Qual a proposta do ateísmo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
André

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por André »

Erivelton escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Pastor acusado de abuso sexual já foi preso por tráfico de drogas
viewtopic.php?f=1&t=18024
Culto evangélico termina no maior quebra pau
viewtopic.php?f=1&t=17227
O que mais tem é pastor safado, crente ladrão e padre pedofilo.
Veja bem: Eu expliquei que os falsos profetas sempre existirão, mas voce e muitos sabem muito bem que nada disto justifica que todos os cristãos são safados. O verdadeiro cristianismo nos ensina a praticar o bem.
O tema principal do tópico é saber qual a proposta do ateísmo em relação a violência. Infelizmente alguns ateus mudam o sentido do debate para atacar a igreja por causa de uma minoria de corruptos.
A religião tem uma proposta de tirar o homem da velha natureza e mostrar um caminho de paz, amor e solidariedade ao passo que o ateísmo afasta o homem de Deus.
Se voces não acham que o ateísmo não aumenta a violência eu gostaria de ter uma explicação.
No aguardo.

Não aumenta a violência pq não tem proposta para isso. Já religiões, inclusive a cristã, mesmo com sua "proposta" de amor aos outros(amor bem condicional diga-se de passagem). Condena ao inferno os que não compartilham da mesma fé. O que em si, já é um ataque autoritário a liberdade de pensamento dos outros, se valendo de ameaças, sobre algo que não pode evidenciar, como existência apos a morte, e pior evidenciar que será como eles dizem.

Tenho algumas perguntas.

Vc acha que ateus necessariamente não tem códigos éticos? E se tem de onde vem?

Pq vc acha que a descrença facilitaria violência se a esmagadora maioria da humanidade é crente e atrocidades e violência são tão comuns, e na nossa história muitas “no nome de Deus” inclusive do Deus cristão? Ou esqueceu as Cruzadas, Inquisição, conquista da America ....

Se tiver dificuldade com as perguntas eu te dou a minha resposta.

Seu pré-suposto é que o cristianismo, e não as religiões, tem uma utilidade, diminuir a violência, pressuposto altamente questionável, como já demonstrei, e a descrença, traria liberdade para violência.

Isso é um equivoco terrível, pois liga atos ruins a falta de fé. Vamos que vamos. Existem diversos contra incentivos, em relação a violência, que nada tem haver com religião. Vamos a eles.

1-Compreensão racional que é errado. Esse é o primeiro, já que realizar um ato de violência contra outro, que não seja em legitima defesa, ou de outro, ou seja, por prazer, ou por ambição, pode e deve, ser entendido como moralmente errado. A compreensão disso não requisita da religião. A pessoa pode não realizar simplesmente pq respeita o outro e compreende valores como esse.

2-Medo da lei humana. Pois é, muitos podem até querer fazer, mas a perspectiva de uma punição, se não é capaz de deter todos, certamente age como uma influencia, contra tais atos. Até pq a impunidade, age no sentido contrario, tornado atos antiéticos lugar comum.

O ideal é o primeiro, e o segundo é necessário. Nenhum dos dois possuí religião alguma.

Vou fazer uma analogia. Vc quer ensinar seu filho que roubar é errado. Ai vc explica que se ele roubar ele estará agredindo outro, que roubar é moralmente errado, que você deve tratar o outro como espera ser tratado. Vc gostaria de ser roubado (vc perguntaria)? Não, logo não deve roubar.

Ai vc tb diz que se ele roubar vc vai punir ele. E que Deus ta vendo e tb vai punir.

O que vc prefere que ele não roube pq tem medo de vc, ou de Deus, ou que ele não roube pq entende que roubar é errado?

Ateus podem, assim como religiosos, entender que é errado, e essa compreensão é suficiente para não realizar. O descrente então, de qualquer tipo, pode adquirir essa compreensão da família, e das relações com os outros, como eu adquiri, sendo que meus pais são descrentes.

O que religião faz é usar o medo das pessoas, algo hediondo, explora inclusive esses medos, para conseguir dinheiro, e para que obedeçam. E é bem ineficaz em combater desvios.

Agora vamos, nos países com maior desenvolvimento humano, menores índices de violência, como Suécia, Noruega, a maior parte da população se diz protestante, porém são esses os países que tem também os maiores números de descrentes, apenas não são maioria. Mais, são os países onde Igrejas estão em baixa, com pouca gente indo. Mesmo as pessoas que acreditam, tem uma relação privada e pessoal com a religião, e a maioria se afastou das suas instituições.

Já países como Brasil que vemos Igrejas por todos os cantos, onde o fervor religioso é grande, violência é muito maior.

Mas não é a religião a culpada, não a principal, ela é um sintoma, não a causa. A causa é a pobreza, desigualdade material, e pobreza moral, e educacional. O diferencial desses países é o alto nível educacional, e cultural, possibilitado também pela riqueza material bem administrada e produzida. Conhecimento, razão, e desenvolvimento social-economico.... quando realizados pela população, e não reclamados por autoritários representantes, são as verdadeiras armas da paz, capazes de fazer a população a compreender o valor da vida, e uma serie de princípios, que libertam o homem, tanto dos crimes ligados as carências material, como quem rouba pq entra em desespero e é atraído pelo mundo do crime, quanto dos crimes de pobreza moral, na qual uma cultura que negocia esses princípios, se instala.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Suyndara escreveu:Não sei de onde vc tirou que a não-crença em algum deus aumenta a violência. Nunca li tamanho absurdo na vida
E porque a violência cresce a cada dia?
Se a religião converte criminosos o que seria sem ela?
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

DIG
Gênero: Masculino

Mensagem por DIG »

Converte, mas boa parte deles continua no crime:

Trafico é acusado de vetar Umbanda em favelas
Fechar janela

Tráfico é acusado de vetar umbanda no Rio

Autor: MARIO HUGO MONKEN

MARIO HUGO MONKEN
da Folha de S.Paulo, no Rio de Janeiro

Traficantes de drogas estão proibindo ou restringindo as religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé, em favelas do Rio de Janeiro, segundo relatos de líderes de associações de moradores e religiosos ouvidos pela Folha. Terreiros foram fechados e, em 2002, um pai-de-santo foi assassinado.

Para representantes de religiões afro, um dos motivos seria o envolvimento de traficantes ou seus familiares com igrejas evangélicas, que têm correntes que associam a umbanda e o candomblé a manifestações demoníacas.

No morro do Dendê, na Ilha do Governador (zona norte), Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho, acusado de liderar o tráfico local e que se diz evangélico, determinou o fechamento de ao menos três terreiros nos últimos meses e proibiu que pessoas circulem pela favela com cordões ou pulseiras com alusão às religiões afro, segundo testemunhos ouvidos pela Folha.

Despachos de macumba e reuniões são proibidos nas ruas do complexo de favelas de Senador Camará (zona oeste), onde traficantes freqüentam cultos da Igreja Assembléia de Deus dos Últimos Dias. Um dos adeptos era Róbson André da Silva, o Robinho Pinga, chefe do tráfico local e atualmente preso. Na sua apresentação pela polícia, Robinho Pinga apareceu com uma bíblia e afirmando-se evangélico.

Nas favelas de Jacarezinho, Mangueira, Manguinhos e Vigário Geral, todas nas zona norte e onde a venda de droga é dominada pelo Comando Vermelho, os terreiros não têm mais sessões. Há cerca de um mês, um traficante ameaçou agredir uma mulher em Manguinhos, porque ela se disse adepta da religião afro.

A polícia já flagrou a participação de traficantes em cultos próximos de pontos de venda de droga. Alberico Azevedo de Medeiros, o Derico, acusado de liderar a venda de drogas na favela de Acari (zona norte), foi filmado orando num palco de uma igreja evangélica, pouco antes de ser preso.

Um pai-de-santo foi morto na favela da Carobinha, em Campo Grande, em 2002, por divergências religiosas com o então presidente da associação de moradores, suspeito de ligação com o tráfico, dizem líderes comunitários.

No morro da Fazendinha, no complexo do Alemão (zona norte), os traficantes mandaram fechar dois terreiros no ano passado, porque o som dos atabaques atrapalhava o movimento de drogas e a percepção deles sobre uma possível ação da polícia.

No ano passado, um centro de umbanda foi fechado em Piedade (zona norte) por ordem do tráfico porque estava havendo uma guerra entre quadrilhas rivais, que temiam a infiltração policial.

Outro lado

A Ordem dos Pastores Evangélicos Mundial, que reúne várias seitas evangélicas, informou desconhecer qualquer problema entre evangélicos e umbandistas. Segundo a organização, se houver algum tipo de atrito, é de cunho particular. A entidade admite que pastores realizam trabalhos de evangelização com traficantes de drogas, visando sua recuperação.

http://www.suaigreja.com.br/alfaeomega/ ... ipo_news=N <-----A fonte da notícia é evangélica, diga-se de passagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

André escreveu:Não aumenta a violência pq não tem proposta para isso. Já religiões, inclusive a cristã, mesmo com sua "proposta" de amor aos outros(amor bem condicional diga-se de passagem). Condena ao inferno os que não compartilham da mesma fé. O que em si, já é um ataque autoritário a liberdade de pensamento dos outros, se valendo de ameaças, sobre algo que não pode evidenciar, como existência apos a morte, e pior evidenciar que será como eles dizem.
Condenar ao inferno não diminui a violência?
Se não existisse lei como ficaria?
Como disse e voce não quer entender: Existe direitoe e deveres...
Talvez voce esteja querendo falar que ninguém é obrigado a ir a igreja. É isto?
[qiote]Tenho algumas perguntas.
[/quote]Suas questões são enormes e hoje não tenho tempo. Amanhã voltarei.
Tenham um bom dia.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Erivelton escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Jesus manda para o inferno qualquer um que não acredite nos seus ensinamentos.
O que Jesus pediu qualquer um pode fazer. Amar a Deus e ao seu semelhante.
Existe alguma coisa neste mandamento que não podemos fazer? Seja sincero!
Praticar a bem e a solidariedade não é uma obrigação ou um dever de todo cidadão humano?
Se praticar o bem faz bem, porque não termos um amigo como Jesus?

Sim, existe. Como amar alguma coisa que você não sabe se existe ou não?

Fazer o bem a outras pessoas não é pratica exclusiva de religiosos. Amar um determinado deus de uma determinada seita, SIM.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Estas insinuacoes sutis (ou nao), de que sem Deus nao ha como acabar com a violencia e o odio, que Ateus sao amorais, maus e etc ja estao me dando nos nervos.

Sou Ateu e se dizem, insinuam ou sugerem (sutilmente ou nao) que Ateus sao amorais/maus/violentos entao estao dizendo que eu e os demais ateus sao amorais/maus/violentos e tomo isto como uma ofensa bem grave, pois nos poe em pe de igualdade com individuos como o Nardoni e a Richtofen.

Nao é, portanto, a mesma coisa que chamar de burro, tosco, retardado ou ignorante. É pior.

Seriam homens para dizer isto na minha frente ou na frente dos demais?

Da para parar com o trollismo e as ofensas ou terei que me rebaixar e responder na mesma moeda e comecar a mandar voces, o seu livro, o seu profeta e o seu deus para a puta que pariu?
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Erivelton escreveu:
André escreveu:Não aumenta a violência pq não tem proposta para isso. Já religiões, inclusive a cristã, mesmo com sua "proposta" de amor aos outros(amor bem condicional diga-se de passagem). Condena ao inferno os que não compartilham da mesma fé. O que em si, já é um ataque autoritário a liberdade de pensamento dos outros, se valendo de ameaças, sobre algo que não pode evidenciar, como existência apos a morte, e pior evidenciar que será como eles dizem.
Tenho algumas perguntas.
Suas questões são enormes e hoje não tenho tempo. Amanhã voltarei.
Tenham um bom dia.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

fausto el dikaios escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Erivelton escreveu: Veja bem: Eu expliquei que os falsos profetas sempre existirão, mas voce e muitos sabem muito bem que nada disto justifica que todos os cristãos são safados. O verdadeiro cristianismo nos ensina a praticar o bem.

Os falsos ateus sempre existirão. As pessoas sem carater não são ateias e sim religiosos das mais diversas seitas do cristianismo, que se declaram ateias só para nos prejudicar. :emoticon12:

O tema principal do tópico é saber qual a proposta do ateísmo em relação a violência.

Botar na cadeia os violentos.

Infelizmente alguns ateus mudam o sentido do debate para atacar a igreja por causa de uma minoria de corruptos.
A religião tem uma proposta de tirar o homem da velha natureza e mostrar um caminho de paz, amor e solidariedade ao passo que o ateísmo afasta o homem de Deus.

Deus, inclusive, dá um monte de mulher gostosa para o bom religioso. Se não me engano, isso esta na palavra de Deus chamada Alcorão.

Se voces não acham que o ateísmo não aumenta a violência eu gostaria de ter uma explicação.
No aguardo.

Basicamente é o seguinte:

Não há qualquer pesquisa evidenciando que ateus são mais violentos que crentes.

Se você conhece alguma, apresente ela aqui ou pare de escrever besteira.

Os ateus são crentes, servem a um deus chamado "nada", quanto a violência depende de cada ser humano. Mas os cristão de verdade, aqueles que espelham Cristo estão mortos para tal coisa pratica ...

Fique na Paz

Eu refutei cada linha e você me escreve uma coisa tosca como essa?

Vá tomar banho.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fenrir escreveu:Da para parar com o trollismo e as ofensas ou terei que me rebaixar e responder na mesma moeda e comecar a mandar voces, o seu livro, o seu profeta e o seu deus para a puta que pariu?
Seja calmo em seus qargumentos pois aqui estamos num debate e cada um possui a sua visão.
Eu particularmente não estou falando especificamente da individualidade de cada ateu e sim da proposta principal do ateísmo em afastar o homem de Deus.
Leia os argumentos e de suas psopostas para acabar com a violência.
Sendo um presidente ditador acaria com a religião e com o movimento ateísta ou teria alguma solução para resolver o problema da violência?
É isto que queremos ouvir e não criticar somente os ateus em sí.
Abraços e paz.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

DIG escreveu:

Então resolveu algum dos problemas. A religião diminui a violência. Acho que todos concordam com isto.
Editado pela última vez por Erivelton em 09 Dez 2008, 08:49, em um total de 1 vez.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Erivelton escreveu:
DIG escreveu:

Bom era isto que eu queria ouvir. Realmente como expliquei claramente não vai acabar e sim dimuir. E sem a religião?

André

Mensagem por André »

Erivelton escreveu:
André escreveu:A lei que diz que devemos acreditar em Jesus é autoritária e absurda. Ela objetiva, claro que não consegue, nos roubar da nossa liberdade de pensamento. Mas leis como essa são úteis para religião fazer lavagem cerebral, especialmente em pessoas simples, e com crianças.
André, bom dia!
Levando-se em consideração que Deus existe, que criou um plano de fé, sabia também que os corruptos se infiltrariam dentro da religião. Em virtude disto uma pequena minoria iria seduzir a massa fazendo lavagem cerebral.
Qualquer cristão sabe que a igreja iria virar comércio pois o apóstolo Paulo advertiu aos cristãos para este advento.
O problema desta quetão é saber porque Deus permitiu tudo isto?
Deus criou um caminho para o bem e o homem transformou a imagem de Deus na imagem dos homens.
É nisto que voce diz: A religião tem culpa também
Voce estaria querendo dizer que Deus seria culpado por tudo isto que está acontecendo?
Quem julgará a Deus?
Se voce analisar a questão mais um pouquinho verá que até Deus foi julgado pelos homens quando lhe mataram na cruz. Deus foi julgado por uma violência humana pelos seu próprio povo escolhido.
Os judeus, islamicos e espíritas não aceitam Jesus como filho de Deus e mesmo assim muitos serão salvos.
A bíblia diz que não vem buscar uma igreja especifíca, mas que toda a humanidade seria colocada em sua presença e levaria os bons entre todos.
Quem não gostaria de ter um amigo que ensina a nos amar uns aos outros?
Quando falamos de religião as pessoas correm, fecham as portas e atravessam até a rua para não ouvir falar de um Deus que nos criou.
Infelizmente foi o que Paulo disse: Por vossa causa(os judeus) o mundo blasfema o nosso Deus.
O ateísmo produz uma separação de Deus e isto é inegável, com isto a maioria esmagadora dos que praticam o mau com crimes chocantes não possuem uma religião, não vão a igreja e nem querem saber se Deus está gostando ou não.
Como disse: Educação ajuda, mas não resolve a questão violência. A igreja em sí também não resolveria mais diminuiria ao passo que o ateísmo afastaria o homem totalmente de Deus.
Emprego seria a primeira solução para todos, mas mesmo assim ainda não resolveria, pois os ladrões de ternos e gravatas estão espalhados por aí. Onde está a educação? Enfim com certeza a religião na minha opinião seria a melhor opção, pois se ganha pouco mais procuramos levar uma vida honesta.
Ninguém mais quer ser fazer de otário para os outros e com isto a vida vai passando e maldade vai gerando maldade.

Como posso estar responsabilizando Deus se não acredito que exista? Os responsáveis são os homens que criaram essas idéias e as desenvolvem.

Toda sua premissa está equivocada que ateus cometem mais crimes. Não poderia estar mais errada.

Outra, eu falo sobre solidariedade, amor aos outros, a importância da vida humana, e uma serie de outros valores, e eu, nem ninguém, precisa de religião para passar esses valores para frente. Nem foi religião que os inventou, nem tem direito de propriedade sobre eles.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

O ENCOSTO escreveu:Sim, existe. Como amar alguma coisa que você não sabe se existe ou não?
Fazer o bem a outras pessoas não é pratica exclusiva de religiosos. Amar um determinado deus de uma determinada seita, SIM.
O que tem haver com diminuir a violência se Deus existe ou não?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

André escreveu:Toda sua premissa está equivocada que ateus cometem mais crimes. Não poderia estar mais errada.
Lá vem voce afirmando coisas que não falei.
Outra, eu falo sobre solidariedade, amor aos outros, a importância da vida humana, e uma serie de outros valores, e eu, nem ninguém, precisa de religião para passar esses valores para frente. Nem foi religião que os inventou, nem tem direito de propriedade sobre eles.
Não quero duvidar de suas palavras, mas todos pensam assim?
Se pensam porque o mundo a cada dia se torna mais violento?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Erivelton escreveu:
Acauan escreveu:Gostaria muito de saber qual a base estatística destes números.

Seria preciso?

Sim, do contrário temos apenas sua percepção e opinião pessoal.

Erivelton escreveu: Será que não podemos tirar nas evidências do dia a dia?

As minhas "evidências do dia a dia" são diferentes das tuas e ambas são diferentes das de um muçulmano, logo não se pode chegar a conclusões gerais a partir de visões particulares de mundo.

Erivelton escreveu:Um mundo sem Deus implica somente maldade e destruição.

Evidências?

O Japão e o Canada são países com altíssimo índice de ateus, agnósticos, não religiosos e religiosos não praticantes e são sociedades decentes, progressistas e não violentas.

Os países muçulmanos estão entre as nações mais religiosas do mundo e também entre as sociedades mais problemáticas.

Da mesma forma, a Rússia, país predominantemente ateu é cheio de problemas.

Generalizações sem método são idiotas por definição.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Preciso ir, pois esgotou meu tempo. Até agora pelos diversos argumentos postados tenho concluído que a religião diminui sim a maldade, mas não resolveria o problema.
Para uma defesa atéista num sentido de não ser praticante religioso não ví um comentário lógico capaz de ignorarmos a religão para que a maldade possa diminuir.
Quando falo ateus não são somente os céticos e sim todos que não são praticantes, pois estes apesar de acreditarem em Deus apenas falam de boca pra fora. Acreditam, respeitam mas não se envolverm e nem participam. Por isto o mundo tá como tá.
Abração. Fui!

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Acauan escreveu:Evidências?
O Japão e o Canada são países com altíssimo índice de ateus, agnósticos, não religiosos e religiosos não praticantes e são sociedades decentes, progressistas e não violentas.
Os países muçulmanos estão entre as nações mais religiosas do mundo e também entre as sociedades mais problemáticas.
Eu falei que não ía postar por hoje, mas não adianta. Sou teimoso mesmo.
Onde não existe violência neste mundo?

André

Mensagem por André »

Erivelton escreveu:
Suyndara escreveu:Não sei de onde vc tirou que a não-crença em algum deus aumenta a violência. Nunca li tamanho absurdo na vida
E porque a violência cresce a cada dia?

Aqui no Brasil religião aumenta, e religião tende a aumentar quando as coisas vão mal, acontece aquele desespero, pessoas ficam desestabilizadas, fragilizadas...

Veja a proliferação da década de 80 até hoje das Igrejas, alias como um negocio bem sucedido. Vendem esperança e enquanto prometem felicidade no pós-vida, a maioria dos pastores, enriquecem nessa, as custas do seu rebanho.

Já nos lugares onde as coisas vão bem, religião tende a diminuir.

André

Mensagem por André »

Erivelton escreveu:
[qiote]Tenho algumas perguntas.
Suas questões são enormes e hoje não tenho tempo. Amanhã voltarei.
Tenham um bom dia.[/quote]

A condenação ao inferno aumenta o ódio. Isso é inquestionável. O discurso religioso que condenam outros ao inferno aumenta o ódio para com todos que não compartilham sua crença.

Esse dogma não é capaz de diminuir a violência. E a evidencia disso é que países muito religiosos como Brasil, são muito violentos. No Brasil 1 por cento de ateus. A esmagadora maioria, mais de 90 por cento, são crentes. Tem uns 2 a 3 por cento de descrentes.

Checa isso, vai cair da cadeira.

http://www.adherents.com/largecom/com_atheist.html

Ou seja, todos os que são por ateísmo em locais democráticos, e Estados Laicos, são justamente os com os menores índices de violência, e maior desenvolvimento humano. Tem alguns, minoria, que são decorrentes de política de Estado, e como uma teocracia deve ser relativizada, esses tb, já que por muito tempo não tinham liberdade de pensamento, como as teocracias, que vc corre o risco de ser morto se disser que não acredita em Deus.
Editado pela última vez por André em 09 Dez 2008, 09:22, em um total de 1 vez.

André

Mensagem por André »

Erivelton escreveu:
Acauan escreveu:Como ateísmo em si, não.
Não há substância no ateísmo em si para influenciar comportamentos morais.
Ideologias nas quais o ateísmo é um dos componentes podem gerar tal influência, mas aí estaremos falando em adeptos destas ideologias e não em ateus.
Vamos a definição de ideologia:
[color=#FF0000]Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo
No mais, religiosos em geral são muito flexíveis quanto à moral pregada por suas religiões, para se dizer o mínimo.
Os cristãos não viram o menor problema em ter escravos durante séculos, mesmo com sua religião pregando o amor ao próximo,
Os escravos dos homens de Deus eram tratados com humanismo e todo respeito e não como fazia os egípcios e outros povos...
assim como mesmo a esmagadora maioria população sendo religiosa, ainda temos índices de violência e corrupção altíssimos, sendo irreal atribuir isto ao ateísmo.
Como expliquei que a religião não vai acabar com a violência, mas vai dimunuir consideravelmente.
Como disse, o que certos religiosos não admitem é que pessoas decentes podem ser religiosos decentes ou ateus decentes.
Ateus e religiosos, por si só, podem ser qualquer coisa.
Observo claramente que voce quer defender alguns ateus bons e inclusive estaria citando sua pessoa. É claro e evidente que algumas pessoas não são religiosas e vivem a sua vida alí trabalhando, dedicando a sua família e tentando sobreviver da maneira mais boa possível. Quanto a isto não discuto e lhe dou plena razão.
Como mostrei acima um conjunto de idéias(ideológica), parte de uma raiz ateísta que afasta o homem de Deus. Sem a religião e temor a Deus a violência tende a aumentar.
Se voce não concorda me explique porque?

Evidencie que ateísmo tende a aumentar violência. Pois nos países com mais ateus, tem é menos violência. Os países que tem mais descrentes, até para ser mais amplo, evidenciam que vc está equivocado em suas premissas.

Pense nos países Nórdicos. Onde descrença voluntaria, e não oficial, existe. Assim como em boa parte da Europa ocidental. Lá não somente os descrentes são mais numerosos, do que no Brasil ,por exemplo, onde somos minoria ainda menor, mas o numero de pessoas indo para Igrejas é bem, bem menor. Ou seja, onde tem menos fervor religioso, menos violência.

Se vc realmente quer diminuir a violência, acho que vc deve mudar a fonte da proposta. Deveria ser, se é que esse realmente é seu objetivo principal, a promoção do desenvolvimento humano, da razão. Ou da riqueza cultural, material, a riqueza que vem da relação do homem com o conhecimento, quando ele é livre para desenvolver essa relação. Pq riqueza espiritual, lamentavelmente, tem se mostrado ineficaz.

EUA por exemplo, bem mais religioso que o Canadá, e a quantidade de mortos por atos violentos nos EUA é absurdamente maior, e não falo em números absolutos.

André

Mensagem por André »

Acauan escreveu:
Evidências?

Acauan concordo que generalizações sem método são idiotas. Porém gostaria de fazer um reparo na Rússia e outros que foram oficialmente ateus. É como tentar medir o numero de descrentes em uma teocracia, ou um país que foi uma teocracia, por muito tempo, não havia liberdade religiosa, e de pensamento.

O critério que usei foi, países democráticos, com liberdade de pensamento, e religiosa, entre os mais desenvolvidos, tb abundam, maior numero de descrentes. Isso, por si só, já derruba a premissa que ateísmo leva a violência.

Agora isso não evidencia que religião provoca violência, nem que a falta dela provoca ou não. Pois as causas da violência não são apenas essas.

É suficiente para derrubar pois a premissa dele implicava que todos os países com alto numero de descrentes, seriam violentos, na verdade, a maioria com alto numero de descrentes, são menos violentos. Os dados não são suficientes para afirmar muitas coisas, mas para mim, são suficientes, para negar afirmações absolutas sobre o comportamentos dos descrentes.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

André escreveu:É suficiente para derrubar pois a premissa dele implicava que todos os países com alto numero de descrentes, seriam violentos, na verdade, a maioria com alto numero de descrentes, são menos violentos. Os dados não são suficientes para afirmar muitas coisas, mas para mim, são suficientes, para negar afirmações absolutas sobre o comportamentos dos descrentes.
Já tivemos uma primeira e sgunda guerra mundial e daqui a pouco pode estourar outra.
A cada dia que se passa as cadeias aumentam. Os crimes estão cada vez mais bárbaros e a sociedade vai culpar quem?
Quem tem proposta para acabar com a maldade de uma forma definitiva. Não é a religião?
Se um país fosse todo cristão não diminuiria a violência?
O povo de israel não vive em paz apesar de algumas divergências?
A religião não mudou a nação israeelense para praticar o bem e diminuir a violência?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Erivelton escreveu:
Acauan escreveu:Como ateísmo em si, não.
Não há substância no ateísmo em si para influenciar comportamentos morais.
Ideologias nas quais o ateísmo é um dos componentes podem gerar tal influência, mas aí estaremos falando em adeptos destas ideologias e não em ateus.

Vamos a definição de ideologia:
Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo

Podemos ganhar tempo se você considerar a possibilidade de eu conhecer o significado das palavras que uso.

No mais, ateísmo, em si, não é um conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo, é apenas uma não crença específica, que pode ser base para tantas ideologias quantas possam ser imaginadas contendo esta premissa.

Erivelton escreveu:
Acauan escreveu:No mais, religiosos em geral são muito flexíveis quanto à moral pregada por suas religiões, para se dizer o mínimo.
Os cristãos não viram o menor problema em ter escravos durante séculos, mesmo com sua religião pregando o amor ao próximo,

Os escravos dos homens de Deus eram tratados com humanismo e todo respeito e não como fazia os egípcios e outros povos...

Isto é simplesmente mentira e os livros de História estão aí para provar.
Tanto os protestantes da América do Norte, quanto os católicos da América do Sul tratavam seus escravos de modo brutal.

Além disto, mesmo que assim não fosse, a escravidão é um mal em si, uma vez que comprar, vender e possuir seres humanos como se fossem bichos ou coisas é imoral por definição.

A prova disto é que uma MINORIA de cristãos decentes, como os quakers, denunciaram publicamente a imoralidade da escravidão, libertaram seus escravos independente da lei e militaram honradamente pela abolição.

Todos os demais cristãos proprietários de escravos não passavam de hipócritas, tanto quanto aqueles que até hoje os defendem por interesses corporativos.

Se você defende a escravidão apenas porque interessa à apologética de sua doutrina, então você é imoral e não temos mais porque continuar discutindo.

Erivelton escreveu:
Acauan escreveu:assim como mesmo a esmagadora maioria população sendo religiosa, ainda temos índices de violência e corrupção altíssimos, sendo irreal atribuir isto ao ateísmo.

Como expliquei que a religião não vai acabar com a violência, mas vai dimunuir consideravelmente.

Você não explicou, você apenas afirmou e não há porque considerar suas afirmações verdadeiras a priori, sem a apresentação de fatos e dados que a comprovem, coisa que até aqui não fez.

O fato de a religião pregar isto ou aquilo não quer dizer absolutamente nada, pois ideologias brutais na prática também pregavam boas intenções na teoria.

Erivelton escreveu:
Acauan escreveu:Como disse, o que certos religiosos não admitem é que pessoas decentes podem ser religiosos decentes ou ateus decentes.
Ateus e religiosos, por si só, podem ser qualquer coisa.

Observo claramente que voce quer defender alguns ateus bons e inclusive estaria citando sua pessoa.

Não vejo porque quereria defender ateus ou a mim mesmo, pois não reconheço nenhuma autoridade acusatória em você que me impila a isto.

Erivelton escreveu:É claro e evidente que algumas pessoas não são religiosas e vivem a sua vida alí trabalhando, dedicando a sua família e tentando sobreviver da maneira mais boa possível. Quanto a isto não discuto e lhe dou plena razão.

E também acha que seu grupo é melhor que outros grupos, o que é apenas preconceito.

Erivelton escreveu:Como mostrei acima um conjunto de idéias(ideológica), parte de uma raiz ateísta que afasta o homem de Deus. Sem a religião e temor a Deus a violência tende a aumentar.
Se voce não concorda me explique porque?

De novo temos apenas a declaração de suas premissas, nenhuma demonstração lógica e empírica que as provem verdadeiras.
Você simplesmente decreta suas verdades e quer que as aceitemos.
É um país livre, pode fazer isto se quiser, só não espere convencer.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:
André escreveu:É suficiente para derrubar pois a premissa dele implicava que todos os países com alto numero de descrentes, seriam violentos, na verdade, a maioria com alto numero de descrentes, são menos violentos. Os dados não são suficientes para afirmar muitas coisas, mas para mim, são suficientes, para negar afirmações absolutas sobre o comportamentos dos descrentes.
Já tivemos uma primeira e sgunda guerra mundial e daqui a pouco pode estourar outra.
A cada dia que se passa as cadeias aumentam. Os crimes estão cada vez mais bárbaros e a sociedade vai culpar quem?
Quem tem proposta para acabar com a maldade de uma forma definitiva. Não é a religião?

Não, não é definitivamente, visto que nada determina que quem provoca tais guerras não sejam gente que segue alguma doutrina ou que professa algum tipo de fé. Não é religião o fator determinante aqui.
Eu não sigo religião alguma e sou totalmente anti-guerra, anti-violência, anti-escravidão, anti-ódio.

Se um país fosse todo cristão não diminuiria a violência?

Você tá de brincadeira? Não conhece a história do cristianismo? :emoticon5:

O povo de israel não vive em paz apesar de algumas divergências?

Você está propondo algum tipo de fundamentalismo religioso, pois a mistura de religiões gera discórdia?
:emoticon5:
A religião não mudou a nação israeelense para praticar o bem e diminuir a violência?

E o Islã mudou o mundo para praticar o bem e diminuir a violência? :emoticon5:

Religião é mais um motivo para as pessoa se enclausurarem em guetos ideológicos e doutrinários, gerando conflitod praticamente insolúveis.

Religião NUNCA foi e nem será solução para a violência.

PAZ está dentro de nós e não fora, não imposta, não doutrinada.
Quem precisa ser doutrinado para controlar seus impulsos deveria responder de acordo com os rigores da lei. Ou ir a um profissional da área psiquiátrica.

Patético isto.
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:
Acauan escreveu:Evidências?
Eu falei que não ía postar por hoje, mas não adianta. Sou teimoso mesmo.
Onde não existe violência neste mundo?

Certamente onde existe fundamentalismo religioso, existe violência.

A Rússia é cheia de problema porque há ateus lá?
E o mundo muçulmano é de paz?
E os ateus curtem uma guerra? :emoticon5:

A Bíblia mostra apenas bons e caridosos exemplos?
A História do cristianismo é de paz?
Jim Jones era um exemplo de homem de bem? :emoticon5:

Se existe violência em todo mundo ( como você mesmo jogou aqui como uma falácia) está dizendo que a religião também é irrelevante para a boa construção da índole humana.

Julgo que sou muito melhor como ser humano depois que me desvinculei do amargor e da culpa católicos.
Mas precisei me afastar da família ( cheia de medos e culpas e moralismos de cuecas na mão) para me construir como sou.
E assim vive a maioria das "boas" famílias católicas: no meio da hipocrisia e da aparência. Por baixo... :emoticon9:
Imagem

Trancado