O que é deus?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Geek
Gênero: Masculino

Re: O que é deus?

Mensagem por Geek »

SickBoy escreveu:[off]

geek, tu é o mig?

dsjkahdjsa. deve ser, pra desabilitar a mensagem privada :emoticon33:

[/off]

yep :emoticon16:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:É fácil comprovar isto. Basta criar um formigueiro a partir de um ovo. Assim garante-se que não tenha havido nenhuma transmissão de conhecimento de uma geração para a outra.
Se o formigueiro se comporta exatamente conforme o esperado, é sinal de que a programação estava embutida nos genes.

Então vou criar seres humanos em uma ilha sem contato com o mundo externo, e, caso eles se comportem da forma esperada, vou concluir que todo o comportamento deles está embutido nos genes, e, por isso, não são conscientes nem possuem razão.

O teste já foi feito, de certa forma, no caso das meninas criadas por lobos, na Índia.
Viraram animais e nunca mais se recuperaram porque seu cérebro já tinha sido "formatado".

Muitos dos animais mais simples têm que se virar sozinhos, sem ajuda dos pais. Já nascem programados, já saem prontos do ovo.
Os mais complexos têm que passar por um período de aprendizado. O ser humano tem o período mais longo de todos.

Johnny

Mensagem por Johnny »

O Fernando não assistiu Tarzan... :emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Geek escreveu:
NadaSei escreveu:
Caro colega, não critiquei a ciência da simulação, muito menos a chamei de pseudo-ciência.
[\quote]
So sorry.

Preciso repetir?
Acho que preciso...
NadaSei escreveu:Caro colega, não critiquei a ciência da simulação, muito menos a chamei de pseudo-ciência.
Chamei de crença pseudo-cientifica a postura de apoiar crenças afirmativas acerca de um tema, baseado apenas em supostas simulações sobre coisas ainda pouco compreendidas.
(...)

Outra coisa é você tentar simular o funcionamento de uma formiga (algo sobre o qual temos MUITO menos conhecimento que as condições do tempo) e com base nisso chegar a conclusão de que elas são inconscientes, irracionais, etc... (...)

Geek escreveu:Mas, por exemplo, simular a evolução num computador é perfeito. Que pode ser mais simulável que a reprodução diferencial. Serve para mortrar que a seleção natural em principio funciona.(...)

Sim, uma simulação pode mostrar que algo em principio é "possivel", não que tenha acontecido.
Da mesma forma uma simulação de formigas "pode" mostrar que, a principio, tal comportamento possa ser reproduzido (simulado) sem a necessidade de consciência ou razão, no entanto, não prova que formigas não tenham consciência/razão nem diz nada sobre o mesmo comportamento não ocorrer de forma idêntica em seres conscientes e racionais. Essa é a grande questão, uma simulação não é base para formação de juízo afirmativo ou negativo acerca das formigas terem consciência/razão.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:É fácil comprovar isto. Basta criar um formigueiro a partir de um ovo. Assim garante-se que não tenha havido nenhuma transmissão de conhecimento de uma geração para a outra.
Se o formigueiro se comporta exatamente conforme o esperado, é sinal de que a programação estava embutida nos genes.

Então vou criar seres humanos em uma ilha sem contato com o mundo externo, e, caso eles se comportem da forma esperada, vou concluir que todo o comportamento deles está embutido nos genes, e, por isso, não são conscientes nem possuem razão.

O teste já foi feito, de certa forma, no caso das meninas criadas por lobos, na Índia.
Viraram animais e nunca mais se recuperaram porque seu cérebro já tinha sido "formatado".

Muitos dos animais mais simples têm que se virar sozinhos, sem ajuda dos pais. Já nascem programados, já saem prontos do ovo.
Os mais complexos têm que passar por um período de aprendizado. O ser humano tem o período mais longo de todos.

E em que isso acarreta na menina loba ser um autómato?

Desenvolvimento de capacidades devido a esse ou aquele estimulo, ou como você chama, "formatação" do cérebro, difere em muito da inexistência de razão e consciência.
A menina não se tornou um "robô" inconsciente e irracional só por conta disso, assim como é possível que formigas não sejam meros "robôs biológicos/naturais" e possuam sim consciência e razão.

Sair "pronto do ovo", de certa forma, todos saímos. Saímos prontos com consciência pronta e tudo, a diferença é que alguns animais tem a capacidade de questionar e "aprender" mais coisas novas que outros.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Eureka!

Deus é o Ibrahim Sued.

Motivos

a) Sued de tras pra frente fica Deus.

b) Alem disso, Ibrahim é uma variante Árabe de ABRAÃO.

c) O numero de letras somado da 11
1 e 1 simbolizam filho e espirito santo e a uniao de ambos, 11 significa pai
e o numero 1 e o numero da unidade, do Deus unico

Segue uma piadinha infame, de brinde e de gratis:

Sabem qual como é o inferno dos programadores extressados?
hem? hem? hã?
Um lugar onde voce tem a eternidade para programar, mas que é "tudo pra ontem"!
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fenrir escreveu:Eureka!

Deus é o Ibrahim Sued.

Motivos

a) Sued de tras pra frente fica Deus.

b) Alem disso, Ibrahim é uma variante Árabe de ABRAÃO.

c) O numero de letras somado da 11
1 e 1 simbolizam filho e espirito santo e a uniao de ambos, 11 significa pai
e o numero 1 e o numero da unidade, do Deus unico

Segue uma piadinha infame, de brinde e de gratis:

Sabem qual como é o inferno dos programadores extressados?
hem? hem? hã?
Um lugar onde voce tem a eternidade para programar, mas que é "tudo pra ontem"!

Se fosse assim:

Nerd chega num prostúbulo e a puta pergunta:
E aí garoto, vamos fazer um programa?
E ele mais rápido que uma bala responde: Em VB ou C++?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Fernando Silva escreveu:
FOGO escreveu:Para pensar: fala-se muito em "deus". Existe? Não existe? A pergunta é: o que é deus? A partir da definição é que se pode fazer afirmações. Deus criou o Universo? Por que? Será que tudo tem que ter um criador? Então quem criou deus? O Universo é infinito no espaço e no tempo. Talvez a melhor definição de deus é que é sinônimo de Universo.

Há um tópico sobre a definição de Deus no RV. Quando tiver tempo, vou procurar.

De novo?
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

É. Acho que a gente não precisa mais pensar sobre isto.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:É. Acho que a gente não precisa mais pensar sobre isto.

Sobre o que?

Deus? Dai eu torno a perguntar: Qual? Sob qual definição?

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:

Sobre o que?

E lá eu tô preocupada em definir deus...
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:

Sobre o que?

Ué! Como se pode afirmar que uma coisa não existe sem se saber uma definição exata sobre ela?

Para mim por exemplo, TPM não existe... Nunca na minha vida namorei NENHUMA moça que tenha demonstrado sintomas de TPM. Nunquinha....:emoticon12:

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Apo escreveu:

Sobre o que?

Ué! Como se pode afirmar que uma coisa não existe sem se saber uma definição exata sobre ela?

Para mim por exemplo, TPM não existe... Nunca na minha vida namorei NENHUMA moça que tenha demonstrado sintomas de TPM. Nunquinha....:emoticon12:

Afe, primo, tu tá pegando TODAS as falácias e clichês dos crentes e lascando aqui! Tá um HO-R-RO-OR!

Uma coisa só existe se eu não puder definí-la, então. Ótimo.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Essa nem eu entendi...vou meditar um pouco e pedir para que o senhor jisuis ilumine e me de entendimento, depois eu volto... :emoticon12:

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:Essa nem eu entendi...vou meditar um pouco e pedir para que o senhor jisuis ilumine e me de entendimento, depois eu volto... :emoticon12:

É, deves estar na TPM! A cabeça fica confusa, normal! :emoticon45:
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:E em que isso acarreta na menina loba ser um autómato?

Desenvolvimento de capacidades devido a esse ou aquele estimulo, ou como você chama, "formatação" do cérebro, difere em muito da inexistência de razão e consciência.
A menina não se tornou um "robô" inconsciente e irracional só por conta disso, assim como é possível que formigas não sejam meros "robôs biológicos/naturais" e possuam sim consciência e razão.

Sair "pronto do ovo", de certa forma, todos saímos. Saímos prontos com consciência pronta e tudo, a diferença é que alguns animais tem a capacidade de questionar e "aprender" mais coisas novas que outros.

Os animais mais simples já nascem prontos para a vida.
Muitos saem do ovo e vão à luta sem os pais para ajudar.
Os seres humanos morrem se deixados sozinhos ao nascer e nunca se tornam seres humanos se não receberem a programação adequada nos primeiros anos, quando o cérebro ainda está virgem.
Só então se tornam capazes de aprender e se desenvolver.
Razão e consciência não são inatas. Não são o resultado natural do nosso hardware. Assim como um computador, que não faz nada sem um OS, nosso cérebro também precisa ser formatado e preenchido com o software básico para começar a trabalhar.

A diferença é que isto pode ser feito a qualquer momento num computador, mas, aparentemente, só funciona conosco se for feito logo a partir do nascimento.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Luiz Carlos Querido escreveu:Deus? Dai eu torno a perguntar: Qual? Sob qual definição?

A humanidade sempre soube que o Sol existia, mesmo sem entendê-lo, mas, quando alguém nos afirma que uma entidade invisível chamada Deus existe, é preciso definir o que é "Deus".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Os animais mais simples já nascem prontos para a vida.
Muitos saem do ovo e vão à luta sem os pais para ajudar.
Os seres humanos morrem se deixados sozinhos ao nascer e nunca se tornam seres humanos se não receberem a programação adequada nos primeiros anos, quando o cérebro ainda está virgem.
Só então se tornam capazes de aprender e se desenvolver.

O ser humano nasce prematuro, quando comparado a outros animais, só isso.
Fernando Silva escreveu:Razão e consciência não são inatas. Não são o resultado natural do nosso hardware. Assim como um computador, que não faz nada sem um OS, nosso cérebro também precisa ser formatado e preenchido com o software básico para começar a trabalhar.

A diferença é que isto pode ser feito a qualquer momento num computador, mas, aparentemente, só funciona conosco se for feito logo a partir do nascimento.

Então se seguirmos a lógica dos pró-escolha que definem "consciência" como o que dá direito a vida e usarmos a sua interpretação de que razão e consciência não são inatas, surgem após o cérebro ser formatado e preenchido com o software básico, então podemos usar recém nascidos para testes ou mesmo mata-los, visto que ainda são inconscientes e irracionais.

Recém nascidos me parecem possuir consciência e também uma razão ainda bastante destreinada, de fato, no quesito razão, continuamos a desenvolve-la durante toda a vida, como um músculo em constante aperfeiçoamento.

Uma coisa é você treinar a razão de um bebê no mundo humano e vê-la desenvolver-se de um modo, outra é deixar um bebê ser criado por lobos e vê-la se desenvolver de forma totalmente diferente, tão diferente que se torna "estranha" ao tipo de aprendizado e capacidades ditas humanas. Outra coisa bem diferente é dizer que a menina loba não era consciente ou que recém nascidos não são conscientes.

O primeiro e mais básico erro dessa lógica é que não parece diferenciar a consciência da razão, o segundo erro é não assumir que no quesito razão, podem existir diferentes tipos de desenvolvimento que tornam um ser racional extremamente diferente do outro em sua capacidade de aprendizado e tomada de decisão.

Trancado