coisas:
1) Ele foi um termo proposto, salvo engano em Atos, para designar os "seguidores de Cristo". Acontece que já naqueles tempos já havia diversas SEITAS, interpretações diversas dos ensinamentos, etc e tal. No fim das contas, ser cristão não dizia muita coisa. Só dizia aos romanos que tal cara era gente ruim...

2) Constantino foi envolvido por uma das heresias cristãs que, por ter se aliado ao pudê, tratou de eliminar as outras e aí ganhou a condição de cleresia. Os católicos dizem que o Catolicismo foi fundado por Cristo e portanto seria a única e verdadeira religião. Só que quem conhece a História, sabe muito bem que quem fundou o Catolicismo foi Constantino e sua mãe, Santa Helena. De qualquer forma, Catolicismo se tornou sinônimo de Cristianismo.

3) Aí veio a Reforma e várias outras religiões, todas se dizendo cristãs, surgiram. A única coisa que tinham em comum era a alegação de que se baseavam na Bíblia, mas no máximo havia vários pontos em comum, mas as elucubrações teológicas já salientavam as divergências.

4) Mais e mais fragmentações vieram e aí surgiram também outras religiões, a qual a maioria das religiões as chamam de "seitas". São consideradas seitas porque não têm por autoridade a Bíblia e sim os seus líderes e/ou fundadores. São então os mórmons, testemunhas de jeová, adventistas, etc.

5) Bem, chegando aos finalmentes: o politicamente correto. Sim, numa sociedade de maioria cristã, não pega bem pregar de uma religião que se diz abertamente não-cristã. Daí então, até para efeito de marketing se proclama cristã, seja lá o que esse termo queira significar...

6) Quando Kardec codificou o Espiritismo, fê-lo a prestação, aos poucos. Ao contrário dos profetas bíblicos e os dos fundadores de religiões, Kardec não tinha o privilégio de falar com o Divino e assim foi montando as coisas aos poucos. Há site, Criticando Kardec, onde o seu dono compara a primeira edição do LE, com a edição finalizada. Há mudanças doutrinárias entre uma versão e outra! Kardec, no início, imaginava o Espiritismo não como uma religião, mas como uma ferramenta filosófica que hipoteticamente poderia ser usada por QUALQUER religião. Inclusive ele nomeava como espíritas as pessoas que ACEITAVAM A IDÉIA DE QUE HÁ COMUNICAÇÃO COM OS ESPÍRITOS, INDEPENDENTE DA RELIGIÃO QUE PROFESSASSEM. Mas ao fim de sua missão, ele já não pensava mais assim: ele se conscientizou de que o Espiritismo também era uma religião e ainda por cima hostilizada pelas outras.

7) Assim insisto nesta posição de separar o joio do trigo: Cristianismo tem todo um corpo doutrinário básico, fundamentado na Bíblia, com mais ou menos penduricalhos e perfumarias. Mas não se pode apresentar como Cristianismo uma doutrina que nem ao menos tem a Bíblia como base. É hora dos espíritas pararem de querer garimpar textos bíblicos querendo fazer com que eles falem Espiritismo. Podemos embaraçar os cristãos com isso, mas no fim, voltamos para o LE & outros livros espíritas.

É isso.

Joe

Mensagem por Joe »

O Doc é comediante nota 10.

dreaming
Contato:

Mensagem por dreaming »

Botanico escreveu:1) Ele foi um termo proposto, salvo engano em Atos, para designar os "seguidores de Cristo".

Sinceramente, acho que essa deveria ser a acepção considerada mais acertada.

No decorrer da sua argumentação nesse e nos outros posts, você demonstra considerar que, para ser cristão, é mais importante que um homem acredite na bíblia como interpretação literal e em uma ou outra seleção de dogmas do que o esforço que este faz para seguir a moral do Cristo.

Apesar dos argumentos históricos apresentados, ainda percebo esse pensamento como extremamente incoerente. Por ele, quanto mais seguirmos o Cristo, quanto mais nos esforçarmos por aprendermos e agirmos de acordo com Sua moral, menos seremos "cristãos". Logo, quanto mais cristão, menos cristão. :emoticon19: Nietzsche concordava que o único cristão que já existiu morreu na cruz. Por essa lógica, o Cristo é o único que nunca foi cristão de verdade. :emoticon19:

Se fôssemos seguir à risca os mesmos argumentos históricos, talvez fosse melhor encontrar outro nome também para o Espiritismo. Durante o último século diversos falsos médiuns utilizaram o nome de espíritas. Muitos médiuns verdadeiros publicaram e publicam centenas de livros que não estão de acordo com os princípios doutrinários e que mesmo assim se apresentam como espíritas. Quando se faz uma visita por algumas dezenas de casas espíritas, percebemos que cada uma delas estuda e prega o Espiritismo bem à sua maneira, às vezes apenas idiossincrática, às vezes com preocupantes falhas doutrinárias. Fora isso, vivemos um espiritismo de grande palavrório acerca dos fenômenos (que substituíram com muita facilidade os dogmas no nosso hábito de religiosidade exterior) e de muito pouca ação e mudança interior, no que estamos perfeitamente de acordo com os que você chama "Cristãos". Se se argumentar que a fragmentação ainda não foi suficiente para descaracterizar o movimento espírita, pode-se dizer ao menos que estamos no caminho certo e que logo o termo "Espírita" terá a mesma validade que você confere ao termo "Cristão".

Botanico escreveu:5) Bem, chegando aos finalmentes: o politicamente correto. Sim, numa sociedade de maioria cristã, não pega bem pregar de uma religião que se diz abertamente não-cristã. Daí então, até para efeito de marketing se proclama cristã, seja lá o que esse termo queira significar...

6) Quando Kardec codificou o Espiritismo, fê-lo a prestação, aos poucos. Ao contrário dos profetas bíblicos e os dos fundadores de religiões, Kardec não tinha o privilégio de falar com o Divino e assim foi montando as coisas aos poucos. Há site, Criticando Kardec, onde o seu dono compara a primeira edição do LE, com a edição finalizada. Há mudanças doutrinárias entre uma versão e outra! Kardec, no início, imaginava o Espiritismo não como uma religião, mas como uma ferramenta filosófica que hipoteticamente poderia ser usada por QUALQUER religião. Inclusive ele nomeava como espíritas as pessoas que ACEITAVAM A IDÉIA DE QUE HÁ COMUNICAÇÃO COM OS ESPÍRITOS, INDEPENDENTE DA RELIGIÃO QUE PROFESSASSEM. Mas ao fim de sua missão, ele já não pensava mais assim: ele se conscientizou de que o Espiritismo também era uma religião e ainda por cima hostilizada pelas outras.

Então Kardec estabeleceu o Espiritismo como Cristão unicamente porque vivia numa sociedade de maioria cristã? Por pura questão de marketing, pois de outra forma ele não iria conseguir uma boa aceitação dessa nova religião e não iria conseguir novos adeptos? Mas, no item logo abaixo, você mesmo não destaca que ele não tinha a intenção inicial de criar uma nova religião? Então qual a utilidade da estratégia de marketing? Ou ela foi posterior? Então além de acusar Kardec de maria-vai-com-as-outras, você também vai acusá-lo de manipulador e de adaptar os princípios da codificação às necessidades do mercado de fiéis?!?!?! :emoticon38: :emoticon19:

Eu sei que você não quis dizer nada disso, apenas quis demonstrar o absurdo que enxergo nessa proposição. Entendo perfeitamente que inicialmente não era a intenção dele fundar uma nova religião. Afinal, porque um filósofo iria ter como meta criar uma religião? Para ele era muito mais lógico estabelecer uma ferramenta filosófica, mas ele não pôde seguir esse caminho. De qualquer maneira, tenho certeza que a moral cristã seria parte fundamental dessa ferramenta de aprimoramento, por que a verdade é que todo o Espiritismo desaba e não passa de mera fenomenologia vazia e inerte sem essa moral.

Mas a questão é: Kardec tinha o hábito de seguir o politicamente correto a ponto de interferir no corpo doutrinário para isso? Ou ele seguia as comunicações? Se ele estava propondo algo muito mais agressivo ao senso comum das religiões cristãs da época, como a comunicabilidade dos espíritos e a reencarnação, por que ele teria medo de propor uma religião fora do cristianismo se as comunicações indicassem esse como o caminho correto? Além disso, se as religiões cristãs estavam tão incomodadas com o fato de o Espiritismo não aceitar seus dogmas, o que gerou revides vigorosos, tirar o Espiritismo de dentro do Cristianismo não teria facilitado muito a vida de Kardec? Se ele tivesse essa escolha, não seria uma saída fácil para diminuir os ataques das outras religiões? A identificação da Doutrina com o Hinduísmo ou o Budismo, através da reencarnação, não eram muito maiores? Afinal, porque ele não tomou esse caminho? Para mim é óbvio que essa escolha não cabia a ele.

Por fim, se essa hipótese de que o Espiritismo só foi estabelecido como uma religião cristã pra ser politicamente correto fosse verdadeira, então Kardec e os Espíritos superiores (que são a verdadeira fonte da doutrina, como já li você afirmar) entenderiam essa associação como mera distração para as massas. Mas na verdade o que se observa, se você ler aquele capítulo do Livro dos Médiuns que citei no outro post, é que Kardec considerava fundamental essa associação e de certa forma previa as tentativas posteriores de separar da doutrina da moral cristã. Isso é natural, já que essa moral é intragável para nós no dia-a-dia. Por mim, fico com o Chico, que dizia que se tirassem Jesus do Espiritismo, ele sairia junto. E fico também com Lamennais, que fala na Revista espírita de novembro de 1860, numa mensagem chamada justamente "O Cristianismo": "...tudo quanto foi erguido fora do cristianismo caiu..."

Agora, contra Kardec, Chico e Lamennais, não é melhor você reavaliar o que afinal te incomoda tanto no cristianismo que não incomoda eles?

Botanico escreveu:É hora dos espíritas pararem de querer garimpar textos bíblicos querendo fazer com que eles falem Espiritismo.

Mas, apesar de todos os motivos que nós temos pra não aceitar uma interpretação literal da bíblia, ela é uma fonte de conhecimento muito válida e útil. Afinal, a espiritualidade superior não iria deixar o mundo sem nenhuma fonte de conhecimento durante 2 mil anos só esperando o Espiritismo, seria muita sacanagem.

Botanico escreveu:Seu Sonhante (sabe, eu costumo fazer umas brincadeiras com os nicks só para ver como seus donos reagem; é um jeito de saber se os caras levam a coisa na esportiva ou são desusadamente sisudos).

Não esquenta a cabeça não! Eu não passei em Anatomia vegetal, mas nem por isso vou levar as coisas pro lado pessoal. :emoticon45:

APODman

Mensagem por APODman »

docdeoz escreveu:E a pesquisa supracitada também foi usada de modelo para simulação...(pois no vácuo- como qualquer modelo...=aproximação!)

Novamente vc demonstra nada compreender daquilo que lê ( se é que leu )

Doc a citação a que vc se refere apenas estuda possíveis caminhos AO LONGO das linhas de campo magnético para os ions nele confinados ( formando a plasmaesfera ) nada interferindo no FATO de que tais ions estão lá através dos mecanismos porpostos por outros modelos de escape do He e outros ions e que foram confirmados pelas observações da IMAGE UV.

É muito simples, a afirmação inicial do tópico está errada, temos observações diretas, empíricas, que confirmam a perda de Helio pelos mecanismos apontados em pesquisas anteriores a IMAGE UV e que os Crias solenemente fingem ignorar.

Assim como TODA A TRALHA sobre datação radiométrica!

Leia o artigo e veja como a datação radiométrica ADAPTA-SE À DOUTRINA!

http://docdeoz.multiply.com/photos/hi-r ... m%2F20%233

P. 58, quando o "relógio molecular" sobrepujou a DATAÇÃO RADIOMÉTRICA! :emoticon44:

Já que fugir do asunto Doc ? Ao menos assuma que o Adalto MENTIU !

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

APODman

Mensagem por APODman »

docdeoz escreveu:Como você mesmo disse- a perda de Hélio (quantificável?) depende dos ventos solares e do campo eletromagnético- que são variáveis e não fixos!...

Quero ver quantificar essa perda de maneira UNIFORME!

Sendo variáveis as contigências que ocasionam o fluxo de Helio para fora do planeta Terra a perda é variável mas dentro de certos limites, qual o problema ?

Por acaso consegue provar que o Sol deixou em algum momento de emitir energia ao espaço ou que o campo magnético da Terra deixou de existir por séculos ou milhares de anos ?

Não apela Doc, vc perdeu esta.

Uniformitarismo é a METAFÍSICA do evolucionismo, hipótese ad hoc que NUNCA PODERÁ ser refutada ou comprovada!

Falseada seria melhor.

Mas sim, podemos falsear esta hipótese em especial, em relação as constantes do Universo, e constatar que pelo menos nos últimos 1,2 bilhões de anos ela permaneceu estável.

Já ouviu falar na Supernova 1987A e no reator nuclear natural de Oklo Doc ?

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

APODman

Mensagem por APODman »

docdeoz escreveu:A idade de alguns fósseis de Sivapithecus foi "rebaixada"?

Como assim? Uma vez datada não está datada corretamente?

Ora Doc, vc realmente só lê o quer, o que lhe convém ? É realmente o criacionista mais desonesto que já passou pelo RV ?

O Zumbi Filosófico já respondeu esta questão a vc em outro tópico:

A história mais detalhada da pesquisa paleontológica novamente mostrará que diferentemente do que tenta fazer parecer, não é apenas uma questão de transformação arbitrária de acordo com as conveniências, mas algo corroborado conforme se obtém novas evidências.

A história é mais ou menos essa: Ramapithecus foi o nome de gênero primeiramente dado para espécimes incompletos, inicialmente foram supostos como pertencentes à linhagem humana, numa época em que ainda não havia datação molecular da separação. Devido à ausência dessa evidência molecular, somado ao fato dos humanos serem anatomicamente mais parecidos com orangotangos do que com gorilas ou chimpanzés, pensava-se que a linhagem humana tinha se separado antes das separações entre orangotangos (talvez gibões também, não lembro), gorilas e chimpanzés, há algo como 20-10 milhões de anos.

Com os dados moleculares, a data da separação da linhagem que deu origem aos humanos mudou, mas Ramapithecus continuou tendo a mesma datação que tinha anteriormente, não mudou para continuar sendo ancestral humano como falsamente alegado; ele não é mais tido como parente tão próximo do ser humano, mas dos orangotangos.

Conforme encontraram mais espécimes, mais completos, de Ramapithecus, foram vendo que era provavelmente um outro gênero já conhecido, com nome mais antigo e prioritário, e já tido como parente dos orangotangos, Silvapithecus.

fonte: viewtopic.php?f=1&t=16188&start=25&st=0&sk=t&sd=a#p334705

Vai Doc, escreva um email ao Adalto e peça novas orientações a ele, é um prazer destrui-lo por seu intermédio ( já que o covarde não tem culhões para dar a cara a tapa em um debate que possa vir a expor suas mentiras ).

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:1) Ele foi um termo proposto, salvo engano em Atos, para designar os "seguidores de Cristo".

dreaming escreveu:Sinceramente, acho que essa deveria ser a acepção considerada mais acertada.

No decorrer da sua argumentação nesse e nos outros posts, você demonstra considerar que, para ser cristão, é mais importante que um homem acredite na bíblia como interpretação literal e em uma ou outra seleção de dogmas do que o esforço que este faz para seguir a moral do Cristo.

Sim, esta é a minha posição, pois mesmo pessoas que nunca ouviram falar do dito Cristo seguem uma moral que é similar àquela pregada pelo dito-cujo. Em cima desta moral foi construído todo um castelo teológico e ela acabou sepultada debaixo dele. Como a maioria das ditas religiões cristãs vão pelo mesmo raciocínio, enfatizando o teológico e subestimando o que seria a moral do Cristo, então prefiro optar por esta interpretação.

dreaming escreveu:Apesar dos argumentos históricos apresentados, ainda percebo esse pensamento como extremamente incoerente. Por ele, quanto mais seguirmos o Cristo, quanto mais nos esforçarmos por aprendermos e agirmos de acordo com Sua moral, menos seremos "cristãos". Logo, quanto mais cristão, menos cristão. :emoticon19: Nietzsche concordava que o único cristão que já existiu morreu na cruz. Por essa lógica, o Cristo é o único que nunca foi cristão de verdade. :emoticon19:

Essa incoerência resolvo de uma maneira muito simples: cristão é aquele que acredita em elucubrações teológicas cristãs, inventadas pelas igrejas ditas cristãs e que eventualmente podem seguir alguma coisa de moral cristã.

dreaming escreveu:Se fôssemos seguir à risca os mesmos argumentos históricos, talvez fosse melhor encontrar outro nome também para o Espiritismo. Durante o último século diversos falsos médiuns utilizaram o nome de espíritas. Muitos médiuns verdadeiros publicaram e publicam centenas de livros que não estão de acordo com os princípios doutrinários e que mesmo assim se apresentam como espíritas. Quando se faz uma visita por algumas dezenas de casas espíritas, percebemos que cada uma delas estuda e prega o Espiritismo bem à sua maneira, às vezes apenas idiossincrática, às vezes com preocupantes falhas doutrinárias. Fora isso, vivemos um espiritismo de grande palavrório acerca dos fenômenos (que substituíram com muita facilidade os dogmas no nosso hábito de religiosidade exterior) e de muito pouca ação e mudança interior, no que estamos perfeitamente de acordo com os que você chama "Cristãos". Se se argumentar que a fragmentação ainda não foi suficiente para descaracterizar o movimento espírita, pode-se dizer ao menos que estamos no caminho certo e que logo o termo "Espírita" terá a mesma validade que você confere ao termo "Cristão".

Infelizmente o que você diz tem muito de verdade. A coisa começou a ficar podre logo após a morte de Kardec. Seu sucessor foi seu gerente, Pierre Gaetan Leymarie, uma boa pessoa, mas desusadamente liberal e sem pulso firme. Ele abriu a Revista Espírita à divulgação de doutrinas esotéricas, rustenguismo, etc e tal, fazendo um verdadeiro saco de gatos. Imprudente, ele divulgou umas "fotos espíritas" de um trapaceiro e isso acabou resultando num processo judicial, que ele perdeu, pois além do promotor, tinha também que lutar com o juiz. Este último só permitia que falassem aqueles que pudessem comprometer Leymarie. Se a testemunha não andava pela cartilha do juiz, este a interrompia e mandava sentar e calar-se. Numa dessa...
Apesar de grandes figuras do Espiritismo na época, como Delanne, Denis, Meyer, etc o Espiritismo na França foi perdendo o rumo. Delanne mesmo faz o "mea-culpa": _ Se temos de nos criticar de alguma coisa, é por termos nos DESVIADO dos princípios doutrinários de Kardec.
A coisa foi degringolando, até que no fim dos anos 1960, o manda-chuva, André Dumas, pôs a pá-de-cal em cima do Espiritismo: sua meta foi eliminar o sentido religioso/filosófico do Espiritismo e fazer dele uma "Ciência Parapsicológica". Assim ele cessou a publicação da Revista Espírita e a substituiu por outra, de cunho parapsicológico. Já por essa época o número de espíritas na França mal chegava a mil. Enquanto que no Brasil você acha prateleiras ou até estantes inteiras dedicadas a livros espíritas nas livrarias, na França você vai achar umas poucas obras em estantes dedicadas a folclores, magia, superstição...

Mas no Brasil a coisa também não ficou melhor, só temos o número que temos graças à valorização do aspecto religioso do Espiritismo. Aqui a FEB dominou o cenário, procurando divulgar a doutrina rustainguista. Outras coisas parecidas foram o Racionalismo Cristão, a LBV, o grupo de Osvaldo Polidoro, etc, que simplesmente pinçam algumas coisas do Espiritismo e querem dar a impressão de que têm algo a ver.

Diante deste quadro, o verdadeiro espírita simplesmente busca separar o joio do trigo. Se a coisa não está enquadrada no que é apresentado na obra da Codificação, então não deve ser aceito como Espiritismo. É como dizia Herculano Pires: _ Quem não defende a verdade compurscada, nao é digno desta verdade.

Botanico escreveu:5) Bem, chegando aos finalmentes: o politicamente correto. Sim, numa sociedade de maioria cristã, não pega bem pregar de uma religião que se diz abertamente não-cristã. Daí então, até para efeito de marketing se proclama cristã, seja lá o que esse termo queira significar...

dreaming escreveu:Então Kardec estabeleceu o Espiritismo como Cristão unicamente porque vivia numa sociedade de maioria cristã? Por pura questão de marketing, pois de outra forma ele não iria conseguir uma boa aceitação dessa nova religião e não iria conseguir novos adeptos? Mas, no item logo abaixo, você mesmo não destaca que ele não tinha a intenção inicial de criar uma nova religião? Então qual a utilidade da estratégia de marketing? Ou ela foi posterior? Então além de acusar Kardec de maria-vai-com-as-outras, você também vai acusá-lo de manipulador e de adaptar os princípios da codificação às necessidades do mercado de fiéis?!?!?! :emoticon38: :emoticon19:

Eu sei que você não quis dizer nada disso, apenas quis demonstrar o absurdo que enxergo nessa proposição. Entendo perfeitamente que inicialmente não era a intenção dele fundar uma nova religião. Afinal, porque um filósofo iria ter como meta criar uma religião? Para ele era muito mais lógico estabelecer uma ferramenta filosófica, mas ele não pôde seguir esse caminho. De qualquer maneira, tenho certeza que a moral cristã seria parte fundamental dessa ferramenta de aprimoramento, por que a verdade é que todo o Espiritismo desaba e não passa de mera fenomenologia vazia e inerte sem essa moral.

Uma coisa que digo é que Kardec ERA UM HOMEM DE SUA ÉPOCA. Já apareceu neste fórum gente me cobrando que Kardec deveria ser alguém transcendente a isso tudo pois era um "escolhido". Sai dessa! Kardec vivia numa sociedade cristã. Se quisesse falar de religião, até para poder ser melhor entendido, ele tinha de buscar o modelo cristão como referência. O europeu de sua época só entendia desta religião, pois fora a única que aprendeu a praticar. Os mais eruditos até poderiam conhecer outras, mas o povão... Assim, se Kardec precisasse recorrer a alguma figura ou exemplo, era o Cristianismo que ele buscava como referência.

dreaming escreveu:Mas a questão é: Kardec tinha o hábito de seguir o politicamente correto a ponto de interferir no corpo doutrinário para isso? Ou ele seguia as comunicações? Se ele estava propondo algo muito mais agressivo ao senso comum das religiões cristãs da época, como a comunicabilidade dos espíritos e a reencarnação, por que ele teria medo de propor uma religião fora do cristianismo se as comunicações indicassem esse como o caminho correto? Além disso, se as religiões cristãs estavam tão incomodadas com o fato de o Espiritismo não aceitar seus dogmas, o que gerou revides vigorosos, tirar o Espiritismo de dentro do Cristianismo não teria facilitado muito a vida de Kardec? Se ele tivesse essa escolha, não seria uma saída fácil para diminuir os ataques das outras religiões? A identificação da Doutrina com o Hinduísmo ou o Budismo, através da reencarnação, não eram muito maiores? Afinal, porque ele não tomou esse caminho? Para mim é óbvio que essa escolha não cabia a ele.

Não entendi muito bem, mas vejamos o que é possível:
Kardec, ao contrário dos profetas bíblicos, não era vaquinha de presépio que só sabia dizer muuu! Ele discutia com os espíritos e as questões de comunicação eram postas em dúvida se contrariasse a lógica e mesmo a ciência de sua época. Aliás isso deu um problema com a questão de racismo, da qual volta e meia, ele é acusado por aqui. A Ciência (apesar de tão endeusada pela comunidade cética) da época de Kardec era essencialmente racista. O pessoal por aqui acha que seria obrigação dos espíritos mostrarem a Kardec que raças não existem, que geneticamente é tudo igual, etc. Só não me dizem como é que mostra isso a um homem sem as devidas informações científicas na mão, sem qualquer vislumbre de prova e que não tinha o hábito de dizer muuu!

Como eu lhe falei antes, é uma questão de REFERENCIAL. Se Kardec não fez uma colocação explícita de negação do Cristianismo por parte da constituição da DE, isso não quer dizer que ele tenha feito do Espiritismo um ramo do Cristianismo, senso estrito.

dreaming escreveu:Por fim, se essa hipótese de que o Espiritismo só foi estabelecido como uma religião cristã pra ser politicamente correto fosse verdadeira, então Kardec e os Espíritos superiores (que são a verdadeira fonte da doutrina, como já li você afirmar) entenderiam essa associação como mera distração para as massas. Mas na verdade o que se observa, se você ler aquele capítulo do Livro dos Médiuns que citei no outro post, é que Kardec considerava fundamental essa associação e de certa forma previa as tentativas posteriores de separar da doutrina da moral cristã. Isso é natural, já que essa moral é intragável para nós no dia-a-dia. Por mim, fico com o Chico, que dizia que se tirassem Jesus do Espiritismo, ele sairia junto. E fico também com Lamennais, que fala na Revista espírita de novembro de 1860, numa mensagem chamada justamente "O Cristianismo": "...tudo quanto foi erguido fora do cristianismo caiu..."

Agora, contra Kardec, Chico e Lamennais, não é melhor você reavaliar o que afinal te incomoda tanto no cristianismo que não incomoda eles?

É a mesma questão de referencial que eu falei. Eu não aceito o rustainguismo como Espiritismo, pois o primeiro é uma doutrina inventada por Roustaing que desfigura pontos essenciais da Doutrina Espírita. Da mesma forma, os cristãos têm todo o direito de negar ao Espiritismo o qualificativo de cristão, pois negam os espíritas a divindade do Cristo, seu nascimento virginal, sua ressurreição em corpo e alma, a necessidade de crer nele como Salvador, etc e tal. Fora a questão da obrigatória aceitação da Bíblia como sendo exata e infalível e absolutamente verdadeira EM TUDO quanto o que se manifestar.

Quanto ao Lamennais, acho que ele nunca ouviu falar de budismo, hinduísmo, islamismo & outros ismos que foram construídos fora do Cristianismo e estão aí, muito bem obrigado. Ninguém está tirando Jesus do Espiritismo e menos ainda a moral que ele nos deixou. O que tiramos são as elucubrações teológicas cristãs, mas só que removidas estas, perdemos o direito de nos apresentamos como cristãos.

Botanico escreveu:É hora dos espíritas pararem de querer garimpar textos bíblicos querendo fazer com que eles falem Espiritismo.

dreaming escreveu:Mas, apesar de todos os motivos que nós temos pra não aceitar uma interpretação literal da bíblia, ela é uma fonte de conhecimento muito válida e útil. Afinal, a espiritualidade superior não iria deixar o mundo sem nenhuma fonte de conhecimento durante 2 mil anos só esperando o Espiritismo, seria muita sacanagem.

Cada coisa vale para o seu tempo, lugar e povo. E não falo só da Bíblia.

Botanico escreveu:Seu Sonhante (sabe, eu costumo fazer umas brincadeiras com os nicks só para ver como seus donos reagem; é um jeito de saber se os caras levam a coisa na esportiva ou são desusadamente sisudos).

dreaming escreveu:Não esquenta a cabeça não! Eu não passei em Anatomia vegetal, mas nem por isso vou levar as coisas pro lado pessoal. :emoticon45:

E desculpe a demora em responder, mas por esses dias não sei o que acontecia, mas dava sempre a mensagem de que não foi possível estabelecer a conexão. Acho que o servidor resolveu aproveitar o feriadão...

dreaming
Contato:

Mensagem por dreaming »

Botanico escreveu:Essa incoerência resolvo de uma maneira muito simples: cristão é aquele que acredita em elucubrações teológicas cristãs, inventadas pelas igrejas ditas cristãs e que eventualmente podem seguir alguma coisa de moral cristã.

Ok, se pra você está tudo bem o fato de essa resolução fazer com que o Cristo nunca tenha sido cristão...

Botanico escreveu:Como eu lhe falei antes, é uma questão de REFERENCIAL. Se Kardec não fez uma colocação explícita de negação do Cristianismo por parte da constituição da DE, isso não quer dizer que ele tenha feito do Espiritismo um ramo do Cristianismo, senso estrito.

Repetindo: não só não fez colocação de negação, como fez dezenas de colocações de aprovação, publicou um livro unicamente dedicado à moral cristã, trechos como o do Livro dos Médiuns que citei anteriormente em que ele explicitamente declara "Espiritismo Cristão", coletânea de preces onde tem Jesus pra tudo quanto é lado, enfim, caro botânico, ouso afirmar que sua leitura é por vezes extremamente seletiva.

Quanto ao fato de Kardec ser o "escolhido": eu não disse em momento algum que ele é perfeito. Não sou afeito a endeusar as figuras do espiritismo, apesar de saber que isso é comum. Porém, considero-o de uma moral extremamente elevada, e sem dúvida de uma lucidez invejável. Como o seu argumento foi de que ele teria inserido o cristianismo no espiritismo para manipular as massas e aumentar o número de fiéis, ato que eu pessoalmente consideraria pusilânime e de extrema baixeza, não posso aceitá-lo como condizente com a figura de Kardec. Daí a considerá-lo perfeito vai grande diferença.

Quanto a esse negócio de Roustanguismo, eu confesso que foi a primeira vez eu vi o termo. Olhei por alto do que se trata, mas hoje infelizmente não terei tempo de ler sobre isso. De qualquer maneira, citar o roustanguismo nesse momento me pareceu a velha tática do espantalho. Se o roustanguismo é uma deturpação do kardecismo, para mim é claro em muitos pontos da codificação que Kardec associou firmemente o espiritismo com o cristianismo. Nós já discutimos isso e parece claro que nenhum dos dois vai mudar sua posição, eu acreditando que essa associação tem um motivo muito profundo e é imprescindível, você acreditanto que foi apenas uma necessidade temporária devido às massas. Bom, vamos esperar novos acontecimentos nas nossas vidas que levem ou um ou outro a mudar de opinião. Como dizia Vitor Hugo, não há nada mais poderoso que uma idéia que chegou ao seu tempo, talvez não seja o meu, talvez não seja o seu.

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Acho que o assunto ficou desvirtuado...

Por que não abrem um tópico próprio.

Os argumentos aqui forma guardados:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 1430684402

Muito obrigado mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :emoticon45:

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Essa incoerência resolvo de uma maneira muito simples: cristão é aquele que acredita em elucubrações teológicas cristãs, inventadas pelas igrejas ditas cristãs e que eventualmente podem seguir alguma coisa de moral cristã.

dreaming escreveu:Ok, se pra você está tudo bem o fato de essa resolução fazer com que o Cristo nunca tenha sido cristão...

Mas Sonhante:
Jesus NUNCA FOI CRISTÃO! Cristão é um termo inventado décadas depois da morte dele para designar seus supostos seguidores. Assim então bastava um "creio no Cristo" para ser cristão, independente do saco de gatos teológico que o Cristianismo era nos primeiros tempos, até que a fé católica se tornou cleresia e extinguiu as outras seitas. E no começo do Espiritismo, Kardec entendia como ESPÍRITA todo aquele que acreditava em manifestações espirituais, INDEPENDENTE DO CREDO QUE PROFESSASSEM! Só mais ao fim de sua obra é que ele se conscientizou de que tinha todo um corpo doutrinário próprio, que não eram comum às outras religiões e daí crer em manifestações espirituais já não era suficiente para definir um espírita. Com o Cristianismo e o cristão é a mesma coisa.

Botanico escreveu:Como eu lhe falei antes, é uma questão de REFERENCIAL. Se Kardec não fez uma colocação explícita de negação do Cristianismo por parte da constituição da DE, isso não quer dizer que ele tenha feito do Espiritismo um ramo do Cristianismo, senso estrito.

dreaming escreveu:Repetindo: não só não fez colocação de negação, como fez dezenas de colocações de aprovação, publicou um livro unicamente dedicado à moral cristã, trechos como o do Livro dos Médiuns que citei anteriormente em que ele explicitamente declara "Espiritismo Cristão", coletânea de preces onde tem Jesus pra tudo quanto é lado, enfim, caro botânico, ouso afirmar que sua leitura é por vezes extremamente seletiva.

Eu não diria que a minha leitura é seletiva, mas sim que analiso a coisa dentro do seu padrão histórico e ao longo de um processo evolutivo. O Espiritismo não foi formado por um grupo de pessoas que estavam descontentes com alguma doutrina oficial e fundou outra seita, pegando o que gostava e excluindo o que lhes desagradava. Veja por exemplo o fundador do grupo conhecido hoje como testemunhas de jeová: ele era um adventista, mas frustrado com mais uma previsão de fim de mundo que não aconteceu, ele e alguns colegas abandonaram o grupo adventista e interpretando a Bíblia a seu modo, fez a sua própria seita neo-adventista.
O mesmo já não aconteceu com o Espiritismo. Foi a partir da observação de certos fenômenos, fazendo-se perguntas e obtendo-se respostas é que se constituiu a base do Espiritismo. Não foi portanto a partir de estudos bíblicos ou hinduistas ou budistas que se peneirou uma doutrina que no final se tornou o Espiritismo. Por isso é que digo que o Espiritismo NÃO É UM RAMO DO CRISTIANISMO. Conseqüentemente não é também Cristianismo, pois várias coisas essenciais em termos de doutrina cristã são rejeitadas. E insisto que só aproveitar a moral cristã (seja lá o que isso signifique) e selecionar uns textos bíblicos NÃO BASTA PARA SE FAZER UMA NOVA SEITA CRISTÃ, quando os pontos essenciais do Cristianismo são desconsiderados.

dreaming escreveu:Quanto ao fato de Kardec ser o "escolhido": eu não disse em momento algum que ele é perfeito. Não sou afeito a endeusar as figuras do espiritismo, apesar de saber que isso é comum. Porém, considero-o de uma moral extremamente elevada, e sem dúvida de uma lucidez invejável. Como o seu argumento foi de que ele teria inserido o cristianismo no espiritismo para manipular as massas e aumentar o número de fiéis, ato que eu pessoalmente consideraria pusilânime e de extrema baixeza, não posso aceitá-lo como condizente com a figura de Kardec. Daí a considerá-lo perfeito vai grande diferença.

Há uma diferença muito grande em se fazer manipular massas e outra em buscar transmitir os ensinamentos de uma forma que não sejam rejeitados de cara, pelo fato de não serem politicamente corretos à maioria. Não lembro exatamente em qual dos livros, mas Kardec dá um exemplo, ilustrando como talvez os espíritos tentariam instruir a um muçulmano: "Diria o espírito que Mulamad é um impostor e que o muçulmano iria para o inferno se não se batizasse cristão? Lógico que não, pois seria imediatamente repelido. O espírito buscaria contornar os pontos sensíveis, PARECENDO CONCORDAR COM SUAS IDÉIAS, e assim aos poucos ir expondo o seu pensamento."
Kardec, involuntariamente ou não, fez o mesmo para apresentar o Espiritismo ao povão.

dreaming escreveu:Quanto a esse negócio de Roustanguismo, eu confesso que foi a primeira vez eu vi o termo. Olhei por alto do que se trata, mas hoje infelizmente não terei tempo de ler sobre isso. De qualquer maneira, citar o roustanguismo nesse momento me pareceu a velha tática do espantalho. Se o roustanguismo é uma deturpação do kardecismo, para mim é claro em muitos pontos da codificação que Kardec associou firmemente o espiritismo com o cristianismo. Nós já discutimos isso e parece claro que nenhum dos dois vai mudar sua posição, eu acreditando que essa associação tem um motivo muito profundo e é imprescindível, você acreditanto que foi apenas uma necessidade temporária devido às massas. Bom, vamos esperar novos acontecimentos nas nossas vidas que levem ou um ou outro a mudar de opinião. Como dizia Vitor Hugo, não há nada mais poderoso que uma idéia que chegou ao seu tempo, talvez não seja o meu, talvez não seja o seu.

Já que é a primeira vez que ouviu o termo Rustainguismo, então suponho que não está sabendo que ele também é chamado ESPIRITISMO CRISTÃO. Não passou de uma manobra do clero católico na espiritualidade para desacreditar o Espiritismo. Um contemporâneo de Kardec, Jean Baptiste Roustaing, entusiasmou-se com o Espiritismo e decidiu colaborar com a obra, servindo-se, entretanto, de uma ÚNICA médium obsediada, Madame Colingnon, e através dela recebeu uma massuda obra, repetitiva, confusa sem pé nem cabeça, para onde foram contrabandeados dogmas católicos sob roupagem "espírita". Na França, provavelmente ninguém nem sabe dessa palhaçada, mas no Brasil infelizmente ela foi preservada e propagada.

O motivo é simples, a FEB foi fundada por um grupo de espíritas que eram ex-católicos, mas ainda assim eles não conseguiram livrar-se de certas coisas muito caras à carolice católica. Era muito doloroso para eles não chamarem mais a mãe de Jesus de Virgem Santíssima... pois no Espiritismo ela gerou Jesus da mesma forma que todos os outros humanos. Ou seja, ela se casou virgem como mandava a lei hebraica, mas depois disso trepou com o José e teve Jesus e outros filhos numa boa. Mas então veio a obra espúria de Roustaing. Nela Jesus NUNCA ENCARNOU, ele apenas apareceu como um fantasma materializado. Daí então simulou-se uma gravidez que não houve, um parto que nunca aconteceu e José olhando tudo isso sem poder dizer nada, pois ela estava gerando um "espírito santo". E assim, Maria concebeu Jesus em plena virgindade. Que maravilha! Nossa Senhora Virgem Santíssima está de volta à sua peanha. Isso fez com que os febeanos adotassem o rustainguismo, sem nem mesmo se darem conta dos absurdos doutrinários. Veja só: encarnação é só por CASTIGO (Kardec fala que é uma necessidade para o progresso do espírito); o espírito progride no mundo espiritual e mesmo altamente intelectualizado, que pisar na bola, vai ter de reencarnar e começa encarnando em "criptógamos carnudos". Vai saber o que é isso. O mais próximo que se parecem são lesmas e caracóis, mas Roustaing diz que vivem nos lírios, seus instintos são só comer e reproduzir, a proteção divina faz com que os outros animais não os comam (caracóis e lesmas não têm essa sorte), etc e tal. Vou parar por aqui, mas o besteirol rustainguista é volumoso.

E repito: apontar exemplos ou situações comuns entre Espiritismo e Cristianismo, não faz do primeiro um segundo. Pode-se haver pontos doutrinários comuns, mas um não é o outro.

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

A história é mais ou menos essa: Ramapithecus foi o nome de gênero primeiramente dado para espécimes incompletos, inicialmente foram supostos como pertencentes à linhagem humana, numa época em que ainda não havia datação molecular da separação. Devido à ausência dessa evidência molecular, somado ao fato dos humanos serem anatomicamente mais parecidos com orangotangos do que com gorilas ou chimpanzés, pensava-se que a linhagem humana tinha se separado antes das separações entre orangotangos (talvez gibões também, não lembro), gorilas e chimpanzés, há algo como 20-10 milhões de anos.

Com os dados moleculares, a data da separação da linhagem que deu origem aos humanos mudou, mas Ramapithecus continuou tendo a mesma datação que tinha anteriormente, não mudou para continuar sendo ancestral humano como falsamente alegado; ele não é mais tido como parente tão próximo do ser humano, mas dos orangotangos.

Conforme encontraram mais espécimes, mais completos, de Ramapithecus, foram vendo que era provavelmente um outro gênero já conhecido, com nome mais antigo e prioritário, e já tido como parente dos orangotangos, Silvapithecus. DO ZUMBI

"Além disso a idade de alguns fósseis do sivapitecus foi rebaixada..." p. 58c, último páragrafo

Tem de LER o artigo que DEMONSTRA INCONTESTE QUE A DATAÇÃO 'adaptou-se" à DOUTRINA! :emoticon44:

Trancado