Religião é Veneno? Cadê a prova cientifica?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Religião é Veneno? Cadê a prova cientifica?

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Alcioneijr escreveu:
Comportamento humano faz parte da ciência. A as religiões fazem parte da natureza do comportamento humano. Nada mais natural estudá-lo.

É justamente aí que você começa a fazer uma salada de fruta, legume e verdura. Há estudos sim sobre a influência da religião sobre o comportamento humano. Todavia, esse tipo de estudo passa ao largo da prova sobre a existência de deuses. Uma coisa não tem, absolutamente nada a ver com a outra

Marta, veja bem o absurdo que ele afirmou e o que existem de pesquisas a respeito.
Ele disse que as religiões FAZEM PARTE DO COMPORTAMENTO HUMANO. Muito afoito isto aqui. Como é que uma instituição ( religião é institucionalização de algum código proposto e depois acatado por um grupo, no caso, em torno de idéias místicas, deuses e seus dogmas advindos daí). Isto não está CONTIDO no comportamento humano a priori. é apenas uma solução organizacional. Uns a utilizam, outros, não.
As pesquisas mais recentes levantam hipóteses de que haja, talvez, alguma região cerebral responsável por reconhecer ou fantasiar com o que chamam de "religiosidade" - o que para mim é falta de uma palavra melhor. O certo seria algo como "questões existenciais, misticismo, tendência à divagação mística". Toda manifestação psíquica costuma encontrar na percepção da realidade externa algo que "bata" com aquelas pulsões que vêm à consciência, até para lhes dar algum sentido.
Uma criança ainda não faz estas ligações entre sensações internas e externas. Isto é um trabalho cerebral que se desenvolve com o tempo. Um ser humano não nasce ligado em deuses e fadas e bruxas, nem precisaria disto para sobreviver, como você bem sabe.
O que existe é o ser humano checando seus sentimentos e sensações com alguns parâmetros externos e chegando ( cada qual à sua demanda ) à determinadas respostas ou não.
Uma pessoa de uma cultura é exposta a apelos diferentes e tende a dois movimentos psíquicos: se conformar com a primeira checagem e repetir isto como assertiva, ou continuar checando, checando, checando...talvez num exercício mental constante, sem comprometimento algum com "verdades". O resto da natureza humana, todo mundo sabe.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Alcioneijr escreveu:
Apo escreveu:E esta pesquisa é uma palhaçada.
Como é que podem considerar que 9,6 anos seja bom nível de escolaridade? Tá te brincadeira?

Me diz você que é tão inteligente? Prove também que eh uma palhaçada?

Já descobriu?

Aqui vai uma dica: Faixa etária.
Agora use sua inteligência pra descobrir o resto, que eu não tô aqui pra mastigar a dar na boquinha de ninguém.

HÃ? Que faixa etária? Não tô a fim de suas brincadeirinhas, bobalhão!
Fala direto e reto se quiser manter algum debate.

Não respondeu: qual a sua formação acadêmica?
Imagem

Reid
Gênero: Masculino

Mensagem por Reid »

marta escreveu:
Alcioneijr escreveu:
Apo escreveu:Não existe prova de existência de algo que se alega existir. Ou você quer que se peça provas de que duendes não existem?
Se deuses existissem, crentes não afirmaria que "acreditam". Maçãs existem. Ninguém duvida.

Um resposta ponderada diria: "Não há evidências que comprovem, mesmo o homem sendo inteligente não se pode afirmar que este tenha se originado de fonte inteligente".

Porém uma resposta de crente fanático é exatamente essa que você escreveu acima.

Outra bandidagem intelectual
Primeiramente que não é só o homem que é inteligente na natureza. Os animais também são. Mas os animais não tem religião. Eu pelo menos nunca ví uma vaca no culto nem cachorro na sessão do descarrego, nem gato na mesa branca.

:emoticon12:

pois eh... os animais "vivem muito bem" (claro q eh algo q depende do ponto de vista :emoticon16: )
sem essas coisas chamadas religioes :emoticon26:

e nem por construirmos arranha ceus e tudo mais animais ficam de puxa saquismo com nosco..
e os religiosos adoram ficar de puxasaquismo com um suposto ser superior eterno e perfeito :emoticon5:

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Alcioneijr escreveu:A melhor defesa é o ataque! Então como somos (teístas) freqüentemente convocados pelos ateístas a provar que não somos débeis mentais

Teístas não são débeis mentais, a humanidade durante muito tempo acreditou e ainda acredita majoritariamente em deuses, e não são todos débeis mentais.

em não acreditar em uma razão baseada segundo estes em metodologias cientificas

A inexistência de deuses não é baseada em metodologias científicas -- o ponto é que a existência também não é, de nenhum, zero.

Os teístas, em sua maioria, acreditam na validade da metodologia científica. A diferença está em acreditarem que existe "algo mais", por fé, preconceito, crer saber sem ter como saber ou provar. Os ateus, ou agnósticos, não se convencem das coisas de modo geral sem um embasamento mais substancial do que o material genérico de pregação religiosa. Então suas crenças se limitam àquilo que é acessível aos métodos de investigação dos quais dispomos. Fora isso, qualquer um pode simplesmente inventar tantos deuses e seres sobrenaturais quantos quiser, e não são menos prováveis do que YHVH, Bumba, Zeus, Quetzalcoatl.

, cansados de tanta falácia e soberba, eu convoco-os a provar de forma científica esta tal superioridade.
Até agora as únicas provas verdadeiramente cientificas que eu vi por aqui, provam justamente o contrário do que alguns ateístas do fórum proclamam aos quatro ventos.

Creio que esse estudo não seja novidade pra ninguém, mas como relembrar é viver, segue abaixo.
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia ... censo.shtm

"Espiritismo, umbanda e candomblé têm a maior escolaridade
O nível educacional da população religiosa revela que os espíritas apresentaram a maior média de anos de estudo: 9,6 anos de estudo. A média para pessoas que se declararam da umbanda e do candomblé foi de 7,2 anos de estudo, dos evangélicos de missão 6,9%, dos católicos apostólicos romanos 5,8 anos de estudo, os sem religião 5,6 anos de estudo, e dos evangélicos pentecostais 5,3 anos de estudo"

Correlação não implica em causa, e o mesmo vale para os estudos que mostram ateus como tendo maior QI.

Outra coisa que alguns ateístas insistem em afirmar é que o pensamento ateísta é sinônimo de progresso, que se não houvesse religiões, estaríamos bem melhor. Outra falácia sem comprovação nenhuma. A humanidade chegou até aqui (aos trancos e barrancos) em um processo natural de evolução. Apesar de toda a estupidez humana todos nós evoluímos, e isso inclui Governos e Religiões. Felizmente chegamos aqui.
O mérito é do pensamento ateísta?

Suponha por um momento que seres mágicos não existam. E que uns grupos de pessoas crêem nesses seres mágicos, outros não. Esses dois grupos não vão ser drasticamente diferente em tudo que fizerem, mas, uma vez que você supõe que esses seres mágicos não existem, e levando em consideração que as crenças sobre vontades, desejos e poderes de seres mágicos inexistentes podem muitas vezes afetar negativamente a vida das pessoas - tal como você provavelmente crê ser o caso para todos aqueles que crêem em outro deus além do seu, ou em um deus com o mesmo nome, mas que pensam saber mais sobre ele do que você pensa saber. Mesmo desconsiderando as más-conseqüências sobrenaturais, a punição divina por crer no deus ou seres errados, provavelmente ainda deve conseguir pensar em outros problemas.

Há os exemplos clássicos, como guerras santas, perseguição a bruxas, e etc.

Os grupos que não crêem nessas coisas não estão necessariamente numa posição hiper-ultra melhor, mais avançada, mas ao menos não estão testando se mulheres são bruxas através de um teste que consiste em jogá-las amarradas a pedras num rio - se viverem, foi bruxaria, se não, não são; não estão benzendo e decapitando crianças de outros povos como fizeram os espanhóis.

Podem sim, de qualquer forma, ter suas ignorâncias e comportamentos destrutivos e nocivos diversos, apenas não baseados nos desejos e poderes de entes sobrenaturais. Já o grupo que crê nos seres sobrenaturais, tem os dois tipos de problemas.

Fazendo uma analogia ao corpo humano eles estão propondo que a sociedade é capaz de sobreviver sem um órgão.

Não, não estão. Mas as pessoas podem de fato sobreviver sem alguns órgãos, o que não vem ao caso. Não há motivos para se imaginar que, de alguma forma, se todas pessoas deixassem de crer em deuses, a sociedade se extinguiria. Na verdade a qualidade de vida é melhor justamente nos países onde mais existem ateus. Não estou querendo dizer que eles "causem" isso, mas não tem por que imaginar que se a tendência continuar, as coisas fossem piorar.

Então provem?

(Não deveria haver um ponto de interrogação aí).

Seria mais o caso você provar que, de alguma forma, o número de ateus numa sociedade só pode atingir um nível X, e depois disso colapsa. Essa é a afirmação extraordinária aqui, não a de algum ateu.

Os fatos mostram que toda essa falácia é uma crendice sem fundamento.
Quando me refiro aos fatos considerem:
Imagem

Até aí, países como o Brasil também tem algo parecido na cédula. E países subdesenvolvidos, geralmente tem maior número de crentes, com exceção dos EUA, que também, coincidentemente ou não, está pior em diversos indicadores sociais do que países mais desenvolvidos europeus, onde há menor religiosidade.
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Falou muito bonito, Zumbi.

O grande lance das religiões é que elas vendem um produto e prometem entregar só depois que o consumidor morre. Assim não vale.
O maior problema que eu vejo nos teístas é que eles tem muita dificuldade em lidar com a finitude. Eles não aceitam morrer e... acabar. Para eles a vida precisa ter um sentido e precisa ser eterna. É o mistério da morte que leva os teístas a esse fanatismo todo. Note que os muculmanos se matam em carros bomba porque vão passar a eternidade ao lado de 72 virgens. Quem volta para contar que isso é mentira?
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

marta escreveu:Falou muito bonito, Zumbi.

O grande lance das religiões é que elas vendem um produto e prometem entregar só depois que o consumidor morre. Assim não vale.
O maior problema que eu vejo nos teístas é que eles tem muita dificuldade em lidar com a finitude. Eles não aceitam morrer e... acabar. Para eles a vida precisa ter um sentido e precisa ser eterna. É o mistério da morte que leva os teístas a esse fanatismo todo. Note que os muculmanos se matam em carros bomba porque vão passar a eternidade ao lado de 72 virgens. Quem volta para contar que isso é mentira?

Fazendo uma pequena correção....são 72 uvas que os bons letrados traduziram como se fossem virgens.
Mas tem uma relação entre as mortes e as virgens no céu. Agora estou sem a fonte aqui no momento, pois estou arrumando minhas....fontes históricas. Mas, que eu me lembre de cabeça, foi um cara que criou uma liga de assassinos. Ele era muçulmano e, para garantir que seus agentes cumprissem as suas missões, mesmo que isso pudesse causar as suas mortes, em seu esconderijo, esse tal líder drogava os seus futuros membros e mandava coloca-los em um jardim que mais parecia o jardim do Éden, com várias mulheres lindas aos seus serviços. Esse tal líder, que também se tornou uma espécie de líder espiritual, falava para os aspirantes que, aquele era um pedaço do paraíso e, que se ele cumprisse todas as ordens, mesmo custando a sua vida, essa seria a sua reconpensa. Alias, como eu já disse antes, não me recordo do nome dessa figura, mas o seu nome deu origem a palavra "assassino".

Quando arrumar a minha zona, eu coloco aqui, partes da história dessa figura lendária muçulmana.
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Lúcifer escreveu:
marta escreveu:Falou muito bonito, Zumbi.

Fazendo uma pequena correção....são 72 uvas que os bons letrados traduziram como se fossem virgens.
Mas tem uma relação entre as mortes e as virgens no céu. Agora estou sem a fonte aqui no momento, pois estou arrumando minhas....fontes históricas. Mas, que eu me lembre de cabeça, foi um cara que criou uma liga de assassinos. Ele era muçulmano e, para garantir que seus agentes cumprissem as suas missões, mesmo que isso pudesse causar as suas mortes, em seu esconderijo, esse tal líder drogava os seus futuros membros e mandava coloca-los em um jardim que mais parecia o jardim do Éden, com várias mulheres lindas aos seus serviços. Esse tal líder, que também se tornou uma espécie de líder espiritual, falava para os aspirantes que, aquele era um pedaço do paraíso e, que se ele cumprisse todas as ordens, mesmo custando a sua vida, essa seria a sua reconpensa. Alias, como eu já disse antes, não me recordo do nome dessa figura, mas o seu nome deu origem a palavra "assassino".

Quando arrumar a minha zona, eu coloco aqui, partes da história dessa figura lendária muçulmana.

:emoticon12: :emoticon12: Não faça isso Lu. Por 72 uvas eles não vão mais entrar para a autoescola de carro bomba. Deixa as virgens mesmo
marta

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Alcioneijr escreveu:Ateu pra mim é crente. Se a existência de Deus não pode ser provada pela ciência a inexistência muito menos.

Achei que já tínhamos deixado claro que não estamos tentando provar a inexistência de Deus e nem achamos que isto seja possível.
Ou, quem sabe, algumas pessoas preferem se agarrar aos seus clichês.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Alcioneijr escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Alguém ser teísta ou ateísta é dizer muito pouco do que se é da mesma forma que dizer que se é homen ou mulher. Tentar enquadrar, procurar um perfil médio prá que ?

Explique isto ao rapaz, que já chegou dizendo que nenhum ateu tem moral.
E ainda não provou.

Eu disse que alguns representam ter pouca moralidade. As agressões gratuitas e a intolerância são a prova.

Alguns, não, você generalizou.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Alcio
O pessoal está certo ou quase na afirmação de que religião é veneno...

Bem, torna-se evidente que a religião atrapalhou no que pôde o avanço científico. Bem citaram aqui o Galileu num país chatólico e eu cito o Scopes nos States protestante (o famoso Julgamento do Macaco). Mas você deveria ficar mais direto no foco. Os ateus nos acusam, nós os teístas, de sermos fracos (precisamos de um deus qualquer), imbecis, burros, covardes e outros qualificativos menos elogiosos. Os teístas já muito antes disso diziam cobras e lagartos deles. Apesar de todo o seu intelectualismo, os ateus preferiram seguir o que disse outro ateu: 'De tanto perseguir o dragão, você se torna o dragão'.

Agora veja uma coisa interessante: o Marxismo é uma RELIGIÃO ATÉIA. Se eu não soubesse porque todo teísta não é católico, perguntaria porque todo ateu não é marxista...

Apesar de todos os superlativos que os ateus se conferem pelo simples fato de serem ateus, o Marxismo não é diferente das outras religiões no que se refere à Ciência e cientistas. Giorgi D. Karpertchenko pesquisava genética e os marxistas entenderam que tal pesquisa era uma negação da fé marxista. Ela apontava para a evolução com base em minúsculas mudanças incontroláveis (ou seja, eram dirigidas por obra e graça do Espírito Santo) e não com base em trabalho e esforço, como prevê a fé marxista. Assim então, em 1941, Karpertchenko foi fuzilado. Já Lisenko defendia o lamarckismo, que prevê evolução exatamente como diz a fé marxista. Há também a questão dos radicais ressonantes nas ligações químicas (coisa já sabida em 1900 e antigamente). Isso é inaceitável para a fé marxista, pois contraria o materialismo dialético. Não se podia falar disso na União Soviética.

Está vendo só que coisa interessante? Até mesmo uma religião ATÉIA cerceia a ciência quando esta contradiz o seus dogmas.

Portanto, meu caro, quando os ateus chiarem contra o teísmo, esfregue o marxismo na cara deles e dê uma boa gargalhada.

É isso.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Alcioneijr escreveu:Frases fora de contexto são instrumentos de pessoas que preferem tumultuar à encarar a verdade.

Não foram fora de contexto.
E você continua insistindo em suas "verdades" não comprovadas.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Botanico escreveu:Está vendo só que coisa interessante? Até mesmo uma religião ATÉIA cerceia a ciência quando esta contradiz o seus dogmas.

Religião ateia ou ideologia que inclui o ateísmo entre seus princípios?
Ou religião cujos deuses são os "grandes líderes" comunistas e não admite a concorrência das outras religiões sobre os corações e mentes dos dominados?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Alcioneijr escreveu:Fazendo uma analogia as ondas de rádio. Vamos supor que a ciência desconhece as ondas de rádio. Uma pessoa diz a você que acredita que existam as ondas de rádio, apesar de não poder provar.
A afirmativa: "ondas de rádio não existem" é falsa. Lógica pura.

É falsa e quem a fez deveria provar a não existência.
Nós não tentamos provar a não existência de Deus. De nenhum deus.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Lúcifer escreveu:Fazendo uma pequena correção....são 72 uvas que os bons letrados traduziram como se fossem virgens.
Mas tem uma relação entre as mortes e as virgens no céu.

Sim, o Corão fala em virgens servindo aos eleitos, mas não fala em 72.
Lúcifer escreveu:Mas, que eu me lembre de cabeça, foi um cara que criou uma liga de assassinos. Ele era muçulmano e, para garantir que seus agentes cumprissem as suas missões, mesmo que isso pudesse causar as suas mortes, em seu esconderijo, esse tal líder drogava os seus futuros membros e mandava coloca-los em um jardim que mais parecia o jardim do Éden, com várias mulheres lindas aos seus serviços.

"As viagens de Marco Polo" menciona este cara.
Lúcifer escreveu:Esse tal líder, que também se tornou uma espécie de líder espiritual, falava para os aspirantes que, aquele era um pedaço do paraíso e, que se ele cumprisse todas as ordens, mesmo custando a sua vida, essa seria a sua reconpensa. Alias, como eu já disse antes, não me recordo do nome dessa figura, mas o seu nome deu origem a palavra "assassino".

Na verdade, ele era traficante de haxixe. "Assassino" vem de "Hashishin".

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Alcioneijr escreveu:
Fenrir escreveu:Só pode haver prova cientifica daquilo que é objeto da ciência. Isto certamente exclui as religiões e seus dogmas.

Porem não é preciso ciência para revelar o veneno, basta uma lógica bem básica e um pouco de bom-senso:
É só reparar nas contradições escritas em seus livros sagrados e tão presentes na fala e no comportamento do seus líderes!
...

Comportamento humano faz parte da ciência. A as religiões fazem parte da natureza do comportamento humano. Nada mais natural estudá-lo.

Sejamos mais claros aqui.

A psicologia estuda o Comportamento humano. Não é atoa que uma de suas correntes se chama behaviorismo.
Portanto, o comportamento de quem é religioso é objeto de estudo da psicologia, que por sua vez é uma ciência.

Mas não confunda o estudo do comportamento de quem é (ou não) religioso, o estudo do comportamento de quem é (ou não) teísta com o estudo dos dogmas ou doutrinas religiosas.
O primeiro, como disse, é objeto de estudo científico, o segundo não.

O fato destes dogmas ou doutrinas não serem objeto de estudo cientifico tambem não significa que não sejam objeto de nenhum tipo de estudo.
Se assim fosse, não existiria a filosofia da religião e os exegetas e comentadores dos livros sagrados.
Mas, repito e insisto: dogmas e doutrinas religiosas não são objeto de estudo científico.

Apenas reflita se seria possível aplicar o método científico ou comprovar estes dogmas mediante experimentação. Tal coisa me parece impossível.

Eu, Fenrir, não sou autoridade de coisa alguma, porem como alguem que gosta de questionar e estudar muitos assuntos, percebi
desde cedo sérios problemas envolvendo os dogmas e doutrinas religiosas e tambem aqueles que acreditam nestes dogmas e doutrinas. Penso eu que é esta percepção que motiva a maioria dos ateus, agnósticos, irreligiosos a serem o que são e não "burrice", "imoralidade", ...
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Marta escreveu: Eles não aceitam morrer e... acabar. Para eles a vida precisa ter um sentido e precisa ser eterna.

Eu vejo por outro ângulo, por algo chamado conhecimento intuitivo, que religiões são criadas em cima desse conhecimento sendo que a maioria ou digamos as mais difundidas possuem o elemento "extra", o espírito.

Dentro do chamado grupo sem religião parte também acredita no "algo mais", no espiritualismo genérico.

E isso é algo que se perpetua desde sempre, no mundo todo.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

marta

Mensagem por marta »

Botanico escreveu:Alcio

Está vendo só que coisa interessante? Até mesmo uma religião ATÉIA cerceia a ciência quando esta contradiz o seus dogmas.

Portanto, meu caro, quando os ateus chiarem contra o teísmo, esfregue o marxismo na cara deles e dê uma boa gargalhada.

É isso.

Puta merda, Botânico!! Eu te elogiei tanto aqui mesmo nesse tópico e vc me vem com essa estupidez??!!!
Aonde está registrado na história que o marxismo ou comunismo matou "em nome do ateismo"?! Eles matavam as pessoas porque essas não queriam ser atéias ou porque não queriam o comunismo?!
Tá loco!!
marta

Dick

Mensagem por Dick »

Também considero um grande deslize, Botanico. Será que tens dúvidas se um homem-bomba se mata, e mata outros, por uma causa política? Acreditas que de fato ele não acredita nos preceitos essencialmente religiosos que lhe levam a isso? Ou seja, uma crença em uma entidade fantasmagórica está deliberadamente o levando a matar. Você sinceramente acredita que o mesmo aconteceu com o marxismo? O pobre comunista (tão perdido em seu sistema de crenças quanto o crente) matou porque "acreditava" no ateísmo? Daí podes argumentar: "mas a ausência de deus o permitiu fazer isso sem culpa". Desconsiderando as questões biológicas da culpa, associadas devidamente a um sistema de comportamentos sociais selecionados naturalmente e biologicamente imputados ao fenótipo, acreditas que a causa da barbárie em questão foi a descrença? Tens certeza que foi causa? Não foi uma característica prévia que, mesmo servindo de consolo, não se coaduna com causa em seu sentido lógico?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Dick escreveu:Também considero um grande deslize, Botanico. Será que tens dúvidas se um homem-bomba se mata, e mata outros, por uma causa política? Acreditas que de fato ele não acredita nos preceitos essencialmente religiosos que lhe levam a isso? Ou seja, uma crença em uma entidade fantasmagórica está deliberadamente o levando a matar. Você sinceramente acredita que o mesmo aconteceu com o marxismo? O pobre comunista (tão perdido em seu sistema de crenças quanto o crente) matou porque "acreditava" no ateísmo? Daí podes argumentar: "mas a ausência de deus o permitiu fazer isso sem culpa". Desconsiderando as questões biológicas da culpa, associadas devidamente a um sistema de comportamentos sociais selecionados naturalmente e biologicamente imputados ao fenótipo, acreditas que a causa da barbárie em questão foi a descrença? Tens certeza que foi causa? Não foi uma característica prévia que, mesmo servindo de consolo, não se coaduna com causa em seu sentido lógico?

Não devia ter se dado ao trabalho de responder isso, Dick.

O ateísmo (assim como o marxismo) nunca foi, não é e nunca será uma religião.
(assim como o espiritismo nunca foi, não é e nunca será ciência e nem filosofia, diga-se)

Ateus não tem templos, sacerdotes, dogmas, rituais, sacramentos e nem fanáticos dispostos a ferir, a matar e a roubar em nome de um deus.

Agora, que parte de

"Ateus não tem templos, sacerdotes, dogmas, rituais, sacramentos e nem fanáticos dispostos a ferir, a matar e a roubar em nome de um deus."

eles não entenderam?

E nunca é demais acrescentar: cade a lista dos 200 cientistas?
"Man is the measure of all gods"

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Dick

Mensagem por Dick »

Fenrir escreveu:Ateus não tem templos, sacerdotes, dogmas, rituais, sacramentos e nem fanáticos dispostos a ferir, a matar e a roubar em nome de um deus.

[quote=Alcionei] Então provem? [\quote] :emoticon12:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Apo

Mensagem por Apo »

O Bot desceu uns bons degraus em direção ao inferno com esta.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Religião per si não mata ninguém se assim fosse nós como espécie já teríamos desaparecido do planeta.

Causas associadas ao fanatismo leva sim a morte alheia, religião é um tipo de "causa".
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

marta

Mensagem por marta »

Dick escreveu:Também considero um grande deslize, Botanico. Será que tens dúvidas se um homem-bomba se mata, e mata outros, por uma causa política? Acreditas que de fato ele não acredita nos preceitos essencialmente religiosos que lhe levam a isso? Ou seja, uma crença em uma entidade fantasmagórica está deliberadamente o levando a matar. Você sinceramente acredita que o mesmo aconteceu com o marxismo? O pobre comunista (tão perdido em seu sistema de crenças quanto o crente) matou porque "acreditava" no ateísmo? Daí podes argumentar: "mas a ausência de deus o permitiu fazer isso sem culpa". Desconsiderando as questões biológicas da culpa, associadas devidamente a um sistema de comportamentos sociais selecionados naturalmente e biologicamente imputados ao fenótipo, acreditas que a causa da barbárie em questão foi a descrença? Tens certeza que foi causa? Não foi uma característica prévia que, mesmo servindo de consolo, não se coaduna com causa em seu sentido lógico?

:emoticon45: :emoticon45: :emoticon45:

Que culpa?? Dá pra falar em culpa para religiosos. Eles matam sem dó nem piedade em nome de qualquer deus e de qualquer coisa. Exemplos não faltam
marta

marta

Mensagem por marta »

Fenrir escreveu:

Não devia ter se dado ao trabalho de responder isso, Dick.

O ateísmo (assim como o marxismo) nunca foi, não é e nunca será uma religião.
(assim como o espiritismo nunca foi, não é e nunca será ciência e nem filosofia, diga-se)

Ateus não tem templos, sacerdotes, dogmas, rituais, sacramentos e nem fanáticos dispostos a ferir, a matar e a roubar em nome de um deus.

Agora, que parte de

"Ateus não tem templos, sacerdotes, dogmas, rituais, sacramentos e nem fanáticos dispostos a ferir, a matar e a roubar em nome de um deus."

eles não entenderam?

E nunca é demais acrescentar: cade a lista dos 200 cientistas?

:emoticon45: :emoticon45: :emoticon45: Pro cê tb, lindo
marta

marta

Mensagem por marta »

duplo
Editado pela última vez por marta em 11 Mar 2010, 17:06, em um total de 1 vez.
marta

Trancado