Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re: Marina Silva evangélica condena células-tronco e ateus

Mensagem por Acauan »

Judas escreveu:...Então os portugueses comaçaram a destruí-las, catequizando os índios...

Nem todos!
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Anna escreveu:
Fernando Silva escreveu:Eu estudei num colégio católico e aprendi bastante sobre a religião grega e a egípcia, com seus deuses, céu e inferno etc.

Elas me foram apresentadas como parte da cultura dos povos que a gente estava estudando.

É só fazer o mesmo com as outras.

Eu aprendi tudo isso, inclusive folclore, e a religião do nativos sul (incas) e meso-americanos (Astecas e Maias), meu colégio era público. Mas não tive aula de religião asteca. Os que compartilham dessa idéia de ensinar AS religiões como disciplinas na escola vão aceitar que ensinem a união do vegetal, e o Santo Daime e o candomblé nas escolas?

DUVIDO.

Mas não é como disciplina de religião asteca, ou qualquer outra que seja. É dentro da disciplina de História. Se tiver a ver com o contexto histórico, colocar como assunto dentro das expressões daquela civilização. Isto sempre foi feito naturalmente. Claro que jamais daria tempo ou seria preciso enfiar todos os tipos de ritos, todos os preceitos, todas os desdobramentos de todos os povos que se estuda. Há muito mais coisas para se trasmitir aos alunos sobre culturas e que nem sequer se consegue saber como foi. E mesmo se soubesse, não há como.

Mas parece que a Marina não pensa exatamente assim. Ela fala como se a educação e formação do ser humano e cidadão dependessem também de educação religiosa, nas família e nas escolas.
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Acauan escreveu:
Judas escreveu:...Então os portugueses comaçaram a destruí-las, catequizando os índios...

Nem todos!

:emoticon13:

Obrigado por me lembrar guerreiro!
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Judas

Mensagem por Judas »

Apo escreveu:Mas parece que a Marina não pensa exatamente assim. Ela fala como se a educação e formação do ser humano e cidadão dependessem também de educação religiosa, nas família e nas escolas.

Mesmo que ela jure que não pense assim, seria problema do mesmo jeito. Grupos que se sentem representados por ela, sendo assim a apoiam, pensam da forma que você descreveu, e caso ela fosse eleita, cobrariam isso dela depois.
Se ela cederia ou não à pressões em função de estratégias políticas, é outra estória.
É como pegar dinheiro de banqueiro e empresa grande pra gastar em eleição, se você ganha, tem que retribuir o "favor".
Nessa eleição não tenho candidato, nem mesmo pra votar no "menos pior". Vou tentar votar para o senado e câmara federal em pessoas que me representem, mas para presidente não vai dar.
Não que eu seja paranóico com essa coisa de ateismo, mas o atual governo já mostrou que não se pode brincar com essa gente, no episódio do acordo filho da puta com o Vaticano.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Anna

Mensagem por Anna »

Apo escreveu:
Anna escreveu:
Fernando Silva escreveu:Eu estudei num colégio católico e aprendi bastante sobre a religião grega e a egípcia, com seus deuses, céu e inferno etc.

Elas me foram apresentadas como parte da cultura dos povos que a gente estava estudando.

Eu aprendi tudo isso, inclusive folclore, e a religião do nativos sul (incas) e meso-americanos (Astecas e Maias), meu colégio era público. Mas não tive aula de religião asteca. Os que compartilham dessa idéia de ensinar AS religiões como disciplinas na escola vão aceitar que ensinem a união do vegetal, e o Santo Daime e o candomblé nas escolas?

DUVIDO.

Mas não é como disciplina de religião asteca, ou qualquer outra que seja. É dentro da disciplina de História. Se tiver a ver com o contexto histórico, colocar como assunto dentro das expressões daquela civilização. Isto sempre foi feito naturalmente. Claro que jamais daria tempo ou seria preciso enfiar todos os tipos de ritos, todos os preceitos, todas os desdobramentos de todos os povos que se estuda. Há muito mais coisas para se trasmitir aos alunos sobre culturas e que nem sequer se consegue saber como foi. E mesmo se soubesse, não há como.

Mas parece que a Marina não pensa exatamente assim. Ela fala como se a educação e formação do ser humano e cidadão dependessem também de educação religiosa, nas família e nas escolas.

Vcs estão muito mal informados. Ela já foi questionada inumeras vezes especificamente sobre ensino religioso nas escolas, e foi claríssima quanto a isso. Ao longo de sua carreira inteira. Está na internet. Eu particularmente estou mais preocupada com as alianças da Dilma com a bancada evangélica, do que com o fato da Marina ser evangélica.

Obviamente nós (cientistas atuando diretamente com evolução) que somos muito mais ativos e interessados do que qulaquer um de vcs no assunto procuramos nos informar mais à fundo sobre este fato em particular, e os demais relativos antes de optar a votar nela. Se assim não fosse ela não teria nosso voto, e não são poucos, uma massa boa dos ateus cientistas evolucionistas mais ativos da internet vai votar nela. O que não ocorreria se ela fosse louca desvairada que apoia ensino religioso em escolas.

Pra mim o maior problema dela, e do seu Lula e Dilma tb, é com células tronco. Mas isso não ocorre apenas por causa da religião dela é pressão da bancada religiosa, que não se faz só de evangélicos, e dobra os presidentes não evangélicos tb! No mais, ela não vai ganhar mesmo. E vamos ter aturar mais alguns anos de de devastação moral e ambiental, e muito populismo nesse país.
Editado pela última vez por Anna em 02 Out 2010, 00:58, em um total de 1 vez.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

Judas escreveu:
Apo escreveu:Mas parece que a Marina não pensa exatamente assim. Ela fala como se a educação e formação do ser humano e cidadão dependessem também de educação religiosa, nas família e nas escolas.

Mesmo que ela jure que não pense assim, seria problema do mesmo jeito. Grupos que se sentem representados por ela, sendo assim a apoiam, pensam da forma que você descreveu, e caso ela fosse eleita, cobrariam isso dela depois.
Se ela cederia ou não à pressões em função de estratégias políticas, é outra estória.
É como pegar dinheiro de banqueiro e empresa grande pra gastar em eleição, se você ganha, tem que retribuir o "favor".
Nessa eleição não tenho candidato, nem mesmo pra votar no "menos pior". Vou tentar votar para o senado e câmara federal em pessoas que me representem, mas para presidente não vai dar.
Não que eu seja paranóico com essa coisa de ateismo, mas o atual governo já mostrou que não se pode brincar com essa gente, no episódio do acordo filho da puta com o Vaticano.

Eu votaria até no Plinio. :emoticon22:

Judas

Mensagem por Judas »

Anna escreveu:
Judas escreveu:

Eu votaria até no Plinio. :emoticon22:

Depois do que você disse aí em cima eu até votaria nela. Até amanha eu vou pensando... :emoticon1:

Apo

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:

Verdade, porque estas mensagens dissimuladas acabam gerando cobranças diretas depois.

É, depende muito da engrenagem como ela se compuser e for se desdobrando. Como ela tem um viés natural neste sentido, tentaria sempre compor alguma coisa aqui e ali. O que geraria mais cobranças e/ou retaliações.

Normal do ser humano político que vai na chuva. Vai ter que se molhar.

Não se pode afrouxar. Isto é assunto sério num país onde se corrompe por qualquer porcaria. Nunca se sabe onde a coisa vai parar.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Anna escreveu:
Apo escreveu:
Anna escreveu:

DUVIDO.

Vcs estão muito mal informados. Ela já foi questionada inumeras vezes especificamente sobre ensino religioso nas escolas, e foi claríssima quanto a isso. Ao longo de sua carreira inteira. Está na internet. Eu particularmente estou mais preocupada com as alianças da Dilma com a bancada evangélica, do que com o fato da Marina ser evangélica.

Obviamente nós (cientistas atuando diretamente com evolução) que somos muito mais ativos e interessados do que qulaquer um de vcs no assunto procuramos nos informar mais à fundo sobre este fato em particular, e os demais relativos antes de optar a votar nela. Se assim não fosse ela não teria nosso voto, e não são poucos, uma massa boa dos ateus cientistas evolucionistas mais ativos da internet vai votar nela. O que não ocorreria se ela fosse louca desvairada que apoia ensino religioso em escolas.

Pra mim o maior problema dela, e do seu Lula e Dilma tb, é com células tronco. Mas isso não ocorre apenas por causa da religião dela é pressão da bancada religiosa, que não se faz só de evangélicos, e dobra os presidentes não evangélicos tb! No mais, ela não vai ganhar mesmo. E vamos ter aturar mais alguns anos de de devastação moral e ambiental, e muito populismo nesse país.

Não sei, Anna. Parece aqueles renomados juristas dando apoio à Lula e Dilma. Não querendo comparar seus colegas cientistas e juristas, mas todos parecem ter muitas razões para serem a favor deste e daquele. Pressões de bancadas religiosas cada vez tem mais espaço por aqui. Não boto minha mão no fogo. E mesmo que eu gostasse de todo dela, são tão poucos votos que é como facilitar as coisas pra bandida mor.
Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

Apo escreveu:
Anna escreveu:
Apo escreveu:
Anna escreveu:

DUVIDO.

Não sei, Anna. Parece aqueles renomados juristas dando apoio à Lula e Dilma. Não querendo comparar seus colegas cientistas e juristas, mas todos parecem ter muitas razões para serem a favor deste e daquele. Pressões de bancadas religiosas cada vez tem mais espaço por aqui. Não boto minha mão no fogo. E mesmo que eu gostasse de todo dela, são tão poucos votos que é como facilitar as coisas pra bandida mor.

Eu não gosto de todo dela, exatamente pq ela é evangélica, e não há como um evangélico ter idéias que me agradem de todo. Mas como todos esses assuntos são de escopo filosófico, ético e moral, há colegas ateus e cientistas que concordam com ela nos mesmos pontos que eu discordo. Logo, é por ai que o fato dela ser evangélica não me incomoda mais do que a desonestidade e papagaiada da Dilma ou o lenga-lenga cínico de sempre do Serra. Se até meus pares possuem a mesma idéia que ela. :emoticon39:

Eu tb nem acho que ela seja uma real boa opção, ainda acho que ela é frágil, tem algo nela que ainda não me isnpira confiança de que ela terá força necessária para levar à frente propostas do escopo que sugere. Tão pouco acho o PV um partido bom. Mas é óbvio, dentro do que eu penso, é uma opção melhor que Dilma e Serra, MAS ÓBVIO, por isso que vamos votar nela. Mas as vezes mulheres de aparência tranquila e frágil são mais fortes que imaginamos.

Já colocar mão no fogo, quem faz isso por político só pode estar no ultimo grau de loucura. Não confio em nenhum deles. O que mais fazem é virar casaca. Depois da decepção com Lula e PT acho que nada pode ser mais decepcionante. Quanto ao argumento da bancada religiosa ele cabe pra qualquer um deles, inclusive dona Dilma e seu Serra, todos abrem as pernas pra bancada religiosa. A questão do ensino religioso nem é o problema, o problema está nas células-tronco, e na questão do aborto, onde nenhum deles vai mudar de opinião ou a lei, exatamente por causa da bancada religiosa, e não apenas da evangélica. Ainda que muitos dos próprios não religiosos e ateus tenham as mesmíssima opinião que Marina, ou a bancada religiosa nesses dois assuntos. :emoticon26: pq vou implicar com o fato dela se evangélica? O pensamento dela não é de exclusividade dos religiosos e sua bancada.

Tentar confundir as pessoas com a religião da Marina, exatamente pra tentar minimizar o que ela conseguiu com o trabalho dela junto da academia, que poderia ser a maior resistência e militância CONTRA ela pelo fato da religião e não é, é uma bela estratégia pra tirar a atenção dos incautos.

Apo

Mensagem por Apo »

Mas Anna...não é coerente ter um pé bem atrás com uma pessoa que se coloca contra pesquisas ( que pode salvar milhões de vidas e reduzir a dor de muitas pessoas - e já está efetivamente fazendo isto!) de caráter mais humanitário do que qualquer balela pregada pelas religiões ( especialmente a dela) ? O discurso dela é um tanto destoante aos meus ouvidos. Não posso votar em quem tem uma base ideológica que se diz do bem e, no entanto, é contra o bem em um assunto tão importante! E, se para nós pode ser aénas um detalhe ela ser evangélica, me parece que este viés é o que nutre a defesa de ser contra. Ou ela me apresenta uma boa justificativa científica e ética que suplante a fundamentação pregada pela religião dela.
Seria análogo a um candidato TJ defender o direito à vida e ser contra à realização de trasfusões de sangue e outros procedimentos encontrados em seu compêndio religioso de cabeceira.

Ademais, eu não posso aceitar que um presidente ou chefe de Estado se proununcie sobre assuntos que não são naturalmente de sua alçada. Muito menos os de caráter científico. Isto é coisa de líder religioso.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Quanto a tirar a atenção dos incautos com esta desconfiança, é só não esquecer de citar os problemas dos demais. Mas saúde é assunto prioritário na pauta de um candidato. Não vou relevar este dado no dircurso dela.
Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

Apo escreveu:Mas Anna...não é coerente ter um pé bem atrás com uma pessoa que se coloca contra pesquisas ( que pode salvar milhões de vidas e reduzir a dor de muitas pessoas - e já está efetivamente fazendo isto!) de caráter mais humanitário do que qualquer balela pregada pelas religiões ( especialmente a dela) ? O discurso dela é um tanto destoante aos meus ouvidos. Não posso votar em quem tem uma base ideológica que se diz do bem e, no entanto, é contra o bem em um assunto tão importante! E, se para nós pode ser aénas um detalhe ela ser evangélica, me parece que este viés é o que nutre a defesa de ser contra. Ou ela me apresenta uma boa justificativa científica e ética que suplante a fundamentação pregada pela religião dela.
Seria análogo a um candidato TJ defender o direito à vida e ser contra à realização de trasfusões de sangue e outros procedimentos encontrados em seu compêndio religioso de cabeceira.

Ademais, eu não posso aceitar que um presidente ou chefe de Estado se proununcie sobre assuntos que não são naturalmente de sua alçada. Muito menos os de caráter científico. Isto é coisa de líder religioso.

Apo, seu discurso acima cabve para todos os outros. Acho que vc nunca viu a Marina se posicionar quanto a isso. Ela não o faz pautada na religião, apesar de ser uma pessoa de fé. Marina é de longe tapada, ela se apoia em filosofia e ética, assim como os nossos. Apesar de ter fé. Nesse ponto não posso discordar dela que quem a acusa pela religião é preconceituoso, pois não faz o mesmo para aqueles que compartilham da opinião dela, porém não tem religião.
No mais, com o argumento acima, vc não pode votar em ninguém. Pois isso ai cabe a todos, e nenhum deles vai peitar a bancada, como não peitaram, e tem alianças com ela. Eles estão TODOS pendurados pelas pernas. Sinto muito, vc acusa a Marina do mesmo que outros. principalmete quanto ao legalização do aborto.

Apo

Mensagem por Apo »

Não é novidade que não eu voto por escolha ou convicção em nenhum deles. São todos muito ruins. Uns piores que outros. Meu voto não é para eleger, é para tentar excluir.
Mas alguns assuntos precisam de coerência. Este assunto e no caso da Marina, pra mim está incoerente demais para eu fechar os olhos. Os outros são ainda mais desonestos. E pior: dão trela pra tudo que é tipo de linha de pensamento, o negócio deles é voto e pronto.
Mas contra a terrorista bandida de extrema esquerda totalitarista e demagoga, Marina não tem chance, nem Plínio. E Dilama é o pior dos mundos! Não tem como não votar no Serra. Mas estou muito incomodada com tudo isto. O futuro é negro. Quem viver, verá. Ou será cúmplice, porque tem interesses.
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Eu votaria num candidato que propusesse uma perseguição violenta contra ateus militantes. Estão com a barriga muito cheia, gordos e reclamando da própria gordura. Precisam de uma agressão verdadeira para que a mobilização por seus direitos civis de fato ocorra.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

"Eu votaria num candidato que se propusesse a perseguir violentamente o Daniel Sottomaior [...]"
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Seria interessante o comedor de alfafa passar um tempo numa teocracia maoma criticando os líderes religiosos locais.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Ateu libertário Rodrigo Constantino votará em Marina

Mensagem por Apáte »

Imagem Friday, October 01, 2010

Abrindo meu voto

Imagem

Rodrigo Constantino

O voto é secreto (e, infelizmente, obrigatório). Mas, reconhecendo meu papel de formador de opinião e, principalmente, de combatente pela liberdade, vou expor meus votos do próximo domingo. Nelson Motta fez o mesmo em artigo hoje no Globo, declarando que vota em Marina. Antes, porém, vou explicar o racional por trás de minha decisão.

Desde o começo da campanha, tenho pautado meus textos e vídeos num único objetivo maior: barrar o projeto petista de poder. Acredito que esta deveria ser a meta de todos aqueles comprometidos com as liberdades individuais. Num artigo que circulou bastante pela internet, "Serra ou Dilma? A Escolha de Sofia", argumentei que a opção viável era o tucano, ainda que uma péssima alternativa. A essência do argumento não mudou, e se houver segundo turno entre ambos, cada palavra do artigo continua valendo.

Não obstante, e como já era de se esperar, o Serra é só decepção! Discurso populista, sem coragem para atacar com veemência o PT, pregando mais governo ainda, Serra é uma opção difícil de engolir para qualquer liberal. É verdade que a escolha para vice foi feliz, e Índio da Costa foi uma surpresa agradável, com seus duros ataques ao golpismo petista. Fosse uma chapa com Aécio Neves e Índio da Costa, a decisão estava tomada: 45 na cabeça, talvez sem a necessidade de um Engov antes. Mas Serra merece alguma retaliação dos liberais por conta de sua postura nessa campanha.

E eis que surge a alternativa "verde". Cheguei a escrever um artigo explicando porque Marina não me convence. Aqueles pontos continuam válidos. Mas confesso que, no concurso de feiúra que tem sido a escolha de um candidato entre as alternativas, até que Marina não é das piores. Sim, ela é muito romântica e abusa da nova seita eco-chata que tomou conta do mundo. Mas tem algumas qualidades, entre elas cito as duas principais: Eduardo Giannetti da Fonseca na área econômica, e Guilherme Leal como vice.

Além disso, o voto em Marina, apesar dos pesares, representa um protesto pela questão ética, tão abandonada neste governo atual. E há os pontos pragmáticos: pode ser verdade que Marina tenha mais chance de derrotar Dilma num eventual segundo turno, lembrando que o objetivo mais importante é justamente tirar a corja atual do poder.

A onda azul continua valendo. É uma onda contra o PT, não pelo tucano. Mas se alguém preferir o verde, é questão de gosto. Verde ou azul, o mais importante é evitar o vermelho, cor do socialismo bolivariano, do MST, do regime soviético, do PT. É verdade que o verde dos ambientalistas parece o verde de uma melancia, que é vermelha por dentro. Esse é um risco que talvez tenhamos que correr, para evitar que o vermelho tome conta de vez do país. Giannetti e Leal, conto com vocês! Marina, escute seus aliados mais esclarecidos. O discurso ontem no debate da TV Globo, falando em capitalização da previdência, tavez seja um indício de que isso está ocorrendo. Meu voto é 43!

Meus outros votos:

Governador: Gabeira (43)
Senadores: César Maia (251) e Marcelo Cerqueira (233), pois Crivella e Lindberg nem pensar!
Deputado Federal: Legenda DEM (25)
Deputado Estadual: João Pedro (25.001), cuja principal bandeira é contra os abusos do Detran
Deputado Estadual para paulistas: Ricardo Salles (25.200), talvez o único candidato realmente liberal no país.

posted by Rodrigo Constantino at 11:37 AM Imagem

FONTE: http://rodrigoconstantino.blogspot.com/ ... -voto.html
RodrigoConstantino

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Como perdi a hora peguei dez pessoas na fila e levei vinte minutos na espera.

Nessa eleição vou ter que me dar por satisfeita se minha cidade e meu estado votarem em massa na Marina.

.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Ateu libertário Rodrigo Constantino votará em Marina

Mensagem por Fernando Silva »

Apáte escreveu:Governador: Gabeira (43)
Senadores: César Maia (251) e Marcelo Cerqueira (233), pois Crivella e Lindberg nem pensar!

posted by Rodrigo Constantino

Eu também votei neles.

Johnny

Mensagem por Johnny »

10 minutos para ir até a escola, justificar e voltar. Dever cumprido com louvor e Dilma Presidenta.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Johnny escreveu:10 minutos para ir até a escola, justificar e voltar. Dever cumprido com louvor e Dilma Presidenta.

Hein? Tenho quase certeza que você afirmou que votaria na Dilma, não seja cínico.

Anna

Mensagem por Anna »

Apo escreveu:Não é novidade que não eu voto por escolha ou convicção em nenhum deles. São todos muito ruins. Uns piores que outros. Meu voto não é para eleger, é para tentar excluir.
Mas alguns assuntos precisam de coerência. Este assunto e no caso da Marina, pra mim está incoerente demais para eu fechar os olhos. Os outros são ainda mais desonestos. E pior: dão trela pra tudo que é tipo de linha de pensamento, o negócio deles é voto e pronto.
Mas contra a terrorista bandida de extrema esquerda totalitarista e demagoga, Marina não tem chance, nem Plínio. E Dilama é o pior dos mundos! Não tem como não votar no Serra. Mas estou muito incomodada com tudo isto. O futuro é negro. Quem viver, verá. Ou será cúmplice, porque tem interesses.

O voto nela é significa exclusão, e não convicção ou escolha, para a maioria que tem cabeça e vai votar nela. Além de um protesto.
No mais, o assunto a que se refere no caso da Marina não tem incoerência nenhuma, ela se coloca muito bem e não é ambigua, e há exemplo de outros profissionais evangélicos que exercitam a isenção no que que tange aos mesmos assuntos. É não é o fim do mundo, e nem da picada. Se você acha que é, ai já é opinião pessoal sua, e não adianta a gente ficar chovendo no molhado aqui né? Bom voto.
kiss.

Anna

Mensagem por Anna »

salgueiro escreveu:Como perdi a hora peguei dez pessoas na fila e levei vinte minutos na espera.

Nessa eleição vou ter que me dar por satisfeita se minha cidade e meu estado votarem em massa na Marina.

.

Acho que nosso estado é PT não?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Anna escreveu:
salgueiro escreveu:Como perdi a hora peguei dez pessoas na fila e levei vinte minutos na espera.

.

Acho que nosso estado é PT não?

Estou na torcida Anna, e óbvio dando uma de Pollyanna.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Trancado