Erivelton escreveu:Veja bem: Eu expliquei que os falsos profetas sempre existirão, mas voce e muitos sabem muito bem que nada disto justifica que todos os cristãos são safados. O verdadeiro cristianismo nos ensina a praticar o bem.O ENCOSTO escreveu:Pastor acusado de abuso sexual já foi preso por tráfico de drogas
viewtopic.php?f=1&t=18024
Culto evangélico termina no maior quebra pau
viewtopic.php?f=1&t=17227
O que mais tem é pastor safado, crente ladrão e padre pedofilo.
O tema principal do tópico é saber qual a proposta do ateísmo em relação a violência. Infelizmente alguns ateus mudam o sentido do debate para atacar a igreja por causa de uma minoria de corruptos.
A religião tem uma proposta de tirar o homem da velha natureza e mostrar um caminho de paz, amor e solidariedade ao passo que o ateísmo afasta o homem de Deus.
Se voces não acham que o ateísmo não aumenta a violência eu gostaria de ter uma explicação.
No aguardo.
Não aumenta a violência pq não tem proposta para isso. Já religiões, inclusive a cristã, mesmo com sua "proposta" de amor aos outros(amor bem condicional diga-se de passagem). Condena ao inferno os que não compartilham da mesma fé. O que em si, já é um ataque autoritário a liberdade de pensamento dos outros, se valendo de ameaças, sobre algo que não pode evidenciar, como existência apos a morte, e pior evidenciar que será como eles dizem.
Tenho algumas perguntas.
Vc acha que ateus necessariamente não tem códigos éticos? E se tem de onde vem?
Pq vc acha que a descrença facilitaria violência se a esmagadora maioria da humanidade é crente e atrocidades e violência são tão comuns, e na nossa história muitas “no nome de Deus” inclusive do Deus cristão? Ou esqueceu as Cruzadas, Inquisição, conquista da America ....
Se tiver dificuldade com as perguntas eu te dou a minha resposta.
Seu pré-suposto é que o cristianismo, e não as religiões, tem uma utilidade, diminuir a violência, pressuposto altamente questionável, como já demonstrei, e a descrença, traria liberdade para violência.
Isso é um equivoco terrível, pois liga atos ruins a falta de fé. Vamos que vamos. Existem diversos contra incentivos, em relação a violência, que nada tem haver com religião. Vamos a eles.
1-Compreensão racional que é errado. Esse é o primeiro, já que realizar um ato de violência contra outro, que não seja em legitima defesa, ou de outro, ou seja, por prazer, ou por ambição, pode e deve, ser entendido como moralmente errado. A compreensão disso não requisita da religião. A pessoa pode não realizar simplesmente pq respeita o outro e compreende valores como esse.
2-Medo da lei humana. Pois é, muitos podem até querer fazer, mas a perspectiva de uma punição, se não é capaz de deter todos, certamente age como uma influencia, contra tais atos. Até pq a impunidade, age no sentido contrario, tornado atos antiéticos lugar comum.
O ideal é o primeiro, e o segundo é necessário. Nenhum dos dois possuí religião alguma.
Vou fazer uma analogia. Vc quer ensinar seu filho que roubar é errado. Ai vc explica que se ele roubar ele estará agredindo outro, que roubar é moralmente errado, que você deve tratar o outro como espera ser tratado. Vc gostaria de ser roubado (vc perguntaria)? Não, logo não deve roubar.
Ai vc tb diz que se ele roubar vc vai punir ele. E que Deus ta vendo e tb vai punir.
O que vc prefere que ele não roube pq tem medo de vc, ou de Deus, ou que ele não roube pq entende que roubar é errado?
Ateus podem, assim como religiosos, entender que é errado, e essa compreensão é suficiente para não realizar. O descrente então, de qualquer tipo, pode adquirir essa compreensão da família, e das relações com os outros, como eu adquiri, sendo que meus pais são descrentes.
O que religião faz é usar o medo das pessoas, algo hediondo, explora inclusive esses medos, para conseguir dinheiro, e para que obedeçam. E é bem ineficaz em combater desvios.
Agora vamos, nos países com maior desenvolvimento humano, menores índices de violência, como Suécia, Noruega, a maior parte da população se diz protestante, porém são esses os países que tem também os maiores números de descrentes, apenas não são maioria. Mais, são os países onde Igrejas estão em baixa, com pouca gente indo. Mesmo as pessoas que acreditam, tem uma relação privada e pessoal com a religião, e a maioria se afastou das suas instituições.
Já países como Brasil que vemos Igrejas por todos os cantos, onde o fervor religioso é grande, violência é muito maior.
Mas não é a religião a culpada, não a principal, ela é um sintoma, não a causa. A causa é a pobreza, desigualdade material, e pobreza moral, e educacional. O diferencial desses países é o alto nível educacional, e cultural, possibilitado também pela riqueza material bem administrada e produzida. Conhecimento, razão, e desenvolvimento social-economico.... quando realizados pela população, e não reclamados por autoritários representantes, são as verdadeiras armas da paz, capazes de fazer a população a compreender o valor da vida, e uma serie de princípios, que libertam o homem, tanto dos crimes ligados as carências material, como quem rouba pq entra em desespero e é atraído pelo mundo do crime, quanto dos crimes de pobreza moral, na qual uma cultura que negocia esses princípios, se instala.