O que é a felicidade?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O que é a felicidade?

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:As religiões tentam resolver esse problema prometendo uma recompensa na outra vida ou a evolução para um estágio superior através do sofrimento.

Eu não vejo a insensibilidade como solução ao contrário se sensibilizar é o que leva as pessoas a buscarem soluções.

Bom, a minha religião diz que existe um caminho alternativo à dor, inteligência.

Esquecendo a religião, que não vem ao caso a não ser como um entorpecente:
E se não houver solução? E se a solução for se tornar insensível?
Qual é a solução para a morte de entes queridos? O que os faria ressuscitar?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:E se a nossa felicidade depender da infelicidade dos outros?
Por exemplo: consegui a única vaga. Os outros ficaram desempregados.

E porque isso gera dor ? Tem solução ?

Preciso explicar por que gera dor? A não ser, claro, que você sinta prazer por ter vencido os outros.
Tem solução? Não necessariamente.

Substitua "vaga de emprego" por "órgão para transplante". Você vive, os outros podem morrer se não aparecer outro doador a tempo.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:As religiões tentam resolver esse problema prometendo uma recompensa na outra vida ou a evolução para um estágio superior através do sofrimento.

Eu não vejo a insensibilidade como solução ao contrário se sensibilizar é o que leva as pessoas a buscarem soluções.

Bom, a minha religião diz que existe um caminho alternativo à dor, inteligência.

Esquecendo a religião, que não vem ao caso a não ser como um entorpecente:
E se não houver solução? E se a solução for se tornar insensível?
Qual é a solução para a morte de entes queridos? O que os faria ressuscitar?

Meu foco é solução e observo que se insensibilizar não traz nenhuma, alienação não é a resposta.

Agora a única coisa que a meu ver não tinha "solução" (alguns a vêem como) era a morte e não preciso dizer a vc que morte não existe (tá eu sei, minhas evidências me pertencem apesar de honestamente querer que fosse fato a todos ou ao menos para aqueles que conseguissem conviver com ele).
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:E se a nossa felicidade depender da infelicidade dos outros?

E porque isso gera dor ? Tem solução ?

Preciso explicar por que gera dor? A não ser, claro, que você sinta prazer por ter vencido os outros.
Tem solução? Não necessariamente.

Substitua "vaga de emprego" por "órgão para transplante". Você vive, os outros podem morrer se não aparecer outro doador a tempo.

:emoticon4: É que eu fiz as perguntas mas respondi logo em seguida ou pelo menos tentei.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apo escreveu:Sei lá. Não acho que precise dose de sofrimento algum, em tese, para a liberação de endorfinas...Poddo olhar um lindo campo e sentir uma paz interior que me soe como felicidade ( pelo menos naquele instante).

É a dopamina o principal neurotransmissor responsável pela sensação de alegria e sentimentos positivos. Com ela temos mais energia para superar e vencer obstáculos, o que gera ainda mais auto-confiança e bem-estar.

A endorfina está mais relacionada ao descanso. É mais para relaxar...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

O importante é dar o máximo de si...uma hora chegará sua vez.

Não estude para passar. Estude até passar...

A derrota faz parte...aprendemos mais com as derrotas...assim podemos nos aperfeiçoar...

Essas filosofias bobinhas são verdadeiras e funcionam.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
Edson Jr escreveu:
salgueiro escreveu:
Edson Jr escreveu:A sensação de ter superado algo...ter vencido algum obstáculo...

É imprescindível uma dose de sofrimento anterior para obter felicidade. Ela nunca é constante, vem e se vai, para depois retornar...é preciso lutar e sofrer para ter momentos de felicidades...

Bom, na minha opinião...

Esses são os momentos exteriores que trazem à tona o que está dentro de nós, o sentimento não vem de fora.

Os obstáculos não precisam ser necessariamente externos. Poderia ser a superação de um conflito interno, por exemplo...

Sim. Mas a felicidade está dentro de nós, é sentimento próprio, e não precisa ser ocasional, momentânea porque não precisa ser dada, vendida nem entregue por ninguém.

Evidente que está dentro. Mas só é percebida mediante um processo psíquico, sal. E ele não ocorre apenas dentro, estanque, voltado para dentro. É uma troca com o exterior constante.

Sim, é latente. Mas não é um processo que se relaciona somente com o exterior pode ser muito mental também.

Eu não disse que não é mental. TUDO é mental. Mas a mente não pode ser isolada. Quem isola a mente, não pode afirmar que sentia felicidade AO MESMO TEMPO em que sentia uma dor enorme por algum fato externo. Este é o paradoxo. Talvez num robô multifunções, pudéssemos separar tarefas "mentais", mas não com a presença de sentimentos.
Sentimento, consciência de limites da situação ( que causa sensações legítimas, com reflexos físicos, corporais), pulsões e instintos ligados à dor, ao prazer e à sobrevivência - assim como tudo o que representa ameaça, acontecem dentro da mesma consciência inteligente e estão na mente e a mente recebe e devolve ao corpo o que capta de fora. Este processo é dinâmico e expõe todo a esfera psíquica ao que ocorre fora de nós.

O que você está chamando de "mental" seria uma espécie de tentativa ( ou aprendizado de controle) que tenta não entrar em pânico, como defesa. Este controle é sempre uma negação e é saudável até o ponto em que serve aos seus propósitos. Chamar a isto de "felicidade" é apenas se manter numa posição de combate frente à realidade cruel da dor e da finitude humanos.

A psiqué humana tem vários mecanismos de defesa, descritos na psicanálise de Freud e em outras escolas. Pode ser que você encontre alguma descrição ali que se aproxime do que você está chamando de "felicidade". Não que eu seja freudiana, longe disto...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:Repetindo:
Para sermos felizes, é preciso ignorar o sofrimento alheio ou não deixar que ele nos afete.
Não há como escapar a isto.

Quando vc fala em ignorar é fingir que não acontece ou não sentí-lo na pele durante o tempo em que o outro sofre, algo como sofrer junto com todos os que sofrem através do planeta pelo tempo que esse sofrimento perdurar ?

É fingir que não acontece. É tentar pensar em outras coisas. É se tornar insensível para que o sofrimento alheio não nos afete.

"Enquanto esse sofrimento perdurar" ? Ora, ele nunca acaba.

As religiões tentam resolver esse problema prometendo uma recompensa na outra vida ou a evolução para um estágio superior através do sofrimento.

Ou seja, você está dizendo que a inteligência( !) consegue suprimir a dor ou ajuda a conviver paradoxalmente com ela?
Defina inteligência e depois faça a relação entre inteligência e os princípios da dor e do prazer ( no sentido e alívio da dor), sal.
Pode ser que eu consiga entender o que está por trás das suas afirmações.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:O que você está chamando de "mental" seria ...

A não necessidade da relação exterior/interior. Vc acessa o sentimento por estímulo mental.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

[quote='Apo"]Ou seja, você está dizendo que a inteligência( !) consegue suprimir a dor ou ajuda a conviver paradoxalmente com ela?
Defina inteligência e depois faça a relação entre inteligência e os princípios da dor e do prazer ( no sentido e alívio da dor), sal.
Pode ser que eu consiga entender o que está por trás das suas afirmações[/quote]

Nesse caso quem está falando não sou eu, só colocando o que diz o espiritismo.

Quer mesmo que eu explique? :emoticon4:

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:

A não necessidade da relação exterior/interior. Vc acessa o sentimento por estímulo mental.

Sal, o que você está dizendo é uma contradição emorme. Se acessa o sentimento sempre com a mente! O estímulo pré-existe no nível da consciência. A consciência exige troca exterior/interior.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
'Apo escreveu:Ou seja, você está dizendo que a inteligência( !) consegue suprimir a dor ou ajuda a conviver paradoxalmente com ela?
Pode ser que eu consiga entender o que está por trás das suas afirmações

Embora tenha negado em algum ponto desta conversa, imagino que esta confusão de conceituação sobre sentimentos e controle mental deva vir mesmo de algum tipo de doutrina sem pé nem cabeça.

E você, como indivíduo, o que pensa sobre o que diz o espiritismo?
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:

Sal, o que você está dizendo é uma contradição emorme. Se acessa o sentimento sempre com a mente! O estímulo pré-existe no nível da consciência. A consciência exige troca exterior/interior.

Memória :emoticon4:

Apo

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Apo escreveu:
salgueiro escreveu:

Memória :emoticon4:

Também. Mas um bebê pode ter sentimentos sem memória. O armazenamento atalha a intuição de que algo pode acontecer. Logo, já reconhecemos de antemão que sentimentos são relativos antes mesmo de o fato consumado. Não quer dizer que novos sentimentos sejas adicionados ou suprimidos no momento do evento.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
'Apo escreveu:Ou seja, você está dizendo que a inteligência( !) consegue suprimir a dor ou ajuda a conviver paradoxalmente com ela?
Pode ser que eu consiga entender o que está por trás das suas afirmações

Embora tenha negado em algum ponto desta conversa, imagino que esta confusão de conceituação sobre sentimentos e controle mental deva vir mesmo de algum tipo de doutrina sem pé nem cabeça.

E você, como indivíduo, o que pensa sobre o que diz o espiritismo?

Até o momento em que o Fernando tocou no assunto religião, eu estava me atendo a conhecimentos de vida em nada, vamos de novo, em nada ligados a religião e ainda evitando que o papo descambasse para. Simples.

Ser espírita deve esponder a sua colocação óbvia.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Edson Jr escreveu:

O importante é dar o máximo de si...uma hora chegará sua vez.

Não estude para passar. Estude até passar...

A derrota faz parte...aprendemos mais com as derrotas...assim podemos nos aperfeiçoar...

Essas filosofias bobinhas são verdadeiras e funcionam.

Todos os dias, abro o jornal e vejo fotos de gente chorando diante de parentes mortos em deslisamentos, acidentes, assassinatos etc.
Devo mostrar este tópico a elas?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Uma coisa que me incomoda é quando os outros não admitem que eu possa estar triste ou aborrecido.
Afinal, segundo elas, eu tenho saúde, tenho o que comer, tenho emprego e casa para morar.
E ainda dizem: "Veja quanta gente não tem nada disso! Veja a sorte que você tem!"

Ou seja:

1. Elas não me dão o direito de reclamar de nada (afinal, sempre haverá
alguém em pior situação).
2. Pioram o meu estado de espírito lembrando que o mundo é uma bosta.
3. Partem do princípio de que olhar a desgraça dos outros deveria me deixar
feliz. Ou que os problemas dos outros diminuem os meus.

Algumas dessas pessoas são aquelas que chegam de manhã gritando "BOM DIAAA!!", de uma forma quase agressiva, e passam o dia repetindo clichês bobinhos de livros de auto-ajuda, como mantras. Dá a impressão de que estão tentando se auto-iludir.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:Uma coisa que me incomoda é quando os outros não admitem que eu possa estar triste ou aborrecido.
Afinal, segundo elas, eu tenho saúde, tenho o que comer, tenho emprego e casa para morar.
E ainda dizem: "Veja quanta gente não tem nada disso! Veja a sorte que você tem!"

Ou seja:

Algumas dessas pessoas são aquelas que chegam de manhã gritando "BOM DIAAA!!", de uma forma quase agressiva, e passam o dia repetindo clichês bobinhos de livros de auto-ajuda, como mantras. Dá a impressão de que estão tentando se auto-iludir.

Aí entra algo muito simples mas que está a anos luz de ser visto em prática, respeito. Existe sempre um limite onde as "boas intenções" se tornam "más".

Eu faço parte da turma que curte as pequenas coisas, o prazer de um banho, o calor no estômago depois de uma refeição, o prazer de ouvir meus filhos dando uma risada, o saber de uma conquista de algum amigo, entrar num local onde está tocando uma música que no passado gostava mas que acabou caindo no esquecimento ... é uma lista sem fim.

O que acontece é que não existe uma receita de bolo então é o respeito as diferenças que traz qualdade a convivência.

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Fernando Silva escreveu:Uma coisa que me incomoda é quando os outros não admitem que eu possa estar triste ou aborrecido.

Ou seja:

(...)

Curiosamente, quase sempre essas MESMAS pessoas estão prontas para se queixar das "más vibrações" dos outros, que por "ter inveja" ou outros motivos tem uma surpreendente facilidade em não mais merecer as lendárias fraternidade e caridade espíritas...

Como observado, também não deixam de ser pessoas vaidosas e ambiciosas por isso, tampouco. Aparentemente quem tem de se conformar com o que tem são sempre os outros.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:Todos os dias, abro o jornal e vejo fotos de gente chorando diante de parentes mortos em deslisamentos, acidentes, assassinatos etc.

Não sei até que ponto o tópico poderia ajudar. Tavez o luto delas seja mais importante que as filosofias daqui. Bom, mas atrapalhar com certeza não vai.

Apo

Mensagem por Apo »

Bah! Isto é muito irritante.

Ou seja:

Muuuuuito irritante!

Mas é uma mistura da cultura cristã ( aceite a dor de bom grado, afinal Cristo morreu por você na cruz :emoticon21: ) e esta babaquice de pensamentos positivos, fé na sua força interna, o importante é estar vivo, o bem sempre vence o mal, Deus é pai, bola pra frente blablabla nhénhénhé.
Eles são como crentes idiotas. A vida é linda, se o outro está se fudendo coitadinho mas deve ter feito por merecer e depois tudo se ajeita! Eu amo todo mundo e a inveja é o que me move!Beijinhos! :emoticon9: :emoticon9: :emoticon9: :emoticon9: :emoticon9: :emoticon9:

Na verdade, esta turma de bobos bem humorados estão mais preocupados com os problemas deles e estão mandando uma mensagem pra você: não enche o meu saco com os seus dramas, por favor.

Imagem
Editado pela última vez por Apo em 08 Jan 2010, 11:55, em um total de 1 vez.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luis Dantas escreveu:

Ou seja:

(...)

Curiosamente, quase sempre essas MESMAS pessoas estão prontas para se queixar das "más vibrações" dos outros, que por "ter inveja" ou outros motivos tem uma surpreendente facilidade em não mais merecer as lendárias fraternidade e caridade espíritas...

Como observado, também não deixam de ser pessoas vaidosas e ambiciosas por isso, tampouco. Aparentemente quem tem de se conformar com o que tem são sempre os outros.

Sim, as mesmas que fazem drama por qualquer coisa, vivem tentando opções alternativas pra se equilibrar, têm altos e baixos de fossa porque o vestido não era da cor que elas queriam ou a cerveja não estava bem gelada. Mas a arrogância e a solução para tudo ( os problemas dos outros) estão sempre na ponta da língua.

E pior: tem a cara de pau de se dizerem pessoas que gostam das coisas simples. :emoticon9:
Imagem

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

O seu incômodo me faz lembrar de duas frases de Freud:

"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."

"Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro."

Tenho uma teoria sobre essas pessoas "super alto astral". Acho que a maioria delas são super egoístas. É difícil uma pessoa assim parar para ouvir o que o outro realmente está sentindo. Dificilmente as vejo tentarem sinceramente se colocar no lugar do outro. Quando essas pessoas demonstram felicidade muito acentuada para pessoas que estão tristes, soa muito mais como agressividade do que boa intenção.

É mais ou menos como entrarmos num velório cantando e dançando funk. Só que de uma forma bem mais sutil, claro...

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Edson Jr escreveu:
Fernando Silva escreveu:Todos os dias, abro o jornal e vejo fotos de gente chorando diante de parentes mortos em deslisamentos, acidentes, assassinatos etc.

Não sei até que ponto o tópico poderia ajudar. Tavez o luto delas seja mais importante que as filosofias daqui. Bom, mas atrapalhar com certeza não vai.

Está sendo irônico, espero...
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Luis Dantas escreveu:
Edson Jr escreveu:

Está sendo irônico, espero...

Não fui irônico não.

Acho que se não for interessante eles nem se darão o trabalho de ler.

Trancado